NY: como assistir a um culto gospel… no Brooklyn

Participar de um culto gospel é um dos programões mais bacanas de Manhattan. Mas se você se sente meio intruso nas igrejas do Harlem, saiba que será muito bem recebido… no Brooklyn! Aos domingos, o culto na Brooklyn Tabernacle é uma ótima alternativa, e tem filas menores. Ainda dá para combinar com um passeio a Williamsburg, com a travessia da Brooklyn Bridge, ou – ok, vocês venceram – com uma sessãozinha de compras.

O passo-a-passo sobre como chegar é da leitora Deia Oliveira. As tripulantes Yara e a Maria Célia também assistiram o culto na Brooklyn Tabernacle e adoraram. Siga as dicas:

A Brooklyn Tabernacle tem 3 horários de culto no domingo: 9h, 12h e 13h.

Chego sempre uns 30 minutos antes para conseguir sentar com tranquilidade. Já vai estar cheio, mas ainda se encontra bons lugares. A dica de ficar perto da porta é importante, caso você queira ficar apenas para a parte do louvor.

Já fui em culto com o coral cantando, e outro com um conjunto de integrantes do coral. Não sei dizer qual foi mais bonito. É realmente emocionante.


View Brooklyn Tabernacle in a larger map

As estações mais próximas são a Jay St. (metrôs A, C, F, N, R), Borough Hall (metrôs 2, 3, 4, 5) e Hoyt St (metrôs 2, 3).
O mais fácil é pegar os metrôs A, C ou F até a Jay St. Saindo na Jay Street, já é a própria rua do templo. Vá no Google Maps, coloque o endereço do templo (17 Smith Street, Brooklyn, NY 11201) e ficará mais fácil para você se localizar. No site deles você encontra mais algumas informações.

Há outros dias de culto, mas os principais (com louvorzão) são os de domingo mesmo.

Aproveite que já está no Brooklyn, caminhe pela Fulton Street, E se tiver ânimo dê um pulinho na Target ali perto. O roteiro que mais gosto de fazer é:

No domingo pela manhã, atravesse a Brooklyn Bridge (cerca de 40 min.), caminhe até o Brooklyn Bridge Park e tire algumas fotos de Manhattan. Se estiver ainda animada para caminhar, vá andando até a Igreja (cerca de 2 km), ou pegue o metrô A/C na High St. e desça na próxima estação (Jay St.).

Conforme o horário que você começou o passeio, assista o culto das 9h, das 11h ou das 13h.

Na saída, não deixe de caminhar pela Fulton St., que possui diversas lojas, muitas vezes com o preço mais convidativo que Manhattan. Tem também várias lanchonetes para almoçar (inclusive um Shake Shack com menos fila) ou o Dallas BBQ (na Livingston St.).

Depois você pode voltar ou pegar o metrô até a estação Atlantic Av. e passar no Dekalb Market, inaugurado em 2017. É um grande food hall com vendedores bacanas, entre eles a primeira filial da Katz Delicatessen, famosíssima por seu sanduíche de pastrami. O Dekalb Market fica no subsolo do mall City Point, onde você pode fazer compras em lojas como a descolada Flying Tiger, Target e a Century 21, queridinha dos brasileiros.

Se quiser assistir ao culto de 15h, pode fazer as compras antes. É só vestir sua fantasia de turista cara de pau, e chegar ao culto carregada de sacolas. Eles estão acostumados a receber turistas, e sempre fui muito bem recepcionada. Com ou sem sacolas…

Se você gosta de um bom louvor, não deixe de fazer esse passeio.

Brooklyn Tabernacle
  • Endereço: 17 Smith Street
  • Horário:
    • dom: 9h, 11h e 13h
  • Site oficial

Dekalb Market
  • Endereço: 445 Albee Square West
  • Horário:
    • dom-5ª: 7h-22h
    • 6ª e sáb: 7h-0h
  • Site oficial

City Point
  • Endereço: 445 Albee Square West
  • Horário: abre diariamente 9h-21h
    • veja horários de cada loja aqui
  • Site oficial

Obrigada, Deia!

 

 

Leia também:

49 comentários

Eu assisti este culto e foi um dos melhores programa da viagem à NY e o melhor, grátis. Na volta fomos a pé pela ponte do Brooklyn. Passeio imperdível.

Adorei o post, realmente a Brooklyn Tabernacle é ótima, recomendo sem medo. Deu até saudades da nossa visita ao ver esse vídeo. Acho que vou assistir novamente ao DVD que compramos ????

Em agosto p.p. estivemos no Harlem (dia 12) para participar de culto na Igreja Batista. Chegamos por volta das 9h40 e a fila já era enorme, aguardando o próximo culto. Os assistentes da Igreja tratavam as pessoas com muita grosseria. Várias vezes inspecionavam a fila, mandavem as pessoas se postarem junto à parede. Quem estivesse de bermuda, roupas mais ousadas eram orientadas para saírem da fila ou de providenciarem uma roupa adequada. Depois de mais de duas horas de fila, quando encabeçava o próximo grupo que iria entrar, simplesmente fomos avisados que a igreja estava lotada. Sem contar com a ignorância de um assistente de não queria permitir que nós nos postassemos simplesmente em frente da igreja. Terrorismo e desrespeito puros. Atitudes de quem não é cristão.
Da próxima vez, vou em busca do Brooklyn Tabernacle. Glória Deus que não nos desampara.

Fui a um no Harlem. Não fui bem tratada, mas entendi que era uma intrusa e me senti num filme do Spike Lee. Amei.

Eu fui em 2009 no Brooklyn Tabernacle. Fomos de metrô e vivemos, eu e a minha esposa, a maravilhosa experiência de um autêntico culto evangelico dos negros americanos, com muito louvor de qualidade e mensagem explêndida. Fomos muito bem acolhidos. Nâo houve segregação, ficamos sentados juntos a congregação e também participamos do culto com cantos e palmas. Ganhamos até uma caneta de lembrança da igreja junto com o CD do Pastor daquela igreja com uma mensagem. Na saída comemos num pequeno restaurante tailandes da região, em uma pequena sobreloja próxima da igreja. Foi um ótimo programa de domingo em NY. Eu faria de novo.

Desta vez vou discordar de você, Riq: taí um lugar ao qual não voltaria. Fui em 95, ainda num tour local. Ao entrar na Igreja (não me recordo qual) minha amiga e eu fomos colocadas numa parte reservada para turistas, suponho. Não pudemos nem ir ao banheiro. Não era permitido. Quando acabou, um segurança? disse: “get out” em alto e bom som…fiquei muito decepcionada. Mas, teve um lado bom: sentir na pele o racismo, tão comum por aqui, e perceber como é horrível toda e qualquer discriminação.

    Olá, Marcia! Lamentamos pela sua experiência. Mas pelo visto as coisas mudaram por lá. 🙂 A igreja que você foi era no Brooklyn ou no Harlem?

    Recebemos só comentários positivos sobre a Brooklyn Tabernacle.

    Era no Brooklin mesmo. Na época, fui pq o Nelson Motta disse que era imperdível. Acredito mesmo que tenham mudado, afinal, já faz tanto tempo…No Harlem me perdi no metrô. Na hora foi um pouco estressante, mas depois demos boas risadas!!

    Nossa, Márcia!!! Fazem 20 anos que você foi. Acho difícil que você tenha ido no Tabernacle. Deve ter sido em outra. Fui em 2012 e amei! Fui muitíssimo bem recebida, saí a hora que quis, todos foram muito receptivos…
    Acho que você bem que podia se permitir uma outra experiência. Você não vai se arrepender!!!
    Já foi 3 vezes no Harlem, inclusive na Mount Moriah, cujo coro teve o CD foi produzido pelo Nelson Motta, e posso te garantir que no Tabernacle foi muuuuito mais emocionante!!!!
    Vai por mim… rsrsrs

    Estive na the brookling tabernacle em outubro 2016. Realmente, achei melhor do que no harlem que fui ha uns 18 anos atras. No harlem nos chamaram p ir embora apos o louvor, tambem não gostei disso. No brookling foi outra coisa, eles gostam que voce fique para ouvir a mensagem do pastor.Lindo! Ah , os horarios de culto mudaram, eu fui no das 11horas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito