Perguntas de primeira viagem: PASSAGENS AÉREAS 1

Perguntas de primeira viagem: PASSAGENS AÉREAS

Ilha Grande vista da Ponte Aérea

Aqui no Viaje na Viagem aparecem muitas perguntas sobre passagens aéreas. Este post lista — e responde — as mais freqüentes (e certamente ganhará muitas adições ao longo do tempo).

Tenha sempre em mente que passagem boa é aquela que você compra para o lugar que quer visitar, numa época em que vale a pena ir para lá. Passagem baratinha para viajar na época desfavorável é uma passagem cara.

Cuidado, portanto, com compras de passagem aérea por impulso. Se você não nunca estudou o destino que está em promoção, estude antes de comprar. A melhor compra por impulso é para o destino que você já vem namorando há tempos — e que sabe as épocas certas para viajar.

1 | Com que antecedência se deve comprar a passagem?

Não é uma ciência exata. Só existe uma certeza: em cima da hora é mais caro.

Para aumentar a chance de conseguir boas tarifas em passagens nacionais, compre com 4 a 8 semanas de antecedência. Compre passagens internacionais com 2 a 4 meses de antecedência. Mas o melhor mesmo é aproveitar as promoções.

Para épocas em que todo mundo quer viajar no mesmo dia (Natal, Réveillon, Carnaval) aumente a antedência: 3 a 6 meses para qualquer destino. Mas pense que você vá encontrar pechinchas em férias escolares ou Carnaval: se você conseguir alguma tarifa que não seja exorbitante, já estará no lucro.

2 | Quando acontecem as promoções?

As promoções (feirões, megapromos) de passagens nacionais são bastante freqüentes: acontecem em fins de semana e valem para períodos fora de férias e feriadões. De vez em quando também aparecem promoções para vôos no meio do feriado, fora das datas que as pessoas querem ir e voltar.

Já as promoções de passagens internacionais costumam acontecer no início da baixa temporada (depois do carnaval ou das férias de julho), e são repicadas ao longo da baixa temporada por cias. que precisem melhorar sua ocupação.

Uma ótima oportunidade de encontrar pechinchas é no lançamento de novas rotas, que sempre têm tarifas promocionais nas primeiras semanas de operação.

3 | Existe promoção que é roubada?

Desconfie quando o preço é barato demais para destinos sul-americanos. Sempre aparecem megapromoções para Cusco na época da chuva (novembro-março), para Cartagena e San Andrés na época mais chuvosa (outubro, novembro), para Bariloche antes da neve (você só vai encontrar neve entre julho e setembro), para a Patagônia no auge do inverno (quando só Ushuaia, que tem esqui, está funcionando a toda).

Muita gente também põe os pés pelas mãos comprando passagens para lugares que não quer visitar (confiando em achar outra passagem baratinha deste lugar até o destino realmente desejado) ou partindo de uma cidade que não é a sua. Ambas situações são fonte segura de gastos imprevistos e perrengues práticos.

4 | Quero visitar Madri e Roma na mesma viagem. Compro passagem ida e volta a Madri ou a Roma?

Nenhuma das duas. Compre passagem com ida a Madri e volta de Roma. Em viagens picadas, sempre compre sua passagem saindo do Brasil até o primeiro destino que você vai efetivamente visitar, com volta do último destino que você vai efetivamente visitar.

Qualquer outra solução envolve custos e riscos. Os custos são óbvios — não existe passagem grátis, e os vôos extras vão diminuir (e possivelmente até anular) a economia que você acha que está fazendo ao comprar passagem só até o meio do caminho. E o risco está programar conexões entre vôos que não estão vinculados. Se o vôo avulso atrasa e você perde o vôo de volta ao Brasil, terá que comprar outra passagem na hora.

Orce também quanto fica incluir os vôos internos na sua passagem Brasil-Europa. Na maioria das vezes, vale a pena — e você mantém seu limite de bagagem internacional nos outros vôos.

Como fazer? Use a função “várias cidades”, “vários destinos” ou “múltiplos destinos” nos sites das cias. aéreas ou em buscadores com o Kayak.

Já comprei minha passagem errado, e agora? Se você vai precisar retornar ao destino de chegada apenas para pegar o vôo de volta ao Brasil, programe esse vôo interno para a véspera da viagem. Em casos assim, de vôos desvinculados, sempre durma na cidade de onde parte seu vôo de volta, para reduzir o stress e os riscos de perrengue.

5 | Que cia. aérea voa do Brasil a Veneza? Que cia. aérea voa do Brasil a San Francisco?

Muita gente deixa de comprar passagem aérea do Brasil até o destino que quer realmente visitar porque acha que só é possível comprar passagens em vôos diretos ou para as capitais. Não é não.

As cias. aéreas que voam do Brasil para a Europa ou a América do Norte vendem passagens a todos os destinos não-servidos por vôos diretos do Brasil. É para isso que existem as conexões.

Assim, se você quer começar sua viagem por Veneza, não precisa comprar a passagem só até Milão ou Roma. Compre até Veneza. Qualquer cia. que vá para a Europa levará você até lá, com uma conexão.

A mesma coisa com San Francisco. Não é porque nenhuma cia. tem vôo direto do Brasil a San Francisco que você precisa ir só até Miami ou Atlanta.  Todas as cias. americanas deixam você em San Francisco.

6 | Por que as passagens com conexão são mais baratas do que os vôos diretos?

Porque o conforto do vôo direto é um benefício pelo qual as cias. aéreas conseguem cobrar mais. Por isso o vôo direto São Paulo-Orlando da Latam sempre será mais caro que o vôo São Paulo-Panamá-Orlando da Copa. E por isso você verá rotineiramente as cias. européias cobrando mais caro por vôos a suas capitais de origem do que a outros países. Por exemplo: voar com a KLM para Paris com conexão em Amsterdã normalmente sai mais barato do que voar só até Amsterdã; isso costuma acontecer com todas as outras cias. do continente.

7 | Achei uma passagem baratinha a Atlanta com conexão em Miami. Posso descer em Miami e ficar por lá?

Não pode não. Ao abandonar a rota que originalmente comprou você perde as reservas e a classe tarifária dos vôos seguintes.

8 | Achei uma passagem baratinha aos Estados Unidos saindo de Manaus, mas eu moro em Goiânia. É uma boa?

A economia proporcionada por uma passagem que sai de um lugar onde você não está sempre é relativa. Lembre-se que o trecho entre a sua cidade e a cidade de onde sai e aonde chega o vôo nunca será grátis e diminuirá (em casos extremos, anulará) a economia que você acha que está fazendo. E que se o vôo interno atrasar, você pode perder a sua passagem internacional. (A mesma coisa na volta: se o vôo internacional atrasar, você pode perder sua passagem nacional avulsa.)

9 | Vale a pena combinar trecho com milhas com passagens avulsas?

O melhor uso para milhas é na emissão de passagens até o destino que você quer efetivamente visitar. Usar milhas só para abater parte do custo normalmente é um mau negócio; você continuará pondo dinheiro para voar e correrá o risco de perrengues na conexão entre o vôo com milhas e o vôo comprado, já que não serão vôos vinculados.

10 | Vale a pena voar com cias. low-cost?

Quem aproveita melhor as cias. low-cost é quem mora nos países em que elas atuam e assinam os alertas que informam quando abrem as vendas dos vôos. Quem compra no comecinho das vendas consegue aquelas tarifas ridículas que fazem a fama das low-costs. Depois das vendas engatilhadas, as tarifas ficam parecidas com as das cias. convencionais.

Leve em consideração também o limite de bagagem. As low-cost são rígidas na pesagem e cobram uma fortuna (mais de 10 euros) por quilo de excesso.

Tente viabilizar sua viagem com cias. convencionais (incluindo os trechos intra-europeus na sua passagem Brasil-Europa-Brasil). Caso seja muito mais econômico incluir low-costs, viaje leve — e não marque nenhuma conexão entre vôos não-vinculados.

Leia mais:

232 comentários

Olá, quando eu compro uma passagem aerea em trechos internos da europa, ela sempre será cobrada como compra internacional, mesmo que o valor esteja em reais? Simulei uma compra pela aireurpa e pela tap e aparecem valores em reais. Eu serei cobrada pelo iof?

    Olá, Dani! Se o site for brasileiro, o preço é final. Se o site for estrangeiro, o preço em reais é apenas uma referência, a compra será internacional em euros.

Boa noite, vou fazer a minha primeira viagem sozinha para o Peru em 2024. Estou com medo de comprar voos com escala menor em Lima (SP-LIMA > LIMA-CUSCO) e não dar tempo entre um voo e outro. Tanto na ida quanto na volta a escala varia de 1:40h a 2:40h estou na dúvida de qual escolher. Além do mais, comprar agora é com muita antecedência? Obrigada.

    Olá, Maria Eduarda! Se os dois trechos forem vinculados no mesmo localizador, a cia. põe você no próximo voo se precisar. Tente um intervalo bom na ida, quando você precisará fazer imigração.

Oi Boia! Irei a Itália em maio/2024 e achei passagem na TAP por 4050,00 pessoa… Espero se aproximar da viagem (para ver se aparece preço melhor) ou já fecho?

    Olá, Paula! Qualquer passagem para a Europa abaixo de 1.000 dólares é promocional. Se vai aparecer uma promoção melhor? Não há como saber.

Olá, Bóia. Nunca comprei passagem com muita antecedência, porque os preços costumam estar mais altos. Mas desta vez quero ir à Paris entre 11 e 27/7/24 e como será pertinho das Olimpíadas tenho medo de esperar e ficar cada vez mais caro. O que vocês me aconselham? Desde já, obrigada.

    Olá, Dillemba! Depende da sua expectativa sobre o que é passagem a bom preço.

    Historicamente, na rota Brasil-Europa:
    Passagem ponto a ponto fora de temporada – 1.000 a 1.200 dólares
    Passagem ponto a ponto na alta temporada (Natal, Réveillon, janeiro, carnaval e julho): até 2.000 dólares

    Promoções baixam essas tarifas para 800, 600, no limite 500 dólares, mas estão cada vez mais raras.

    A primeira coisa que você precisa fazer é pensar em dólar. Em reais tudo parecerá sempre caro demais.

Olá,
Vou visitar a família nos EUA agora no final do ano e estou tentando comprar uma passagem multidestinos (GRU> Charleston / Richmond>GRU). Tenho um bebe de 1 ano, então horário e tempo de escala são critérios importantes. As melhores combinações que encontrei foram em sites de passagem e não consigo encontrar essas mesmas combinações no site das cias aéreas. Como faço para comprar essas passagens direto da cia? Obrigada!!

    Olá, Marcela! Talvez as combinações sejam entre voos não vinculados. Em que site foi?

    Isso! Vi uma opção da american airlines que combinam os 4 trechos no kayak e vi outra opção da delta com os 4 trechos na decolar.

    Olá, Marcela! Veja se existe algum aviso de passagem não-vinculada no Decolar. No Kayak verifique quem é o vendedor da passagem e se os voos são vinculados na mesma reserva.

    Olá, estou querendo comprar um pacote para o Beto carreiro pela Decolar,mas vi algumas reclamações no Reclame aqui e fiquei receosa. Sabe me dizer se A Decolar e confiável?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito