orlando a miami de carro

De Orlando a Miami de carro

Muita gente combina Orlando e Miami na mesma viagem — e aproveita as boas tarifas semanais de carros na Flórida para ficar o tempo todo motorizado. Fiz o trajeto rodoviário pela primeira vez agorinha. E deixo aqui minhas reflexões para quem está planejando uma viagem de Orlando a Miami de carro.

Qual é a distância? Quanto tempo leva?

De OrlandoMiami de carro são 380 km, que você faz entre três horas e meia e quatro horas, dependendo do trânsito na saída/entrada das cidades.

Miami-Orlando pela Turnpike
Orlando-Miami pela I-95

A rota mais comum é pela estrada Florida Turnpike, que desce em diagonal pelo interior até chegar à costa em West Palm Beach. Mas é possível também ir pela I-95, ao longo da costa (mas sem vista para o mar). Os tempos se equivalem. Como eu tinha ido almoçar em Winter Park, no norte de Orlando, o GPS acabou me mandando pela costa, e gastei as mesmas três horas e meia do pessoal que vai pela Turnpike.

Orlando: o que fazer - Magic Kingdom

O que ver indo de Orlando a Miami de carro

Pelo interior não há nada.

Indo pela costa você pode programar uma parada no Kennedy Space Center em Cabo Canaveral.

Uma hora antes de Miami começam a aparecer uns balneários chiques, como West Palm Beach e Boca Ratón — mas nada que valha tanto a pena o desvio.

Você pode até sair da auto-estrada para rodar na costeira, mas sua viagem ficará bem mais lenta sem uma contrapartida panorâmica. Neste trecho da costa não há nada impressionante como a estrada suspensa de ilhota em ilhota que leva a Key West. Tampouco você encontrará paisagens como Big Sur, estradas como a 17 Mile Drive ou cidadezinhas como Carmel, que justificam a viagem pela costa da Califórnia.

Acho mais proveitoso encarar o trecho como simplesmente utilitário; quanto mais cedo você chegar no destino, melhor aproveitará.

De Orlando a Miami de carro 1

O que não vale a pena?

Vou a Orlando, mas meu vôo é só até Miami. Vale a pena pegar o carro ao chegar?

Um monte de gente faz isso na boa. No meu caderninho, porém, encarar quatro horas de estrada depois de uma noite de vôo internacional na econômica é exigir demais do corpo e da mente. Eu dormiria a primeira noite em Miami.

Compare com a seguinte situação: Rio de Janeiro e São Paulo também estão a 380 km de distância. Você voaria dos Estados Unidos até o Rio e então pegaria um carro para dirigir direto até São Paulo?

Compre a passagem para onde você quer ir. Se só vou a Orlando, compraria ida e volta a Orlando, mesmo que para isso fizesse conexão (em Miami, no Panamá, em Dallas, Charlotte). Acho que fazer uma conexão é menos cansativo do que uma estrada depois do vôo.

Se vou a Orlando e Miami, compraria passagem com ida para uma cidade e volta desde a outra. Alugaria o carro numa cidade com devolução na segunda.

Alugando o carro: o que não pode faltar

Não saia da locadora sem o Sun Pass, um chip de pedágio que é obrigatório para uso das auto-estradas — e, quando você estiver em Miami, de quebra ainda permite que você use via expressas.

Um GPS também é indispensável. Alugar um não vale a pena: o que você gasta em aluguel dá para comprar um. O ideal é já sair do Brasil com o seu GPS próprio, devidamente carregado com um mapa atualizado dos Estados Unidos.

Caso você queira arriscar comprar ao chegar, a Best Buy mais próxima do aeroporto de Orlando é a do Florida Mall (veja o mapa aqui).

Em Miami você pode escolher entre a Best Buy próxima ao Dolphin Mall (veja mapa aqui) ou, se estiver indo a South Beach, a da rua 5 (veja mapa aqui).

Mercedinho da Sixt

Alguns carros top já vêm com GPS de fábrica, incorporado ao painel. Assim era o caso do jipinho Mercedes que a Sixt, locadora que apoiou minha viagem à Flórida, me colocou à disposição. Veja minha cara de tristeza com o upgrade 🙂

Sixt Orlando

A Sixt é alemã (por isso o Mercedinho…) e tem uma vibe mais moderna do que as locadoras americanas. Todos os carros já são alugados com o Sun Pass. Em Orlando a agência fica fora do aeroporto, mas o transporte é superfrequente e a pequena viagem é compensada com mimos como uma máquina de Nespresso à disposição do cliente. (Em Miami a agência é no edifício-garagem anexo ao aeroporto, junto das outras locadoras.)

E você? Tem dicas de aluguel de carro na Flórida? Acha que eu pego pesado na dica de não chegar de avião e já encarar a estrada? A caixa de comentários é para isso mesmo!

Leia mais:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    793 comentários

    Adorei a dica! Você sabe se tem alguma diferença entre as praias do Atlântico e do Golfo do México nessa época? A gente tambem queria uma dica de praia perto de Miami.
    Obrigada!!!

      Olá, Cintia! Perto de Miami tem Fort Lauderdale. Mas não vá para a Flórida nesta época com idéia fixa de praia, é possível que esteja frio e você não queira pegar praia.

      Com certeza tem diferença Cintia.. as praias do golfo do méxico tem a água mais quentinha. Se a temperatura estiver mais alta, dá pra pegar praia mesmo no “inverno”… já peguei praia de Janeiro a Abril tranquilamente em Sarasota que fica no Golfo do méxico, mas tem dias que vai sim estar mais frio, então tem que contar com um pouquinho de sorte. Eu também gosto de fazer a migração pra Flórida no inverno 🙂 Nas praias do atlantico, mesmo com as temperaturas mais altas durante o inverno, a agua é mais gelada.

    Estou indo com a minha família pra Orlando no final de dezembro e queremos ficar alguns dias numa praia legal. Alguma dica de praia com águas quentes e areia fina e alguma dica de site para aluguel de casas?
    Obrigada!

    Boa noite Riq!! Primeiro gostaria de deixar claro que AMOOOOOOOO as suas dicas!! Nunca viajo sem elas!
    Vou em outubro para Orlando e vou chegar por Miami, como faço para ir de ônibus Miami-Orlando? Vale a pena? Vc indica que empresa?

    Obrigada!

    Freire, boa tarde, vou ficar 3 dias em Miami e 5 em Orlando, chegando em Miami dia 10/09/2012. Minha intenção: Um pouco de compras em miami, orlando e praias de miami. Compensa alugar carro ? quanto custou essa mercedez ?

    Vanuzia,

    Fiz essa viagem no dia 29/7/2012, e utilizei o TomTom no iPhone durante toda estada na Flórida. Havia a opção do áudio em português brasileiro. Só recomendo comprar um suporte para fixar o telefone no parabrisas, e um adaptador veicular, pois a bateria é consumida muito rapidamente e nem todos os carros tem porta USB para carregar.

    Ola, tudo bem? Adoro os comentários de vocês! Li sobre o Gps do iphone, mas fiquei com uma dúvida. Eu comprando o aplicativo do GPS sygic dos EUA, ele vem em Português, ou vou ter que me virar no Inglês? Posso configura-lo para o Português?

      Oi Vanuzia.

      Eu não consegui ver se há voz em português para o Sygic. Você teria de ver se consegue fazer download da versão de teste e ver se há a voz em português. No Android eu sei que existe a versão de teste, mas não sei se para iPhone tem.

      No mais, instruções de voz são bem simples, mesmo em inglês e você tem o mapa para lhe ajudar se estiver com alguma dúvida 😉

      Vanizia, na Apple Store as opiniões se dividem, metade adorou, metade odiou. Parece que o Sygic têm um bug e perde os mapas. Fiquei na dúvida agora, mas como custa Us$ 24,99 talvez eu arrisque , equivalente a dois dias de aluguel de gps ou 1/4 do valor de um gps barato …

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito