Visto EUA: por que tantos processos administrativos, segundo A.L. 1

Visto EUA: por que tantos processos administrativos, segundo A.L.

No ar há menos de três meses, o post Visto EUA: você passou por processo administrativo? Como foi? tornou-se um dos mais acessados do site. Caso você não saiba o que é (eu não sabia), lá vai: instaura-se um P.A. quando o visto não é concedido nem recusado; seu pedido fica congelado, à espera de uma investigação que o funcionário explica ser de rotina, mas que pode durar até 60 dias.

Quando subi o post (atendendo a uma sugestão de leitor), imaginei que a caixa de comentários seria um lugar onde os recém-saídos do processo administrativo contariam que o final feliz veio antes do prazo, e que não haveria motivo para pânico. Só que não é o que está acontecendo. A cada dia mais solicitantes aparecem para contar do pesadelo que é ficar 30, 60, 90, 120 dias sem resposta do consulado — e do prejuízo, financeiro e emocional, dessa indefinição.

Ultimamente, junto com o agonia e o desespero, têm circulado teorias conspiratórias, relacionando o aumento do número e da duração dos processos a uma perseguição a brasileiros.

Pois bem. O leitor A.L., que é curioso e versado em assuntos diplomáticos, foi atrás de documentos e artigos que falassem sobre esses processos administrativos. Na pesquisa, descobriu várias coisas — a mais interessante delas, que na imensa maioria das vezes não é o funcionário quem determina quem vai para o purgatório, e sim o sistema.

Dá para intuir que as razões para o aumento dos processos têm mais a ver com o atentado de Boston (e o conseqüente aumento da vigilância eletrônica, como denunciou Edward Snowden) e com paranóias que conhecemos de Homeland do que com qualquer retaliação específica ao Brasil.

Com a palavra, o A.L.:

Eu fui dar uma garimpada em informações sobre o Administrative Processing for Non-Immigrant Visas. Vou resumir a situação no que tange a brasileiros.

Em geral é o sistema automatizado que decide se um pedido de visto precisará passar por processo administrativo ou não. O oficial consular pode fazer isso, mas são poucos os casos.

Ao contrário do que se comenta, “laços com o país” ou propensão a imigrar ilegalmente NÃO são a razão central destes procedimentos! Quase todas as retenções se dão por motivos de segurança e medidas antiterrorismo.

Há vários programas de iniciativa de segurança aos quais um solicitande de visto pode ser “flagged for clearance” (assinalado para averiguação).

MANTIS – este programa afeta principalmente vistos de estudos em áreas consideradas críticas, com potencial direto ou indireto de aplicações militares (a lista envolve uma lista grandinha de sub-tópicos e áreas de estudo/pesquisa como sistemas de navegação, enganharia de materiais, sistemas de vôo, neurotoxicologia, sensoreamento remoto, quase todas as áreas relacionadas a química, robótica avançada etc.) Quem processa essa “security clearance” é o Departmento de Defesa.

CONDOR – este programa afeta quem já morou, é casado, estudou e/ou é cidadão de países considerados de risco para a segurança. Basicamente, países muçulmanos da Ásia Central, Oriente Médio, Norte da África + Cuba + Coréia do Norte.

NCIC – é uma base de dados com nomes de pessoas que cometeream crimes, ou então que foram deportadas, ou identificadas pelo FBI como participantes em prostituição, que estão bloqueadas para retorno, ou que são suspeitas de tráfico internacional de drogas e afins. Essa base de dados tem cerca de 3 milhões de nomes, e gera mais de 99% de falsos positivos. É essa checagem que afeta principalmente brasileiros viajando a turismo, pois há muitos nomes comuns latino-americanos nela, gerando falsos positivos no momento do preenchimento da solicitação DS-156. O processo administrativo serve então para separar os homônimos.

O NCIC tinha só algumas dezenas de milhares de nomes, agora tem milhões deles. Com isso, nomes comuns (ex: Carlos Silva, Isabela dos Santos etc) podem facilmente disparar um alerta. Quando isso acontece, o sistema automaticamente encaminha o pedido para análise de segurança (processo administrativo). Quem faz a análise administrativa para o NCIC não é o oficial consular, mas funcionários de agências de segurança americanas como FBI ou DHS. Uma vez que tenham esclarecido o falso positivo (que ocorre em 99,9% dos casos, como disse), o visto é liberado.

O problema é que aumentou muito a extensão dessa base de dados, sem um correspondente aumento da mão-de-obra americana disponível para analisá-la. Isso NÃO afeta só o Brasil. Há vários casos, principalmente nos países CONDOR, de gente que perdeu emprego, Ph.Ds em andamento etc. porque não pôde renovar vistos fora do país e ficaram retidos por até 14 meses em alguns casos.

Para turistas brasileiros, é importante ficar tranqüilo que processo administrativo quase nunca é referente a dúvidas sobre laços com país. Não adianta levar infinitos documentos para o agente consular, quem seleciona os que caem no security check é o sistema de segurança, no momento em que você preenche seus dados no DS-156 online. Não há realmente nada a fazer, e o consulado não tem como, em princípio, agilizar a entrega de vistos individuais nesses casos, pois não é consulado que emite as security clearances, mas as agências federais de informação e segurança.

Para estudantes brasileiros (e outros), a dica que fica é evitar viajar para fora dos USA durante programas de estudo, caso seu visto F ou J esteja vencido mas não seu status. Vistos de estudo podem vencer rápido, mas quase sempre desde que seu registo SEVIS com a universidade esteja ativo, você permanece legalmente nos USA, mas não pode viajar para fora dos USA e retornar sem novo visto – momento no qual muita gente se complica pelo processo admistrativo, perdendo semestres etc. Alguns sites de universidade até já recomendam que o aluno evite sair dos USA durante o mestrado ou Ph.D, principalmente se a viagem for para países problemáticos com segurança.

Ou seja: mais do que nunca vale aquela máxima de primeiro conseguir o visto, e só depois planejar férias para os Estados Unidos. Não é preciso ter passagem comprada para solicitar visto.

Infelizmente, o perrengue de precisar de visto para os Estados Unidos não tem perspectiva de acabar. No início do ano noticiou-se que o Brasil já teria condições de entrar para o programa Visa Waiver (que dispensa a obtenção de visto prévio), devido ao baixo índice de vistos recusados. (O Chile acaba de ingressar neste clube.)

O problema é que, para participar do programa, o Brasil teria que dar acesso a informações que a lei brasileira não permite — e não há nenhuma vontade, por parte dos nossos políticos e diplomatas, de permitir. (Todos os participantes deste programa — toda a Europa Ocidental, Japão, Cingapura, Coréia do Sul, Taiwan, Austrália, Nova Zelândia e agora Chile — permitem.) Leia aqui: Fim do visto para os EUA esbarra na recusa do Brasil em cumprir exigências.

Obrigadíssimo, A.L., pela superpesquisa e pela gentileza de compartilhar com a gente!

Leia também:

Visto EUA: você passou por processo administrativo? Como foi?

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    673 comentários

    Eu tenho o green card desde 06/05/2004.Ele expira no dia 19/05/2014.O que é preciso fazer para renová-lo? Tenho 84 anos.Obrigada por uma resposta.

    Eu acho que faz sentido o que o AL pesquisou pois no meu caso o visto em PA e do meu filho menor de idade ,minha familia inteira recebeu visto ,e o principal solicitante e meu esposo que e funcionario de uma multinacional americana ,a´25 anos ,então vamos acreditar que e o sistema , e tentar ter paciencia .

    Ricardo, é verdade, uma parte dos leitores do meu blog têm aparecido com duvidas sobre o assunto e as minhas respostas são as mesmas, que acho que são coerentes com a situação. Porém essas informações do leitor do vnv, fazem todo o sentido do mundoe de agora em diante deve ajudar a muita gente a entender o que está se passando.

    Valeu, e quero dizer que usei a idéia para também escrever um post aqui sobre o assunto, pois alguns dos nossos leitores, também t6em dúvidas constatntes.

    Chegou em boa hora!

    Pelo que entendi enquanto o PA esta ocorrendo o passaporte das pessoas está “retido” no consulado, assim as pessoas que estão retidas em PA não conseguem nem viajar para outros locais, é isto mesmo?

    O que fazer num caso destes caso a pessoa precise do passaporte para viajar para outros locais (Europa, Ásia, etc)?

      Olá, Philipp! É possível solicitar o passaporte de volta. O processo continua correndo.

      Você pode pedir o passaporte de volta. A verificação será feita, com ou sem passaporte – pedir o passaporte de volta não a interrompe. Se o solicitande obtiver a “security clearance”, ele pode agendar de novo uma visita para ir lá e receber o visto.

      Oi, Philipp!

      No meu caso, a consular que me atendeu falou “Seu visto foi concedido, mas, terá que passar por um Processo Administrativo”´. Ela me devolveu o passaporte, logo, estou com ele, com a folha 221g (se não me engano é esse o nome)e disse que receberia um e-mail, em aproximadamente 2 semanas dizendo se faltava algo, com um endereço para envio do passaporte.

      123 Dias, Hoje!!!

      Abraço e Ótima Semana,
      Vladimir.

      Oi Vladimir, vc conseguiu o visto?
      Estou a 90 dias aguardando o processo, essa espera que atrapalha qualquer planejamento de viagem.
      Abraço

      ola parceiro ja tenho um ano e 5 dias nesse tal de PA
      da nen pra comentar viu….bom mas eu me encaxo no pior perfil tenho nome arabe hehehe …

    Meu visto vence em maio e pretendo ir a Cuba em abril. Será que o carimbo cubano pode atrapalhar a minha renovação?

    Obrigada

      Olá, Silvia! Não espere o seu visto vencer para renovar. Recomenda-se renovar a partir de um ano da data de expiração.

      O visto cubano não fica no passaporte. É um papel separado! Eu tinha a mesma preocupação antes de ir a Cuba.

      Pessoal,
      se eu for para Cuba eles não carimbam o passaporte, OK. Minha dúvida é no momento da renovação do visto americano, onde eu tenho que preencher os países que visitei nos últimos anos. Eu devo simplesmente “esquecer” de citar Cuba.
      Os EUA não tem controle disso através das cias aéreas? Não corro o risco de projudicar a renovação do meu visto americano?
      Ah! E agosto é uma epoca muito ruim para ir a Cuba?

      Obrigado

      Olá, Danilo! Não recomendamos mentir no Consulado Americano.

      Agosto é quente e já pode haver furacão.

      Silvia

      Fui para Cuba em 2008 e ele não carimbaram meu passaporte. Imagino que deve ter sido por isso mesmo, para não levantar red flags. Mas como falou a Boia, tire antes de vencer e de sua viagem.

      Em Israel não carimbaram o passaporte da minha namorada… deve ser por essa mesma lógica (mas ao contrário)

      Em Israel não carimbam, porque se você tiver um carimbo de lá, nenhum país árabe permite sua entrada.

      Silvia
      estive em Cuba há dois anos e como já haviam me avisado eles não carimbaram meu passaporte também (snif! snif! logo eu que adoro os carimbos enchendo as páginas…)

      Poxa, xará, eu também coleciono carimbos! 🙂
      Mas é bom saber que eles não deixam rastros, rs
      Obrigada!

    Eu tenho passaporte espanhol e não teria esse problema…

    De toda forma, continuo sem entender porque brasileiro sofre tanto pra ir para um país que dá tanta dor de cabeça como os USA…

    Eu até entendo e não recrimino a exigência de visto por parte dos USA, mas com tanto lugar interessante no mundo para conhecer, eu jamais iria para um país como os USA a turismo… se fosse a trabalho, estudo ou algo assim eu até entenderia ir atrás de visto, agora a turismo jamais!

      Vamos deixar um pouco de lado a prepotência dos americanos? Os EUA é um país maravilhoso pra se conhecer, com lugares lindos, cidades interessantes… esse preconceito todo já encheu a paciência

      Concordo com você Ivan! Eu morei em um lugar fascinante durante 1 ano e toda vez que eu vou pra lá conheço cidades e pessoas incríveis! O problema é que 95% dos brasileiros vão pra lá vão apenas para Flórida (Disney), Nova York, Califórnia (Los Angeles) e Nevada (Las Vegas). Estive em lugares lindíssimos (campo, praia, cachoeira, cidades) fora desses Estados.

      Em momento algum disse que os USA seja um país que não tenha bons atrativos… só que eu acho que não vale tanto esforço para conhecer um lugar sendo que existem tantos outros que oferecem algo semelhante ou melhor sem tanto sacrifício…

      É como o comandante sempre diz que as exigências que o Brasil faz com relação aos estrangeiros só tendem a afastar os turistas. A questão é que o turista norte-americano não tem esse fascínio pelo Brasil como acontece ao contrário.

      Imagina então para pessoas que não moram em cidades grandes que possuam consulado! Além de toda a burocracia, ter que se locomover até uma grande cidade apenas para ir a um consulado? Sério que vale a pena isso para turismo?

      Pelo menos a minha TODO List tem tanto lugar pra conhecer que os USA vão sempre ficando pra depois devido a burocracia (assim como outros países que me dariam dor de cabeça para visitar)

      concordo com o Jose Luiz. nao que seja ruim, mas pode não valer o stress. isso nao é preconceito, é opinião. dá pra se divertir muito em diversos outros lugares sem passar por esta histeria homeland.

    Ainda bem que tirei o meu visto antes da mudança de procedimento, e no auge do boom turístico para os EUA. Foi facílimo.

    Nessas horas agradeco ao meu sangue portugues e ao passaporte vermelho! Nao precisar de visto para os EUA eh uma enorme vantagem.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito