Às piscinas naturais de Taipu de Fora, em Maraú

Taipu de Fora

Já estive umas seis ou sete vezes em Taipu de Fora (aprendi agora que “Taipus”, no plural, é errado) e nunca tinha dado sorte com a piscina natural.

Nas primeiras vezes, inexperiente, fui na maré errada (ou acreditei na lábia de quem queria faturar um passeio). Depois, quem atrapalhou foi São Pedro mesmo: era só eu querer ir a Taipu, que o tempo nublava.

Taipu de Fora

Dessa vez, finalmente, eu fiz o que sempre recomendo aos outros: dormi em Taipu. Dormir em Taipu permite que você esteja perto da piscina natural na hora certa (a maré baixa) e possa contemplar essa belezura à primeira abertura de sol. Vale a pena inclusive dividir a estada entre Barra Grande e Taipu (ou entre Itacaré e Taipu).

Taipu de ForaTaipu de ForaTaipu de Fora

Programar a ida para a lua certa também ajuda. Nas luas cheia e nova a maré seca mais (e acontece de manhã). Programei a minha ida para dois dias de lua nova.

Taipu de Fora

Estar em Taipu também é bacana para chegar às piscinas antes dos excursionistas de Itacaré. Lá pelas 10h15 eles chegarão em várias vans e irão todos para os corais da direita, que vêm até a beira da praia e por isso são os mais facinhos de percorrer.

Taipu de Fora

Se você não é de mergulhar, como eu, aproveite toda a extensão da piscina, que é enorme e uma gostosura de tomar banho. (Inclusive na lua errada, e até mesmo na maré cheia: a barreira de corais torna as ondas neste trecho muito mais suaves; se você curte um banho de mar, nunca vai perder a viagem.)

Taipu de Fora

O objetivo principal desta vez era ter boas fotos próprias da piscina natural. Mas não pude fazer a foto clássica, que requereria subir nos corais, porque agora não pode mais. Ponto para Taipu.

Pousada Taipú de ForaPousada Taipú de ForaPousada Taipú de Fora

Fiquei hospedado em Taipu a convite da Pousada Taipú de Fora, que há muito tempo recomendo.

Pousada Taipú de ForaPousada Taipú de ForaPousada Taipú de Fora

Comprovei na prática as qualidades que já identificava. A localização, especialíssima: muito perto da piscina natural, mas num ponto da praia sem nenhuma muvuca (e com uma praia semiprotegida em frente). Querendo ver gente, você vai até ali o Bar das Meninas. Querendo sossego, escolhe uma rede, uma espreguiçadeira ou uma cama no gramado e vai contar nos dedos os gatos pingados que passarão pela areia.

taipudefora-ap

Os apartamentos, mesmo os standard, são amplos; as suítes são bem gostosas.

Pousada Taipú de ForaPousada Taipú de Fora

Mas o que eu ainda não sabia: a cozinha é ótima e em momento nenhum deixa você arrependido por não ter ficado em Barra Grande.

Pousada Taipú de ForaPousada Taipú de ForaPousada Taipú de Fora

Vai por mim: se quer curtir Taipu, durma em Taipu…

Taipu de Fora

Leia mais:

65 comentários

Boia ou Riq,

Duvida: qual a maneira mais facil para ir para Taipu de Fora saindo de Sao Paulo??

É facil chegar la com criança pequena (2 anos)??

Valeu

    Olá, Douglas! Voe a Ilhéus e contrate um trânsfer com a sua pousada. Custará entre R$ 200 e R$ 250 e levará duas horas e meia.

Estive em Itacaré em janeiro e fui à Taipu de Fora…amei…mergulhei e vi peixinhos, coisa que jamais imaginei que faria. O silêncio quando se está dentro d’água é simplesmente maravilhoso. Amei! Vale a pena. a próxima vez que for pra lá também quero ficar em Taipu de Fora.

Eu fui em dez de 2011…me programei bem e fui na maré baixa…fiquei em Barra Grande , mas fui 2 dias pra Taipu de fora na maré baixíssima… Como adoro snorkel, aquilo fui tudo que eu queria!!! Me empolguei tanto, fiz toda a volta pelos corais de snorkel…a noite tive que dormir de bruços pois as minhas costas torraram!!!rsrsrsr…mas valeu muito a pena.. lá tem a maior piscina natural do brasil…na beirinha da praia…1000m x 500m…recomendadíssimo!!!!

Eu e meu marido fomos para Marau há 5 anos atras e foi sensacional, ficamos 5 dias. Descemos de teco teco na pista do Kiaroa, vindos de Morro de Sao Paulo(nunca senti tanto desespero…., avião bimotor, na chuva!!!!!! Só abri os olhos em terra firme!), o hotel chamava Encanto da Lua, em Taipu de Fora. Adorei!!! O filho dos donos era chef, cada comida…. Cada drink diferente…. Conciliamos lua e tábua de marés, e fomos na piscina de corais umas 7 da manha, fantástico!!!! Tem material de mergulho para alugar. E o hotel ficava na praia mesmo, pertinho.

Como eu gosto dos posts dessa série #VnVBrasil. Me sinto na época do Freire’s. 😀

    Eu também, Tiago! Fico feliz em rever aqui esses lugares tão especiais, que tive o prazer de conhecer graças às informações do Ricardo. Um viva a este nosso país tão belo!

Eu divido meu tempo entre Taipu de Fora e Itacaré. Eu recomendo, também, dividir a viagem. Taipu de Fora é calma, se você quer dormir ou um ruído pouco mais você tem que ir para Barra Grande (em agosto quando fui, pela chuva, as estradas estavam cheias de buracos profundos). Você come bem em Barra Grande. Fomos à final da viagem a Itacaré. Tem muito mais divertido. Muitas praias para visitar e boa acomodação, também mais barullo…

Poxa, quanto saudosismo Ricardo está me trazendo esses dias! Das vezes que fui a Barra Grande e Taipu nem havia esse passeio vindo de Itacaré. Até me causou estranheza esse povo agrupado e de colete.
Próxima vez, programarei uma quarta-feira ou coisa do tipo. Essa praia é linda demais pra ter muvuca.

Ave, nunca dormi em Taipu. O dono da Pousada Galeão Sant’Anna, um médico amigo meu, toda vez que me encontra, cobra isto. Também nunca vi a maré totalmente baixa…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito