Já viajou com passaporte com menos de 6 meses de validade?

Ih, venceu!

A pergunta é bastante recorrente na caixa de comentários. A Bóia dá a resposta do caderninho: com exceção dos Estados Unidos (que deixam você entrar com passaporte válido no dia da entrada), os outros países exigem que o seu passaporte seja válido por 6 meses depois da data de entrada neste país.

Nunca entendi esta regra; afinal de contas, nenhum país (com exceção dos Estados Unidos e do Reino Unido, que eu saiba) autoriza um brasileiro a permanecer por mais de 90 dias como turista.

Enfim, estava caindo de madura esta enquete: quem aí já se viu na situação de precisar viajar com um passaporte a menos de 6 meses do vencimento? Conseguiu embarcar? A companhia aérea foi dura? Teve problemas com a imigração ao desembarcar no exterior?

Divida com a gente, plis! Gracias!

Leia mais:

146 comentários

Nao aconteceu comigo, mas com uma amiga que viajávamos juntas. Estávamos na fila para o check in, pela Turkish quando ela olhou o passaporte e se deu conta que venceria em 1 mês. Ficamos em pânico, mas fazer o que nesta altura? Tivemos de arriscar e passou, a funcionaria acho que nem olhou o vencimento. Mas depois tínhamos a imigração na Turquia e mais uma viagem para o Marrocos dentro do mesmo programa, mas por sorte ninguém reparou nas datas. Mas passamos o maior medo, não vale a pena arriscar não. o stresse que foi o tempo todo, apavoradas, Não vale o risco. Sempre olhar antes de se programar para qualquer viagem.

Em casa, costumamos colocar na agenda eletrônica o aviso de vencimento dos passaportes (e carteiras de motorista), afinal não é um documento que você olha toda a hora.
Os relatos acima mostram que todos nós somos assim.
Regras são regras, mas temos visto um movimento cada vez mais frequente de flexibilização ou “esquecimento” das regras pelas imigrações estrangeiras. Seria sinal da crise?

Então, já entrei nos EUA com passaporte com 30 dias antes do vencimento, não disseram nada! Eleperguntou quanto tempoeu ficaria e eu disse 7 dias, nada mais!

Já viajei para a Argentina e Chile em julho e meu passaporte vencia em agosto. Na entrada da imigração do Chile, a moça “me lembrou” que estava recente e que eu precisava renovar, mas como só fiquei 4 dias lá, não tive outros problemas.

Fui para Lima com o passaporte faltando apenas 2 meses para vencer. Claro que eu tive a segurança de, caso implicassem, eu poderia mostrar o RG. Mas aceitaram tranquilamente! Abraços

    Eu não sabia que isso vale para países fora do Mercosul. E que eu saiba o Peru não faz parte.

Eu tinha a informação que os EUA não dão visto para passaporte com menos de 6 meses de validade. Pra entrar eu não sei, mas pra ganhar o visto, o passaporte tinha que ter validade de 6 meses no mínimo. Também não sei se confere, mas é o que dizem…

    Sim , o passaporte tem que ter no minimo 6 meses de validade para estampar o visto. ´
    Mas vc informa qualquer data/ destino ao solicitar o visto e viaja
    ou não , quando bem entender …

    No caso do visto americano, tirei o meu visto hoje na embaixada americana. Meu Passaporte tem validade com vencimento precisamente para daqui a 6 meses.
    Perguntei uma pessoa do consulado e ela me falou que não teria problema se o passaporte fosse vencer daqui a 4, ou 3 meses por exemplo. O único empecilho, ou problema, é que, caso você viaje para os EUA você terá de levar o passaporte com o visto + o novo passaporte (quando eu tirar outro)

    Olá, Kerlei! Isso é absolutamente usual. Um monte de gente viaja com dois passaportes porque o visto americano está no antigo.

    Meu marido conseguiu o visto americano em um passaporte que venceria dali a menos de três meses ( justamente pq estava cheio de carimbos de outros países, o que acabou influenciando positivamente).Acho que não é necessário que o passaporte tenha 6 meses de validade no mínimo. Agora é só viajar com dois passaportes: o antigo com o visto e o novo.

Esta história dos Estados Unidos deixar entrar com passaporte válido no dia da entrada é uma regra que NÃO funciona na prática
e vou explicar por que :
O funcionario da imigração parte do princípio que pode ocorrer algum problema que impeça o retorno do passageiro ( como um desastre natural , por exemplo) e pode sim barrar a entrada, mesmo com o visto válido.
Aconteceu com a gente na imigração do JFK : o visto válido por 5 anos e o passaporte vencendo 7 dias após a data de retorno da passagem .
Após longa espera, muita conversa ( e fúria do funcionário) fomos liberados após eu argumentar que não havíamos feito um novo passaporte pois havia uma greve no BR e a embaixada havia me informado que poderíamos viajar .
Um sufoco desnecessário e arriscado .

Em abril, fui para Europa pela Iberia e nem me atentei para o vencimento do passaporte, achando que só ia vencer em 2013, mas o que vencia em 2013 era o visto americano, o passaporte vencia em JUNHO!!!
Só que fui ver isto só na fila da imigração em Madrid. Gelei dos pés à cabeça!! Falei para minha esposa, vai na frente e dá o seu passaporte primeiro. O dela estava na validade, o agente olhou carimbou e na sequencia pegou o meu e carimbou sem olhar muito. Mas serviu de lição, a primeira coisa a fazer antes de programar a viagem é ver a validade do passaporte e visto, se for o caso.

    Sabe que você falando isso, realmente, ninguém nunca conferiu a data de validade do meu passaporte! Acho que o problema maior deve ser na hora de tirar algum visto, aí eles não dão mesmo.

    De qualquer maneira, é sempre bom ter o passaporte em dia, porque se algo der errado, a gente perde a viagem.

    Meu namorado tirou o visto americano dele com um passaporte que tinha apenas 5 meses para vencer. Mas ficamos com medo na hora de isso ser um impedimento.

Em julho, lua de mel em Portugal… Com a correria do casamento acabei esquecendo de olhar o passaporte. Jurava que vencia em 2013…. fui me dar conta na fila da imigração. Graças a Deus, os os 5 meses restantes foram suficientes. Mas o medinho de estragar a viagem foi grande!!!!

Tirei um passaporte novo por conta dessa dúvida. O meu venceria 4 meses depois da minha saída do México. Por precaução fiz questão de tirar um novo passaporte. Ao chegar na imigração mexicana fiz questão de perguntar se precisaria. Ela disse que mesmo que o meu passaporte vencesse no dia da minha saída que ela autorizaria a minha entrada sem problemas. Vai entender…, eu não arrisquei e tenho mais um novo passaporte pra lotar nos próximos 5 anos 😉

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito