Vacina contra febre amarela: quem pode viajar sem tomar?

Certificado Anvisa

Nem todas as pessoas podem ser vacinadas contra a febre amarela. Era o caso da Fernanda: o remédio que precisa tomar diariamente está entre as contra-indicações. Ainda bem que ela descobriu como viajar mesmo assim. Diga lá, Fernanda:

Vim aqui relatar caso algum outro viajante passe pela mesma situação que eu. Eu não posso tomar vacina da febre amarela devido a uma medicação que tomo diariamente. Já tinha me conformado que nunca poderia viajar para Ásia ou alguns países mais complicados da América Latina.

Pesquisando essa semana descobri que existe um jeito! Eu acabei de voltar da Anvisa com um “Certificado de Isenção de Vacinação”, que deve ser mostrado com o passaporte para os países que exigem a vacina da febre amarela!

Tive que apresentar atestado médico com endereço completo e telefone do médico, carimbo, CRM e assinatura, falando o motivo por que não posso tomar a vacina. Lá no computador da Anvisa dei uma olhada rápida e tem 6 motivos para receber essa isenção, entre eles gravidez e o meu caso: “vigência de terapêuticas imunodepressoras”.

Foi rapidinho e não paguei nada! Eles imprimiram essa isenção no mesmo papel que imprimem o Certificado Internacional de Vacinação. Tomara que dê tudo certo!

Vai dar, Fernanda! Obrigada pelo relato.

A vacina contra febre amarela não pode ser aplicada em mulheres grávidas; bebês com idade inferior a 6 meses; pessoas em tratamento com corticóides, quimioterapia ou radioterapia; pessoas alérgicas a componentes da vacina; portadores do vírus HIV.

ATUALIZAÇÃO

Ficou mais simples emitir esse certificado de isenção. Não é mais necessário ir à Anvisa. O modelo do certificado internacional de isenção pode ser baixado nesta página do site da Anvisa e deve ser preenchido pelo seu médico. Simples assim.

Leia mais:

Passagens mais baratas no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Mondial Assistance

Aluguel de carro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Aluguel de carro na Rentcars em até 10 vezes no Brasil

Passeios e excursões com a Viator

108 comentários

Estou indo pra Amazonia e tambem nao posso tomar a vacina. Alguem que ja foi pra Amazonia teve a cobranca da verificacao da carteira de vacinacao? Estou com medo de chegae la e ser impedida de ficar.

    Olá, Danielle! Não há nenhum controle doméstico de carteira de vacinação.

Ta hora de acabar com esta obrigatoriedade de tomar vacinas. eu particularmente não confio em vacinas nenhuma. O planeta terra foi feito para os animais caminhar nele. Cada um que cuide de si.

A explicação sobre as duas formas de se emitir o certificado de isenção está corretissima! Meu médico preencheu a mão e carimbou um modelo impresso pela internet. Levei ao posto da Anvisa no Galeao e não foi preciso nenhuma chancela adicional, ou seja, nem era preciso ir ao posto.

Super útil essa informação! Tenho doença auto-imune e essa vacina pode fazer um estrago em mim! Vou viajar para a Colômbia e estava morrendo de medo de tomar, nem sabia como ia fazer.
Orbigada, Fernanda!

Olá Fernanda! Muito obrigada pela informação, estava preocupada se teria de parar a medicação para tomar a vacina.

Pessoal
Para viagem na america do sul, vale somente a carteirinha de vacinacao constando a vacina de febre amarela, ou de fato tem que se tirar o certificado de vacinacao internacional. Alguém já precisou em viagens no Mercosul, mas precisamente colômbia? Quando fui ao peru , nao me pediram NADA sobre isso.

Verdade na Rússia näo me pediram também, mas na Tailândia, eu tive que voltar para uma outra fila para apresentar o certificado e pegar um carimbo de saúde deles, entäo é melhor prevenir.

    Ana

    Neste caso vc viajou com o certificado de vacina ou com o certificado de isenção?

Vai dar tudo certo sim… Minha filha tbem toma imunossupressores e a Rússia exige certificado de febre amarela dos brasileiros. Fizemos este mesmo procedimento. Nem pediram na alfândega.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito