Alter que enfim :-)

Alter-do-Chão, Pará

Anteontem finalmente preenchi a lacuna mais importante do meu currículo praieiro. Conheci pessoalmente a praia de rio mais famosa do Brasil, Alter-do-Chão, no Pará.

Alter-do-Chão, Pará

Alter-do-Chão, Pará

Eu já deveria ter vindo para cá em 2008, quando fiz uma maratona litorânea para compilar o guia 100 praias que valem a viagem. Na hora de decidir a praia a ver no Pará, acabei escolhendo a ilha do Algodoal. Fiz besteira; Algodoal é rústica e exótica, mas a praia tem aquele mar toddynho característico do Norte. Contrariando o título do livro, só vale a viagem se você estiver perto.

Alter-do-Chão, Pará

Já Alter-do-Chão é realmente outra história. A Ilha do Amor, principal praia do lugar — um banco de areia que emerge entre agosto e dezembro — fica rente ao centrinho, e é uma praia gostosíssima.

Alter-do-Chão, Pará

Alter-do-Chão, Pará

Alter-do-Chão, Pará

Seu maior trunfo, como todo mundo antes de mim já realçou, são as águas azuis do rio Tapajós. Daí vem o apelido Caribe amazônico — por oferecer as águas azuis que você não encontra no litoral nortista.

Alter-do-Chão, Pará

Alter-do-Chão, Pará

Mais do que a praia, porém, estou conferindo o que o Tony Gálvez apontou, e que não tinha visto em lugar nenhum: que Alter-do-Chão provavelmente proporcione a mais redondinha experiência amazônica, com possibilidade de hospedagem em conta e perrengues mínimos.

Alter-do-Chão, Pará

Alter-do-Chão, Pará

Enquanto isso, fiquem com esse pôr-do-sol marromenos…

Alter-do-Chão, Pará

Alter-do-Chão, Pará

Leia mais:

92 comentários

Apesar de ser paraense, não conheço Santarém/Alter do Chão. Mas, já estão na minha “wish list”! As fotos estão lindas, parabéns.

As cadeiras na água me deram uma impressão de farofada… A primeira vista, não gostei não…

    Poi pois, então : cadeiras n’água são o maior luxo possivel numa praia com água azul.

    Isso só é possivel em pouquissimos lugares
    onde não há ondas nem correnteza.

    Prá quem não experimentou ,até pode não ser o look mais bonito de ver, mas é o melhor de todos para usar .

Que bom aspecto, dá vontade de ir já!
By the way, parabéns pelo banner da booking.com, o meu site preferido de reservas 🙂

    Fato!

    90% das reservas de hotel que faço são pelo Booking.com, ultimatmente eu diria até 95%, e vou usar o link para o Booking no VnV.

    Também faço mais de 90% das minhas reservas com o booking, assim como o A.L. vou passar a utilizar o link do Booking aqui no VnV…

Esse lugar é maravilhoso! Estive lá em 2010 bem na época do Sairé. Adorei a festa! Sempre quero voltar, pena que moro no RS e a passagem pra lá é mais cara que pra Europa. O jeito é usar milhas. Agora Santarém….peloamordeDeus…que coisa horrorosa! Suja, esgoto aberto, fedida! É chegar, olhar o encontro dos rios e pegar o caminho pra Alter!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito