Visto para Dubai: como solicitar o seu (dica da Natália)

Dubai

De viagem à China, a Natália e o marido decidiram aproveitar a escala obrigatória em Dubai para permanecer na cidade por três dias. Em geral, conseguir o visto de turista para os Emirados Árabes não é algo complicado – a Emirates ou o hotel se encarregam dos trâmites:

Viajando a turismo, com a Emirates

A companhia aérea emite online o visto para passageiros que permanecem em Dubai por um período entre 96 horas e 30 dias. Regras e restrições no site da Emirates.

Viajando a turismo, por outra cia. aérea

O visto deve ser solicitado ao hotel. Nem todos os hotéis de Dubai prestam o serviço. Informações e link para lista de hotéis no site da embaixada dos Emirados Árabes Unidos.

O caso da Natália era outro: ela precisava de um visto de trânsito. Se estivesse voando de Emirates, era mais fácil: a embaixada informa que passageiros da companhia que estejam em trânsito devem se dirigir ao Dubai Stopover Counter, dentro do aeroporto, para fazer a solicitação do visto. Mas, como voava com outra cia. aérea, cortou um dobrado até descobrir o que deveria ser feito. Conta pra gente, Natália:

Tivemos uma oportunidade única de ir para a China a trabalho. Eu e meu marido resolvemos incluir Dubai em nosso roteiro por conta das opções de passagem que estavam disponíveis na época em que decidimos ir (outubro/2012).

Voamos British Airways a partir do Rio de Janeiro. Fizemos escala em Londres e depois Dubai. Como as companhias aéreas eram diferentes entre Brasil-Dubai e Dubai-Pequim, resolvemos ficar três dias em Dubai.

Alguns despachantes me garantiram que não precisava tirar visto para os Emirados Árabes (EAU), pois eu iria ficar apenas três dias, e que chegando em Dubai conseguiríamos tirar diretamente na imigração do aeroporto (modalidade chamada visto de trânsito).

Decidi investigar sobre essa obrigatoriedade do visto diretamente com a Embaixada dos EAU. A primeira funcionária que me atendeu me deu uma informação desencontrada, pela qual eu somente poderia tirar visto de trânsito se voasse pela Emirates. E que voando por qualquer outra companhia aérea, mesmo que permanecendo por menos de 96 horas, teríamos que tirar um visto de turismo. Só que, para tirar um visto de turismo, o viajante deve solicitar que seu hotel seja um patrocinador seu (chamado sponsor). Assim, caso o seu hotel ofereça esse tipo de serviço (atenção, pois nem todos os hotéis o fazem), você deverá entrar em contato com o mesmo e enviar uma série de documentos, devidamente digitalizados, incluindo cópia do seu cartão de crédito. Os hotéis costumam fazer um bloqueio no seu cartão, que no caso do meu hotel era a importância equivalente a R$ 5.000 (por pessoa) e em dez dias eles arranjam seu visto. Esse bloqueio é tipo um seguro. Após deixar os EAU, o hotel determina o seu desbloqueio junto à operadora do seu cartão de crédito.
Estávamos viajando para a Ásia sem planejamento prévio, então a opção de tirar esse visto de turismo era impraticável, pois não tínhamos esse tempo disponível! Imaginem como fiquei tensa?!

Então decidi ligar de novo, em outro horário, para a Embaixada, e fui atendida por outra funcionária que me deu uma informação diferente! Que era mais benéfica para nós (pois preenchíamos os requisitos) e que foi ratificada, via e-mail, pelo departamento de imigração e turismo de Dubai. 

Assim, os requisitos para que brasileiros possam tirar o visto de trânsito são:

  • passaporte com ao menos 6 meses de validade e com ao menos uma página em branco;
  • passar entre 8 e 96 horas em Dubai;
  • Dubai não pode ser seu destino final (as passagens devem ser Brasil-Dubai-outro destino. Não podem ser Brasil-Dubai-Brasil e não incluir outro destino após Dubai) e as passagens devem estar devidamente impressas e em mãos;
  • não precisa voar Emirates para conseguir esse tipo de visto (nós, por exemplo, fomos pela British); e,
  • tem que ter os vouchers do hotel de Dubai em mãos.

Quando chegamos ao aeroporto de Dubai, nos dirigimos à sala número 1 no setor de imigração (ela ficará à sua esquerda). Você deve mostrar todos os documentos indicados, e o agente de imigração solicitará que você se dirija a um dos balcões da empresa Marhaba e lhe instruirá para dizer que você já passou pela sala 1 e que está tudo certo com sua documentação. Além da Marhaba, existe um balcão de outra empresa que faz o mesmo tipo de serviço, mas como eu havia lido sobre essa empresa no site dos EAU aqui do Brasil, achei melhor fechar com eles. Mas, querendo, a pessoa pode fazer uma cotação e ver qual empresa oferece esse serviço mais barato.

Após ver toda documentação já citada, a funcionária da Marhaba irá solicitar que seja pago um valor (que inclui a taxa de imigração e o pagamento pelos serviços dessa empresa). Pagamos um total de U$ 400 (total para mim e meu marido), e conseguimos tirar o visto sem problemas. Note que poderíamos pagar em dólar americano ou em dihram. Pagamos em dólar, porque era a moeda que tínhamos.

E foi tudo tranqüilo. Passamos os três dias em Dubai e fomos para a China sem problema algum.

Na volta de Hong Kong para o Brasil, tivemos que passar por Dubai novamente. Sim, nós compramos Brasil – Dubai – Brasil pela British, Dubai – Pequim pela Air China e Hong Kong – Dubai pela Qatar Airways. Pode não parecer a melhor das decisões, mas foi tudo de última hora, então foi o melhor (e mais em conta!) que eu achei na época!

Quando chegamos de volta em Dubai, vindos de Hong Kong, passaríamos quase quinze horas aguardando o próximo vôo da British que nos levaria de volta ao Brasil. Nos dirigimos ao setor de imigração, fomos à sala 1 que falei acima, e depois fomos para o balcão da Marhaba para resolver o que precisávamos fazer (a idéia de ter que pagar outro visto, sendo que nem sairíamos do aeroporto me causava arrepios!). Chegando lá, expliquei a situação e a funcionária informou que não iríamos precisar tirar outro visto (até porque o terminal do próximo embarque era o mesmo!). Então só precisaríamos pagar uma taxa de U$ 85 para que um funcionário da Marhaba retirasse nossa bagagem (pois a esteira de bagagens era após o setor de imigração e nós não precisamos – nem poderíamos, sem um visto! – passar por ele) e despachasse diretamente com a British. Fiquei imensamente desconfiada e com medo de nossas malas não chegarem… mas tive que confiar… era isso ou tirar outro visto (que sairia muito mais caro, pois a Marhaba iria providenciar um hotel para justificar nossa estadia de 15 horas e que sequer usaríamos, pois não sairíamos do aeroporto)!

Fiquei mais do que feliz quando vi minha bagagem na esteira do Galeão aqui no Brasil! Pois é, mesmo parecendo um processo incomum e inseguro, a empresa é séria e funcionou perfeitamente conosco!

Obrigada pelo relato, Natália!

Leia mais:

111 comentários

Prezados preciso de um HELP. Sabem de alguns transfer privado de Abu Dhabi para Doha, no Qatar? É verdade que a fronteira esta fechada por questões diplomaticas

Ola pessoal só para fazer uma correção não é necessário mais visto para entrada nos Emirados. Abraço e show o trabalho que vocês fazem.

quando fui a dubai, me indicaram uma agencia de viagens de lá que fez para mim. Só mandei os documentos e foi bem simples, mas acho que tem que ser por lá mesmo.

Bom dia, estou planejando fazer um cruzeiro para Dubai pela MSC. em março de 2017, mas estou sem nenhuma informação sobre o visto para os Emirados. A MSC por mais que eu tente, não fornece informação seguro. Sempre no final informa que a empresa não se responsabiliza por nada. No pacto saimos de Guarulhos para Dubai pela Emirates. O pacote é por 7 noites. Vcs tem alguma informação.? Obrigada pela gentileza da atenção.

    Olá, Norma! Se você vai voar Emirates, pode pedir pela Emirates, não? Mas muito estranho que o vendedor do seu pacote não saiba informar…

    Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntródromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    É como a Bóia falou. Se vc vai voar de Emirates, então pode pedir o visto pelo site deles. As outras formas são mais complicadas, via hotel (que não é o seu caso) ou via agência de viagens.

    Norma, você conseguiu alguma informação? Estou no mesmo caso que você, mas viajo em Fevereiro. Ninguém informa ABSOLUTAMENTE NADA. Nem a agencia, nem a Costa Cruzeiros. Se puder me ajudar, eu agradeço.

    Meus pais vão fazer um cruzeiro pela MSC e eles mandaram todos os formulários por email. O visto é solicitado a uma agência de viagens de Dubai.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito