Stadtgründungsfest: o aniversário de Munique (por Vladimir)

Odeonsplatz, Munique

Durante o planejamento de uma viagem, é sempre uma boa idéia dar uma olhada no calendário cultural das cidades por onde se vai passar. Feiras, festas, shows ao ar livre são uma maneira divertida de descobrir mais sobre aquele local, se misturando com os moradores, espiando costumes e aprendendo tradições. A passada do Vladimir por Munique foi ainda mais bacana pelos festejos de aniversário da cidade. Todo ano tem, e a celebração é animada. Vai pelo Vladimir:

Todo mundo já ouviu falar na Oktoberfest de Munique. O que poucos sabem é que, em junho, no fim de semana seguinte ao aniversário da fundação da cidade, tem muita festa no centro histórico. Munique foi fundada no dia 14 de junho de 1158. Em 2012, completou 854 anos. Segundo os dados, pois, os muniquenses estão sempre lembrando que já havia muito movimento na região desde antes da Era Romana! É importante sabermos disso, mas mais importante é que a cidade fica em festa no fim de semana seguinte!

Se vai estar na Europa nessa época e está pensando em ir nessa região, programe suas datas para curtir essa farra em Munique.

Prefeito de Munique

Show na Odeonsplatz


O prefeito faz a abertura dos trabalhos na manhã de sábado, no palco da Marienplatz. Outro palco fica situado na Odeonsplatz, além de feiras e exposições espalhadas pelo centro histórico (Altstadt = cidade velha).

Bratwurst


Eu e Jô havíamos feito um bate-volta puxado no dia anterior e dormimos até umas 9h30 de sábado. Acordamos e fomos direto, a pé, para a Marienplatz, onde tomamos nosso café da manhã: sanduíche de bratwurst, expresso e Red Bull… Na hora em que chegamos ainda deu tempo de ver a abertura do evento e em seguida assistir o famoso Glockenspiel, o teatro dos sinos na própria Marienplatz. O show acontece todos os dias, às 11h, 12h e 17h.

Odeonsplatz

Trajes típicos

Passamos nosso fim de semana conhecendo a cidade, curtindo shows, apresentações típicas e bebendo chopp nas praças e cervejarias. A Jô que não é de beber, tomou todas. :mrgreen: Só posso dizer que foi um fim de semana fantástico!

Entre os lugares fechados que mais gostamos no centro histórico, estão a Asamkirche, que dá pra visitar em 20 minutos, e a dupla Teatro Cuvilliés/Residenz, que requer pelo menos umas 3 horas.

Asamkirche

Asamkirche


A Asamkirche é uma pequena igreja com uma riqueza de detalhes impressionantes. Se o famoso estilo rococó é considerado brega, posso afirmar que sou bregão, pois achamos ela e o Teatro Cuvilliés belíssimos.

Teatro Cuvilliés

Residenz

ResidenzResidenz

A dupla Teatro Cuvilliés/Residenz vale por uma visita ao interior de um castelo e museu juntos. Surpreendeu! Começamos pelo teatro, onde cheguei a tirar um cochilo de uns 3 minutos e acordei naquele cenário de cinema, e depois fomos para o Residenz que é muito grande! Chegamos na dupla por volta das 14h30 de domingo e saímos no encerramento às 18h.

Hofbräuhaus

Além desses, visitamos quase todos os outros pontos turísticos e, sim, a Hofbräuhaus, que a gente ouve muito dizer que é só pra turista, mas que é parada obrigatória, em minha opinião.

Vladimir na Odeonsplatz


Nossos momentos para descansar e assistir shows com chopp e bratwurst na Marienplatz e na Odeonsplatz são inesquecíveis. Fomos sempre muito bem tratados e esperamos poder voltar muitas vezes!

Recomendo comprar o Guia da Angela do “Alemanha! Por que não?”, que ajuda a organizar as caminhadas por Munique. Além disso, ter um mapa sempre em mãos, onde quer que vá, em qualquer lugar do mundo.

Para saber as datas do evento e mais informações procure por Stadtgründungsfest – Festa da Fundação da Cidade – no Google, ou visite o site oficial.

Público local

Além dos turistas que estavam pela cidade – vimos muitos americanos –, o público é bem local. Os preços dos hotéis não sobem como na Oktoberfest e não é aquela “bagunça”. Digo isso porque podem achar que a cidade fica cara e tumultuada, mas não tem nada disso. Vai por mim!

Obrigada, Vladimir!

Leia mais:

25 comentários

ola boia, estou pretendendo visitar o sul da alemanha,salzburg e a abadia beneditina em viena será que 15 dias é possivel? Será mais facil fazer essa viagem de trem ou e melhor ir de carro? e qual o melhor mes?

    Olá, Maria Helena! Use carro para fazer cidades do interior usando estradas secundárias. Na hora das cidades grandes, vá de trem.

Olá! Estou indo para Munique com meus dois dos filhos (16 e 24 anos), na segunda quinzena de novembro. Queria saber notícias do clima nessa época e também se tem alguma festa bacana. Visitei Munique com meu marido em outubro de 2010 e foi maravilhoso. Muitíssimo agradecida pela partilha generosa dos Viajantes, peço sugestões. Grande abraço. Silvia

Pessoal,

Quem for para Munique fora das épocas de festas regionais como a Stadtgründungsfest e a Fruehlingsfest, mas não quer perder esse clima ~cervejeiro da cidade, é possível fazer um passeio pelas fábricas da Hofbräuhaus e da Paulaner, desde que a reserva seja feita com um certo tempo de antecedência.

Não consegui fazer esses passeios, mas entrei em contato com cada cervejaria confirmando essa possibilidade 😉

https://sundaycooks.com/2013/07/01/tour-cervejarias-munique-hofbrauhaus-paulaner/

Mais um motivo para voltar :mrgreen:

Oi, Thiago!
Só posso falar pelo que conheço.

Colônia/Köln, precisa de um bom tempo! Quando fui, passei o dia inteiro. Muitos turistas, conheci a Catedral, Fui até uma ponte sobre o Reno que rendeu belas fotos, caminhei pelas margens do Reno e entrei num Parque muito agradável. Terminei comendo num autêntico rodízio brasileiro com sotaque português! 🙂

Sobre o 9º dia, pelo que entendo vc vai chegar em Garmisch bm tarde, logo, não vai dar tempo de subir nem no WANK, nem no ZUGSPITZE. Veja como foi meu dia: https://www.viajenaviagem.com/2012/09/munique-bate-volta-garmisch-neuschwanstein/

Seu 10º dia também parece muito corrido. Se você vai a GARMISCH não precisa ir a INNSBRUCK!!! Como a Bóia já me ensinou quando estava fazendo minhas pesquisas: É uma Redundância! Outra coisa vc vai voltar ao Linderhof??? Esse Palácio fica entre Füssen e Garmisch. Meio sem sentido esse dia inteiro!!!

Se eu fosse você, acordaria em Füssen no 9º Dia, visitaria o castelo e seguiria para GARMISCH, chegando numa hora que desse para subir numa das montanhas! Para fazer isso terá que estar de carro!

Acordaria cedo no 10º dia e iria para Munique!!!

Obrigado,
Vladimir.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito