Vassouras | Festival Vale do Café: música boa e outras delícias 1

Vassouras | Festival Vale do Café: música boa e outras delícias

Fazenda Guaritá, Festival Vale do Café

Todos os anos, o Festival Vale do Café enche de música o sul do estado do Rio de Janeiro. O Viaje na Viagem foi convidado a conhecer o evento em sua 11ª edição, que aconteceu entre os dias 16 e 28 de julho em Vassouras e 14 municípios vizinhos.

O Vale do Café, como acabou conhecida essa região do vale do rio Paraíba do Sul, viveu seu auge em meados do século XIX. Lá chegou a ser produzido 75% do café consumido no mundo inteiro. Fazendas preservadas, que contam a história dos barões daqueles tempos, abrem as portas ao público como um charmoso cenário para as apresentações.

O festival

A cantora lírica Angélica de La Riva na Fazenda União


São duas semanas de espetáculos. Vassouras concentra grande parte da programação, que é em sua maioria gratuita e acontece em centros culturais, igrejas e ao ar livre. A bonita praça Barão de Campo Belo, a principal da cidade, recebe um dos palcos do evento.

João Bosco, Festival Vale do Café

Praça Barão de Campo Belo, Vassouras


O gramado imenso acomoda a todos com conforto, e os carrinhos de pipoca e vendedores de algodão-doce completam o clima de cidade do interior.

Mas não se pode perder as atrações pagas. Os shows e concertos nas fazendas históricas são uma beleza. Acontecem às sextas, sábados e domingos, dois a cada dia; um pela manhã, e outro pela tarde.

Ricardo Silveira e Liz Rosa, Fazenda Guaritá

Em 2013, foram 12 as fazendas participantes: 6 em Vassouras, 2 em Barra do Piraí, 3 em Rio das Flores e 1 em Valença.

Fazenda Guaritá, Festival Vale do Café

Fazenda Guaritá, Festival Vale do Café


O roteiro dos shows é super gostoso e não muda: espumante e cafezinho de boas-vindas, bate-papo e visita a alguma parte da fazenda, e comidinhas antes ou depois (às vezes, antes E depois) das apresentações. Só que cada fazenda tem um jeito de recepcionar e de agradar.

Fazenda União, Festival Vale do Café

[Fazenda União]

Fazenda Santa Eufrásia, Festival Vale do Café


Algumas oferecem os shows em salas, outras em tendas sobre a grama; algumas são mais suntuosas, outras mais modestas.

Fazenda União, Festival Vale do Café

Fazenda União, Festival Vale do Café

Fazenda Santa Eufrásia, Festival Vale do Café

Há fazendas em que funcionam hotéis, e outras que ainda são de trabalho, para criação de gado, por exemplo. As alas visitadas podem ser a sede, a capela, o engenho, os jardins ou até o curral. Misturando isso à programação, que é bastante variada, o passeio nunca se repete.

Fazenda Taquara, Festival Vale do Café

Fazenda Taquara, Festival Vale do Café


Assisti a apresentações em quatro fazendas (União, Guaritá, Santa Eufrásia, Taquara), e cada uma teve o seu borogodó.

Os shows são principalmente de música instrumental. O público algumas vezes não se agüenta e cantarola junto, como vi acontecer esse ano nas homenagens ao Clube da Esquina e a Vinicius de Moraes. Bonitinho! Algumas apresentações de banda e de orquestra têm a participação de cantores populares ou líricos, e celebram nomes importantes da música. Em 2014, o homenageado será Dorival Caymmi.

Como chegar

Fazenda São Luiz da Boa Sorte, Festival Vale do Café

Vassouras fica a 117 km da cidade do Rio de Janeiro. De carro, o acesso é pela Via Dutra e RJ-127 saindo do Rio; Via Dutra e BR-393 saindo de São Paulo, e BR-040 e BR-393 saindo de Belo Horizonte. Mais detalhes aqui.

De ônibus, a viação Util leva a partir do Rio e de Belo Horizonte; Salutaris, a partir de São Paulo; Viação Progresso, a partir de Juiz de Fora. Informações aqui.

Ingressos

Ulisses Rocha na Fazenda Santa Eufrásia

[Ulisses Rocha | Fazenda Santa Eufrásia]

Os ingressos para as apresentações nas fazendas são vendidos apenas online, pelo site Ingresso Fácil. Compre com antecedência; as apresentações ficam bastante cheias. Em 2013, cada entrada custou 80 reais.

A programação completa de shows é divulgada no site do Festival Vale do Café.

Acesso às fazendas

Rio das Flores, Vale do Café

A melhor opção para quem não dirige é usar o serviço de vans do festival. O transporte às fazendas é gratuito. As vans saem da praça Barão de Campo Belo, em Vassouras. Ao final do espetáculo, retornam para o mesmo ponto.

Ir de carro é a melhor idéia para quem preferir se hospedar fora do centrinho de Vassouras, e para quem quiser assistir a mais shows. As duas apresentações de um mesmo dia costumam acontecer em propriedades próximas. As vans do festival não levam de uma fazenda à outra; voltam sempre para o centro.

Há fazendas bastante próximas do centro de Vassouras, alcançáveis a 20 minutos de carro. Outras ficam mais longe, como aquelas em Rio das Flores, que pedem mais ou menos 1 hora ao volante. Não desanime: as fazendas de Rio das Flores são imperdíveis.

Nos hotéis e pontos turísticos é distribuída a programação completa do festival, com um mapa de acesso às fazendas simplificado.

Onde ficar

Fazenda União, Festival Vale do Café

[Fazenda União]

Duas das fazendas que participam do festival são também hotéis: a Fazenda Florença, em Conservatória, e a Fazenda União, em Rio das Flores. Estive na última, que é um encanto. A decoração com objetos de época é um primor, e os quartos, pelo que consegui espiar, também são lindos.

A cidade de Vassouras não tem muitos hotéis. Eu me hospedei no Santa Amália.

Hotel Santa Amália, Vassouras

[Hotel Santa Amália]

É um hotel bastante simples, mas prático por ficar próximo à rodoviária de Vassouras. (Não digam que eu não avisei: luz fria em todos os ambientes, e televisão de tubo pequenininha no quarto). Para uma viagem mais econômica, é uma opção a considerar. Até a praça Barão de Campo Belo são 15-20 minutos caminhando, ou 5 minutos de táxi.

O hotel com localização mais conveniente para quem viaja sem carro é o Mara Palace. Fica a um quarteirão da praça principal, de onde saem as vans para as fazendas.

O Vassouras Eco Resort fica distante do centro da cidade, no distrito de Massambará. Está mais longe de Conservatória e Barra do Piraí, mas mais perto de Rio das Flores. As fazendas Cananéia e São Fernando são as mais próximas.

Festival Vale do Café 2014

Fazenda Guaritá, Festival Vale do Café

A próxima edição do Festival Vale do Café já foi anunciada: acontece entre os dias 18 e 27 de julho de 2014. Acompanhe novidades pelo site oficial.

Mariana viajou a convite do Festival Vale do Café.

Leia mais:

9 comentários

Sou louca pra conhecer essas fazendas!! Acompanho diariamente o VnV e não sei como deixar passar esse post super útil!

Vou quase todo ano e adoro sentar naquela praça de Vassouras e visitar as fazendas de café! É um clima incrível, muitíssimo agradável. Neste ano “dei bobeira” e quando fui ver não achei hospedagem. 🙁

Por isso, tem que se programar com antecedência. Fico no Mara Palace Hotel. É simples, mas muito agradável, funcionários atenciosos,a comida é muito boa e o que é melhor: pertíssimo da praça aonde acontece todo o “buxixo”. Nada de pegar carro e procurar vaga! Vai-se à pé, mesmo!

Excelente pedida!

Sou de Petrópolis. Já fiz este passeio 2 vezes e uma delas na Fazenda Taquara, muito boa em todos os quesitos (recepção ao almoço). Vou de manhã cedo e retorno à noite. Há uma caminho por Araras distrito de Petrópolis prox de Itaipava na BR 040, sairá em Pati de Alferes e seguindo em Vassouras (+- 1:40min). É valido só para quem está na Serra. RJ 117 Estrada está nova, Mão dupla e estreita, mas vale pelo local.

Mariana, anotei na agenda para o ano que vem. Como disse aqui em comentário anterior sempre senti falta no site do evento de informações sobre deslocamentos e hospedagem. E por isso nunca fui. Espero ler tudo isso lá no ano que vem. Voce deu uma aula.
Conheço bem Vassouras e já me hospedei inúmeras vezes no Mara Palace e adorava. A comida era excelente e o atendimento para lá de atencioso. Hoje não sei como ele está. Tudo muda o tempo todo no mundo para melhor e para pior.
As fotos estão lindas. Parabéns pelo trabalho.

Nossa, q máximo! Tenho mt vontade de fazer uma viagem assim, pois tenho fascínio por essas fazendas seculares. Já estive em Vassouras uma vez em excursão da escola, mas tinha uns 12 anos e pouco me recordo.
Boa dica! 😉

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito