Sul da Bahia: 4 roteiros a pé (dica da Kathleen)

  • 0
Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Travessia Praia do Espelho

Início da travessia Espelho-Caraíva

A viagem da Kathleen ao sul da Bahia foi do jeitinho que a gente gosta: mais pé na areia e menos pé na estrada. Em vez de se preocupar em arranjar passeios organizados, fez os seus próprios tours a pé. Foram quatro roteirinhos entre as praias de Trancoso, Arraial d'Ajuda, Caraíva e Espelho. A inspiração saiu de um post do Comandante lá de 2007 -- VnVintage mrgreen Quem se lembra do Rali a pé? A Kathleen apresenta a sua versão:

Cheguei agora de Trancoso e aproveitei muito o guia de praias da Bahia e uns relatos antigos do Ricardo sobre rali a pé que foram muito inspiradores. Sempre que possível gosto de conhecer os lugares caminhando. Vendo por aqui que era possível, fizemos alguns trechos de caminhada e mais alguns (ficamos hospedados em Trancoso mesmo):

1. Do Quadrado (Trancoso) a Itaquena e Nativos

Itaquena | foto: Kathleen

Itaquena

Ponta do Itapororoca | foto: Kathleen

Ponta do Itapororoca

Itaquena é uma praia bem deserta e de mar calmo, seguindo pela direita da Praia dos Coqueiros. Para chegar lá se passa pela Praia da Pedra Grande e fica depois da Ponta de Itapororoca (piscinas naturais, mencionada aqui no guia). Duração: +- 1h30 o trecho Quadrado -> Itaquena. Não marquei o resto. Almoçamos no Estrela D’Água na praia dos Nativos (mencionado no guia): o melhor bobó de camarão e farofa de banana da viagem.

2. Do Quadrado (Trancoso) à Praia do Mucugê (Arraial d'Ajuda)

Rio da Barra

Rio da Barra

Praia de Taípe a caminho de Pitinga | foto: Kathleen

Praia do Taípe, a caminho de Pitinga

Praia de Taípe | foto: Kathleen

Praia do Taípe

Foi maravilhoso, mas a sensação é de ter andando bem mais que uns 12km, né? smile Fizemos em 2h40 (e felizmente foi tranqüilo passar aquelas pedras), sem contar nesse tempo uma parada na Praia da Pitinga para andar de caiaque (R$ 25 para 2h30min) e tomar algo na Barraca do Faria. Achamos a Praia de Pitinga a mais bonita e melhor para banho de Arraial d’Ajuda. Almoçamos no Portinha. Vale muito a pena mesmo, ótima variedade para o preço. Voltamos de van para Trancoso.

3. Da Praia do Espelho a Caraíva

Entre a Praia do Espelho e Caraíva | foto: Kathleen

Entre a Praia do Espelho e Caraíva

Praia de Jacema - Satu

Praia de Juacema

Praia do Espelho | foto: Kathleen

Praia do Espelho

Caraíva | foto: Kathleen

Caraíva

Fizemos uma parada na belíssima praia de Juacema, ficamos impressionados com a beleza do lugar. Tem falésia, tem encontro de rio com mar, tem areia preta, tem águas calmas e estava deserta. Almoçamos no Boteco do Pará lá em Caraíva, aqui mencionado, para aproveitar a beira-rio. Duração da caminhada Espelho -> Caraíva: 2h20.

4. De Araçaípe a Pitinga (ambas em Arraial d'Ajuda)

Praia da Pitinga | foto: Kathleen

Praia da Pitinga

Fomos conhecer a famosa barraca do Sting de van a partir de Trancoso. Agora há umas outras opções bonitinhas de barracas próximas também, mas gostamos mais do mar da praia de Pitinga e aproveitamos para caminhar até lá. Não lembro a duração da caminhada. Voltamos de van para Trancoso (em Pitinga há como pegar van para o centro e de lá para Trancoso).

Em relação aos bares de praia em Trancoso, gostamos muito da estrutura do Estrela D'Água e do Villas de Trancoso principalmente. Na Praia dos Coqueiros, ao lado da Barraca do Jonas mencionada no guia tem a da Lucia do Espelho também com bom atendimento.

No Quadrado, o Portinha continua sendo o restaurante mais em conta, mas o Portinha de Arraial d'Ajuda é um pouco mais variado. O Cantinho Doce é uma graça e tem música ao vivo. Achamos o El Gordo bem vazio, mas a vista é bem bonita. Fomos também no O Cacau, no Silvana, no restaurante do Villas de Trancoso... achamos o ambiente do Pára-Raio parecido com o do Palaphyta Kitsch no Rio.

Como gostamos de caminhar, só alugamos carro um dia para ir ao Espelho e não nos arrependemos em nada de ter caminhado tanto! Foi muito bom!

Obrigada, Kathleen!
(Relato de 2013)

Leia mais:

40 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Rosa Bsb
Rosa BsbPermalink

O bom desse roteiro é que dá pra comer sem culpa, porque as calorias são gastas nas caminhadas!

Kathleen
KathleenPermalink

É verdade Rosa, caminhando assim nao precisamos moderar na tradicional farofa de banana!

Filipe Morato Gomes
Filipe Morato GomesPermalink

Que saudades, faz alguns anos que não vou ao sul da Bahia. Trancoso e Arraial nem vale a pena referir - já toda a gente conhece -, mas lembro bem da pequena Caraíva, que achei encantadora com as suas ruas de areia (ainda será assim?). Tenho aqui 4 bons motivos para voltar à Bahia. Obrigado Kathleen!

Kathleen
KathleenPermalink

Filipe, Caraíva mantem as ruas de areia e o aspecto rústico sim! Mas os restaurantes aceitam cartão de crédito.
A maior surpresa foi a praia de Juacema/Satu, muito bela, entre a Praia do Espelho e Caraíva. A melhor forma de chegar lá é saindo de Caraiva, atravessar o rio de canoa e caminhar na orla acredito que uns 50min. Vale a pena!

Kathleen
KathleenPermalink

Muito honrada em ter meu comentário transformado em relato por aqui, obrigada! O viajenaviagem é sempre meu ponto de partida para organizar viagens e na hora de recomendar um site de pesquisa sobre viagens para amigos.
E esse rali a pé abriu mais os horizontes sobre caminhadas, afinal é sempre possivel caminhar um pouco mais! hehe
Obrigada pessoal,
Kathleen

Kathleen
KathleenPermalink

Enviei para o email redacao arroba algumas fotos que tirei das praias (=

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kathleen! Recebemos, muito gentil você!!!

Já já a Mariana edita. Obrigada!

Kathleen
KathleenPermalink

adorei, obrigada!

Fábio Pastorello
Fábio PastorelloPermalink

Que legal, também adoro caminhar e não resisto a querer sempre descobrir o que tem depois daquela viradinha no final da praia. Essa região da Bahia ainda deve render boas caminhadas. Valeu, Kathleen.

Flavia M Simonsen
Flavia M SimonsenPermalink

fizemos a caminhada espelho caraiva onde permanecemos 2 dias e seguimos as recomendações do Ricardofreire publicadas na revista Viagem e Turismo, foi muuuiiito bom!!! Valeu.

GABRIELA
GABRIELAPermalink

Olá, gostaria de uma dica. Qual a praia que mais se parece com Trancoso e Jericoacoara entre as opções: Morro de São Paulo, Porto de Galinhas e Pipa? Gosto de praia com centrinho bem rústico, bicho grilo e bons restaurantes. Podem me ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabriela! Pipa é mais assim.

GABRIELA
GABRIELAPermalink

Obrigada!

lucia maria de f ferraz p leite

Estou vendo uma viagem para a Africa do Sul com a operadora Safari 365. Como não encontrei muita coisa sobre eles, salvo um único comentário (muito favorável, por sinal) no TripAdvisor, estou escrevendo para saber alguma coisa.

obrigada, Lúcia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lucia! Esse post é sobre o sul da Bahia! Veja como pesquisar a reputação de serviços na Internet: http://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas/

Lu
LuPermalink

Oi, Kathleen,
Adorei o seu relato! Fiz uma caminhada de 1 semana há muuuuuuitos anos entre Arraial e Prado e amei. Nunca mais voltei. Imagino q esteja tudo mto diferente, mas, em particular, Caraiva e Espelho foram os lugares mais bonitos naquela época. Adoraria voltar! Já soube q tem pousadas super charmosas nesses 2 lugares. C/esse seu relato, fica bem + fácil (e + barato) programar voltar p/Trancoso e de lá fazer as caminhadas. Vou bookmarcar!

Kathleen
KathleenPermalink

Nossa, que bacana, Prado é bem mais embaixo! Tenho vontade de conhecer essa outra parte do sul da Bahia. Deve ter sido uma super aventura essa que voce fez! Olha, obrigada, eu adorei ficar hospedada todas as noites em trancoso, ficamos 8 dias. Ai nos dias que nao foram essas caminhadas ficamos pelas praias de trancoso mesmo, que achei melhores para banho, com menos gente, do que as de Arraial D'Ajuda. Gosto pessoal mesmo, adoro ficar em uma praia mais tranquila e com mar menos agitado. Aquela praia de Taipe das falesias é muito bonita, mas o mar estava mais agitado que as outras, so lá na Praia da Pitinga em Arraial que volta a ficar tranquilo. Enquanto Trancoso tem o charme do quadrado a noite, em Arraial tem o charme do Mucuge, ambos estao uma gracinha. A praia do espelho é maravilhosa mesmo, as barracas sao muito confortaveis e bem decoradas. Nao cheguei a ver precos de hoteis por lá. Quando for se programar para voltar leve o mini-guia do Ricardo sobre as praias da Costa das Baleias e do Descobrimento, esta bem legal viu!

Deuseana Barbosa de Souza

Acabei de chegar de Trancoso e na minha opinião o melhor bar de praia é o da pousada Etnia na praia de Itapororoca. Chic nos detalhes, atendimento impecavel,comida deliciosa e o melhor custo beneficio de Trancoso. Conheço os outros bares de praia mencionados pela Kathleen e garanto que vcs não se arrependerão de passar um dia no bar da Etnia.

Kathleen
KathleenPermalink

Que legal Deuseane, esse bar de praia eu não conheci. Fica para uma proxima!

Rogério
RogérioPermalink

Alguém sabe informar se é possível ir da Praia do Espelho para Trancoso pela praia? Se for possível, em quanto tempo mais ou menos? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rogério! São 16 km. É preciso atravessar o rio dos Frades na maré baixa. O trajeto só é possível num sentido, não dá para ir e voltar no mesmo dia por conta tanto do esforço físico quanto da maré.

Kathleen
KathleenPermalink

Tambem fiquei com essa vontade Rogerio, quem sabe em uma proxima viagem. Fiquei na duvida de como seria essa travessia no Rio dos Frades, fora a incerteza de como retornar da Praia do espelho para Trancoso, já que como a Boia comentou, não é possivel ir e voltar andando no mesmo dia. Depois descobri que de nova caraiva para praia do espelho passa um onibus (ressalto que a parada é bem distante da praia, na entrada de um condominio), se for do seu interesse se informe se ele vai de lá para Trancoso e os horarios, ai voce fica com uma alternativa de retorno do espelho.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kathleen e Rogerio! São 4 km entre a portaria do Outeiro das Brisas e a praia. Não dá para usar esse esquema para ir e voltar no mesmo dia. Só dá para ir ao Espelho de ônibus de linha se você pernoitar por lá.

Kathleen
KathleenPermalink

Obrigada Boia, acabei nao medindo essa distancia da portaria ate a praia, é muita coisa mesmo!

Carmen
CarmenPermalink

Tenho lembranças ótimas das praias de Arraial d'Ajuda e Trancoso. Momentos divertidos que passei com meu marido e filho no Rio da Barra. Nós estávamos andando da praia dos Nativos pra lá.
Adorei issas fotos (boas e lindas saudades...)

Sabrina
SabrinaPermalink

Adorando os relatos sobre Trancoso. Mas pelo o que pude entender é basicamente uma viagem para quem dirige não? Apesar dos relatos desses passeios a pé, fica difícil com idosos ou para algumas praias. Existem alternativas de transporte por lá?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sabrina! Pode-se descer do Quadrado às praias de táxi, marcando a hora para voltar.

paula
paulaPermalink

Ola Boia..qual pousada indica em arraial..simples e boa..sua indicação de Jeri foi certeira!!! rsrs
Obrigada
Paula
viagensinviagens.blogspot.com.br

Leonardo
LeonardoPermalink

Olá Kathleen, pretendo viajar sozinho por 5 dias em Trancoso, em meados de Junho. O que vc sugere de passeios, restaurentes e eventos na região que não posso deixar de visitar? Obrigado

Edson
EdsonPermalink

Boa Tarde, estarei indo para ARRAIAL D'AJUDA no feriado de 15 de novembro e vou ficar na POUSADA TORORÃO. Vi na internet alguns comentários de que ao lado desta pousada há uma boate e que prejudica os hóspedes da TORORÃO na hora de dormir. Vi também na internet um comentário de que os quartos desta pousada ficam no fundo e o movimento da Rua Mucugê não prejudica na hora de dormir. Gostaria da opinião de quem já esteve nesta pousada recentemente. Agradecendo desde já a atenção

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Edson! Não temos comentários de leitores sobre a Pousada Tororão, mas você pode ver relatos de ex-hóspedes no Booking.

Edson
EdsonPermalink

Obrigado.

Sheila
SheilaPermalink

Ola navegantes! Fantástica a caminhada por praias tao lindas. Pretendo ir este mês ficando uns 15 dias na região. Mas alguem saberia informar sobre a segurança nas praias durante a caminhada? E para fazer camping selvagem nas praias sabem se ha alguma restrição e se seria seguro? Obrigada! wink

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sheila! Não dá para garantir a segurança, não. Você andará por vários trechos desertos e estará, sim, vulnerável para a ação de espertinhos. Não aconselhamos acampar.

Michele
MichelePermalink

olá
Vou ficar 4 dias em Trancoso e 8 no Arraial D'Ajuda, será que vale a pena ficar uns dias em porto seguro centro perto da praia do cruzeiro?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Michele! Se você gostar de Trancoso e do Arraial, provavelmente não goste de Porto SEguro.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2012/12/praias-bahia-santo-andre-porto-seguro-arraial-ajuda-trancoso-espelho-caraiva-corumbau-cumuruxatiba-prado-abrolhos/

Michele
MichelePermalink

valeu obrigada pela dica smile

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Ainda tem dúvidas?

Clique e leia nosso post mais atualizado sobre este destino:

Guia de Praias: Sul da Bahia