White Pass & Yukon Route: um trem panorâmico até o Alaska

Lago Esmeralda Yukon

Em maio, viajei a convite da CTC (Canadian Tourism Commission) para Whitehorse, Yukon, para participar do Go Media, um evento que acontece anualmente e busca promover os principais destinos e atrações do Canadá.

Nos dias que passei em Whitehorse, fiz um pequeno tour no famoso trem panorâmico da região, o White Pass & Yukon Route. O passeio é bem tranqüilo e repleto de belos cenários. São 176 km de paisagens cenográficas: montanhas, geleiras, cachoeiras e diferentes tons de gelo derretendo.

Carcroos Yukon Canada

O passeio dura praticamente o dia todo e a saída é feita na estação central de Whitehorse. Um ônibus leva o grupo até Carcross, o ponto de partida oficial do trem que segue para Skagway – Alaska. Carcross é uma pequena vila que está sendo revitalizada pelo governo canadense para incentivar o turismo na região.

Durante esse pequeno tour de ônibus, passei pelo menor deserto do mundo, conhecido como o deserto de Carcross. Entre tantos panoramas congelados, é possível ver as dunas de areia que a guia confirmou pertencer à região do menor deserto do mundo. Uma cena, no mínimo, inusitada. Infelizmente não consegui parar e tirar fotos 🙁

Esse trecho de ônibus também incluiu uma rápida parada no Emerald Lake, o lago esmeralda.

Uau.

Emerald lake Canada

Esses tons são resultados do reflexo da luz do sol na camada branca de marl, um tipo de cera branca de carbonato de cálcio que fica no fundo do lago. Esse vale era todo coberto por um glaciar na última era do gelo, há remotos 14 mil anos. Fim do momento fantástico Mundo de Beakman 😛

Uau.

Vamos, vamos! Você ainda tem um trem para tomar, disse a guia ao ver a minha expressão de “só mais 5 minutinhos”.

A rota, construída em 1898 em plena corrida do ouro, também é conhecida como a “ferrovia construída de ouro”. O trem foi reaberto e começou a operar como trem turístico em 1988. Desde então, atrai muito a atenção dos turistas que visitam a região de Yukon/Alaska de motorhome, de cruzeiro ou de outros diversos meios. É um dos day trips mais famosos da região. Quem chega em Skagway de navio também pode optar por outros passeios nesse trem, desde que consulte a programação oferecida para empresa que administra o trem com antecedência.

Trem Yukontrem Yukontrem yukon alaska

Às vezes, o trem pára ao longo do caminho para deixar um grupo de pessoas que vão fazer treking na região ou para dar uma “carona” para o grupo que terminou o seu caminho. A recepção costuma ser calorosa.

Trem Yukon Alaska

trem yukon

Essa round trip custa 135 dólares americanos (valores de Maio de 2012) e é oferecida apenas nos meses mais quentes do ano – entre maio e setembro. Vale lembrar que é preciso apresentar o passaporte com visto americano válido, pois ao chegar em Skagway todos passam pela imigração americana. A imigração costuma ser bem rápida, tendo em vista o escasso tempo que os turistas que chegam de trem passam na cidade, entretanto eu tive muito azar. Como estávamos em um grupo relativamente grande de jornalistas, o fiscal de imigração fez o grupo todo ir até o seu escritório para realizar os procedimentos de imigração, o que acabou tomando todo o tempo que tínhamos disponível para conhecer a cidade. Quando recebi meu carimbo já eram 14 horas e eu deveria retornar ao ônibus que me levaria para Whitehorse às 14:15. Azar de principiante 8)

Skagway Alaska

Leia mais:

17 comentários

Gostei muito das dicas!Minha próxima viagem assim estivermos livre desta pandemia…whitehorse

Na verdade seus problemas de imigração não foram mero azar. Eu fiz parte de um grupo de pessoas, a maioria brasileiros, que teve o passaporte recolhido apenas com a recomendação “não levante do seu lugar enquanto o oficial de alfândega estiver no trem”. Dito isso o aficial sumiu misteriosamente, funcionários da ferrovia desseram apenas que não tinha “nada a comentar”. Depois de algum tempo vimos o tal oficial andando pela plataforma. Descemos do trem e fomos atrás dele. Tivemos que esperar o escritorio ser aberto, o computador ser ligado e após mais de meia hora nosso passaportes foram devolvidos intactos com um sorriso amarelo e uma explicação: “isso aconteceu por que vcs não abriram o passaporte na página do visto”. Dito assim parece banal, mas foi tão constrangedor que uma família de Americanos nos abordou para dizer que o comportamento do oficial não representava o “pensamento do povo e do governo dos USA”.
Aparte esta chateação, o passeio foi fantástico! Maravilhoso, estávamos em um cruzeiro no Alaska, e fomos ao Canadá de ônibus e voltamos de trem. Outro grupo foi de trem e voltou do ônibus.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito