orlando a miami de carro

De Orlando a Miami de carro

Muita gente combina Orlando e Miami na mesma viagem — e aproveita as boas tarifas semanais de carros na Flórida para ficar o tempo todo motorizado. Fiz o trajeto rodoviário pela primeira vez agorinha. E deixo aqui minhas reflexões para quem está planejando uma viagem de Orlando a Miami de carro.

Qual é a distância? Quanto tempo leva?

De OrlandoMiami de carro são 380 km, que você faz entre três horas e meia e quatro horas, dependendo do trânsito na saída/entrada das cidades.

Miami-Orlando pela Turnpike
Orlando-Miami pela I-95

A rota mais comum é pela estrada Florida Turnpike, que desce em diagonal pelo interior até chegar à costa em West Palm Beach. Mas é possível também ir pela I-95, ao longo da costa (mas sem vista para o mar). Os tempos se equivalem. Como eu tinha ido almoçar em Winter Park, no norte de Orlando, o GPS acabou me mandando pela costa, e gastei as mesmas três horas e meia do pessoal que vai pela Turnpike.

Orlando: o que fazer - Magic Kingdom

O que ver indo de Orlando a Miami de carro

Pelo interior não há nada.

Indo pela costa você pode programar uma parada no Kennedy Space Center em Cabo Canaveral.

Uma hora antes de Miami começam a aparecer uns balneários chiques, como West Palm Beach e Boca Ratón — mas nada que valha tanto a pena o desvio.

Você pode até sair da auto-estrada para rodar na costeira, mas sua viagem ficará bem mais lenta sem uma contrapartida panorâmica. Neste trecho da costa não há nada impressionante como a estrada suspensa de ilhota em ilhota que leva a Key West. Tampouco você encontrará paisagens como Big Sur, estradas como a 17 Mile Drive ou cidadezinhas como Carmel, que justificam a viagem pela costa da Califórnia.

Acho mais proveitoso encarar o trecho como simplesmente utilitário; quanto mais cedo você chegar no destino, melhor aproveitará.

De Orlando a Miami de carro 1

O que não vale a pena?

Vou a Orlando, mas meu vôo é só até Miami. Vale a pena pegar o carro ao chegar?

Um monte de gente faz isso na boa. No meu caderninho, porém, encarar quatro horas de estrada depois de uma noite de vôo internacional na econômica é exigir demais do corpo e da mente. Eu dormiria a primeira noite em Miami.

Compare com a seguinte situação: Rio de Janeiro e São Paulo também estão a 380 km de distância. Você voaria dos Estados Unidos até o Rio e então pegaria um carro para dirigir direto até São Paulo?

Compre a passagem para onde você quer ir. Se só vou a Orlando, compraria ida e volta a Orlando, mesmo que para isso fizesse conexão (em Miami, no Panamá, em Dallas, Charlotte). Acho que fazer uma conexão é menos cansativo do que uma estrada depois do vôo.

Se vou a Orlando e Miami, compraria passagem com ida para uma cidade e volta desde a outra. Alugaria o carro numa cidade com devolução na segunda.

Alugando o carro: o que não pode faltar

Não saia da locadora sem o Sun Pass, um chip de pedágio que é obrigatório para uso das auto-estradas — e, quando você estiver em Miami, de quebra ainda permite que você use via expressas.

Um GPS também é indispensável. Alugar um não vale a pena: o que você gasta em aluguel dá para comprar um. O ideal é já sair do Brasil com o seu GPS próprio, devidamente carregado com um mapa atualizado dos Estados Unidos.

Caso você queira arriscar comprar ao chegar, a Best Buy mais próxima do aeroporto de Orlando é a do Florida Mall (veja o mapa aqui).

Em Miami você pode escolher entre a Best Buy próxima ao Dolphin Mall (veja mapa aqui) ou, se estiver indo a South Beach, a da rua 5 (veja mapa aqui).

Mercedinho da Sixt

Alguns carros top já vêm com GPS de fábrica, incorporado ao painel. Assim era o caso do jipinho Mercedes que a Sixt, locadora que apoiou minha viagem à Flórida, me colocou à disposição. Veja minha cara de tristeza com o upgrade 🙂

Sixt Orlando

A Sixt é alemã (por isso o Mercedinho…) e tem uma vibe mais moderna do que as locadoras americanas. Todos os carros já são alugados com o Sun Pass. Em Orlando a agência fica fora do aeroporto, mas o transporte é superfrequente e a pequena viagem é compensada com mimos como uma máquina de Nespresso à disposição do cliente. (Em Miami a agência é no edifício-garagem anexo ao aeroporto, junto das outras locadoras.)

E você? Tem dicas de aluguel de carro na Flórida? Acha que eu pego pesado na dica de não chegar de avião e já encarar a estrada? A caixa de comentários é para isso mesmo!

Leia mais:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    793 comentários

    Olá ! Vamos para FL. Inicialmente Miami (1 dia), após Orlando. Vamos alugar um carro aqui no Brasil. Dúvidas: 1) Há locadora dentro do Aeroporto ? 2) Vale a pena comprar o sun pass, haja vista que só vamos viajar de Miami a Orlando e, posteriormente, vamos entregar o automóvel em Orlando ?

      Olá, Heriberto! Você vai precisar do Sun Pass para sair de Miami. Sua locadora oferecerá a versão mais interessante para você. Há um edifício-garagem de locadoras no aeroporto de Miami, certamente a sua locadora vai ter agência lá.

    Oi Ricardo e tripulantes,

    Eu e meu marido estamos planejando uma viagem para Miami e Orlando em abril. E como é nossa primeira vez nessas cidades não poderia deixar de passar no VnV antes de fechar passagens e etc… Se bem que se não fosse a primeira vez, tb passaria por aqui…rs.

    Tirando o dia de chegada e o dia da volta, terei 13 dias inteiros de viagem.

    Estava pensando em deixar 08 dias inteiros para Orlando (por conta dos parques) e mais 04 dias inteiros para Miami.

    Não errei na conta não. É que 1 dia não estou contando pq estamos pensando em fazer o trecho Orlando e Miami de carro.

    Minhas dúvidas são as seguintes:

    Vcs acham que distribuí mal os dias?
    Posso alugar o carro em Orlando e entregar em Miami? (é que estou pensando em ir por Orlando e voltar por Miami)
    Se for possível, pago alguma taxa absurda como aqui no Brasil?
    Ou vcs acham que é mais em conta ir e voltar por uma cidade só e dirigir duas vezes o mesmo caminho (trecho Orlando – Miami e trecho Miami – Orlando)?

    Abraços,

    Paula.

    Olá vou pra Miami/Orlando em 30/10, chego logo cedo, pelo que li compensa mesmo passar a primeira noite em Miami e depois pegar a estrada pra Orlando no dia 31/10.
    Tem alguma dica de hotel nas cidades ao longo do percurso, ou melhor ficar nos entornos de Miami mesmo?

      Olá, Vanessa! Leia as recomendações do Ricardo Freire no post e os pitacos dos leitores na caixa de comentários 🙂

    Bóia,

    Voltarei de Orlando pra Miami, de onde parto de avião em retorno para o Brasil, soube que as pontes aéreas não permitem nada além de bagagem de mão. Tô pensando em vir de ônibus, tem alguma dica?

      Olá, Hélvio! Compre passagens aéreas vinculadas para conseguir usar o mesmo limite de bagagem em todos os trechos.

    Vc contrata o sunpass no guiche, na hora que vai retirar o auto, e paga junto no cartão com o valor da diaria, assim foi com a Dólar rent as car.

    Obrigada pela resposta, Bóia! Decidido, então. Pegarei sim algum tipo de passe eletrônico. O ruim é que ligando nos telefones das locadoras aqui no Brasil, nenhuma delas sabe informar direito como será feita a cobrança desse serviço, tanto que podemos só pagar a pré-reserva e precisamos deixar para contratar o serviço/aparelho de pedágio lá nos Estados Unidos, na hora de retirar o carro. De qualquer forma, imagino que os valores, ao menos para o sunpass, sejam conforme informado nesse site: sunpass.com/rentalcar, certo? Obrigada!

      Patrícia, a Budget já equipa seus carros com o SunPass. Pelo menos era isso que estava exposto no guichê deles no aeroporto de Miami. Fui de lá até Orlando e voltei, passando nos guichês do SunPass, e a cobrança dos pedágios veio no meu cartão de crédito.

      Fiquei um pouco receoso no começo, mas funcionou. O valor que veio cobrado no cartão era incompatível com o valor de uma multa de trânsito. 🙂

    Estive em Orlando em maio e depois fui de carro para miami, no primeiro pedagio paguei em Us$, no segundo eles me deram um cartao e nao paguei. com isso vc passa direto nos proximos pedagios, sendo que vc tem que calcular qual sera o ultimo para poder apresentar o cartao e pagar todos os anteriores. no meu caso foram tres ou quatro passagens, mas para meu azar, eu passei direto pela cabine exxpressa. entao recebi uma multa de +- 170 dolares, descontados no cartao mes seguinte.

    Olá! Viajo em novembro para os Estados Unidos e estou um pouco preocupada com os pedágios/formas de pagamento. Gostaria de saber se no percurso entre Miami e Orlando, seguindo pela Florida Turnpike, ainda há praças de pedágio, com guichê tradicional (ainda que sem atendente, colocando apenas as moedinhas no coletor) ou em alguma parte do percurso entre o aeroporto internacional de Miami e a International Drive de Orlando só haveria aqueles pedágios eletrônicos, em que é obrigatório ter o sunpass ou cadastro no toll-by-plate? Pergunto porque estava pretendendo alugar um carro pela Hertz, por um total de 16 dias, mas só pegaria pedágio mesmo nesse percurso, e o SunPass custaria U$ 12 por dia =/ Seria uma opção pegar o carro em Miami com Sunpass, devolver em Orlando e lá pegar outro sem o aparelho?
    Obrigada!

      Olá, Patricia! Dentro do condado Dade, onde está Miami, você vai precisar de algum tipo de passe eletrônico, por isso — faça.

      Olá, estamos em Miami e alugamos um veículo ontem.Vale a pena usar o Suns Pass. Funciona da seguinte maneira: taxa de $2,95 por dia(somente no dia que usar) com um valor máximo a pagar de $14,25 por mês. Além da comodidade, pois algumas vias pode trafegar apenas com o SunPass, alguns pedágios tem desconto.

    Obrigada novamente! Acho que realmente estou com idéia fixa de praia…
    Moramos no norte dos EUA e estaremos cobertos de neve nessa época, por isso qualquer calorzinho sera’ mais do que bem vindo! : )
    Abraçao

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito