Flamands, St.-Barth

Caribe: que ilhas dá para combinar na mesma viagem?

Caribe: ilhas para combinar na mesma viagem

Muita gente pensa que o Caribe é como a Europa ou os Estados Unidos, cheio de companhias aéreas que ligam todos os lugares em vôos diretos ou com uma escala conveniente. Mas não é assim, não. Veja como combinar as ilhas do Caribe e como ir direto de uma para outra – quando for possível.

De Miami você voa para praticamente qualquer lugar do Caribe; Cidade do Panamá e San Juan de Porto Rico também são hubs importantes. Agora: vôos diretos de uma ilha pra outra são raros; só acontecem entre ilhas próximas.

Se o seu sonho é visitar muitas ilhas numa viagem só, existe um produto pensado exatamente pra você: os cruzeiros.

Mas se o seu sonho é fazer uma viagem convencional e rentabilizar a passagem aproveitando para dividir a estada entre duas ou, vá lá, três ilhas, aqui vão as alternativas logisticamente corretas.

Combinar Aruba + Curaçao (e/ou Bonaire)

É a combinação mais fácil de fazer saindo do Brasil. As duas ilhas são próximas e ligadas por muitos vôos diários; a viagem leva apenas meia hora.

As duas ilhas são complementares: Aruba é mais americanizada e tem praia ótima em frente ao hotel; Curaçao é mais européia e requer um carro ir às belas praias selvagens (e points de mergulho). A vizinha Bonaire é ligada por vôos diretos às duas ilhas maiores, e deve entrar no roteiro apenas de mergulhadores.

Como combinar: Compre passagem várias cidades ou múltiplos destinos, chegue por Aruba (Oranjestad-AUA) e volte ao Brasil partindo de Curaçao (Willemstad-CUR) – os voos são da Copa (escala na Cidade do Panamá) ou Avianca (escala em Bogotá).

Escolha um voo direto para ir de Aruba a Curaçao.

Anguilla

Combinar St. Maarten + St.-Barth e/ou Anguilla

St. Maarten é um hub regional: funciona como a “metrópole” de uma série de ilhas próximas: Antigua, Saba, Santo Eustáquio, Anguilla, St.-Barth. As que nos interessam são as sofisticadas St.-Barth (francesa) e Anguilla (britânica), que proporcionam um belo upgrade à plebéia (e simpática) St. Maarten.

Como combinar: existem voos para St. Maarten pela Copa (conexão na Cidade do Panamá) ou cias. americanas (conexão nos Estados Unidos) – as mais convenientes são American Airlines ou United (via Miami).

De St. Maarten a St.-Barth dá para ir de teco-teco (pela WinAir, 15 minutos arrepiantes) ou de barco (pela Voyager, 40 ou 75 minutos enjoados, dependendo de onde partir em St. Maarten).

De St. Maarten a Anguilla dá para voar com a Anguilla Air (10 minutos), ou de barco com a lancha rapida GB Express (25 minutos, saída próxima ao aeroporto) ou com o ferry-boat lento que sai de Marigot (45 minutos).

Barbados + St. Lucia ou Mustique

Barbados não é ligada por barco a nenhuma outra ilha, mas tem vôos para toda uma região de ilhotas-satélite. As duas mais bacanas são as ilhas de Santa Lúcia (montanhosa, verdíssima, com praias azul-marinho, pouquíssimo povoada e com hotéis de alto luxo) e Mustique (minúscula, ocupada por dois hotéis e casas de figurões — Mick Jagger entre eles).

Como combinar: Os voos mais curtos para Barbados são via Miami, com a American Airlines. A LIAT liga Barbados a Santa Lúcia e a outras ilhas. A SGV liga Barbados a Mustique.

Cancún + Havana

É uma combinação pouquíssimo lembrada (talvez porque Cancún e Cuba sejam destinos quase antagônicos) — mas é perfeitamente possível.  O vôo leva uma hora.

Compre uma passagem várias cidades Brasil-Cancún-Havana-Brasil ou faça o voo direto entre Cancún e Havana com a Interjet. Leva cerca de 1 hora.

Usando hubs

Miami

Miami é ligada a praticamente todas as ilhas do Caribe, possibilitando as combinações mais malucas. Note, porém, que as combinações mais malucas tendem a ser as mais caras, então não viaje muito na maionese.

O mais sensato é combinar a própria Miami com ilhas próximas como Grand Cayman, Turks & Caicos, Ilhas Virgens Americanas, Ilhas Virgens Britânicas ou Bahamas. (Para as Bahamas, há cruzeiros saindo todos os dias.)

Miami também fica interessante combinada com Cancún.

Atenção: se quiser aproveitar para fazer compras, deixe Miami para o final.

Cidade do Panamá

Com vôos para Cancún, Punta Cana, St. Maarten, Nassau (Bahamas), St. Maarten, HavanaAruba, Curaçao, San AndrésCartagena, a Cidade do Panamá é o maior hub para o Caribe próximo do Brasil (com saídas de São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Recife e Porto Alegre).

A Cidade do Panamá é uma boa parada para compras (deixe para o final). Qualquer combinação entre esses destinos é possível com troca de aviões na Cidade do Panamá (mas há vôo direto entre Cartagena e San Andrés). Algumas combinações envolverão pernoite na capital panamenha.

Bogotá

A Avianca voa a Cartagena, San Andrés, Aruba e Curaçao. Voando a Bogotá você pode ir a Curaçao e voltar por Aruba (voando entre as duas por uma cia. local), ou ainda fazer Bogotá-Cartagena-San Andrés-Bogotá usando passagem na modalidade várias cidades ou múltiplos destinos.

Leia mais:


Praias do Brasil e do Caribe, mês a mês


Guias de praias: Caribe

Passagens mais baratas no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

302 comentários

Oi pessoal,

Preciso tirar uma dúvida… Na minha viagem de lua de mel vamos para Punta Cana (16.11.2013 e torcendo para que todos os furacões tenham ido embora). Gostaria de saber se dá pra conciliar Punta Cana com mais alguma praia do Caribe?

Desde já, agradeço pela ajuda!

Renata

    Olá, Renata! Só usando Miami como hub. Daí você pode combinar com o que quiser. Mas não é economicamente interessante. Veja as combinações que indicamos, são as mais factíveis.

Amigos, boa tarde ….
Alguém sabe dizer se há alguma ilha próxima a San Andres que valha a pena? Gostaria de passar um dia, pegando um vôo ou barco no início da manhã e retornando no final do dia …
Abraços a todos
Alexandre

    Olá, Alexandre! Sim, há a ilha de Providencia. Há passeios vendidos em San Andrés.

Olá pessoal, me chamo Reginaldo Alves. Em julho deste ano (2013) irei para República Dominicana (San Domingos e Punta Cana) e depois para o Panamá. Gostaria de saber se é possível incluir mais algum país que esteja pelas proximidades. Quem sabe Porto Rico (embora fiquei sabendo que necessita de Visto Americano, uma vez que seria um “pedaço” dos EUA)? Alguém sabe se do Panamá ou da República Dominicana é possível conhecer alguns outros países utilizando-se de Ferry Boat?

Atenciosamente,

Reginaldo Alves

    Olá, Reginaldo! Para Porto Rico você precisará de visto. Não há transporte de passageiros com ferry boat em praticamente nenhum lugar do Caribe. Há muito o que ver na República Dominicana e no Panamá, você dificilmente terá tempo de esgotar esses dois países e ainda partir para outros.

Olá,
estou lendo e relendo os posts sobre o Caribe, e cada vez mais fico tentado a incluir mais um destino no meu roteiro de 20 dias, o que é contra a minha política, o meu negócio é viajar SLOW… Estou pensando em um Caribe um pouco heterogênio, algo como Cartagena( história e cultura), Rivera Maia ( pra minha esposa que gosta de uma pitada de agito) e algo de cair o queixo, como Los Roques. O que acha, Bóia? Em 20 dias fica muito complicado? Alguma sugestão de algo que inclua um pouco de história,sossego e um pouco de agito noturno? Obrigado

Boa noite a todos,

Bom, já dei vários pitacos aqui em dúvidas sobre Curaçao, pois já estive lá duas vezes. O fato é que estou voltando para lá (é, eu realmente me apaixonei por Curaçao 😉 ) e dessa vez estou pensando em “dar um pulo” em Bonaire.
Então é minha vez de perguntar: é possível (e viável) pegar um voo ou barco para passar o dia em Bonaire e voltar no fim da tarde/noite?
Me lembro de ter ouvido alguém falar aqui que era complicado fazer reserva de voo antecipada (ainda no Brasil) porque a companhia aérea lá – DAE salvo engano – pede uma imagem escaneada do cartão de crédito. Realmente, se for esse o caso fica complicado. Então a dúvida é, tem como simplesmente chegar no aeroporto pela manhã e comprar a passagem? E como fica a volta?
E de barco, compensa o tempo gasto na viagem entre as ilhas?
Desde já agradeço

    Olá, Lucila! O Ricardo Freire recomenda a Insel Air no post! Note que ir a Bonaire só vale a pena para quem mergulha.

    Obrigadíssima!
    É, acho que não é o caso mesmo… até porque ainda estão faltando alguns (ótimos) pontos de mergulho em Curaçao.
    Bom, pela primeira vez estou fazendo tudo pela decolar.com (aéreo e terrestre). No fim do ano passado reservei o hotel com eles em Caratagena e deu super certo, mas o aéreo foi direto pelo site da Avianca, assim como nas duas outras ocasiões em que estive em Curaçao.
    Falando nisso, ainda está em tempo: esse aéreo para Curação via Guarulhos está realmente em conta para essas datas (US$ 553, ida e volta pela Avianca) no site da Decolar. Quem puder aproveite; da minha parte posso dizer: nunca paguei tão barato.

Olá, gostaria de saber se a combinação Cancún e Bahamas é muito complicada!!! Essas combinações queimam a nossa mufa!! rsrs

    Olá, Kleber! Você pode combinar usando Miami como hub, mas essa dobradinha não tem muito por quê 🙂

Ola, queria MUITO opiniões qto ao roteiro que tenho “queimado a pestana” rsrs, vale a pena todo deslocamento??
(Já fizemos Cruzeiro, nao queremos mais, sei que são distantes, mas temos mais de 20 dias pra fazer td isso …)
GRU – BOGOTÁ (milhas TAM )- PERNOITE
BOGOTÁ – ARUBA 4 NOITES
ARUBA – CURAÇÃO 4 NOITES
CURAÇAO – ST MAARTEN – 4 NOITES
ST MAARTEN – BARBADOS – 4 NOITES
(trechos entre caribe já cotados, total R$1500 por pessoa para ir de uma pra outra)
BARBADOS – GRU- milhas Gol

Muito obrigada!!!

    Olá, Fabiane! Conforme o Ricardo Freire escreveu, há combinações que dão certo e outras que não dão. St Maarten a Barbados só via Miami. Você vai perder um dia de deslocamento entre as ilhas e vai sacrificar 1/4 de suas férias. As passagens entre as ilhas não são grátis. Siga as nossas recomendações no post.

Boa noite ,estou de ferias em abril e farei aruba e curacao onde mais poderia ir? Gostaria de incluir mais um destino na minha viagem e se possível sua sugestão.obrigada !

    Olá, Nallia! Aruba e Curaçao já está de bom tamanho! Se fizer mergulho, vá também a Bonaire.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito