Europa: as exigências para passar pela imigração 1

Europa: as exigências para passar pela imigração

Para visitar a maioria dos países do mundo, o seu passaporte precisa ser válido por pelo menos 6 meses depois da sua entrada.

Desde o dia 19 de julho de 2013, os países pertencentes ao Espaço Schengen (veja quais são aqui) mudaram a exigência e o modo de cálculo da validade do passaporte dos turistas. Agora é necessário que o passaporte do visitante à Europa tenha validade de 3 meses posterior à sua data declarada de saída.

Ou seja:

Se você vai passar 10 dias na Europa, precisa desembarcar com o passaporte válido por pelo menos mais 3 meses e 10 dias.

Para passar 15 dias, passaporte com validade por pelo menos mais 3 meses e 15 dias.

Para ficar um mês, passaporte com validade de pelo menos mais 4 meses.

E para ficar 90 dias (a permanência máxima a que temos direito), o passaporte precisa ter aqueles 6 meses de validade comum à maioria dos países do mundo.

No mais, organize numa pastinha:

  • a sua passagem de volta
  • as reservas de hotel para toda a viagem (ou a carta-convite)
  • o seguro-assistência com cobertura Schengen
  • dinheiro ou extratos de cartão que provem que você tem 65 euros por dia de viagem

Meu pitaco: nunca deixe seu passaporte com menos de 6 meses de validade. Agende a renovação quando faltarem 7 meses para expirar.

Leia mais:

130 comentários

Boa noite!
Irei à Europa em setembro e ao fazer minhas pesquisas para planejar a viagem me deparei com a tal “Declaração Eletrônica de Porte de Valores – e-DPV”. Já li no site da Receita Federal e tudo mais, mas você aí teriam experiência prática pra me passar de como proceder e tudo mais?
Devo levar mais que o valor mencionado, mas viajarei com meu irmão, por isso pensei em dividir o dinheiro em 2 cartões. É uma boa estratégia ou é furada?
Saudações!

E eu sempre achei que o passaporte deveria ter 6 meses de validade!

Aliás, na minha última viagem à Europa, agora no final de junho, não me perguntaram absolutamente nada na imigração portuguesa. Entreguei o passaporte e o carimbo já estava sendo dado, antes mesmo que eu terminasse de dizer “bom dia”.

Pois é, Riq, a exigência dos 6 meses se não era para todos os países, com certeza era para a Noruega, o que inviabilizou uma viagem que eu pretendia fazer no ano passado para o Canadá e a Noruega. E as informações eu recebi dos respectivos consulados. O fato foi o seguinte:
Meu passaporte iria expirar no dia 14 de dezembro, meu visto canadense no dia 14 de novembro e eu queria fazer a viagem em outubro. Entrei em contato (na realidade, minha esposa é quem entrou em contato) com ambos os consulados, para saber como deveríamos proceder.
Resposta do Canadense: a gente tinha que entrar dentro da validade do visto (ou seja, até 14 de novembro) e eles não recomendavam (ou não daria, agora não me lembro ao certo) outro visto enquanto o visto anterior estivesse valendo. E não tinha problema algum que nosso visto ou nosso passaporte perdesse a validade enquanto estivéssemos pelo Canadá (lembrar que ao contrário dos EUA, o Canadá não aceita visto em passaporte vencido ou inutilizado).
Resposta do Norueguês: o passaporte tinha que estar válido por 6 meses, ao menos, no dia que eu entrasse no espaço Schengen.
Resultado, desistimos da viagem, porque era impossível fazê-la.

Comandante, mesmo de tênis e rabo de cavalo eu devo ter cara de gente que não vai imigrar – essa dica de levar o extrato do cartão, nunca fiz. Mas valeu o aviso! (vou completar aquela viagem que nos encontramos há 2 anos na Zoropa, seus posts de 2011 estão sendo relidos de cabo a rabo).

    Olá, Cristina! É muitíssimo raro alguém pedir prova de meios de subsistência. Quando isso ocorre é porque o agente está buscando algum motivo objetivo para barrar. O Comandante só acrescenta esse item porque muita gente ainda acha que precisa levar 65 euros por dia em dinheiro vivo, o que é desnecessário e perigoso.

Obrigada. Foi o desespero!!!! rsrs Quer dizer que nestas cidades não haverá problema eles verem que se alugou apartamento? Com as notícias de proibição de alugar apartamento fiquei temerosa…Obrigada.

Aluguei apartamentos em Lisboa, Berlim e Paris. Como faço em relação ao risco de pedirem comprovação de reserva de Hotel? Será que faria uma “falsa” reserva em hoteis que não exigem depósito? Estou bastante preocupada.Obrigada.

    Olá, Ane! O comprovante de aluguel de apartamento é um documento válido e aceito.

    Leve o email da reserva do ap. Não falsifique nada, nunca. Metira tem perna curta! 🙂

    Ane, leve o “contrato” de aluguel que é dado pelo locador. É só pedir. Vem todos os dados e ficamos tranquilos.
    Faço seguro que cobre o valor do aluguel em caso de impossibilidade de viajar. O locador também nos orienta quanto a esse procedimento e até providencia junto a seguradora do país da locação.

Sou desses que sempre acreditou que só poderia viajar com passaporte com no mínimo 6 meses de validade. E até dia desses eu acreditava que para o visto americano tb.

Não é tão difícil assim manter o passaporte dentro da validade.
Deixar qualquer documento para emitir na última hora só mostra a preguiça de quem o faz. ..

Olá, tentei licar no link acima para visitar seu blog, mas meu Interet Security está dizendo que tem um script perigoso no site 🙁

Nem perca tempo. É só um site que chupa conteúdo alheio via RSS

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito