San Gimignano

Toscana de carro: San Gimignano, Volterra e Vale do Elsa

San Gimignano (diga: Djiminháno) está no topo da lista de lugares incontornáveis de quem vai à Toscana. Dá para chegar de trem e ônibus. De carro, porém, San Gimignano fica fácil de combinar com outras cidades do Vale do Elsa, como Monteriggioni e Colle di Val d’Elsa, e também com Volterra, que é a dobradinha mais usual.

San Gigmignano

Mas veja bem: o roteiro completo, de quatro cidades, só funciona para os mais irrequietos, e que pulem da cama cedo. E façam o roteiro entre maio e setembro, quando há mais horas de luz solar. A dupla San Gimignano + Volterra toma fácil o dia inteiro. Se for fazer o tour completo, pense em Monteriggioni e em Colle apenas como paradas para esticar as pernas e enriquecer o álbum do seu Facebook.

Ah, sim: é possível também combinar San Gimignano com um passeio pelo Chianti. A Chiantigiana é a estrada que ziguezagueia pela região.

Sair de Siena ou de Florença?

A minha receita de Toscana ideal, para quem tem de 7 a 10 dias para investir na região, é dividir a estada em duas bases: Florença e Siena.

Começando em Florença

O circuito saindo de Florença

Uns dias em Florença, para curtir a cidade e fazer bate-voltas de trem e ônibus – a Pisa, Lucca e Assis e mais. Sair Florença para rodar a Toscana de carro aumenta só meia horinha no trajeto de ida e outra meia horinha no de volta (em comparação com sair de Siena) No caso das visitas a San Gimignano e a Volterra. O trânsito em volta da cidade chateia mas não inviabiliza o passeio.

O resto da temporada pode ser passado num hotel ou agriturismo nas cercanias de Siena (como o Laticastelli, onde fiquei e recomendo).

Começando em Siena

Siena está mais bem localizada para fazer os passeios panorâmicos de carro. Saindo de Siena (F, no mapa), o percurso total dá 125 km (tempo total de estrada estimado pelo Google Maps: 2h40).

Recomendo ir primeiro a Monteriggioni (B, 17 km), de lá a San Gimignano (C, 23 km), prosseguindo a Volterra (D, 30 km) e dando uma paradinha final em Colle di Val d’Elsa (E, 28 km). De volta a Siena (F) são mais 27 km.

O circuito saindo de Siena

Saindo de Florença (F, no mapa), o percurso total é de 175 km (3h15 de estrada, segundo o Google Maps). De lá eu iria direto a San Gimignano (B, 52 km), seguiria a Volterra (C, 30 km), passaria por Colle (D, 28 km) e Monteriggioni (E 12 km). A volta, direto pela autopista, dá 55 km (F).

Onde parar no caminho

Toscana de carro: Monteriggioni

Visível da auto-estrada entre Siena e Florença, Monteriggioni só perde em encanto para as do Val d’Orcia justamente por estar assim tão devassada para quem passa em alta velocidade. Uma vez dentro do borgo, porém, você esquece do asfalto. A muralha, perfeitamente circular, é das mais bem-preservadas da Itália. Há inclusive jardins, que na Idade Média foram usados como horta durante sítios à cidade.

Toscana de carro: San Gimignano

San Gimignano

É a Manhattan italiana — nenhuma outra cidade construiu e conservou tantas torres. Erigidas pelas famílias ricas durante tempos particularmente prósperos na Idade Média, as torres de San Gimignano chegaram a ser 72. Destas, restaram catorze (as outras foram destruídas durante batalhas), que formam o skyline mais famoso da Itália.

San Gigminano

A cidade vale pela arquitetura, mas fica devendo em ambiente; por ser tão visitada, San Gimignano é demasiadamente voltada ao turismo, dando pouco a perceber de vida local. O lugar é imperdível, mas vai por mim: acho que você vai curtir mais a próxima parada, Volterra.

Toscana de carro: Volterra

Volterra

Mesmo que a cidade não fosse tão bonita, a ida a Volterra já se pagaria pelo caminho. As estradinhas são as mais bonitas que você vai encontrar nessa latitude toscana. As auto-estradas passam longe, e você naturalmente entra no clima slow travel.

Estrada de San Gimignano a Volterra

Volterra não tem a fama de San Gimignano, mas tem mais substância. Em vez de torres, oferece bons museus, como o Guarnacci, dedicado a tesouros etruscos, e a Pinacoteca. Vale a pena entrar na Catedral.

Volterrra

Um bom plano: chegar, almoçar, e então fazer a digestão batendo perna pela cidade.

Volterra

Toscana de carro: Colle di Val d’Elsa

Colle di Val d'Elsa

É fácil desdenhar Colle di Val d’Elsa: da estrada, a cidade é feiosa. Entrando, a coisa não melhora muito — você passa por um arrabalde industrial e chega a um centrinho insosso. Não desista: o que vale a pena ver está escondido acima do seu nariz: a cidade murada fica no alto da colina, e é originalíssima.

A Colle di Val d’Elsa que você não percebe dali de baixo é um borgo comprido, cortado praticamente por uma rua só. Não, você não pode entrar com o seu carro por ali; só os moradores. Use um dos estacionamentos do lado de fora da muralha e dê uma passeadinha.

Por estar tão perto da auto-estrada Siena-Florença, Colle di Val d’Elsa rende também uma boa base para explorar a Toscana de carro.

Esta viagem teve o apoio de Pestana, Pousadas de Portugal, Accor, Mobility e Mondial.

Leia mais:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    423 comentários

    Toda vez que procuro palavras para definir a Toscana não as encontro. É muito difícil, eu sei. Na verdade, prefiro relembrar os bons momentos que passamos durante 12 dias. Essa incrível região italiana é de tirar o fôlego. Aluguei um carro por 64 dias pela “Peugeot”. Peguei/entreguei no CDG em Paris. Seguro, justo e descomplicado. Fiz Siena como base e visitei, no máximo, 2 cidades por dia. Com bastante calma. Acordava çedo e pegava a estrada às 07:30 e só voltava para casa às 22:00: tranqüilos, felizes e agradecidos a Deus por ter nos dados a oportunidade de contemplar lugares maravilhosos. Voltarei, com certeza. Abracos a todos.

    San Gimigniano com Siena num dia é viavel? Melhor de trem ou carro?

      Olá, Leonardo! Siena não é combinável com nenhuma outra cidade no mesmo dia, a não ser que você queira apenas fingir que viu Siena.

    qdo estive em montepulciano vi uma série de lojas explorando o fato de a cidade ser locação do crepúsculo também. grande coisa. não havia tennagers por lá.

    pra que ficar correndo de um lado pro outro se dá pra conhcer a metade desses lugarezinhos de maneira melhor. férias é tempo de curtir e não de ficar batendo perna.

    faça san gimignano e volterra, que são próximas. slow food é bem-vindo. curtam.

    Ave, parece transmissão de pensamento! Estou lendo “Mil dias na Toscana” de Marlena de Blasi, que uma colega me ofereceu na semana passada, assim do nada. À noite o JC mandou que eu começasse as minhas pesquisas para roteiro gastronomico no sul da França e na Itália… Desde a sua viajem, Ric, que li, mas agora lerei mais centrada, para cálculos de tempo, movimento e grana. Estou justamente neste dilema de ficar em Siena ou em hotel em vila, já que alugaremos um carro. Em Florença, com certeza, ficaremos uns dias. Quando soldado só vemos soldados… Agora parece que somente ouço a Toscana. Abs.

    Volterra sofreu um boom de popularidade por conta da série de livros e filmes “adolescentes” Crepúsculo. Ela foi a locação para a morada dos poderosos vampiros Volturi e aparece com muito destaque nos livros e filmes. O próprio escritório de turismo de vale disso para propagandear a cidade, com folheto específico para visitar as locações.

    Estarei na Toscana em setembro e vamos fazer Siena de base. Voce aluga o carro em Siena ou em Florença? É muito complicado entregar o carro em Roma (próximo destino)?

      Olá, Claudia! Você pode alugar o carro ao sair de Florença ou ao chegar em Siena, como queira. Devolver em Roma é tranqüilo, desde que você use esse último dia para passear pela região e depois ainda enfrentar quase três horas de estrada até Roma. Caso faça isso, deixe esta como a única viagem do dia. Devolvendo no aeroporto você evita entrar na cidade de carro.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito