O novo visual do Ibis (e alguns de seus concorrentes no Brasil) 1

O novo visual do Ibis (e alguns de seus concorrentes no Brasil)

Ibis Paulista, novo layout

Nascida como uma rede de hotéis duas-estrelas para viagens a negócio de pequenos empresários e executivos pouco graduados em suas empresas, a bandeira Ibis se transformou, de dez anos para cá, numa grife da hotelaria econômica. O preço fixo (e transparente) e o padrão constante da rede acabaram conquistando também um público cansado de se decepcionar com quatro-estrelas envelhecidos ou três-estrelas sem padrão. Depois de repaginar os apartamentos (que ganharam um aspecto escandinavo e TVs de tela plana) e trocar o logo (que desapareceu com as antigas duas estrelas da marca…), a rede agora investe em camas de última geração e num extreme makeover dos lobbies dos hotéis.

Ibis Paulista

A divulgação do novo padrão aconteceu num coquetel semana passada, no Ibis Paulista. Minha primeira reação ao entrar no hotel foi — caramba, o Ibis virou hotel-design! A primeira vez que você se sente hip por estar num bar do Ibis a gente nunca esquece…

Nos releases de divulgação, a grande estrela deste upgrade é a nova cama Sweet Bed, que tem colchão de espuma especialmente desenvolvido para a rede, agora recoberto por um topper (cobre-colchão) e complementado por travesseiros maiores.

Sweet Bed

Mas quer saber? Por mais que a nova cama turbine a experiência de dormir num Ibis, acredito que é o novo layout do lobby e das áreas sociais que vai valorizar mais a marca — e justificar tarifas cada vez menos econômicas (o painel da recepção do Ibis Paulista anuncia tarifas de até… R$ 349).

Ibis PaulistaIbis Paulista

O primeiro hotel totalmente repaginado é o Ibis Paulista. A intenção é que o novo padrão se estenda a toda a rede até o final de 2014.

A concorrência: mais hotéis “expressos”

O sucesso do Ibis no Brasil levou outras redes a investir no nicho econômico. São hotéis com apartamentos clean e frigobar vazio: o hóspede compra o que quiser no lobby e leva consigo para o quarto, agilizando os procedimentos de check-out. Alguns incluem o café da manhã na diária — algo que nem o Ibis, nem o Ibis Budget fazem (já o Ibis Styles, que ainda não estreou no Brasil, tem café incluído).

Veja alguns hotéis com pegada business e econômica onde me hospedei ultimamente:

GO INN, Manaus

Go Inn ManausGo Inn Manaus


A bandeira supereconômica da rede Atlântica se posiciona entre o Ibis Budget e o Ibis. Os quartos são apertados, com a área da pia fora do banheiro, mas conseguem espaço para uma mesa de trabalho. O café da manhã (inferior ao do Ibis) está incluso na diária, o que torna o seu preço difícil de ser batido.

Go Inn ManausGo Inn ManausGo Inn Manaus

Até o momento existem 3 Go Inn: em Goiânia (dentro da estação rodoviária), São Paulo (na região industrial do Jaguaré, na zona oeste) e em Manaus, onde já me hospedei por três vezes. A localização de Manaus é perfeita para turistar pelo centro; o Teatro Amazonas está a três quarteirões, e à noite há lugares simpáticos no entorno, como sujinho Bar do Armando, o pub O Chefão e a champagneria Viúva Negra.

EXPRESS VIEIRALVES, Manaus

Express VieiralvesExpress Vieiralves

Hotel econômico da rede Manaus Hotéis, o Express Vieiralves tem quartos bastante compactos mas com aspecto classudo. Fica num complexo cujo outro prédio é um flat de ótimo padrão. Fica a 10/15 minutos de táxi do centro histórico, mas compensa isso com o fato de estar numa rua com vários bares — e próximo ao shopping Millenium. O bairro também tem muitos restaurantes (mas você vai precisar ir de táxi). O café da manhã, muito bom, é cobrado à parte.

SOFT INN, Belém

Soft Inn BelémSoft Inn, Belém

A bandeira supereconômica da rede BHG (Golden Tulip, Solare, Tulip Inn) tem uma loja de conveniência com enorme variedade, mas quartos são micro — pelo menos é assim em Belém, onde me hospedei. (O outro hotel da bandeira é em São Luís.) É um hotel para concorrer com o Ibis Budget.

Soft Inn Batista Campos BelémSoft Inn Batista Campos, BelémSoft Inn Batista Campos, Belém

A localização em Belém é ótima, no Batista Campos, região central bem servida por restaurantes e próxima das atrações turísticas.

HPLUS ST. MORITZ EXPRESS, Brasília

St. Moritz, BrasíliaSt. Moritz, Brasília

Numa cidade onde os hotéis ou são caríssimos ou são detonadões, os hotéis tipo expresso são mais do que bem-vindos. O St. Moritz, da rede HPlus, tem apartamentos superbem-divididos, onde cabem uma mesa de trabalho e uma minicozinha (e a pia fora do banheiro nem chega a incomodar). Há também suítes com sala e quarto. O café da manhã está incluído. O hotel é o mais próximo do Conjunto Nacional no Setor Hoteleiro Norte.

ST. PAUL, Brasília

St. Paul, BrasíliaSt. Paul, Brasília

Hotel tipo express da rede de hotéis de Paulo Octavio, o St. Paul tem apartamentos de bom tamanho, com mobiliário leve e mesa de trabalho. O chuveiro é elétrico e a internet é cobrada, mas o café da manhã está incluso. Tem piscina no terraço.

St. Paul, BrasíliaSt. Paul, BrasíliaSt. Paul, Brasília

Está no Setor Hoteleiro Sul a duas quadras da avenida W3 e do shopping Pátio Brasil.

Leia mais:

23 comentários

Ola, parabens pela materia. Fica o convite para voce conhecer o nosso hotel, o Manaos, que fica bem proximo do Go Inn que voce foi aqui em Manaus.
Sera um prazer ter um feedback seu.
Aguardamos sua visita.

Sempre que viajo, me hospedo em algum Ibis. Já foi assim em Montevideo, Madri e já estamos reservando em Amsterdã.
É incrível como sempre tem um Ibis bem localizado e o padrão nunca decepcionou. Serviço simples, mas correto. E a repaginada realmente tem sido um atrativo a mais. O de Madrid foi recentemente reformado e está lindo!

Me hospedei no Ibis Budget na Consolação com Paulista e gostei. É aquela pegada das cias lowcost da Europa. O quarto tem cama de casal, um beliche,TV, box, a área da pia, cubículo para a privada, uma mesa e uma cadeira, seja para uma ou três pessoas, o preço é o mesmo. Tudo mais é pago por fora. Para uma pessoa eu acho caro, mas a localização é imbatível, pois é ao lado da estação Paulista. De uma forma geral, acho caro qualquer hospedagem no Brasil. É triste!

Adorei o ibis Styles Strasbourg Centre Petite France. Bem localizado, moderno, quarto grande, muito limpo. Fiquei 03 dias, mas ficaria muito mais se pudesse. Fui em agosto de 2013. Custo-benefício excelente.

Também tenho a sensação que o Ibis – via de regra, entrega o que propõe.Em Londres o Earls Court, na 47 Lillie Road é uma grande dica, assim como o de Milão.No Rio o Santos Dumont é sempre uma referência assim como o recem inaugurado em Copacabana. Em Bogota o Ibis Museo também compensa pela localização.

l.Deus me livre de hospedar-me num IBIS outra vez. A última vez, em Maringá PR, precisei pedir que trocassem a roupa de cama, que já estava usada pelo menos uns 2 dias. Para ter preço barato, nem tão barato assim, não colocam o lençol de cima, só aquele cobre leito.
2.Você desce para buscar o prato que pediu, sobe com a bandeja, com o cartão da porta na mão,coloca a bandeja no chão , abre a porta, fica segurando com o pé, pega a bandeja….ufa é uma gincana…
3. Uma pessoa sozinha paga o preço de duas. É igual a restaurante por quilo, vc. paga 45,00 pelo quilo do xuxú..(que eu adoro).
4. Quero lanças a campanha: IBIS NUNCA M AIS, porque também não é muito mais barato que outros.

    Com ctz a senhora não conhece o padrão Ibis senão não estaria dizendo tais bobagens, eles são categoria ECONOMICA, se espera luxo não deve se hospedar no Ibis, qto ao lençol é só pedir a recepção, assim como acontece caso queira mais toalhas ou sabonetes.
    Eles não oferecem serviço de quarto mais uma vez por serem de categoria econômica!
    Kkk a senhora queria q eles cobrassem menos se fosse uma pessoa só? Só hotéis fuleiros q conheço fazem isso.
    Pode ter ctz q pessoas igual a senhora não farão a menor falta a rede, ao contrario, sera um favor nao ir mais pois ira parar de propagar bobagens pela internet, pois pessoas como a sra. são tão ignorantes a ponto de não se informarem antes de se hospedar e exigir serviços aos quais a rede não oferece por escolha e devido a sua categoria, coisa típica de brasileiro não se informar e sair falando bobagem depois (sic).
    Lança a campanha leia mais e fale menos bobagem kkkkkkk
    #vergonha alheia

Eu sou cliente de carteirinha, mas não só do Ibis e sim da Accor em geral. Essa semana reservei um Mercure nos Jardins simplesmente porque o preço do Ibis na Paulista estava 50% mais caro. Ok, eles estão com uma promoção excelente devido aos 40 anos da marca Mercure, mas achei estranho não baixarem o valor do Ibis.
Fora isso, já me hospedei em um Ibis na Tailandia, que era praticamente, um resort. 2 piscinas, de frente para uma praia paradisíaca e com um quartos voltados para um jardim. Um espetáculo, vc espera o padrão e vem algo bem acima dele.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito