Travessia dos Andes: até junho, prefira ir de Mendoza a Santiago

Ônibus Santiago-Mendoza

O trajeto de ônibus entre Santiago e Mendoza não é uma viagem rodoviária qualquer. As paisagens sempre impressionantes fazem das seis horas de estrada um super passeio. Por isso mesmo, escolher um horário diurno é fundamental — o que, nos próximos meses, só será possível no sentido Mendoza-Santiago. Veja o alerta enviado pela Patricia:

Pessoal, seguindo as preciosas dicas deste site, vou a Santiago, Mendoza e Buenos Aires no final de março. Um dos pontos altos da viagem seria, para mim, justamente o trecho de ônibus entre Santiago e Mendoza. No entanto, parece que tal expectativa será, de certa forma, frustrada e resolvi dividir a informação aqui com outros eventuais interessados.

A estrada que liga Santiago e Mendoza estará em obras a partir de 7 de janeiro de 2013, com duração prevista de 5 meses. Nesse período, o tráfego Argentina-Chile será feito durante o dia, e o inverso, à noite. Ou seja, pra quem ainda não comprou passagens de avião, reservou hotel etc., e quiser ver esta paisagem linda das fotos do Riq, o mais indicado é ir de Mendoza a Santiago. Eu, aparentemente, precisarei de uma lanterna bem potente!

Obtive a informação num fórum do Trip Advisor que, por sua vez, dá o link para uma notícia. E os horários disponíveis no site da Andesmar e da Cata confirmam (foi o que me instigou a procurar os motivos). O ideal é ir acompanhando… De repente, até lá, os prazos das obras são cumpridos ou até terminam antes, hein?! 😉

Obrigada pelo aviso, Patrícia!

A alteração no tráfego vai acontecer para obras de repavimentação dos Caracoles, realizáveis apenas fora do período de inverno. Entre 8 e 19h os veículos podem passar na fronteira no sentido Mendoza-Santiago. Entre 20h e 7h, no sentido Santiago-Mendoza. Nesses períodos, as vias do chamado Camino Internacional Los Andes-Mendoza funcionarão como mão única.

O leitor Russel foi pego de surpresa e decidiu fazer o trajeto de avião:

Como já tínhamos tudo planejado para chegar à tarde em Mendoza (horário normal do ônibus), ia ficar complicado viajar durante a noite e chegar 4 horas da manhã, sem ter hotel onde ficar e depois de uma viagem longa de ônibus (e cansativa, porque parece que as filas da imigração estão longas, ou seja, o sono ia ficar complicado).  Já que vamos pegar o passeio para ir de Mendoza até a Alta Montanha (Puente del Inca, Aconcágua, etc), conseguiremos ver a paisagem de qualquer maneira.

Valeu, Russel!

Leia também:

Paisagem na janela: de Santiago a Mendoza de ônibus

Primeira viagem: roteiro dia a dia em Santiago do Chile

Todas de Mendoza no Viaje na Viagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


198 comentários

meu Vôo de volta é de córdoba. Então sairei de carro???? de córdoba para Mendonza e de lá pegarei um ônibus para atravessar a cordilheira e de Santiago pego um avião de volta para córdoba. É isso? essa é a melhor proposta?

    Olá, Leo! Existe um vôo diário entre Santiago e Córdoba, pela LAN. Veja quanto custa antes de programar essa viagem.

    De Mendoza a Córdoba são 11h30 de ônibus.

    Dica: não compre passagem aérea a um lugar que você não vai conhecer. A economia raramente compensa. Se você quisesse visitar Pernambuco, compraria passagem aérea só até a Bahia?

Olá, Vamos para Mendoza em julho agora e um guia disse que dá pra voltar para Santiago pela estrada. Por favor, Você recomenda?Acha seguro por causa do tempo ou você recomenda voo? Obrigada, Jacqueline

    Olá, Jaqueline! Recomendamos ônibus. Você não conseguirá alugar um carro só num sentido, entregando em outro país.

Olá ,
Vou com meu marido no dia 4/7/14 até dia 12/7 para Santiago e gostaríamos de ir para Mendoza de carro. Porque vc nao recomenda?
Nesta época dá para ir a Valparaiso e Vina del mar?

grata

att
Paula

    Olá, Paula! Dá para ir a Valparaíso e Viña, mas não pense em praia, é inverno. A viagem pelos Andes, ainda mais no inverno, quando são necessárias correntes, requer uma destreza que dificilmente um motorista não acostumado com o trajeto terá. A passagem pela aduana, na ida e na volta, é demoradíssima para quem passa com carro alugado.

Pessoal,

Estou pensando em fazer o “Passeio da Montanha” no dia 16/05/14, gostaria de algumas dicas como: que roupas/calçados usar, é preciso levar alimentos, qual empresa devo procurar para contratar o serviço em Mendoza, etc…

    Olá Marcelo.

    É bom levar agasalho, dos pesados. Faz um frio danado por lá, e o vento forte aumenta a sensação de frio.
    Tem várias trilhas que vc pode fazer, dependendo da sua condição física e disponibilidade de tempo. Então, talvez seja interessante levar algumas “guloseimas” para prevenir. Só não esqueça da água! Usando tênis dá pra encarar tudo numa boa.

    Quando fui, usei os serviços do Juan Ferrari ([email protected]). Um cara 100%, muito tranquilo, amável, educado, fala um bom português e é bem confiável.

    Espero ter ajudado.
    Boa viagem!

    Olá Osmar, obrigado pelas dicas.
    Tem muito tempo que vc foi?
    Fez algum passeio específico ou o tradicional(até onde vai o carro)?
    Contratou os serviços do Juan lá em Mendoza?
    Qual a duração do passeio?
    Desculpe a quantidade de perguntas, mas é pq sou marinheiro de 1ª viagem (rsrsr).

    Grato.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito