Viena: transporte de/para o aeroporto e estações de trem

City Airport Train, Viena

O aeroporto de Viena não é muito longe: está a 20 km do coração da cidade e oferece várias opções de transporte, todas convenientes. Já as estações de trem requerem um pouquinho de atenção. Enquanto não inaugurar totalmente a moderníssima Hauptbanhof (Estação Central) — a previsão é para 2014 — você precisa saber de qual estação sai o seu trem. Da Westbahnhof saem os trens para Salzburg e Munique, e também se originam os diretos para Budapeste (e seguem depois para Meidling); de Meidling saem trens para Praga (a maioria) e Budapeste (os diretos); de Praterstern saem alguns para Praga; e trens para Bratislava saem em sua maioria da Südbahnhof (a estação que vai virar a grande central). Detalhes de como chegar a cada uma delas? Pois não.

.
–> TRANSPORTE ENTRE O AEROPORTO E VIENA

Táxi

O táxi do aeroporto vai custar entre 30 e 40 euros, dependendo de onde você for e das condições do trânsito. Sempre que couber no seu bolso, use o táxi ao chegar numa cidade que você não conhece; é um investimento que vale a pena. (Uma solução intermediária é pegar trem ou ônibus ao centro e lá pegar o táxi até a porta do seu hotel.)

Trem: duas opções

O trem mais rápido e confortável é o CAT, City Airport Train. Leva 16 minutos sem paradas até a estação Landstrasse/Wien Mitte. A passagem de ida custa 11 euros; ida e volta, 17 euros (com Vienna Card: 10 euros ida, 16 euros ida e volta). O primeiro trem sai do aeroporto às 6h05; o último, às 23h35. Do centro da cidade, o primeiro sai às 5h38 e o último às 23h08, sempre de meia em meia hora.

Dá também para pegar a linha S7 da S-Bahn, o trem de superfície que complementa a rede do metrô. A viagem, com paradas, leva 26 minutos até Landstrasse/Wien Mitte; quem está hospedado no entorno da estação Praterstern pode continuar no trem e descer por lá. A passagem de ida ou de volta custa 4 euros. Quem tem Vienna Card ou um passe VOR (24, 48 ou 72 horas) precisa comprar uma passagem suplementar de 2 euros. Os trens saem do aeroporto entre 4h54 e 0h18, e do Centro entre  4h31 e 23h46.

A estação Landstrasse/Wien Mitte, destino das duas linhas, está na região central mas não é propriamente uma zona hoteleira. De lá você continua de táxi (a corrida vai ser bem baratinha) ou de metrô (linhas U3, conveniente para a zona hoteleira central, e U4).

Ônibus

Há um ônibus que opera 24 horas e liga o aeroporto à Morzinplatz/Schwedenplatz em 20 minutos (em boas condições de trânsito). Custa 8 euros em cada direção. Consulte os horários aqui. Há alguns hotéis na região, mas o mais provável é que você continue de táxi ou de metrô (a estação Schwedenplatz é servida pelas linhas U1, conveniente para região hoteleira central, e U4).

Outra linha liga o aeroporto às estações Meidling e Westbahnhof. O trajeto leva 45 minutos entre o aeroporto e a Westbahnhof (e meia hora entre o aeroporto e Meidling, que é a parada intermediária). Custa 8 euros em cada direção. Há saídas do aeroporto entre 6h e meia-noite, e da Westbahnhof entre 5h e 23h30; veja detalhes de horários aqui. A estação Westbahnhof é uma importante zona hoteleira; se o seu hotel ficar no entorno, este ônibus é mais conveniente do que o trem.

–> WESTBAHNHOF: COMO CHEGAR

Até o funcionamento pleno da Hauptbahnhof em 2014, a Westbahnhof (Estação do Oeste) continuará como a principal de Viena. Daqui partem todos os trens para Salzburg e Munique e os trens diretos para Budapeste . (No site da ÖBB, a ferrovia austríaca, a estação-default de partida desses trens é Meidling, mas todos os diretos se originam em Westbahnhof, parando em seguida em Meidling. Se quiser sair da estação mais central, ponha Wien Westbahnhof como origem.) A estação é servida pelo metrô (linhas U3 e U6) e é conectada por um ônibus direto ao aeroporto. Caso precise ir de Westbahnhof para Meidling, use a linha U6 (desça em Philadelphiabrücke, que fica colada em Meidling).

–> MEIDLING: COMO CHEGAR

Da pequenina estação Wien Meidling sai boa parte dos trens para Praga; a estação também é default no site da ÖBB, a ferrovia austríaca, para saídas dos trens diretos a Budapeste. (Mas todos esses trens diretos a Budapeste se originam na Westbahnhof; se quiser pegar por lá, que é uma estação mais central, ponha como origem Wien Westbahnhof). A estação é servida pelo metrô (linha U6, estação Philadelphiabrücke) e é conectada por um ônibus direto ao aeroporto. Caso precise ir de Meidling para Westbanhof, use a linha U6.

–> PRATERSTERN: COMO CHEGAR

Desta estação secundária de Viena saem alguns trens para Praga. O entorno tem hotéis; se você estiver hospedado por aqui, venha do aeroporto de trem, pela linha S7 (veja acima). Está ligada ao metrô pelas linhas U1 (conveniente para região hoteleira central) e U2.

–> SÜDBAHNHOF: COMO CHEGAR

Futura Haptbahnhof (Estação Central), a Südbahnhof opera em condições limitadas. Uma parte da área comercial já está funcionando, mas a estação ferroviária em si ainda está em obras. Daqui sai, entretanto, a maioria dos trens para Bratislava. Chega-se até ela pela estação Südtiroler Platz do metrô (linha U1).

–> PASSES DE TRANSPORTE

Vamos fazer um post mais detalhado sobre o assunto, mas basicamente você tem duas opções: o passe VOR, que dá direito a transporte ilimitado dentro da Viena central, e o Vienna Card, que oferece transporte ilimitado e descontos em atrações.

O VOR custa 6,70 euros por 24 horas corridas, 11,70 euros por 48 horas e 14,70 por 72 horas (ticket “Sightseeing”).

Já o Vienna Card custa 19,90 euros e dá direito a 72 horas de transporte ilimitado e a descontos em atrações.

Ambos podem ser comprados no aeroporto ou na estação de chegada.

Pesquise:

Hotéis em Viena pelo menor preço

Leia também:

16 hotéis em Viena comentados pelos leitores

Em Viena os museus abrem na segunda-feira!

Hotéis em Innsbruck e Salzburg comentados pelos leitores

Budapeste-Viena-Praga: o roteiro da Wanessa

Como comprar online a passagem de trem de Viena a Praga

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


72 comentários para “Viena: transporte de/para o aeroporto e estações de trem”

  1. Ah, não sabia que tem trens que vão para Praga que saem da Praterstern! Seria tãããooo bom conseguir um trem num horário legal que saia desta estação, pois o hotel que eu reservei em Viena é praticamente ao lado da Praterstern!

    Tenho de esperar novembro ou dezembro para comprar os tickets, só lá vou saber.

    Por outro lado, como chegarei em Viena de trem vindo de Munique, para chegar da Westbahnhof à Praterstern? De metrô, eu teria de fazer uma baldeação. Mas também li que praticamente todas as estações de Viena tem escada rolante. Alguém poderia confirmar isso? Pelo menos quanto às estações Westbahnhof, São Estevão e Praterstern?

    Abraços,

    Cris

    1. Olá, Cris! Faça baldeação em St Stephan.

  2. Esse post caiu na altura certa. Ano que vem vou viajar 15 dias fazendo o trajecto Munique, Salzburgo e Viena. Nesse período de tempo vou também fazer quatro bate e voltas. De Munique até Dachau e depois Fussen e de Viena até Bratislava e Graz. Já agora: os tréns de Viena para Graz saem de que estação? Abraço, BC

    1. Olá, Bruno! Os trens para Graz saem de Meidling.

  3. Agora em outubro vou de Viena pra Budapeste e o trem sai de meidling, e não de westbahnhof, e é direto.

    1. Olá, Mariana! Os trens diretos para Budapeste têm origem na Westbahnhof e param em Meidling. Podendo escolher, Westbahnhof é mais central, mais confortável e mais bem servida por transporte.

      1. Fui em Março e meu trem para Budapeste, direto, também saiu de Meidling. Comprei pelo site da Obb e não havia opção saindo de westbahnhof, o que teria sido melhor.

        1. Olá, Mônica! Fui checar na Öbb e vocês tem razão, a cia. dá como default a saída em Meidling (o tempo de viagem fica menor). Mas se você pesquisar com saída Wien Westbahnhof vai ver que os mesmos trens diretos de Meidling aparecem saindo uns 15 minutos antes. Vou avisar o Comandante para editar o texto, obrigada!

    2. Eu ia falar exatamente isso, pois tenho passagem comprada para Budapeste também saindo de Meidling, mas acho que a questão já foi resolvida.

  4. Adorei este post, porque estou indo para Viena este mês e aproveito para pedir ajuda com orientações de como ir de transporte público do aeroporto para Brauergasse (Pensão Kraml). Obrigada!

    1. Olá, Luciana! A Pension Kraml está a cinco quadras da Westbahnhof, pela Mariahilfer Strasse (uns 800 metros). Você pode (1) ir com o ônibus do aeroporto à estação Westbahnhof e lá continuar a pé ou (2) ir de trem até Landstrasse e lá pegar um táxi.

  5. O post chega em ótima hora, mas numa das simulações que fiz aparece a estação Simmering Bahnhof (Simmeringer Platz) para pegar o trem para Praga. Escolhi o Ibis Wien Mariahilf por dicas daqui e por que é perto da Hauptbanhof, região que achei central quando estive lá da primeira vez. Das outras possibilidades, já peguei as dicas (thanks!) mas dessa, dá para incluir? Mudo para outro Ibis? Outro hotel?

    1. Olá, Cristina! O Ibis Mariahilf fica perto da Westbanhnhof. Você pode pegar o trem para Praga em Meidling, vá de metrô.

  6. Obrigadíssima Bóia!!!

  7. Olá, pessoas, já que o assunto foi abordado, gostaria de ter saber qual a melhor opção para quem tem carteira de estudante e ficará 4 dias em Viena: o VOR ou o Viena Card?
    Obrigada!

    1. Olá, Jamile! Depende de quantas atrações você quer ver. Normalmente o VOR + Sissi Pass dá para tudo. Ainda não fizemos este post.

  8. Olá! Vindo de Praga de trem, descerei na estação PRATERSTERN, ÀS 22 HORAS. Vou ficar no Ibis n Mariahilf. Como chegar até ao hotel de forma mais econômica e segura? Dá pra vc fazer o passo a passo?

    1. Olá, Mariana! Vá de U1 até Stephanplatz, então mude para a U6 até Westbahnhof.

  9. Bóia, estive agora em Viena e vi que a estação Hauptbanhof está quase pronta. Vi tb um anúncio em uma outra estação que acho que dizia que a Hauptbanhof iria inaugurar agora em dezembro, mas como meu alemão não existe, eu só acho. Fica a informação.

  10. Preciso de uma ajuda,estaremos vindo de trem de praga para viena em maio de 2013 mas nao sei em que estacao devo descer.Vamos ficar no Ibis wien mariahilf.

    1. Olá, Paula! O mais provável é que o trem termine em Meidling. Meidling e Westbahnhof, onde está o Ibis, são ligadas pelo metrô U6. Está no texto.

  11. Olá,Bóia!Estamos chegando em Viena no sábado, dia 16, e gostaria de saber se é preciso comprar os tickets do CAT online desde já, ou se podemos comprar lá na hora. Você saberia me dizer o que é melhor? Desde já, obrigada!

    1. Olá, Anna! Compre na hora, não há problema.

  12. Obrigada pela informação,assim o faremos. Abraços.

  13. Em relação aos tickets de transporte, para quem fica em Viena por mais de 3 dias, e se esses dias forem entre segunda-feira a domingo, eu acho que vale mais a pena o passe semanal (wochen fahrkarten), que custa 15,00 Euros, e que portanto, fica mais em conta do que comprar 1 ticket de 24 horas e outro de 72 horas. Esses tickets dá para comprar nas maquininhas muito facilmente. Eu cheguei Terça e vou embora no sábado, então, acho que valeu a pena ter comprado esse.

    A única pegadinha é que esse passe vale de segunda a domingo, em dias corridos (é como o Navigo em Paris).

    Abs,

    Cris

  14. Vou de Budapeste para Viena de trem. Tenho como escolher entre descer em WESTBAHNHOF ou MEIDLING? Verifiquei a passagem e não diz qual estação é o dstino final. MEIDLING é mais próxima do hotel onde vou ficar, preferia descer lá.

    1. Olá, Fábio! Consulte http://www.bahn.de/international para ver para onde vai o trem do seu horário. (Você comprou na Raileuope?)

  15. De Veneza a Viena, é melhor ir de trem ou de avião?

    1. Olá, Maria Christina! De trem são 8h entre as duas cidades. Prefira o avião.

      1. Mas a viagem de trem é a coisa mais linda do mundo em termos de paisagem! Acho 8 horas realmente pesado, fiz de Venez a Salzburgo, se vc for passar em Salzburgo, vale a pena fazer o trecho de trem.

  16. Bom dia, queria saber como faço pra chegar em Schweizertalstrasse, 1130,(Schweizertalstraße) saindo do Aeroporto Internacional de Viena – Flughafen Wien. Não sei se
    Schweizertalstrasse é uma rua ou um bairro. Preciso muito de ajuda!
    Queria saber se existe algum ônibus ou metro pra um local proximo do meu destino!

    Desde já, muito obrigada!

    1. Olá, Raíssa! É uma rua (strasse/straße)! Jogue o endereço no Google Maps: https://maps.google.com.br/

      É um apartamento alugado? Peça indicações sobre a melhor forma de chegar. De qualquer forma, o Google Maps sempre aponta as estações mais próximas. Dê uma olhada.

  17. Gostaria de saber descobrir o preço de passagem de trem de Paris para Viena, viajando 2 pessoas, sendo uma delas com mais de 65 anos.

    1. Olá, Luiza! Pesquise em http://www.voyages-sncf.com com datas até 90 dias de agora. Não recomendamos trem nessa distância, o melhor é avião.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

  18. Olá! Vou viajar agora em abril e o ponto de chegada e partida é em Viena, porém, no dia que chego devo me encontrar com amigos em Ljubljana ou talvez em Bad Gastein. Qual a melhor forma de chegar a esses lugares a partir do aeroporto de Viena?

    1. Olá, Marcia! Ljubliana está a 6h de trem nos horários mais rápidos. Os trens saem de Meidling.

      Bad Gastein está a 4h45. Os trens saem de Westbahnhof.

  19. Bom dia, estarei em viena com minha namorada, fechei a chegada em Viena às 9:00 do dia 1º de maio e o Ibis Messe, peço uma idéia sobre a ida a Bratislava, como chegarei relativamente cedo, existe a possibilidade de alguma condução direto do aeroporto de Viena para Bratislava antes de eu ir p o hotel pra ganhar esse tempo? se eu chegar umas 11:30 na Bratislava e passar o restante do dia lá é suficiente pra conhecer os pontos principais da cidade, ou acha melhor que no dia seguinte eu vá cedo até lá? Estou tentando adequar da melhor maneira meu tempo pq fico do dia 1º a 3 de maio em Viena, 1 dia e meio em Viena e 1 ou menos de 1 na Bratislava, fazendo só bate e volta lá, muito obrigado e desculpe o incômodo!!

    1. Olá, Rodrigo! O aeroporto de Viena também serve a Bratislava — porém ir com malas para Bratislava vai tirar totalmente a naturalidade do passeio. Deixe para ir a Bratislava no último dia, caso você dê Viena por visitada. Não torne o bate-volta mais importante do que a cidade principal.

  20. Olá! Vou viajar em julho para a Europa e gostaria de ter uma noção dos preços de trem entre Viena e Munique. Já li em um post que dá pra deixar pra comprar na hora, mas gostaria de confirmar se isso também é possível em julho. Muito obrigada!

    1. Bruna, em qualquer trem você pode comprar passagens na hora (havendo lugares), mas muitas vezes isso significa tarifas caríssimas.

      Consulte o site http://www.bahn.com para preços de trem na, de e para a Alemenha (partindo de países vizinhos).

  21. Olá Boia, gostaria de saber se há passagem de trem- para um dia ida e volta – de Viena a Salsburg, onde comprar e qual estacão que poderei usar em Viena.Crianças de 6 e 14 anos pagam quanto. Será para o mês de julho. Desde já agradeço.

    1. Olá, Heloisa! Você pode comprar com 80 dias de antecedência em http://www.oebb.at/en . Os preços variam conforme a antecedência. Você pode simular preços pesquisando 80 dias de agora.

  22. Boia,o hotel Best Western Premier Kaiserhof Wien fica perto do embarque no aerobarco que vai paraBudapeste? E, de qual estacao ferroviaria fica mais proximo? Agradeco desde ja, caso responda.

    1. Olá, Gilvan! O hotel fica no centro de Viena, não está perto de nenhuma estação. A mais próxima é Westbahnhof.

  23. Por favor nós chegaremos no sabado dia 25 em viena devemos comprar o passe de uma semana ?não entendi bem ele so vale de segunda a domingo ????pois ficaremos de sabado 25 a 29(quarta)ou seja 4 dias ,e depois iremos a \Budapeste pela mesma estação meidling .Oque voce sugere ?Comprar o de 72 horas não será o suficiente pois ficaremos 4 noites em viena /////?????

    1. Olá, José Roberto! Você pode comprar o 8-Tage-Klima-Karte, que é um pacote com 8 passes diários avulsos. Se estiverem em duas pessoas, cada uma fica com 4 passes. É preciso validar no início do dia. O pacote custa 33,80 euros.

  24. Olá! Vamos a Praga e de lá pretendemos ir de trem a Viena e Budapest.
    A referência de hotel em Praga foi o Charles Bridged Palace e em Viena foi o Katherine Elizabeth. Eles são em ponto de fácil acesso para a estação de trem?
    A melhor companhia é realmente o RailEurope?

    1. Olá, Maria Cristina! Veja como entender a localização do seu hotel usando o Google Maps:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/09/google-maps-dicas/

      A RailEurope é um consórcio de cias. ferroviárias. Leia sobre trens na Europa:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

  25. Oi Ricardo vc tem idéia quanto vou gastar do aeroporto de Viena até a rua mariahilf no hotel íbis esta rua como deve saber fica bem no centro pegando um taxi podes me responder obrigado

  26. Oi Ricardo gostaria de saber se vc não recebeu minha pergunta obrigado

    1. Olá, Coca! Veja como calcular distâncias com o Google Maps! http://www.viajenaviagem.com/2012/09/google-maps-dicas/

  27. oi ricardo obrigado pela resposta mas a minha pergunta e quanto vou gastar em euros do aeroporto ate a mariahilf de taxi aguardo uma resposta obrigado

    1. Olá, Coca! Use o World Taximeter para calcular uma média: http://www.worldtaximeter.com/vienna

  28. oi ricardo obrigado pela dica abraços

  29. E aí Ricardo, td bem? Adoro suas dicas e sempre quando viajo dou umas visitadas para melhorar minha programação. Então, agora eu queria uma dica…estou com o roteiro pronto, mas com dúvidas de como adquirir os passes de trem e qual comprar. Começo por Munique, depois vou a Viena e depois a Budapesteç de Budapeste pego um voo para Paris (já comprado) e preciso de trem para ir e voltar (num periodo de 5 dias) de Bruxelas (onde quero ir a Brugges e Gent)…e aí Ricardo, como comprar tanto tiket de trem? Há algum passe que eu possa englobar todos estes tikets num só?
    Abraço e mais uma vez parabéns,
    Paulo Feitosa

    1. Olá, Paulo! Aqui quem responde é A Bóia! Veja todas as dicas sobre trem na Europa aqui: http://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

      Passes normalmente não valem a pena.

  30. Olá Boia,

    Estarei em Viena no período de 24 a 29 de março, quando seguirei para Cracóvia. Qual é a melhor opção de trem?

    1. Olá, Paulo! A melhor opção é o avião. De trem são entre 7h45 e 9h, com duas a três baldeações.

  31. saindo de viena para salzburgo, ficarei no hotel viena trend messe, sair do hotel de trem ou de taxi é melhor, em relação ao tempo?

    1. Olá, Edna! Na recepção do seu hotel vão lhe contar a diferença entre as duas alternativas.

  32. Vou para bratislava a partir de viena de barco e quero Voltar de trem. Olhei no site e Tem um trem no horario pretendido que sai da estacao ht.st e chega em viena na Wien meidling , parando antes na Hbf. Como irei de taxi para meu hotel ( Perstchy ), olhei no google maps e vi que a Hbf fica mais perto. Posso descer nela? E em bratislava, a estacao de saida e a mais perto da Torre? Porque pretendo Jantar la e pegar um taxi para a estacao. Minha duvida e devido aos comentarios de obras na Hbf.
    Obrigada.

    1. Olá, France! Você pode inclusive comprar a passagem só até Wien Hbf, deve sair algum troquinho mais barata do que a Meidling.

      A estação de Bratislava fica a 4 km da torre.

  33. Por favor necessito de informação preciso ir de trem de Viena ate Milão existe horários para esse trecho obrigada
    Margarete

    1. Olá, Margarete! Há um trem noturno que leva 14 horas sem baldeação.

      Veja por que não recomendamos trens noturnos:
      http://www.viajenaviagem.com/2014/03/roteiro-de-viagem-dicas-para-montar/

      Os diurnos levam pelo menos 10h20 e têm pelo menos duas baldeações.

      Recomendamos o avião nesse trecho. Caso queira ir mesmo de trem, compre em http://www.oebb.at/en .

  34. Olá,
    Chego no aeroporto de Viena no dia 26 de abril as 22:45 e vou me hospedar no Hotel Wien Margareten. Qual seria a melhor opção de transporte do aeroporto ao hotel?

    obrigado,

    1. Olá, Emmanoel! Leia o texto, é exatamente sobre isso.

    2. Basta vc entrar no google maps e traçar a rota, tracei a rota e deu cerca de 3,9km, 8 min de carro. https://www.google.com.br/maps/dir/Margareten,+Vienna,+Rep%C3%BAblica+da+%C3%81ustria/WIEN+MITTE+The+Mall,+Landstra%C3%9Fer+Hauptstra%C3%9Fe+1B,+1030+Wien,+%C3%81ustria/@48.1959397,16.3522653,14z/data=!4m13!4m12!1m5!1m1!1s0×476d075db1f53999:0×75a0e453712dc18a!2m2!1d16.3558531!2d48.1873576!1m5!1m1!1s0×476d07737e894cc9:0×65865cd211aac1fa!2m2!1d16.384755!2d48.206171?hl=pt-BR
      Copia o link e v~e se dá certo?

  35. Acabei de chegar em Viena e tudo correu muito bem, pegamos o CAT (aumentou, agora são 12 euros) e nosso hotel MERCURE GRAND HOTEL BIEDERMEIER WIEN, fica a uns 300 metros da estação. Vim andando mesmo.

  36. Outra coisa muito boa que identifiquei na estação do CAT, vc pode despachar suas bagagens lá e ir pro aeroporto já com o cartão de embarque, mas deve ser necessária uma antecedencia, como daqui estou indo pra Praga de trem e de lá de volta não perguntei, até porque estava bem cansado também.

  37. vou para Viena dia 30/06/14 e gostaria de saber se alguem sabe um hostel bom e barato perto do metro? obrigada

    1. Olá, Vania! Pesquise hostels em Viena no Hostelworld:
      http://www.brazilian.hostelworld.com/Hostels/Viena/Austria

  38. Olá Vania! Tem uma rede de hostels muito legal que é a Wombats City hostel, com 3 unidades, todas com metrô perto. Mas não se preocupe com isso, Viena é muito bem servida de transporte público. Boa viagem!

ATENÇÃO:
Desculpe, mas esta caixa está inativa e seu comentário não aparecerá. Estamos aprontando um novo Viaje na Viagem. No novo site a caixa de comentários voltará a funcionar. Obrigado pela compreensão!