Como combinar Porto de Galinhas e Maragogi na mesma viagem 1

Como combinar Porto de Galinhas e Maragogi na mesma viagem

A 100 km de distância, a pernambucana Porto de Galinhas e a alagoana Maragogi têm várias características em comum. As duas são estrelas do cardápio das operadoras de pacotes. Suas atrações principais são piscinas naturais. Ambas contam com grandes resorts como âncoras de hospedagem.

De perto, claro, aparecem as diferenças. Porto de Galinhas está mais perto da capital (está a uma hora do Recife, enquanto Maragogi está a duas horas e meia de Maceió), tem um centrinho mais cosmopolita e um batalhão de pousadas. Maragogi, por sua vez, oferece piscinas naturais mais imponentes, e compensa a falta de estrutura da vila com o sistema all-inclusive dos resorts (além de contar com um interessante elenco de pousadas de charme ao sul da vila, e também na vizinha Japaratinga).

O fato é que muita gente que escolhe uma fica com a sensação de que seria melhor ter escolhido a outra. Há também quem ache que está tão perto que seria um pecado não aproveitar a viagem para dar um pulinho na “vizinha”.

O bate-volta entre as duas é possível — e é oferecido pelas operadoras e agências de receptivo nas duas praias. O trajeto leva pelo menos uma hora e meia em cada direção (pode levar mais se houver muitos caminhões na PE 060). Veja o que levar em conta e o que você vai perder ao optar pelo passeio de um dia só.

Bate-volta de Maragogi a Porto de Galinhas

Porto de Galinhas

Só vale a pena…

… Se você chegar entre 30 e 90 minutos antes do nível mínimo da maré baixa. Esse é o melhor período para visitar a piscina natural. Depois do atingido o nível mínimo da maré baixa, a piscina começa a encher e a água vai turvando. Uma hora depois do nível mínimo da maré baixa a piscina natural já pode estar totalmente coberta pelo mar.

Por causa dos 90 minutos de viagem entre Maragogi e Porto de Galinhas, você teria que ir num dia em que o nível mínimo da maré baixa ocorresse por volta das 11 da manhã. Assim daria para sair de Maragogi às 8h e ainda chegar a tempo de apreciar o melhor da piscina natural.

Projeto Cavalo Marinho

Você aproveita melhor o passeio…

… Se conseguir combinar a segunda atração de Porto de Galinhas, que é a colônia de cavalos marinhos do rio Maracaípe.

Pontal do Cupe

O que você vai perder:

O banho de mar delicioso da praia do Pontal do Cupe (à altura dos hotéis Pontal de Ocaporã e Tabapitanga); o ambiente surfista da praia principal de Maracaípe; a vida noturna da vilinha de Porto de Galinhas.

Praia dos Carneiros

Menos trabalho, mais proveito:

A Praia dos Carneiros, em Tamandaré, está a 55 km (pouco mais de uma hora de viagem) e independe de maré para ser curtida. Em vez de perder um dia para visitar uma piscina natural bem menor do que as Galés de Maragogi, você aproveita uma praia lindíssima, no encontro do rio com o mar, e com uma igrejinha superfotogênica pé na areia.

Bate-volta de Porto de Galinhas a Maragogi

Galés de Maragogi

Só vale a pena…

… Se você chegar ao centrinho de Maragogi entre uma e duas horas antes do nível mínimo da maré baixa. O deslocamento da beira-mar até as Galés de Maragogi leva 20 minutos no catamarã. A piscina natural estará mais bonita entre 30 e 90 minutos antes do nível mínimo da maré baixa. Depois do atingido o nível mínimo da maré baixa, a piscina começa a encher e a água vai turvando. Uma hora depois do nível mínimo da maré baixa a piscina natural já pode estar totalmente coberta pelo mar.

Por causa dos 90 minutos de viagem entre Maragogi e Porto de Galinhas, você teria que ir num dia em que o nível mínimo da maré baixa ocorresse por volta das 11 da manhã. Assim daria para sair de Maragogi às 7h30 e ainda chegar a tempo de apreciar o melhor da piscina natural.

Outro fator importantíssimo para programar este passeio é já sair com o lugar no barco confirmado. Em Maragogi há um (saudável) limite de visitantes por dia. E as Galés (as maiores piscinas) são visitadas em esquema de rodízio pelos operadores de barcos. Quando não pode ir às Galés, um operador visitará outra piscina, menor. Se eu fosse você, só sairia de Porto de Galinhas para fazer essa viagem cansativa se dessem certeza absoluta de que você está encaixado num barco que vai às Galés (e vai chegar numa hora proveitosa).

Ou seja: não vale a pena sair de carro por conta própria para chegar a Maragogi e se encaixar localmente num passeio às Galés. Provavelmente as vagas já estarão completas. Para visitantes independentes, o recomendável é pernoitar em Maragogi e contratar o passeio de véspera.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Ponta de Mangue

    Você aproveita melhor o passeio…

    …Se na seqüência conseguir tomar um banho de mar nas bonitas praias ao norte da vila, como Burgalhau ou Ponta de Mangue. Burgalhau tem um “receptivo” (bar de praia especializado em grupos).

    O que você vai perder:

    A chance de aproveitar todos os dias as praias calmíssimas e belíssimas do norte de Maragogi; o passeio a Japaratinga, a praia logo ao sul; a possibilidade de combinar pernoites em Maragogi com pernoites em Maceió.

    Praia dos Carneiros

    Menos trabalho, mais proveito:

    A Praia dos Carneiros, em Tamandaré, está a 60 km (pouco mais de uma hora de viagem) e independe de maré para ser curtida. Em vez de perder um dia para visitar outra piscina natural bem menor do que as Galés de Maragogi, você aproveita uma praia lindíssima, no encontro do rio com o mar, e com uma igrejinha superfotogênica pé na areia. Pode-se também chegar de barco, com uma parada na ilha de Santo Aleixo antes de continuar a Carneiros.

    286 comentários

    Olá vou com meu esposo pra porto de galinhas em março/2014 e fiquei meio perdida em relação a como ir para maragogi, queremos ir mais no hotel ou pousada que ficaremos tem quem venda pacotes? a gente compra o passeio pra maragogi? escolhemos os dias? ou só tem pra vender assim bate e volta? acho que to perdida rsrsrs, ajudaaa!

    Olá, nossa que site legal, estão de parabéns!!!
    Minha prima indicou ir para Maceió e conhecer Maragogi, nunca tinha ouvido falar, mas foi paixão a primeira vista, estou pesquisando passeios para lua de mel…tinha em mente Natal.. você acha mais legal uma lua de mel em Natal ou em Maceio conhecendo essas praias? Nunca fui ao Nordeste, não conheço nada… Gostaria de opções boas mas em conta em Porto de Galinhas e Marogogi. Maio é uma época boa? Me caso em MAIO …hehehe
    Muito obrigada!

    Estou indo para Porto de Galinhas (um casal). Tem dica de um taxista ou transfer do aer Recife? Obrigado, Bóia .

      Olá, Ricardo! Os taxistas do aeroporto têm tabela. Você pode também contratar o trânsfer com seu hotel ou pousada.

    Olá à todos! Estou organizando nossa viagem de 10 dias para Maceio em 03/2014 (eu, esposo e filho de 3 e 10 meses). O tempo costuma estar bom nessa epoca? Pretendemos conhecer Maragogi e Porto de Galinhas. Pensava em ficar hospedada só em Macéio, mas lendo os comentários, cogito pernoitar nas outras cidades. Quantos dias é o ideal ficar em cada lugar para desfrutar do que há de melhor, já que o bate e volta não é recomendável…Grata

    Bóia, vou passar o réveillon em Porto de Galinhas com a família. A 1pergunta é: onde passar? Tem algum hotel ou restaurante tradicional pra isso? A 2 pergunta é: além de maragogi, quais outras praias que podemos ir e voltar no mesmo dia? Ficaremos 6 noites em Porte de Galinhas. Abçs

      Olá, Thales! Não recomendamos ir e voltar de Maragogi no mesmo dia. Você leu o post?

      No post damos as indicações de que praias aproveitar.

      O melhor réveillon da região é na Villa de Todos os Santos, em Maracaípe.

    Olá, sou de Brasília estarei indo em novembro, estava pensando em ficar 2 dias em maragogi e
    2 dias em P de Galinhas. Mas estava pensando não sei se compensaria muito pois todos são com entrada a partir das 14 hrs e saída até as 12 hrs. Qual a dica que você me da?
    Parabéns pelo blog tudo muito perfeito

      Olá, Tamires! Você pode deixar suas coisas no hotel e ir para a praia enquanto o quarto não estiver disponível.

    Olá pessoal,
    Tenho uma dúvida: qual lugar do Nordeste deve visitar quem não gosta e não vai entrar em praia nenhuma? A impressão que tenho é que lá só se conhece as praias e nada de mais diferente para compensar a viagem… Por favor, alguém muda essa minha impressão!!

    Queremos viajar para Porto de Galinhas em dezembro, com saída pelo dia 22 ou 23 e volta no máximo dia 30.Pode ser também depois do Natal .Queremos ficar em um bom resort 4 ou 5 estrelas.São 3 quartos:2 casais e 1 solteiro adulto. Obrigada.

    Olá, estou pretendendo viajar no mês de Abril com a minha família, somos em 8 pessoas sendo duas crianças. Pois bem, iremos para Fortaleza e de lá pretendo alugar um carro ou uma van para descer-mos até Porto de Galinhas, pegando Maragogi e todas as praias que encontrarmos.
    Gostaria que me dessem sugestões referente à certas coisas.
    É mais vantajoso alugar uma Van turística ou dois carros para descer a estrada.
    Qual melhor roteiro que eu faço saindo de Fortaleza?
    Quais as pousadas boas e baratas de cada lugar?

    Desde já obrigada.

    Aguardo resposta

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito