aurora boreal em yukon canada

Yukon, Canadá: Aurora Boreal e outras dicas

Cientistas comprovam que o uso da expressão “espetáculo da natureza” está permitido quando o assunto em questão é a Aurora Boreal, aponta estudo. 15 em cada 10 viajantes descolados sonham com uma viagem para observar esse fenômeno — entretanto, na listas das viagens dos sonhos, esse é um roteiro que muitas vezes acaba ficando para trás.

Eu entendo que a logística é um pouco complica, os valores não são muito atrativos e as distâncias são grandes. Mesmo sabendo que ia para Whitehorse na única época do ano que não é possível ver a aurora (#todaschora), tentei buscar informações práticas pra você começar a tirar essa viagem do papel. A foto abaixo foi gentilmente surrupiada do site Explore Canadá do CTC.

Aurora Boreal Canadá

Como chegar

Whitehorse é um destino um pouco distante do Brasil e as conexões são inevitáveis.

Voando com a Air Canada, provavelmente você fará a mesma rota que eu fiz: São Paulo – Toronto, Toronto – Vancouver, Vancouver – Whitehorse; para outras rotas no norte do Canadá, consulte a Air North, a cia. de Yukon.

Para quem tem visto americano, as rotas via EUA com a United, por exemplo, fazendo conexão em Houston ou Chicago são opções válidas. Stopovers são muito bem-vindos em qualquer dos casos.

Quando ir

O fenômeno da aurora boreal acontece sempre nos meses mais frios e escuros do ano: do final de agosto até o começo de abril.

No site da Arctic Range, existe até uma previsão do tempo só para a aurora boreal. Por isso é importante ter um pouco de paciência e flexibilidade para observar a aurora a boreal, às vezes ela fica tímida e nublada e não mostra toda a sua força para os turistas que estão ansiosos pela sua aparição.

O que fazer – atividades com a natureza

A região de Yukon é devotada a atividades ao ar livre e à prática de esportes de grande contato com a natureza. As atividades disponíveis no verão, como canoagem, trekking, tours de bike e pesca esportiva, são oferecidas de acordo com o nível de experiência do visitante, o que é muito bom porque, assim, você não precisa ser um atleta olímpico para fazer uma trilha de bike 😛

No inverno, caminhadas com raquetes, passeios de snowmobile, passeios com trenó puxados por cachorros e pesca em lagos congelados também fazem parte do roteiro de quem vai para Yukon observar a aurora boreal.

Alguns passeios, atividades e day-trips oferecidos pelas agências de receptivo incluem, além de todos os transportes, o aluguel das roupas térmicas para o turista, uma ótima ajuda pra quem não está acostumado ao frio do norte do Canadá.

Como funcionam, em teoria, os tours de observação da Aurora Boreal em Whitehorse? O responsável pelo receptivo leva o turista até o centro de observação da Aurora Boreal, uma região sem luz artificial e um pouco afastada do centro da cidade. O passeio dura certa de 4 horas de pura compreensão desse fenômeno natural e custa no mínimo 125 dólares canadenses por pessoa.

Algumas das agências de receptivo de Whitehorse que oferecem os tours de observação da Aurora Boreal são:

Veja também mais informações sobre a Aurora Boreal:

Rotas de motorhome

Se você é da turma que tem curiosidade de fazer uma viagem de motorhome, a região de Yukon pode ser pra você. Assim como a famosa rota 66 nos EUA, Yukon tem diversas rotas panorâmicas para quem quer curtir uma viagem de carro.

O departamento de turismo de Yukon lançou uma revista bem interessante explicando todas as rotas da região, as atrações, as distâncias, as dicas para planejar a viagem, o tempo estimado e as atividades disponíveis. Você pode pedir uma cópia da revista, que será enviada pelos correios, no site oficial do Turismo Yukon.

Fica aqui a sugestão para quando você assistir Pequena Miss Sunshine e ficar com vontade de colocar a família toda na estrada 😉

A hospedagem

A estrutura hoteleira da cidade é simples, como naqueles hotéis de rede forrados de carpete no chão, porém confortável e contempla as necessidades do turista que busca aventura.

yukon

Onde comer

A cidade, apesar de pequena, conta com várias cadeias de restaurantes fast-foods americanos.

Ainda nesse estilo minha-nutricionista-mandou-lembranças, dois restaurantes são bacanas em Whitehorse: o Klondike Rib and Salmon, um restaurante típico frequentado pelos moradores e famoso pela costelas generosas e pelas porções de salmão frito, e a lanchonete Lil’s Place com seu ar fake anos 50, Grease tocando na Jukebox e um milkshake gelado servido na mesa.

Para quem não resiste a uma comida italiana, o Giorgio’s Cuccina pode ser uma boa opção. Eu não provei as massas, mas o pessoal que estava comigo indicou o restaurante 😉

E quem viaja com os pequenos?

Levando em consideração que a minha experiência em viajar com crianças é praticamente a mesma experiência que eu tenho em explicar Bóson de Higs, acredito que fazer um stopover em Toronto e Vancouver é uma opção super viável (é importante confirmar se é possível fazer esses stopovers antes da emissão das passagens, ok?).

Assim a criança não fica tão cansada por conta dos longos vôos seguidos e vai se acostumando gradativamente com as mudanças de fuso horário/temperatura e a duração estendida ou reduzida da luz do dia.

Talvez para crianças mais velhas, que já estejam acostumadas com atividades ao ar livre, o roteiro seja bem legal. Lembrando que o passeio de trem para o Alaska assim como os cruzeiros só acontecem no verão 😉

Turminha que viaja com os pequenos, vocês acham que essa estratégia daria certo na prática?

Você já foi para o norte do Canadá nessa época do ano ou conhece alguém que já foi? Conte a sua experiência para nós. Fiquei curiosa para saber a diferenças dos passeios oferecidos no Canadá para os passeios da Noruega, por exemplo. A Bóia agradece mutcho 😉

Natalie viajou em maio para Whitehorse, Yukon a convite do CTC (Turismo do Canadá) para participar do evento Go Media.

Leia mais:

21 comentários

Meu marido e eu fomos para Whitehorse em outubro de 2019 com o sonho de contemplar a magnífica Aurora boreal.
Foram 3 madrugadas indo às cabanas da montanha, mas, não rolou. Por que?
Uma linda e deliciosa nevasca caiu na região. Fiquei maravilhada com tanta beleza natural. Visitamos vários locais encantadores, brincamos muito na neve, comemos e bebemos bem. Foram 5 dias fantásticos em nossa viagem de 30 dias pelo Canadá. Queremos voltar e repetir nossa aventura!!!!

Olá boa noite..Estou procurando me aprofundar nas pesquisas sobre Yukon,pq estamos pensando na possibilidade de ir em janeiro de 2019.fomos no ano passado pra Reykjavik..mas infelizmente não conseguimos ver a aurora..Estava chovendo nesse dia..uma tristeza.e lá nessa cidade ,nos disseram q é uma das mais caras do mundo pq td vem do continente.Então para fazermos outro passeio,e como estávamos em 4,ficaria muito caro….Se ´possível gostaria q alguém nos passassem as coordenadas de qual é a melhor forma de chegar lá..Onde comprar roupas adequadas..Enfim se alguém pudesse nos ajudar gostaria muito.Agradeço vcs.Abraços

    Olá, Solange! Não importa onde você queira ver a Aurora Boreal, você precisa de fato investir várias noites e vários passeios nessa empreitada. A possibilidade de ver a aurora numa saída só é mínima, não importa onde você for.

    Solange, geralmente recomenda-se um mínimo de 4-5 noites para maximizar as chances de ver a aurora, não importa onde. E, ainda assim, sempre existe a chance dela não aparecer no período que vc escolheu. Para comprar roupas adequadas, aqui no Brasil a Decathlon é uma boa opção, com preços bem razoáveis. Fora do Brasil gosto muito da Uniqlo, principalmente para roupas térmicas.

Whitehorse é uma cidadezinha otima! Estive lá em outubro em 2016.
Fiquei hospedado no hostel Beez Kneez, muito bem recebido! Otima instalação e recomendo muito!
Fui lá com objetivo de ver as Luzes (aurora boreal), mas o que vi foi neve. Cheguei lá estava tudo verde e colorido e 8 horas depois… neve e frio! Mesmo assim eu voltaria lá. Fiz amigos(as) muito bacanas!

Obrigada!
Estou ansiosa e empolgada!!!
Aproveitando…
Tem alguma dica de cruzeiro Seattle para Vancouver? E outra, a viagem de trem para o Alaska a partir de Whitehorse, é preciso comprar antecipadamente ou posso para deixar quando estiver “in loco”?

    Olá, Tatiana! Tanto o trem quanto os cruzeiros só funcionam no verão. Clique nos links indicados no texto para maiores informações e para comprar as viagens.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito