Noronha | Na Praia do Cachorro: o menino e o jacaré 1

Noronha | Na Praia do Cachorro: o menino e o jacaré

Praia do Cachorro

Eu estava empoleirado na mureta do Bar do Cachorro, tirando fotos linda Praia do Cachorro, a prainha da Vila dos Remédios, a mais urbana (e popular) das praias noronhenses.

Praia do Cachorro

Estava registrando a incrível transparência das ondas quando me dei conta que nem todo mundo queria furar a ondulação. Um garotinho estava empenhado em conseguir tirar um belo jacaré.

Foi quando me dei conta de que o jacaré está para a Praia do Cachorro assim como o surf está para a Cacimba do Padre (ou o snorkel para o Sancho).

Praia do Cachorro

É um esporte nobre e autóctone, tão brasileiro quanto a pelada.

Praia do Cachorro

Praia do Cachorro

Praia do Cachorro

Não existe idade para pegar jacaré — mas não tenho dúvidas de que os melhores jacarés são os que a gente pega na infância. Transformar o mar num brinquedão, num tobogã particular, no seu próprio parque aquático — eis aí uma das coisas mais poderosas que a gente pode fazer com menos de 1 metro e meio de altura.

Praia do Cachorro

E daí que eu fiquei, fascinado, stalkeando os jacarés do garoto.

Praia do Cachorro

Será que ele se dá conta do privilégio que é poder jacarezar um mar tão transparente?

Praia do Cachorro

Ah, moleque!

Leia mais:

18 comentários

Oi Ricardo, estive em Noronha de 24 a 30/01/2016. Suas dicas foram bem proveitosas, só acrescento que o pôr do sol no Forte do Boldró é bem legal e tem mpb ao vivo. Também achei bonito o pôr do sol no Forte de Vila dos Remédios.

Fiquei decepcionada com a infraestrutura do local. Bem precária. Fiquei em Floresta Nova e havia crateras nas ruas. Achei Vila dos Remédios meio largada, o aeroporto também. As ruas para as praias são de chão de terra e em condições ruins. Só vi salva vidas na praia do Porto. As praias do mar de dentro estavam muito agitadas devido ao swell, prejudicando a transparência das águas e a formação de piscinas. Estava bom para os surfistas e não para banho. Mas valeu.

Sensibilidade é tudo, né?
Duvido alguém que tenha dedicado algum tempo a pegar jacaré na infância que não se emocione com esse post.
No meu caso, foi em Cabo Frio, fugindo de eventuais águas vivas. Tempos incríveis.
Se tiver a sorte de um dia passar pela Praia do Cachorro, esse jacaré não escapa.
Parabéns e mto obrigado por esse texto.

Olá,
Vendo essas fotos queria uma opinião sua a respeito de outro lugar lindo!! Praia dos Carneiros/PE, aliás é a respeito da Pousada Praia dos Carneiros. Você conhece? Recomenda? é distante do centro de Tamandaré. Já pesquisei e não encontro resposta concretas. Estou pensando em ficar 03 dias em Carneiros em Agosto/2014 e estou em dúvida se fico 02 dias em Porto de Galinha ou Recife? O que recomenda? se puder indicar hoteis/pousadas agradeço.Com tantas dúvida só pensei em você que já me ajudou em outras ocasiões.
Beijos,
Selma

Ricardo Freire,
Mar e textos perfeitos.
Quanto você cobra para permitir que eu ponha este post numa moldura para pendurar na parede da minha casa?
Obrigado e parabéns!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito