191 comentários

Uso em outros países:

No Uruguai, onde o dólar em alguns casos é usado como uma segunda moeda, usei sem problemas de perda na conversão. Paguei algumas contas em Punta (cobradas em dólar) e verifiquei no extrato que foi debitado exatamente o valor acordado. Inclusive o papelzinho-recibo da máquina vem em dólar.
Usei o AMEX Travel Money, e pretendo usa-lo novamente agora em viagem aos EUA (a despeito do cambio do Itau não ser dos melhores) como um Plano B, pois estou conseguindo comprar em papel com boas cotações.

Minha opinião sobre o cartão pré-pago: Vale a pena como opção segura, funcional e por não te deixar sujeito às alterações cambiais. Entretanto não consigo enxergar a vantagem financeira – tudo bem que o IOF é de apenas 0,38%, mas no cambio é utilizado o Dolar Turismo, que tira a vantagem do IOF. Sempreuso saque direto em conta corrente (cartão de débito da conta – forma mais vantajosa) levo pré-pago e uso cartão de crédito. Sempre dei sorte, porque a forma mais vantajosa em todas as vezes foi o cartão de crédito, mesmo pagando o 6,38% de IOF.

    Ana, é isso mesmo. Poucas pessoas conseguem perceber esta diferença entre o Dólar Turismo (pré pago) e o Dólar Comercial (C Crédito)que acaba dando na mesma o IOF de 6,38% do cartão de crédito. Ainda o cartão te dá milhas…..

Mais uma dica:

Se for sacar dinheiro na Europa com o VTM, procure um banco e não caixas de rua. Aí, antes de sacar, pergunte a um funcionário se é possível que eles abram a máquina e te devolvam seu cartão se ele ficar travado. Em alguns bancos isso é possível e você não fica sem seu precioso cartão.

E complementando o item 8: Vale a pena usar cartão pré-pago em dólar ou euro num país onde a moeda seja outra?

A cotação de compra de moeda no cartão pré-pago é sempre bem pior que a do cartão de crédito (na hora de pagá-lo), então a diferença pode ser ainda menor que os 5,38% vs 6,38%. Dependendo do caso, com o cartão de crédito vc pode gastar menos do que com o de débito.

Tivemos problema para passar o VTM em uma loja no Panamá, por conta da ausência de nome. Nem lembro como se resolveu, mas acho que no final a mulher passou o cartão… De qualquer forma, foi em uma loja só, todas as outras aceitaram sem problemas.

Encontrei barreiras na utilização do Global Travel na França. Lojas de pequeno porte e restaurantes mais simples não o aceitavam. Entretanto, como não tive problemas nos saques, tudo transcorreu de maneira satisfatória. O Itaú opera com a American Express; a recarga (usei o tablet) é imediata a qualquer momento; o cartão funciona perfeitamente.
Usei também o cartão de débito (Maestro) sem problemas.

Bom dia, Tripulantes!

Complementando as informações do mestre Ricardo:

– Os cartões pré-pagos possuem prazos de validade (assim como os cartões de crédito) portanto se você voltar de uma viagem e pretende utilizar o saldo em outra, fique atento à validade do cartão para não perder tudo que sobrou;

– Os cartões pré-pagos que utilizei até hoje sempre foram os VTM da Confidence e em mais de uma ocasião consegui usar o saldo restante aqui no BRASIL, tanto para compras em débito (usei em mercados, padarias, postos de gasolina) quanto para saques;

– Se você já tem ou fez um cartão com a Confidence mas não veio com seu nome gravado, sem problemas: vá a uma loja da corretora e solicite a gravação, eles fazem na hora e sem custo (ao menos aqui em Curitiba é assim)

Levei o Travel Money AMEX (via Itau Personnalite) para França e Itália em Agosto passado, e quase não pude usá-lo para compras… a maioria dos lugares não aceita AMEX. Tinha que procurar ATM (que não tem tanto quanto no Brasil), sacar (melhor procurar a rede com taxas menores… e algumas são altas) e pagar em dinheiro :/

Olá Pranas,

Como eu já escrevi em algum lugar no VnV: eu viajei ao Chile com meu cartão de débito internacional (habilitado durante o período da viagem) e paguei as mesmas taxas do Money Travel. Se existe limite de saque não fiquei sabendo, talvez tenha ficado abaixo dele. Levei um de crédito como segurança (quem tem um não tem nenhum, quem tem dois tem apenas um). Já comecei sacando na máquina do aeroporto o dinheiro para café, taxi, gorjetas, etc.

Um comentário meio óbvio é: não faça cartão em dólares para usar na Europa continental! Ainda tem muito gerente e casa de câmbio que, meio que por default, já vão recomendado um cartão em dólares.

Outro comentário não tão óbvio: lugares que atendem muitos tuirstas cada vez mais estão usando maquinhas de cartão mais inteligentes que sugerem a conversão de moeda automática no momento da compra. Ou seja, você está (por exemplo) fazendo check-out em um hotel, e no próprio visor da máquina já aparece a alternativa de fazer débito em reais (no caso de cartões de crédito ou débito normais). Isso é péssimo negócio, sempre aperte “NÃO” ou o equivalente na língua local quando aparecer esse sugestão. Se vc usar cartão pré-pago em país que usa outra moeda (Suíça, por exemplo), está sujeito ao mesmo problema.

Aliás, a Suíça é um dos lugares onde mais tem proliferado essas máquinas. Muitos vizinhos gostam porque já vêem o valor exato em Euros (o franco suíço anda flutuando muito), mas quase sempre isso implica em uma perda de 3-5% sobre a cotação usada pelo banco/corretora se você passar o cartão em moeda estrangeira.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito