Como combinar Porto de Galinhas e Maragogi na mesma viagem 1

Como combinar Porto de Galinhas e Maragogi na mesma viagem

A 100 km de distância, a pernambucana Porto de Galinhas e a alagoana Maragogi têm várias características em comum. As duas são estrelas do cardápio das operadoras de pacotes. Suas atrações principais são piscinas naturais. Ambas contam com grandes resorts como âncoras de hospedagem.

De perto, claro, aparecem as diferenças. Porto de Galinhas está mais perto da capital (está a uma hora do Recife, enquanto Maragogi está a duas horas e meia de Maceió), tem um centrinho mais cosmopolita e um batalhão de pousadas. Maragogi, por sua vez, oferece piscinas naturais mais imponentes, e compensa a falta de estrutura da vila com o sistema all-inclusive dos resorts (além de contar com um interessante elenco de pousadas de charme ao sul da vila, e também na vizinha Japaratinga).

O fato é que muita gente que escolhe uma fica com a sensação de que seria melhor ter escolhido a outra. Há também quem ache que está tão perto que seria um pecado não aproveitar a viagem para dar um pulinho na “vizinha”.

O bate-volta entre as duas é possível — e é oferecido pelas operadoras e agências de receptivo nas duas praias. O trajeto leva pelo menos uma hora e meia em cada direção (pode levar mais se houver muitos caminhões na PE 060). Veja o que levar em conta e o que você vai perder ao optar pelo passeio de um dia só.

Bate-volta de Maragogi a Porto de Galinhas

Porto de Galinhas

Só vale a pena…

… Se você chegar entre 30 e 90 minutos antes do nível mínimo da maré baixa. Esse é o melhor período para visitar a piscina natural. Depois do atingido o nível mínimo da maré baixa, a piscina começa a encher e a água vai turvando. Uma hora depois do nível mínimo da maré baixa a piscina natural já pode estar totalmente coberta pelo mar.

Por causa dos 90 minutos de viagem entre Maragogi e Porto de Galinhas, você teria que ir num dia em que o nível mínimo da maré baixa ocorresse por volta das 11 da manhã. Assim daria para sair de Maragogi às 8h e ainda chegar a tempo de apreciar o melhor da piscina natural.

Projeto Cavalo Marinho

Você aproveita melhor o passeio…

… Se conseguir combinar a segunda atração de Porto de Galinhas, que é a colônia de cavalos marinhos do rio Maracaípe.

Pontal do Cupe

O que você vai perder:

O banho de mar delicioso da praia do Pontal do Cupe (à altura dos hotéis Pontal de Ocaporã e Tabapitanga); o ambiente surfista da praia principal de Maracaípe; a vida noturna da vilinha de Porto de Galinhas.

Praia dos Carneiros

Menos trabalho, mais proveito:

A Praia dos Carneiros, em Tamandaré, está a 55 km (pouco mais de uma hora de viagem) e independe de maré para ser curtida. Em vez de perder um dia para visitar uma piscina natural bem menor do que as Galés de Maragogi, você aproveita uma praia lindíssima, no encontro do rio com o mar, e com uma igrejinha superfotogênica pé na areia.

Bate-volta de Porto de Galinhas a Maragogi

Galés de Maragogi

Só vale a pena…

… Se você chegar ao centrinho de Maragogi entre uma e duas horas antes do nível mínimo da maré baixa. O deslocamento da beira-mar até as Galés de Maragogi leva 20 minutos no catamarã. A piscina natural estará mais bonita entre 30 e 90 minutos antes do nível mínimo da maré baixa. Depois do atingido o nível mínimo da maré baixa, a piscina começa a encher e a água vai turvando. Uma hora depois do nível mínimo da maré baixa a piscina natural já pode estar totalmente coberta pelo mar.

Por causa dos 90 minutos de viagem entre Maragogi e Porto de Galinhas, você teria que ir num dia em que o nível mínimo da maré baixa ocorresse por volta das 11 da manhã. Assim daria para sair de Maragogi às 7h30 e ainda chegar a tempo de apreciar o melhor da piscina natural.

Outro fator importantíssimo para programar este passeio é já sair com o lugar no barco confirmado. Em Maragogi há um (saudável) limite de visitantes por dia. E as Galés (as maiores piscinas) são visitadas em esquema de rodízio pelos operadores de barcos. Quando não pode ir às Galés, um operador visitará outra piscina, menor. Se eu fosse você, só sairia de Porto de Galinhas para fazer essa viagem cansativa se dessem certeza absoluta de que você está encaixado num barco que vai às Galés (e vai chegar numa hora proveitosa).

Ou seja: não vale a pena sair de carro por conta própria para chegar a Maragogi e se encaixar localmente num passeio às Galés. Provavelmente as vagas já estarão completas. Para visitantes independentes, o recomendável é pernoitar em Maragogi e contratar o passeio de véspera.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Ponta de Mangue

    Você aproveita melhor o passeio…

    …Se na seqüência conseguir tomar um banho de mar nas bonitas praias ao norte da vila, como Burgalhau ou Ponta de Mangue. Burgalhau tem um “receptivo” (bar de praia especializado em grupos).

    O que você vai perder:

    A chance de aproveitar todos os dias as praias calmíssimas e belíssimas do norte de Maragogi; o passeio a Japaratinga, a praia logo ao sul; a possibilidade de combinar pernoites em Maragogi com pernoites em Maceió.

    Praia dos Carneiros

    Menos trabalho, mais proveito:

    A Praia dos Carneiros, em Tamandaré, está a 60 km (pouco mais de uma hora de viagem) e independe de maré para ser curtida. Em vez de perder um dia para visitar outra piscina natural bem menor do que as Galés de Maragogi, você aproveita uma praia lindíssima, no encontro do rio com o mar, e com uma igrejinha superfotogênica pé na areia. Pode-se também chegar de barco, com uma parada na ilha de Santo Aleixo antes de continuar a Carneiros.

    286 comentários

    Oi Bóia!!

    Eu e meu marido estaremos em Maragogi no período de 15/11 a 20/11 na pousada Olho d’agua e partiremos para Porto de Galinhas no dia 20/11 mesmo e ficaremos por la até dia 23/11 no Hotel Best Vivá, gostaria de indicações de restaurantes e passeios para fazermos nas duas cidades, pode me ajudar?

    Obrigada!!

    Um beijo

      Olá, Carina! Os passeios que recomendamos nas duas praias estão descritos no texto. Por favor, leia com atenção.

    Vou fazer o roteiro Maceió – Recife de 07 a 16/dezembro. Pesquisei a tábua das marés e não serei favorecida, pelos relatos e dicas uma maré até 0.5 é ideal para visitar as galés (piscinas naturais). Fiquei com dúvida: mesmo a maré estando 0.6 ou 0.7 vale a pena ou desisto pra uma outra viagem? No meu roteiro estou deixando 2 dias para Maragogi e 3 para Porto de Galinhas, será que tá bom? Agradeço antecipadamente.

      Olá, Kelly! O número de dias está bom. As Galés podem ser visitadas com esta maré, sim.

    Oi! Estou indo a Porto dia 16/11/2013 com uma amiga, me indicaram uma pousada no centro por nome de Pousada das galinhas, gostaria de saber se voces conhecem a pousada e dicas dos melhores passeios… Obrigada

    Estou indo para ficar 7 dias em Maragogi, qual a melhor praia( com melhor estrutura de bares) e uma pousada boa? Onde tem algo a noite?
    Estou pensando também em ir em Porto de Galinhas, como fazer? alugar um carro?
    Grato

      Olá, André! A vila tem quiosques na praia. Fora da vila há um bar de praia no Burgalhau ou as estruturas das pousadas.

      Para ir a Porto de Galinhas você terá que alugar um carro ou pegar um ônibus a Ipojuca, tomando então um ônibus ou van a Porto de Galinhas.

    Olá! Vamos para Porto de Galinhas em Dezembro e realmente acredito que o passeio para Maragogi, ainda mais com uma criança de 2,5 anos, seria um pouco complicado. Vamos ficar no Vivá de Porto de Galinhas, vocês tem dicas para passeios com crianças? Estava pensando em ir em Carneiros, mas gostaria de mais sugestões. Obrigada!

      Olá, Caroline! Indicamos a praia do Pontal do Cupe, próxima ao hotel Pontal do Ocaporã, como o melhor passeio de Porto de Galinhas: curta praia lá.

      Fora isso, tem os cavalos marinhos em Maracaípe.

      Se optar por Carneiros em grupo, pense se sua filha agüenta um passeio de dia inteiro; não há como voltar do meio do caminho.

      Ok, obrigada! Estava pensando em ir para Carneiros de Táxi ou alugar um carro, algo neste sentido. Em grupo acho muito complicado, porque não voltaríamos quando quiséssemos.

    Ola,

    Estou programando viagem de 10 dias a partir de 22/11 gostaria de ficar 22 a 24/11 na praia do frances, 24 a 27/11 em maragogi de 27 a 29/11 Porto de galinhas e 20 a 01/12 em maceio. Podem me dar dicas de pousadas com custo/ beneficio ( baratinho ) pretendemos alugar um carro se tiver alguma dica agradeço tambem

      Olá, Evelin! Você perderá um dia de suas férias em cada deslocamento. São bases demais para poucos dias.

      Olá, pensei em fazer exatamente a mesma coisa que a Evelin e inclusive quase nas mesmas datas. Mas não seriam próximos os locais? Por que perderíamos um dia em cada? Saindo cedinho não compensa?

    vou esta chegar em recife dia 18/09/2013 vou alugar um carro para ir a porto de galinha, quem quiser dividir, fico em porto ate dia 20, depois vou a Maragogi. aonde fico ate da 22, e fico 2 dia em recife.

    Muito proveitoso o conteúdo do post. Fiz minhas anotações para a próxima viagem. Robson Eustáquio de Mesquita

    Olá! Estou indo para Maragogi e Porto de Galinhas agora em dezembro. Li os post, mas não consegui definir quais são os melhores pontos para se hospedar em cada um. Procuro hospedagens à beira-mar. Obrigada.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito