Visto EUA: Correios não enviam passaporte a cidade pequena 1

Visto EUA: Correios não enviam passaporte a cidade pequena

Visto para os Estados Unidos

No fim de maio, os Correios recuperaram na justiça o monopólio da devolução de passaportes de solicitantes de visto para os Estados Unidos. Em princípio, a entrega deveria seguir o mesmo padrão da DHL, empresa americana de correio privado que cumpria essa tarefa.

Não parece ser assim. O Márcio tentou agendar online uma entrevista no CASV para tirar o visto para os Estados Unidos. Estranhamente, o site insistia em travar quando ele preenchia o endereço para entrega do passaporte em domicílio. Ele nos procurou para saber qual seria o problema, e logo depois voltou, ele mesmo, com a resposta: os Correios não estariam entregando mais os passaportes em cidades com menos de 50 mil habitantes. Diga lá, Márcio:

Fui pesquisar acerca do meu problema, e descobri que o travamento do site não tem nada a ver com o meu navegador.

Na verdade, a mudança na devolução do passaporte, sem taxa específica e com a entrada dos Correios, piorou, em muito, para quem mora em cidades menores, como eu. Explico.

O site te dá duas opções: ou você busca o passaporte direto num CASV ou opta por entrega em um endereço. Como eu moro há mais de 1000 km de um CASV, preciso da entrega em domicílio. Porém, o site não aceita a inclusão de CEPs não cadastrados no sistema, ou seja, cidade com menos de 50 mil habitantes não têm opção de entrega em domicílio.

Como moro em Torres, RS, com 40 mil habitantes, terei que achar algum endereço de amigo e viajar a cidades maiores para poder pegar o passaporte. Antes (a mudança ocorreu há 10 dias), se entregava em qualquer lugar onde o Correio faz entrega. Agora, não!

Acho que vale divulgar tais informações, porque muita gente deve está tendo o mesmo problema. Abraço.

Obrigada pelo aviso, Márcio!

E você que mora em cidade pequena? Também está passando pelo mesmo perrengue do Márcio? Conta pra gente!

Leia mais:

44 comentários

Eu fiz entrevista no consulado americano no Recife nesta 6a feira hoje já recebi o aviso que meu passaporte está coma DHL. Moro em Sao Luis MA.
Eu já acreditei mais nas empresas brasileiras, mas o monopólio delas fazem elas prestarem um serviço de péssima qualidade. Estava esperando uma documentação vinda do Canadá pelos correios desde o dia 10 e o prazo de entrega eram 7 dias. Tive que recorrer aos serviços da Fedex International Priority e em 4 dias estava com os documentos em mãos.
Infelizmente, por falta de concorrência, as empresas públicas brasileiras são incompetentes. A exceção da Receita Federal!

Antes que surjam ainda mais teorias conspiratórias, a DHL é uma empresa alemã: Deustche Post DHL – DHL International GmbH, e não uma empresa americana.
Obviamente, não atende todo o território nacional (o site fala em mais de 1500 municípios), porque não tem obrigação legal para tanto, como os correios.

Pessoal, os Correios já foi um empresa séria! Hoje infelizmente não mais. Devido ao apadrinhamento polîtico, hoje em dia a qualidade do serviço caiu muito. Nem a correspondência de condomínio eles colocam nas caixas respectivas e nem mesmo os Sedex eles sobem um lance de escada para entregar. Apenas deixam o aviso e vc tem que ir buscar nos Correios! Uma pena. E viva a concorrência!

Olha, acho que precisamos valorizar nossas empresas e priorizá-las, assim como os americanos fazem com as deles. Eles estão instalados em nosso território e querem canalizar todo o faturamento para empresas americanas e suas parceiras! Não vamos compactuar com isso. Os correios são muito bons, dão empregos para brasileiros. Com certeza há algum engano nessa informação. Eu não acredito é que a DHL faça entrega em qualquer rincão do Brasil!!!

Pô! Lembrei que em 1981 eu recebi SEDEX em São Gabriel da Cachoeira-AM.

O Consulado/Embaixada deve estar com graça. Querem forçar a entrega pela DHL.

O Correio entrega até de canoa se for preciso.

    Isto é verdade. Os Correios entregam em qualquer cidade do Brasil, mesmo com prejuizo, pq tem compromisso social, ao contrário das outras empresas, que ficam somente com a fatia que tem a cereja.

Acho impossível o SEDEX não entregar documentos/mercadorias em uma cidade como Torres-RS.
Acredito que seja alguma confusão do Consulado/sistema/boa vontade…

A ECT é uma das empresas em quem mais confio.

Acredito que o problema não esteja nos Correios em si, mas talvez o sistema/site do órgão esteja travando para cidades abaixo de 50 mil habitantes. Isso pode ser um erro de integração entre o sistema de CEP dos Correios e o do órgão.

Seria até compreensível que a DHL não entregasse nas pequenas cidades. Agora, os Correios ? Patético…

Olá!

Desde semana passada consta na página do agendamento a informação de que o passaporte será enviado pelos Correios ou DHL:

À partir do dia 24 de junho de 2013, passaportes serão entregues em um endereço residencial ou comercial, por um dos dois serviços de entrega (Correios-SEDEX / DHL Brasil). Esta alteração não terá nenhum impacto nos prazos de entrega dos passaportes aos solicitantes, na verdade oferece mais flexibilidade e maior cobertura.

https://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/ss_announcements

Estive no dia 27 no Consulado e o passaporte chegou 6 dias depois.

    Fiz minha entrevista no último dia 15 aqui no Rio de Janeiro e meu passaporte chegou hoje, três dias depois! Incrivelmente rápido. Foi entregue pela DHL.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito