Europa: as exigências para passar pela imigração 1

Europa: as exigências para passar pela imigração

Para visitar a maioria dos países do mundo, o seu passaporte precisa ser válido por pelo menos 6 meses depois da sua entrada.

Desde o dia 19 de julho de 2013, os países pertencentes ao Espaço Schengen (veja quais são aqui) mudaram a exigência e o modo de cálculo da validade do passaporte dos turistas. Agora é necessário que o passaporte do visitante à Europa tenha validade de 3 meses posterior à sua data declarada de saída.

Ou seja:

Se você vai passar 10 dias na Europa, precisa desembarcar com o passaporte válido por pelo menos mais 3 meses e 10 dias.

Para passar 15 dias, passaporte com validade por pelo menos mais 3 meses e 15 dias.

Para ficar um mês, passaporte com validade de pelo menos mais 4 meses.

E para ficar 90 dias (a permanência máxima a que temos direito), o passaporte precisa ter aqueles 6 meses de validade comum à maioria dos países do mundo.

No mais, organize numa pastinha:

  • a sua passagem de volta
  • as reservas de hotel para toda a viagem (ou a carta-convite)
  • o seguro-assistência com cobertura Schengen
  • dinheiro ou extratos de cartão que provem que você tem 65 euros por dia de viagem

Meu pitaco: nunca deixe seu passaporte com menos de 6 meses de validade. Agende a renovação quando faltarem 7 meses para expirar.

Leia mais:

130 comentários

Ola!
Tenho 2 perguntas por favor.
1-Voce saberia dizer se cada vez que se passa de um país para outro do espaço Schengen eles pedem para ver a passagem de retorno ao país de origem ou só pedem a passagem no primeiro país,no país de entrada?

2-Tenho o passaporte brasileiro e o americano.Teria alguma diferença na contagem dos 90 dias entre um passaporte e outro ou a forma de contar os dias é a mesma tanto para brasileiros e americanos?Seria mais vantajoso entrar com um ou outro?
Muito obrigada,
Maria

    Olá, Maria! Os 90 dias a cada 180 dias valem para americanos também. Americanos usam a mesma fila de imigração dos brasileiros. Não há controle sistemático de passaportes ou de passagem entre países; pode haver apenas um controle eventual. Mesmo que você não seja descoberta durante a sua estada ilegal, será descoberta na saída e terá problemas para voltar ao continente.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito