Quatro dias em Foz do Iguaçu: o roteiro da Roberta

Cataratas de Foz do Iguaçu, lado argentino

A Roberta passou quatro dias em Foz do Iguaçu e fez, de forma independente, o pacote completo: cataratas dos lados brasileiro e argentino, compras no Paraguai e restaurantes em Puerto Iguazú. Organizou suas impressões em um relato dia a dia muito bacana. Viaje com a Roberta:

Eu e meu marido estivemos em Foz do Iguaçu na semana passada (de 6 a 9 de julho). Foram poucos dias, mas conseguimos visitar todos os principais pontos turísticos.

Optamos por alugar um carro com GPS (que foi desnecessário). A cidade é bem sinalizada, muitas placas. Fácil de andar. Para rodar de carro é muito simples. Vimos também vários turistas utilizando ônibus da cidade, que também é bem sinalizado e fácil.

1º dia

Chegamos à tarde e deixamos as malas no hotel (Hotel Carimã – que comento mais abaixo) e fomos direto para Duty Free/Argentina. É tudo bem perto, no máximo 30 minutos de deslocamento. O Duty Free é bom. Preços atrativos e similares ao Paraguai.

A partir das 18h fica mais cheio, horário em que os hotéis, vans e excursões levam os turistas, mas dá para andar. Fica aberto o dia todo. À noite fomos para a Argentina – Puerto Iguazú para jantar. Cidade bem pequena, acolhedora, mas se resume aos restaurantes, que são ótimos. Comida excelente, e baratos em relação ao Brasil. Fomos nos restaurantes indicados aqui (Aqva e El Tío Querido – os dois são bons). Média de R$ 50,00 por pessoa!

2º dia

Compras no Paraguai. Atravessamos a Ponte da Amizade a pé, bem cedo – às 8h, juntamente com a maioria dos funcionários das lojas. Tranqüilo. É recomendável roupa confortável, tênis e mochila nas costas para colocar as compras.

Não é legal ficar andando com as sacolas para cima e para baixo, é muito cheio e atrapalha! Na volta, também, voltamos pela ponte a pé – às 12h30. Perguntamos para algumas pessoas que nos falaram que até as 14h30 é tranquilo atravessar a pé, pois é bem movimentado.

Depois desse horário tem os tais coiotes e é mais perigoso! As filas são enormes para táxis e vans. Ficam parados na ponte muito tempo e não queríamos ficar esperando.

Na volta, fomos almoçar e depois jantar em Puerto Iguazú novamente. Tem uma feirinha perto do centro ótima. Simples, mas bem legal, com vinhos, queijos e porções.

3º dia

Fomos para cataratas argentinas. Bonito demais. Não tão bem estruturado como o lado brasileiro. Era domingo, então estava muito cheio, inclusive com muitas excursões de argentinos. E isso demorou muito o nosso passeio, mas valeu a pena. Recomendo ir em outro dia.

Não fizemos nenhum opcional, pois estava muito frio. Média de 10 graus e não dava para entrar na água. Dá para ficar o dia todo nesse local. Se quiser só ver as cataratas, em meio dia é suficiente.

4º dia

Fomos para as cataratas em Foz. Como tínhamos pouco tempo, saímos bem cedo do hotel e chegamos na hora de abertura do Parque Nacional – às 9h. Lindo demais. Somente tem uma caminhada que está inclusa no ingresso. Caminhada pequena, 1500m, e no final você toma um “banho” das águas das cataratas. Vale demais o passeio.

Fizemos a caminhada, paramos, tiramos fotos e voltamos – às 11h tínhamos terminado o passeio. Sem fazer também os opcionais, por falta de tempo e também muito frio! Obviamente o lado brasileiro é mais estruturado, melhor atendimento ao turista. O lado argentino precisa ainda evoluir em estrutura.

Sempre

Roupa confortável, tênis, mochila.

Dinheiro

Real, com exceção para entrar no parque argentino, que só aceita pesos, mas só na entrada. Dentro do parque aceitam reais e dólares tranqüilamente. No Paraguai os preços são em reais e dólares. Somente nas grandes lojas aceitam cartões de crédito. Nos restaurantes na Argentina, idem –a conta vem em reais, dólares e pesos. Aceitam cartões de crédito!

Hospedagem

O Hotel Carimã é razoável, três estrelas. Bem localizado, perto de tudo. Hotel antigo, precisa de uma mega reforma (estrutural – banheiros, áreas comuns), mas é bom sim. Como não ficamos muito tempo no hotel, para nós foi o suficiente. O atendimento é bom. O hotel é bem grande.

A viagem foi ótima. Um pouco corrida, mas valeu demais a pena. Tudo lindo, atendimento bom. As cataratas são lindas. Emocionante.

Agradeço também todas as dicas do site. São totalmente válidas. Fui com tudo anotadinho que li aqui e fiz tudo tranqüila. Parabéns pela ajuda nas viagens. Boa viagem a todos!

Nós que agradecemos, Roberta!

Pretendo ir a Foz no período de 26/06/2017 a 02/07/2017, como estão as cataratas ( em relação às águas)? É um sonho meu, porém estou temerosa, por conta deste período não ter a mesma beleza do período de verão.

Olá, Maria Helena! O outono deste no está sendo chuvoso. Itaipu precisou abrir as comportas. A vazão da água deve estar grande também nas cataratas. Mas a beleza independende do volume de água que escorre: em época de seca algumas quedas chegam a secar, mas as quedas principais ficam mais bonitas, porque o spray diminui e o formato aparece. Com muita água, quem está na passarela de observação pode ver apenas spray.

Olá! irei a Foz esse mes de maio e estou fazendo meu roteiro e adorando as dicas desse site. Estou tendo dificuldades de planejar meus dias, quais os passeios que consigo fazer no mesmo dia, se consigo fazer tudo de ônibus ou é melhor alugar um carro. Irei ficar no hotel Tarobá. Podem me ajudar? Obrigada

Olá, Lorraine! Você precisa de um dia inteiro para o lado argentino. Pode combinar com o Ice Bar na volta. Você não terá condições de, nesse dia, ir ao cassino. Deixe o cassino e um jantar em Puerto Iguazú para outra noite, de preferência quando você não tiver se cansado nos parques. O parque brasileiro pode ser combinado com o Parque das Aves. Itaipu pode ser combinado com o Templo Budista, dá também um dia inteiro de passeio. Quanto ao transporte, dá pra fazer tudo de ônibus, mas sempre é melhor alugar um carro.

Pretendo viajar para Foz do Iguaçu no período de carnaval de 2016, gostaria de saber se os parques, cataratas. Puerto Iguassu tem funcionamento normal ou se fecham por causa do carnaval?