Da Itália à Côte d’Azur com baldeação em Ventimiglia

Passagem Ventimiglia-Nice

Informações atualizadas em novembro de 2014

Em dezembro de 2014, o Sul da França e a Itália voltam a ter uma ligação direta de trem pela costa: entra em operação a rota da Thello entre Marselha, Nice, Gênova e Milão, com um trem por dia, saindo no meio da tarde e chegando no fim da noite. Saiba todos os detalhes neste post.

Em outros horários, no entanto, você vai precisar fazer uma baldeação em Ventimiglia (ou Ventimille, como os franceses chamam). Esta cidadezinha litorânea italiana está na bem na fronteira, e serve como baldeação entre as linhas regionais francesa (moderna) e italiana (antiga).

Para ir da Itália para a Côte d’Azur em horários não servidos pela Thello, basta comprar a passagem até Ventimiglia. Lá você desce, entra na fila da bilheteria e compra passagem para o próximo trem a Nice (ou Mônaco, ou Antibes, ou Cannes).

Vindo da França, a mesma coisa. Compre na hora sua passagem a Ventimille para chegar a tempo de pegar sua conexão italiana.

Trem italianoTrem italianoBilheteria em Ventimiglia

Quando comprar a passagem?

O trecho italiano, comprável na Trenitalia (selecione “Tutti i treni”), oferece tarifa descontada (“economy” e “super economy”) para quem comprar com antecedência (60 dias ou menos). Além disso, comprando pela internet você já vem com lugar marcado e não corre o risco de viajar de pé. Alguns horários, porém, operam com trens regionais; nesses você só conseguirá comprar online com uma semana de antecedência.

O trecho francês é comprável na SNCF, mas a antecedência não vai valer grande economia, não. Não há reserva de assento no TER regional francês. Se você embarcar em Ventimiglia, pegará o trem vazio e escolherá lugar. Na direção contrária, se pegar o trem em Cannes ou Nice ou Mônaco, talvez precise viajar em pé por uma ou duas estações (sempre tem sobe e desce, então um lugar aparecerá).

Quanto tempo leva a viagem?

Se você não sair de Gênova, será mais demorada do que você imagina.

Saindo de Gênova: 2h12 a Ventimiglia + 48min a Nice (ou 24min a Mônaco, ou 1h20 a Cannes)

Saindo de Milão: 4h a Ventimiglia + 48min a Nice (ou 24min a Mônaco, ou 1h20 a Cannes)

Saindo de Florença: 6h10 a Ventimiglia (baldeação em Milão) ou 7h03 a Ventimiglia (baldeações em Pisa e Gênova) + 48min a Nice (ou 24min a Mônaco, ou 1h20 a Cannes)

Saindo de Roma: 7h46 a Ventimiglia + 48min a Nice (ou 24min a Mônaco, ou 1h20 a Cannes)

Saindo de Veneza: 7h17 a Ventimiglia (baldeação em Milão) + 48min a Nice (ou 24min a Mônaco, ou 1h20 a Cannes)

Ou seja: se você está em Roma ou Veneza, pegue um avião a Nice para não perder o dia todo no trem.

Négresco

Quanto custa?

O trecho Milão-Ventimiglia custa 9 euros na tarifa super economy e 19 euros na economy (tarifa base: 28 euros). O trecho Gênova-Ventimiglia custa 13,20 euros no regional e entre 9 e 18 euros no InterCity. De Florença a Ventimiglia sai 30 euros via Pisa e Gênova. De Roma a Ventimiglia no Intercity sem baldeações sai a 19 euros na economy. De Veneza a Ventimiglia via Milão pode sair desde 28 euros.

De Ventimiglia a Nice sai entre 7,30 euros na tarifa normal e 5,80 euros na descontada.

Cuidado com o horário de chegada a Ventimiglia. O último trem sai entre 21h47 e 23h17, dependendo do dia. Não arrisque ter que passar a noite na estação…

Não dá para fazer esse trecho no trem noturno?

Não. O antigo trem noturno que ia de Milão a Barcelona pelo sul da França não existe mais há muito tempo.

Acredite, é uma notícia boa para você. Noites em trem são bem menos legais do que você imagina. Não há nada mais deprimente do que chegar amarrotado e maldormido a uma cidade qualquer às 6 da manhã. Você dificilmente vai conseguir subir ao seu quarto no hotel e ainda precisará esperar a cidade começar a funcionar. (Sem falar que a roupa que você escolheu para viajar à noite provavelmente não seja a mais adequada para bater perna de dia.)

Se você planejava fazer essa viagem à noite, recomendo que vá até Gênova pelo Thello — aproveite a noite, durma e pegue um trem na manhã seguinte, depois do café.

Leia mais:

148 comentários

Legal saber que dá para fazer esse percurso de trem, a gente saiu de La Spezia para Nice e de carro foi rápido e a estrada tem vistas impressionantes do alto das pontes muito altas – me perdoem a redundância – porém como foi o dia que destruiu Cinque Terre em 2011, passamos muito perrengue numas estradinhas para acessar a estrada maior. De trem é mais seguro, vai pelo Riq…De Nice para Como/Milão, o carro não vale a pena, vista feia, muitos túneis, longe.

    Cristina, vc viajou em uma dia de catástrofe. A ferrovia lá ficou interditada vários dias também. Não faz sentido vc avaliar as opções sob essas condições extremas.

Ricardo, eu já fiz de Cannes a Milão. Ventimiglia é uma cidade pequena mas agradável. Não me lembro agora, mas a oferta de trens da França para Ventimiglia era maior que daí para Milão. A dúvida era onde gastar o tempo, em Cannes movimentada, mas com os preços bem altos devido ao festival de cinema ou arriscar uma cidade bem menor e menos famosa. Foi no final uma boa troca e deixo a dica, eu fiquei coisa de uma hora mais ou menos, deu tempo de passear, comer, tirar fotos, mesmo quase escurecendo.
Ainda sobrou tempo pra ver um guarda quase multar um carro parado no meio da rua e o motorista aparecer no último minuto e, italianamente, convencer à autoridade que era uma urgência, o guarda riu. guardou o bloco de multas no bolso e ainda o deixou ficar mais tempo; Cheguei em Milão às 22 horas. Com uma escala em Gênova

Fiz o trajeto de Nice pra Gênova em setembro. Reforço o que o Carlos disse: mala pequena! E o trem foi bem cheio, não havia espaço sobrando.
Ia para Lucca, e fiz o pit-stop em Gênova só para dormir. Fiz no Grand Hotel Savoia, recomendo bastante. Do lado da estação, com um belo spa pra esquecer o perrengue do trem. Abs!

Esqueci de mencionar uma coisa, não leve mala muito grande. Minha mulher estava com uma mala que não cabia nem no corredor e nem no bagageiro, resultado teve que ir com ela na cabine praticamente em cima dela. A sorte é que a poltrona em frete a dela estava vazia. Viajar de trem com mala grande é uma tortura.

Eu fiz esta viagem saindo de Florença, fui a Pisa de Pisa a Genova e depois a Ventimiglia. A viagem é bem bacana e muito bonita no trecho após Ventimiglia. Só que quando eu fiz (jun 2012) teve um porém, comprei a passagem de Ventimiglia para NIce no site SNCF, quando cheguei a Ventimiglia, fui trocar o papel pela passagem e para minha surpresa na existia Guiche da SNFC para fazer a troca. O Vendedor da Trenitalia disse que eu teria de comprar outra passagem pois não havia a possibilidade de troca. Comprei outra passagem e quando cheguei a Nice fui ao Guiche reclamar, então eles pegaram os meus dados e após uns 30 dias reembolsaram o valor no cartão de crédito.

Vou eu lá dar meus 10 cents, porque já fiz o trajeto.

Em 2010 iria pegar o (agora) finado trem de Milão a Barcelona, mas teve greve na França e eu tive que fazer o pinga-pinga.

Saímos de Milão com destino a Ventimiglia, pra de lá pegar o trem para Nice e depois Montpellier, pra de lá pegar um ônibus e o trem para Barcelona.

O trecho Milão – Ventimiglia é bem tranquilo, apesar do trem meio velho. Como saímos de Milão super cedo, fomos dormindo no caminho.
Chegando em Ventimglia, tivemos que pegar um trem para Mônaco, porque não tinha direto para Nice. E isso acontece com alguma frequência, pelo visto. Ai em Mônaco pegamos um trem para Nice.

O trajeto é lindo, e a vista de tirar o fôlego.

Só tô deixando aqui uma experiência que aconteceu comigo pra ninguém ter problema com horário. Não sei se foi por causa da greve, o que é bem possível também, mas acho que informação nunca é demais né? 🙂

Beijo, bóia!

    Só mais um adendo: como estávamos viajando de passe de trem, não tivemos a experiencia da reserva, só apresentamos os passes nos trens.

    A situação mudou. Agora os trens Milano-Ventimiglia em sua maioria são mais novos. Eles também exigem, em sua maioria, reserva.

    O trecho entre a fronteira e Menton estava em obras, mas praticamente já acabaram.

Quem estiver vindo de Torino ou mesmo de Milano e tiver um tempinho sobrando, dá pra fazer um passeio de trem por ferrovia cênica quase desconhecido: a ferrovia Cuneo-Limone. É uma ferrovia antiga que cruza os Alpes Marítimos em Tenda, entre a França e a Itália. Passa por vilarejos interessantes que já foram italianos, mas foram transferidos à França no séc. XIX.

Não é uma rota como as suíças, longe disso, é um trem normal que passa por uma ferrovia que serpenteia pelas montanhas.

Para viajar por lá, basta fazer a rota Milano-Torino-Cuneo-Ventimiglia (esse trecho atravessa o território francês e volta para o italiano, é o panorâmico) – Nice. Demora cerca de 1h30 a mais do que os trens diretos a Ventimiglia, mas vale a pena, principalmente se tiver tempo para passar umas 3 horas em um vilarejo perdido nas montanhas (Tende é o meu favorito, tem/tinha uma lanchonete ao lado da estação fazendo as vezes de guarda-volumes) e depois seguir em outro trem mais tarde. Cuneo também é uma cidade que vale uma parada estratégica de algumas horas, tem um visual arquitetônico distinto e bem preservado na área central, em um formato geométrico bem planejado do séc. XVIII.

Enfim, um semi-pit-stop para transformar um trecho complicado em um programa legal.

Oi Riq, eu fiz o trecho Milão / Nice em 2006 direto de trem, levou umas 4 horas e meia. Uma pena que agora exista essa baldeação em Ventimiglia, mas valeu a dica !!!

Chegando em Nice, se for para curtir uma praia recomendo ir a villefranche que é do lado (uns 2k ou 3k do porto de Nice) e a praia á bem melhor. Dá para ir de ônibus, tem uma parada por trás do hotel da foto ou de taxi. Passando no porto de Nice o Palona Cantine é perfeito para um almoco.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito