Lagos Andinos | Prazer: Llanquihue, Puyehue e Todos los Santos 1

Lagos Andinos | Prazer: Llanquihue, Puyehue e Todos los Santos

Lago Llanquihue

A época em que se vê mais brasileiros em Puerto Varas é no inverno. Costumamos aproveitar a temporada de neve para fazer uma esticadinha de Bariloche ou de Santiago até a região dos lagos chilenos. É um passeio bonito com a paisagem nevada, sem dúvida — mas pode ser ainda mais bem aproveitado no verão.

Nestas bandas da Patagônia, o verão é a época do ano em que o tempo é mais firme. E, mesmo em dias de céu azul, pode fazer aquele friozinho gostoso. É a estação ideal para piqueniques à beira do lago, caminhadas nos parques nacionais e a prática de esportes. Por fim, mas não menos importante: no verão há maior chance de voltar para casa com uma boa foto do Osorno do que no inverno.

Vamos dar nomes aos lagos? Aqui estão os principais da região de Puerto Montt/Puerto Varas. Aproveite para conhecer todas as atividades para fazer no verão.


Lago Puyehue: termas e trilhas

Lago Puyehue

Sim, você já ouviu esse nome antes – foi a erupção do complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle que estragou as férias de quem pretendia esquiar em Bariloche, do outro lado dos Andes, no ano de 2012.

Vulcão Puyehue

Puyehue não é apenas o nome de um vulcão, mas de um lago, de um parque nacional e também de uma comuna que pertence à província de Osorno.

Parque Nacional Puyehue


O Parque Nacional Puyehue tem mais de 100 mil hectares de superfície. Lá estão trilhas de diferentes extensões e níveis de dificuldade, para fazer desde caminhadas leves a excursões que chegam a durar alguns dias. Na paisagem, rios, cachoeiras, lagos e vulcões, dependendo da rota escolhida.

Hotel Termas Puyehue

Termas Aguas Calientes


O mais bacana é que o visitante pode se hospedar dentro do parque nacional, em algum dos complexos de águas termais dali: o resort Termas Puyehue, mais equipado, ou as Termas Aguas Calientes, mais integradas à natureza.

No verão, é uma delícia curtir as piscinas de água aquecida ao ar livre.

Termas Puyehue


Aguas Calientes

Embora as Termas Puyehue contem com spa, um centro de recreação completo e mais piscinas, achei um charme o camping em domos à beira-rio em Aguas Calientes:

Camping nas Termas Aguas Calientes

Camping nas termas Aguas Calientes

Lago Llanquihue: vulcões imponentes, vilarejos delicados

Lago Llanquihue

O lago LLanquihue é o maior da região de Los Lagos. Com um tom azul intenso, já seria, sozinho, uma lindeza. Mas, ainda por cima, a natureza ainda inventou de adornar o seu entorno com 6 vulcões: Puyehue, Casablanca, Pontiagudo, Osorno, Calbuco e Yates, à parte do gigante Cerro Tronador, na fronteira do Chile com a Argentina.

Vulcão Osorno, visto de Puerto Varas

Entre todos, o Osorno é o vulcão mais famoso, pelo seu formato cônico semelhante ao Monte Fuji (ou seria o Monte Fuji semelhante ao Osorno?).

Contemplar os vulcões ao redor do lago Llanquihue é uma atividade que se pode fazer a qualquer época do ano – desde que não haja mau tempo. Durante o verão, as chances de pegar dias de céu limpo são maiores.

Às margens do LLanquihue estão as encantadoras Puerto Varas e Frutillar, ambas com bastantes atrações para quem visita. O mais recomendado é se hospedar em Puerto Varas, e de lá fazer passeios bate-volta.

Hotel Cumbres

Em Puerto Varas, fiquei no hotel Cumbres. A desvantagem de estar mais afastado do centrinho é compensada por uma vista espetacular do lago e dos vulcões Osorno e Calbuco. Todos os quartos têm vista igualmente privilegiada, mas só alguns têm uma espécie de banquinho junto à janela. É ficar ali e esquecer da vida.

Hotel Cumbres

puerto-varas-hotel-cumbres4Hotel Cabañas del Lago

Simpatizei muito também com o Cabañas del Lago, que se não tem a melhor vista nos quartos, dispõe de áreas comuns com uma excelente visão dos lagos e estrutura bacana para famílias com crianças.

Puerto Varas tem cafés e restaurantes charmosos com mesas na calçada, varandas ou quintais que só mesmo no verão se pode aproveitar. É uma graça o café La Gringa e o bar de vinhos anexo, Mercado 605. (O dono, Renato, é fã do Viaje na Viagem. Se passar lá, mande o nosso alô!) No Club Orquídea, a moçada aproveita a varanda para ouvir um som, tomar um chope e pedir pizzas na pedra, gostosas e a bom preço.

Cerveja artesanal da Patagônia

Aliás, só mesmo no verão para trocar o carménère por uma cerveja, mesmo que excepcionalmente. :mrgreen: Aproveite e procure pelas gostosas cervejas artesanais da Patagônia nos cardápios dos restaurantes.

Lago LLanquihue

As agências de receptivo de Puerto Varas oferecem serviços que têm tudo a ver com a estação: tours de caiaque, cavalgada, trekking e aluguel de pranchas para stand-up paddle. Peça dicas ao seu hotel ou consulte as recomendações do site oficial de Puerto Varas.

Frutillar

Passar o dia em Frutillar é um lindo passeio que pode ser feito por conta própria, de carro alugado ou de microônibus de linha. O lugarejo é uma fofura. Ali se percebe ainda mais a influência dos colonos alemães sobre a região, e as referências musicais por toda a parte são divertidas de ver:

Frutillar

Frutillar

Frutillar

Eu me juntaria aos moradores e levaria coisinhas gostosas para fazer um piquenique por ali, no gramado ou na areia. Mas é tentadora a oferta de lojinhas vendendo kuchen, uma torta alemã doce que cai muito bem num final de tarde.

Teatro del Lago

No verão é quando acontecem as Semanas Musicales de Frutillar, um festival de música clássica no grandioso Teatro del Lago. Para quem gosta de música, vale a pena ficar de olho na agenda da casa; há apresentações de estilos variados.

Lago Todos Los Santos: passeios náuticos e quedas d’água

Lago Todos Los Santos

O lago Todos Los Santos, ou lago Esmeralda, pode não ser o maior, mas é certamente o mais bonito desta região do Chile. Tem uma cor verde muito viva, resultado da flutuação de minerais por degelo no Cerro Tronador. Se você fizer o Cruce de Lagos entre Bariloche e Puerto Varas, o Todos los Santos será o último trecho a ser navegado (ou o primeiro, se sair do Chile para a Argentina).

O acesso ao lago se dá por Petrohue, um pequeno povoado que guarda outra grande atração local: os Saltos de Petrohue, pequenas cascatas de água verde-Listerine com o Osorno ao fundo.

Saltos de Petrohue

Saltos de Petrohue

Como se nota, ver o Osorno ao fundo das cascatas foi uma sorte que eu não tive. Ou então é tudo montagem de Photoshop :mrgreen:

Não deu nem tempo de ficar desapontada, porque logo embarquei na navegação pelo lago Esmeralda, e o Osorno apareceu pra mim assim:

Vulcão Osorno

Vulcão Osorno

Lago Todos Los Santos e vulcão OsornoLago Todos Los Santos

Quem estiver viajando apenas pelo Chile e não for seguir com o Cruce de Lagos também pode passear pelo lago Todos Los Santos sem precisar pegar o ferry – e com a vantagem de escapar da paradinha pega-turista em Peulla. No mesmo lugar de onde parte a balsa há várias outras embarcações de passeio de menor porte, inclusive lanchas abertas (mas note que só dá para encarar uma embarcação aberta no verão, mesmo). Peça informações ao seu hotel, ou arrisque negociar chegando no píer de Petrohue.

E para quem não se importa em se molhar, em Petrohue ainda há rafting e navegação com lanchas rápidas no estilo Macuco Safári. Mas, aviso: mesmo no verão, as águas dos rios e lagos da Patagônia são bem geladas, embora alguns chilenos tentem nos levar a crer o contrário!

Frutillar, lago LLanquihue

Mariana viajou a convite da SERNATUR Los Lagos e do Turismo do Chile.

Leia mais:

156 comentários

Olá Bóia,

Vou estar no Chile em Junho. Minha viagem será Santiago, Puerto Varas e Bariloche. Pretendo fazer os trajetos de ônibus. Porém tenho uma dúvida. Qual a melhor maneira de voltar de Bariloche para o Chile. Pelo o que tenho pesquisado não existem empresas de ônibus que fazem esse trajeto direto.

    Olá, Márcia! Existem linhas entre Bariloche e Puerto Varas e também entre San Martín de los Andes e Pucón. A partir de Puerto Varas/Puerto Montt ou Pucón você volta para Santiago, de avião (Puerto Montt, Temuco) ou ônibus.

Caro Bóia,

Li em outro blog que entre os meses de dezembro e janeiro a região dos lagos fica repleta de insetos parecidos com moscas gigantes. São conhecidos na região como Tábanos. Atacam principalmente pessoas com roupas escuras e podem estragar os passeios. Não sei se a informação que li era exagerada. Portanto, preciso de outros relatos. Alguém aqui já visitou a região neste período? Estou programando minha viagem para a segunda quinzena de dezembro.

    Olá, Bergson! O fim do ano e o verão é alta temporada nos lagos andinos. Os chilenos descem em massa para aproveitar os lagos, com ou sem moscas.

    Se você viu relatado em outro blog, esse moscão deve existir. Use repelente e roupas claras.

    Oi, Bergson, estive na região e provei a ferocidade dos tábanos. Os tábanos existem em grande quantidade em toda a região. São moscas grandes, que atacam constantemente em grupo e picam inclusive por cima da roupa, para retirar sangue, fora o zumbido constante e impertinente. A principal incidência é desde o final de dezembro até o final de janeiro, após o período de desenvolvimento (fase larva) embaixo da terra úmida do degelo das montanhas após o fim do inverno. Infelizmente, não há repelente que funcione com eles. Estão especialmente em lugares úmidos, desde as geleiras do Osorno às margens do lago Llanquihué, em Puerto Varas. Impossível não ser picado por eles, mas pode-se reduzir um pouco os ataques: 1) use roupas claras, especialmente branco e amarelo; 2) deixe poucas partes do corpo expostas e passe alguma pasta de forte cheiro mentolado (nas mãos, por exemplo); 3) evite ficar muito próximo de fontes de água entre 10h e 17h, horário em que os tábanos estão mais ativos; 4) ao descansar, prefira a sombra e o chão – tábanos dificilmente pousam no chão e preferem o calor do sol (por isto são mais ativos em dias de sol); 5) quanto mais movimento, mas chama a atenção deles. Portanto, ao descansar, mova-se o menos possível.
    Caso seja alérgico a picadas de insetos, é bom sair do Brasil com um remedinho próprio já preparado, pois você vai ser picado, se for na época de infestação.
    O chilenos juram que os tábanos não transmitem doenças ao humano, apenas entre animais (encefalite equina, brucelose, etc). Para além dos interesses dos negócios do turismo, não há mesmo nenhuma história de alguém que tenha contraído doença por estes animais.
    Em resumo: minha sugestão é que, se puder, você evite a temporada dos tábanos. Caso não seja possível, não deixe de ir por este motivo. As belezas da região valem este perrengue.

    Oi Fernando. É verdade, nunca vi um bicho mais chato que o tábano, são desesperadores. É bom comentar que eles não estão nas cidades, em Pto Varas ou Pto Montt se pode andar tranquilo. E de noite eles desaparecem. A temporada dos tábanos geralmente é de 20 de dezembro a 20 de janeiro, no resto do ano não tem problema.

Querido, irei ao Chile no início de julho, passarei uma semana apenas. Os destinos que me chamam mais atenção para essa viagem são o Atacama e o Pucon, Bariloche (Arg) e esses lagos andinos.
Em função do clima, o que é mais aconselhável ir. Andei pesquisando Atacama a amplitude térmica é tensa no inverno, e a região de Lagos, Pucon … tem chance do tempo chuvoso estragar o passeio.

Oi Bóia,

Estou com viagem para junho de 20 dias para o Chile. Farei essa com minha neta de 13 anos. Iremos ficar 4 dias para San Pedro de Atacama, 4 dias Ilha de Pascoa e inclusive ja comprei passagem para Puerto Montt, Puerto Varas e Puerto Natales. Mas ao ler varias reportagens observei que corro o risco do tempo estar muito fechado com muita chuva. Isso me deixou insegura com os passeios pq viajar e correr o risco de não ver toda essa beleza que voces colocam aqui, me deixaria frustada, além de que estarei viajando com uma adolescente que com certeza não acharia nada bacana de ter q ficar em hotel curtindo um friozinho. Posso mudar a passagem e ate deixar para outra epoca. Diante disso estou decidindo deixar para ir nessa regiao em fevereiro e fazer outros passeios como mais dias em vina del mar e Santa Cruz. Qual sua opinião.. Agradeço a atenção. Abraço!

    Olá, Myrines! O tempo não é muito estável no sul do Chile; o problema do inverno é o frio e os dias curtos. Se der, aumente os dias no Atacama.

Olá Bóia, bom dia. Este ano eu e minha esposa passaremos 10 dias no Chile (27/8 a 5/9). Inicialmente não iríamos para Puerto Varas, mas por indicação de familiares decidimos ir. Mas só conseguimos encaixar dois dias para esse passeio. Aproveitamos a viajem de ônibus à noite para ter dois dias inteiros livres. Chegaremos a Puerto Varas às 8:00 do dia 2/9 e sairemos às 21:55 do dia 3/9. Nessas condições apertadíssimas de tempo, contactamos uma agência local que nos indicou dois passeios: Passeio do Vulcão Osorno (1/2 dia) e Cruzar o lago até Peulla e voltar (dia inteiro). Agora vem as dúvidas, são 3:
1 – Quais as temperaturas de Puerto Varas no início de Setembro?
2 – Essa época do ano tem boa visibilidade?
3 – Será que dá para fazer os dois passeios sugeridos pela agencia? (o de meio dia na data 2/9 e cruzar o lago na data 3/9).
Muito obrigado pelas informações e parabéns pelas publicações.

Olá bóia sei que vcs são fãs das viagens desempacotadas e eu tb sou,mas achei um pouco complicada essa viagem dos lagos sem pacote,tenho interesse em conhecer Santiago e fazer a travessia dos Lagos do Chile para Argentina,mas não pretendo ficar em Bariloche,porque já conheço bem,nesse caso faço a travessia de volta e retorno por Santiago ou volto de Bariloche?quantos dias vcs consideram ideal para essa viagem ?é possível fazer tudo por conta própria?
Obrigada.

Olá Bóia! Eu e meu esposo iremos à Santiago em 05/05/14 (somos melhor idade) e ficaremos 8 dias inteiros + 2 da viagem. Achamos que reservamos dias demais e pensamos ir à região dos lagos por 3 dias. Há algum pacote que você indique, bom e barato saindo de Santiago? Quanto gastaríamos mais ou menos? Grata, Miriam

    Consulte na mesma página da Lan, a Lan Tours, que também oferece hotéis. Pelo menos a página chilena está com promoções ótimas para compras até 6a feira 23 de abril mas voando a partir de 5 de maio. Uma passagem Santiago a Puerto Montt ida e volta a 86 dólares com taxas incluídas, por exemplo. Bons hotéis por volta de 100 dólares. E os passeios você pode contratar lá mesmo em Puerto Varas.
    Recomendo rapidez, pois as melhores ofertas acabam rápido. E para o Sul do Chile nessa época tem que estar preparado para alguma chuva, senão melhor escolher San Pedro de Atacama. Saludos!

Olá Bóia!
Pretendo viajar para o Chile no mês de setembro, durante 20 dias.
Quero conhecer a região dos lagos andinos, quantos dias devo reservar para conhecer bem aquela região?

    Olá, Luiz! É bom ter pelo menos 3 dias inteiros em Puerto Varas, para poder fazer os passeios principais nas proximidades do lago LLanquihue. Se quiser explorar mais a região, aumente a permanência.

Olá, Bóia!
Tenho uns dias pra viajar no começo de abril, o que seria melhor para uma viagem SOZINHO, região sul do Chile + Santiago (já conheço Santiago) ou LIMA + Cuzco?

    Olá, Diego! O sul do Chile resultará numa viagem naturalmente mais introspectiva. Cusco sempre tem uma turma animada.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito