Deu n'O Globo: passageiros economizam descendo na conexão (ATENÇÃO: SÓ É POSSÍVEL SE VOCÊ NÃO TEM VÔO DE VOLTA) 1

Deu n’O Globo: passageiros economizam descendo na conexão (ATENÇÃO: SÓ É POSSÍVEL SE VOCÊ NÃO TEM VÔO DE VOLTA)

O Globo publicou ontem uma ótima matéria intitulada Ao descer na conexão, vôo entre São Paulo e Rio fica 61% mais barato.

A pesquisa do repórter Danilo Fariello mostrou que uma passagem Santos Dumont-Ribeirão Preto (com conexão em Congonhas) pode sair 61% mais barato do que uma passagem Santos Dumont-Congonhas no mesmo vôo. E uma passagem Congonhas-Vitória (com conexão no Santos Dumont) pode estar 30% mais barata que uma Congonhas-Santos Dumont no mesmo vôo. Por isso, muita gente esperta está comprando a passagem mais barata até mais longe e simplesmente abandonando o vôo na escala ou conexão.

Pode, Arnaldo?

A prática não é novidade. Nos Estados Unidos tem até nome: chama-se “hidden city ticketing” (uma pesquisinha no Google voltou com 46.000 menções). Lá as cias. aéreas chegam a proibir a prática no contrato de compra da passagem. Mas segundo o Nathan Silver (o guru da estatística), as regras não têm força de lei e, se for pego, o passageiro precisa apenas ser honesto e dizer que estava aproveitando uma brecha do mercado livre (caso minta, pode ser processado por falsidade).

[Ou seja: antes da Embratur inventar mais uma comissão federal para acompanhar de perto mais esse abuso, vamos avisando que o fenômeno das passagens mais caras para destinos mais próximos não foi inventado pelas cias. brasileiras.]

Mas por que uma passagem para um destino mais próximo pode ser mais cara do que uma passagem para um destino mais distante?

Porque na fórmula maluca de precificação e ocupação dos vôos das companhias aéreas, o que vale não é a distância, mas a procura. Aeroportos muito procurados, como Congonhas e Santos Dumont, tendem a encarecer todos os vôos. Vôos diretos a Brasília também podem ser bastante caros, dependendo do horário.

O truque tem duas regras fundamentais: a passagem precisa ser de ida, e você tem que embarcar sem bagagem, ou com bagagem de mão pequena. Se houver um risco da bagagem ser despachada no portão de embarque, sua mala vai para o destino final, sem possibilidade de negociação.

ATENÇÃO: ESTE ESQUEMA NÃO É POSSÍVEL SE VOCÊ TEM UM VÔO DE VOLTA VINCULADO À PASSAGEM DE IDA. SE VOCÊ DESCER NA ESCALA NA IDA, PERDE A PASSAGEM DA VOLTA.

Leia mais:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    102 comentários

    Olá! Estou pesquisando passagem aérea vindo da Europa com conexão em Guarulhos e destino RJ. Existe a possibilidade de retirar as malas despachadas na conexão em Guarulhos ou somente no destino final RJ?

      Olá, Silvio! Você obrigatoriamente vai retirar em São Paulo para fazer alfândega antes da conexão.

    Olá.

    Tenho uma passagem Teresina – Buenos Aires (ida e volta). Na volta, farei conexão em Guarulhos. Como terei que ir em Brasília logo em seguida, resolvi comprar a passagem de Guarulhos para BSB (pois é beeemmm mais barata do que de Teresina para Brasília). Assim, descerei na conexão e não pegarei o último voo (que seria de Guarulhos para Teresina). Isso pode me trazer algum problema?
    Como o aeroporto de Teresina não é internacional (não tem alfândega) minhas malas serão retiradas em Guarulho, estou certa?

    Bóia, tenho milhas no Life Miles para gastar e achei um voo para Assunção por 2500 milhas com uma escala longa em Lima. Fiquei tentada a emitir a ida Rio-Assunção e descer em Lima; viajando sem despachar. A volta seria feita com a emissão de bilhete Lima -Rio. Posso fazer isso? Procurei as regras do programa, mas não encontrei nada a respeito. Obrigada

      Olá, Lu! Se as passagens são desvinculadas e você só levar bagagem de mão (nada de líquidos ou cremes em frascos maiores que 100ml), dá para descer sem problema.

    Boa Noite,
    Comprei uma passagem Madrid/Rio de Janeiro com conexão de 8 horas em São Paulo (GRU), gostaria de ficar em São Paulo e não voar para o Rio. Isso é possível?
    Essa é a passagem de ida, a passagem de volta é Rio/Madrid. Descer em São Paulo na ida afeta minha passagem de volta para Madrid?

      Olá, Fabricia! Como é ida, você deveria completar a viagem até o Rio para não correr risco de perder a volta.

    Bom dia Bóia!
    Moro em BH e Comprei uma passagem de GRU a MIA, ela faz conexão em Manaus na Ida e em Confins na volta. Gostaria de saber se eu posso desembarcar na volta em Confins, sendo Q eu imagino Q devo pegar as malas em Confins para fazer alfândega e eu só passar no guichê da GOL e avisar Q não vou seguir para GRU. Sendo assim eu compraria apenas uma passagem de ida pra GRU na ida e não me preocuparia com excesso de bagagem na volta no voo doméstico de GRU a CNF e ainda economizo tempo.

    Estou fazendo isso direto pela TAM. Só não despachar a bagagem.

    Boia, tenho uma duvida parecida.
    Comprei um voo natal-lisboa-barcelona no multi cidades, mas desisti do ultimo trecho.
    Nao eh uma conexão, nem uma escala.
    Entrei em contato com a cia aerea, que me disse custar 1700 reais pra deixar a viagem so pra lisboa.
    A pergunta eh: caso eu simplesmente nao apareca para o voo lisboa-barcelona e va pra outro lugar, posso ser multado, penalizado ou ter problemas na imigracao de outros paises?

      Olá, Anderson! Se for um vôo vinculado, as malas vão para Barcelona.

      Vc perde qualquer outro trecho subsequente, incluindo a passagem de volta na mesma cia./grupo/ticket.

      O que vc quer dizer com “Nao é uma conexão, nem uma escala”?

    Bóia, estou indo Rio x Madrid com conexão de 8hs em GRU e 8hs em AMS, moro em SP, mas embarcarei no Rio pra não dar no-show.
    Sabe me dizer se consigo sair do aeroporto em GRU e em AMS?
    E se em GRU passarei pelo free shop por ser voo internacional? Todos os voos serão feitos pela KLM.
    Obrigado e parabéns pelo site! Sempre ajuda muito

      Olá, FM! Acredito que o seu vôo Rio-SP tem código KLM mas deve ser realizado pela parceira Gol como vôo doméstico.

      Você poderá deixar os aeroportos, procure o guarda-volumes para deixar a bagagem de mão.

      Ótimo, me ajudou bastante. Esqueci de perguntar uma coisa, no voo da volta que também faz conexão em GRU e depois segue pro Rio, a bagagem será retirada em GRU?
      Pois facilitará muito não ter que ir pro Rio e voltar.

      Olá, FMeireles! Você irá pegar suas malas e fazer a alfândega em São Paulo. Você não precisa seguir para o Rio se não desejar.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito