Amsterdã: como ir do aeroporto Schiphol à cidade (todas as alternativas)

  • 0
Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Do aeroporto Schiphol a Amsterdã

É muito tranqüilo e civilizado chegar a Amsterdã pelo aeroporto Schiphol (diga: Sssrrrríp-roul). O táxi funciona pelo taxímetro, o trem leva rapidinho à estação central e há também opções de ônibus e van (shuttle).

A dúvida entre trem e ônibus é resolvida pela localização do hotel:

  • Se você estiver hospedado nos arredores da Museumplein ou da Leidseplein, vá de ônibus
  • Se estiver na Rembrandtplein ou em Jordaan, vá de trem até a Estação Central e siga de táxi ou bonde (tram)

Você também pode ir de shuttle (van) e táxi.

  • Do aeroporto a Amsterdã, de trem

Do aeroporto Schiphol a Amsterdã de trem

Trens vindos de outras partes da Holanda (e também da Bélgica) passam dia e noite pela estação do aeroporto, localizada no subsolo, e levam ao centro de Amsterdã (estação Amsterdam Centraal) da maneira mais rápida e prática. O trajeto leva entre 14 minutos (nos trens Intercity) e 17 minutos (nos trens regionais).

Entre 6h e 1h, passam entre 4 e 8 trens a cada hora. Entre 1h e 6h, passa um trem a cada hora (1h03, 2h15, 3h15, 4h15 e 5h30). A passagem de ida custa 5,20 euros (incluindo 1 euro do custo do ticket de papel). Você compra nas máquinas, com cartão de crédito. É preciso validar a passagem num dos totens próximos às escadas rolantes antes de descer para a estação.

Do aeroporto Schiphol a Amsterdã com o Amsterdam Travel Ticket

Você também pode comprar um passe Amsterdam Travel Ticket, que vale em todo transporte público da cidade de Amsterdã (tram, ônibus, metrô) e também dá direito a viajar entre o aeroporto e Amsterdã de trem ou ônibus. O passe de 24 horas custa 16 euros; de 48 horas, 21 euros; de 72 horas, 26 euros. Está à venda no Centro de Informação Turística (saia pelo desembarque internacional e caminhe para a esquerda, você logo verá o guichê). Valide o seu Amsterdam Travel Ticket no totem antes de descer a escada rolante.

Como ir da estação Amsterdam Centraal ao seu hotel

Uma corrida de táxi da estação Amsterdam Centraal ao seu hotel vai custar entre 10 e 15 euros.

Como usar o tram em Amsterdã

Para continuar a viagem de tram (bonde) ou ônibus, use o site 9292.nl, que é a bússola do transporte público na Holanda. Se você não tiver o Amsterdam Travel Ticket, vai precisar comprar uma passagem de 1 hora (2,90 euro) com o motorista do bonde ou do ônibus (entre meia-noite e 6h é preciso ele só vai vender o bilhete Night Bus 1 Trip, que custa 4,50 euros). Também é possível, na mesma máquina, comprar um passe de 24 horas (7,50 euros), 48 horas (12,50 euros), 72 horas (17 euros), até 168 euros/7 dias (34 euros). Seja qual for a sua passagem, você vai precisar validar o passe no totem junto à porta tanto na entrada quanto na saída. Essas passagens e passes do GVB não valem para nem para o trem nem para o ônibus para o aeroporto.

Transporte em Amsterdã: passe de 1 hora
Avulso, diário, combinado com museus?

  • Do aeroporto a Amsterdã, de ônibus

Do aeroporto Schiphol a Amsterdã de ônibus Connexion 197

O ônibus 197 da Connexxion leva do aeroporto Schiphol a Amsterdã em cerca de meia hora. Há quatro paradas no centro expandido de Amsterdã: Museumplein, Rijksmuseum, Leidseplein e Elandsgracht (uma pequeno terminal de ônibus em Amsterdam West). A passagem custa 5 euros e pode ser comprada direto no ônibus, com o motorista. O 197 funciona entre 5h da manhã e meia-noite. De madrugada, funciona o Nightliner, com saídas à 1h21, 2h21, 3h21 e 4h21.

Você também pode comprar um passe Amsterdam Travel Ticket, que vale em todo transporte público da cidade de Amsterdã (tram, ônibus, metrô) e também dá direito a viajar entre o aeroporto e Amsterdã de ônibus ou trem. O passe de 24 horas custa 16 euros; de 48 horas, 21 euros; de 72 horas, 26 euros. Está à venda no Centro de Informação Turística (saia pelo desembarque internacional e caminhe para a esquerda, você logo verá o guichê).

Hotéis a uma distância caminhável das paradas do ônibus 197

  • Do aeroporto a Amsterdã, de van (shuttle)

A Connection também faz serviço de shuttle (trânsfer compartilhado) em vans entre Schiphol e um grande número de hotéis da cidade. Custa 17 euros ida, ou 27 euros ida e volta (preço por pessoa). As saídas do aeroporto no mínimo a cada meia hora, entre 6h e 21h30. Você pode reservar ida e volta pelo site. No aeroporto, o embarque acontece na plataforma A7 da estaçãozinha de ônibus em frente ao aeroporto. Para voltar, a van passa na frente do seu hotel entre 15 minutos antes e 15 minutos depois da hora marcada.

  • Do aeroporto a Amsterdã, de táxi

Uma corrida de táxi entre o aeroporto Schiphol e o centro de Amsterdã custará entre 45 e 50 euros. A viagem dura aproximadamente 30 minutos, e o ponto oficial fica na saída do aeroporto.

Leia mais:

109 comentários

Lúcia
LúciaPermalinkResponder

Transporte público é a melhor alternativa. Táxi, Uber são super caro.

Elisa Araujo
Elisa AraujoPermalinkResponder

Segui as dicas e sai do aeroporto para a estação Amsterdam Centraal usando o trem. Comprei as passagens na máquina amarela que existe no saguão de retirada das bagagens. Dois detalhes:
1 - Na hora de comprar dá para optar entre 1a ou 2a classe no trem. Fomos de 2a classe e (verão na Europa) os vagões estavam bem cheios e não foi fácil achar lugar para as malas. Imagino que na 1a classe seja um pouco mais fácil.

2 - Na hora de comprar com cartão de crédito a máquina pede o pin (senha) e depois pede uma 2a vez. Parece que não está dando certo, mas é assim mesmo. Algumas máquinas de cartão de crédito por lá pedem a senha duas vezes.

Atenção: Bóia de férias! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 2 de outubro de 2017. Obrigado pela compreensão!
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar