Assis: pit-stop entre Roma e Florença

Assis: como fazer um pit-stop entre Roma e Florença

Florença está a 1h30 de Roma, pelos trens de alta velocidade. Caso você queira rentabilizar esse deslocamento, saiba que dá para encaixar um pit-stop de trem em Assis, na Úmbria.

É uma parada que pode ser feita em qualquer sentido: saindo de Roma para Florença, ou de Florença para Roma.

Assis: pit-stop entre Roma e Florença

A carismática Assis está a 2 horas de Roma, nos horários diretos. E a 2h30 de Florença, também nos horários sem baldeação. Caso você fosse visitar Assis num esquema bate-volta, gastaria ao todo 4 horas saindo de Roma ou 5 horas saindo de Florença.

Fazendo um pit-stop em Assis, você gasta um tempo equivalente aos bate-voltas (4h30 de viagem). Você aproveita o dia do deslocamento (que sempre é meio perdido, por mais curta que seja a viagem) e elimina um bate-volta (que sempre tem o inconveniente da volta).

Eu já tinha escrito um post ‘teórico’ sobre esse pit-stop em Assis entre Roma e Florença. Mas em julho de 2018 eu testei o meu roteiro na prática. Além de confirmar que funciona, trago mais detalhes.

Passagens de trem para Assis

Assis: pit-stop entre Roma e Florença

Os trechos Roma-Assis e Assis-Florença (e vice-versa) são realizados em trens Regionali (regionais) da Trenitalia.

Ao contrário dos trens de alta e média velocidade (os Freccia e Intercity da Trenitalia, e os trens da cia. privada Italo), os trens regionais italianos não requerem compra antecipada de passagem. O preço não varia e não há como reservar assento.

Ainda assim, comprar com antecedência vale a pena. Por três motivos:

  • Você não perde tempo na estação para comprar passagem (a fila pode estar grande, e você pode ter gente mais atrapalhada que você na sua frente)
  • Você não precisa se entender com a máquina de vender bilhetes
  • Bilhetes comprados online não precisam ser validados nos totens das plataformas

Veja o tela a tela de como comprar sua passagem de trem na Itália clicando neste post.

Caso você decida comprar sua passagem na estação, chegue com mais de meia hora de antecedência do horário de saída para conseguir comprar sem sobressaltos. E não esqueça de validar o ticket num totem da plataforma antes de embarcar.

Veja: Onde se hospedar em Florença

Veja: Onde se hospedar em Roma

Quais os melhores horários de trem?

A maioria dos trens para Assis envolvem baldeação. Além da chatice de trocar de trem, a baldeação retarda a sua viagem. Por isso, vamos escolher apenas trens diretos.

Saindo de Roma

  • Compre Roma Termini-Assisi no trem das 8h02 (chega às 10h09)
  • Compre Assisi-Firenze S.M. Novella no trem das 15h17 (chega às 17h57)

Saindo de Florença

  • Compre Firenze S.M. Novella-Assisi no trem das 8h02 (chegada às 10h43)
  • Compre Assisi-Roma Termini no trem das 16h27 (chegada às 18h45)

Eu acho chato sair tão cedo (provavelmente cabulando o café da manhã no hotel), mas infelizmente os trens seguintes são ruins.

O pit-stop saindo de Roma é mais enxuto, com 5 horas de permanência em Assis e chegada a Florença num ótimo horário (antes das 18h), conveniente para entrar no hotel, tomar um bom banho e sair para jantar.

O pit-stop saindo de Florença dá meia hora a mais de permanência em Assis, mas a chegada em Roma, às 6 e meia, pode prejudicar uma programação mais formal à noite.

Chegando em Assis

Assis: pit-stop entre Roma e Florença

Existe uma condição imprescindível para que se possa fazer um pit-stop de trem: um guarda-volumes. Estações de trem de grandes cidades normalmente têm guarda-volumes. Na Itália, é o caso de Verona (excelente pit-stop entre Milão e Veneza). Na Alemanha, Dresden (pit-stop entre Berlim e Praga) tem. Bruxelas, na Bélgica, torna-se um ótimo pit-stop entre Paris e Amsterdã porque tem guarda-volumes. Na Espanha, a estação de trem de Córdoba (pit-stop entre Madri e Sevilha) não tem, mas a rodoviária, em frente, tem.

Assis: pit stop entre Roma e Florença
Siga esta seta

Pois bem: a estação de Assis, oficialmente, não tem guarda-volumes. A placa que existe no saguão da estação e que anuncia ‘deposito bagagli’ está tapada. Mas se você seguir a seta da placa, para a esquerda, vai dar na ‘edicola’, uma banca/lojinha de conveniência da estação.

Se por acaso você perguntar ao atendente “Lei sa dove c’è un deposito bagagli?” (O senhor sabe onde tem um guarda-volumes?), o simpático tiozinho vai responder: “Qua!” (Aqui). Na seqüência, vai perguntar quantos volumes você quer deixar e a que horas vem buscar. Vai cobrar 5 euros por volume e então… arredar um gradil de cheetos e outros salgadinhos leves que parecia colado na parede, mas que na verdade é uma fachada falsa para o mocó onde guarda as mochilas e maletas dos pit-stoppers.

Aproveite e já compre ali mesmo as passagens de ônibus (4 euros ida + volta) para chegar ao centro histórico. O bar é um revendedor autorizado e cobra a tarifa oficial.

A estação de Assis fica a 4 km do centro histórico. O ônibus da linha C faz o trajeto entre a estação e o centro a cada meia hora, em horários mais ou menos coordenados com a chegada e saída de trens.

O ônibus faz duas paradas na cidade antiga: a primeira, na parte baixa, perto da Basílica de São Francisco. A segunda, na cidade alta (Piazza Matteotti), onde ficam os estacionamentos.

Assis: pit stop entre Roma e Florença

Inadvertidamente, eu saltei na primeira parada (porque todo mundo estava descendo). E assim tive que enfrentar todas as ladeiras colina acima. Quem quiser fazer menos esforço deve esperar para saltar na segunda parada — que pra baixo, você sabe, todo São Francisco ajuda.

Assis: pit-stop entre Roma e Florença

Mas olhe: devo dizer que começar por baixo pode ser (bem) mais extenuante, mas em compensação é mais bonito — as torres vão aparecendo pouco a pouco nos vãos à sua frente. Esta foi a minha segunda visita. Na primeira, fui de carro, estacionei no alto e vim descendo. Desta vez, comecei por baixo e… achei a cidade mais bonita.

O que ver em Assis

Existem dois tipos de visita a Assis: a visita turística convencional, que é a que eu fiz, e a visita espiritual, de quem é devoto de São Francisco. Os dois tipos de visitantes verão as mesmas coisas — mas o visitante espiritual certamente vai viver emoções que escapam aos não-religiosos como eu.

Assis: pit stop entre Roma e Assis
São Francisco: Basílica inferior

Na parte baixa da cidade está a Basílica de São Francisco, que na verdade são duas: a Inferior e a Superior, construídas em momentos diferentes, mas interligadas por dentro.

São Francisco está enterrado aqui (na basílica inferior), numa cripta onde estão expostos seus únicos bens materiais: dois hábitos e um par de sandálias. Nessa cripta é possível acender velas e deixar pedidos escritos de prece, que serão feitas pelos frades durante as missas.

Basílica de São Francisco

  • Basílica inferior: aberta das 6h às 18h30 | Basílica superior: aberta das 8h30 às 18h | Veja horário das missas aqui: inverno e verão
  • Site
Assis: pit stop entre Roma e Florença

Uma área plana a meio caminho entre a parte baixa e a parte mais alta da cidade é ocupada pela Piazza del Comune, que acaba funcionando como centro de gravidade de Assis.

No entorno de uma fonte você vai encontrar restaurantes com mesas na praça — e o Templo de Minerva, construído pelos romanos e convertido na Basílica de Santa Maria sobre Minerva.

Ainda na região nem alta nem baixa da cidade, procure a Basílica de Santa Clara, que faz parte do roteiro dos peregrinos.

Santa Clara, uma das primeiras seguidoras de São Francisco e fundadora da ordem das clarissas, está enterrada ali; seus bens terrenos também estão expostos. Mas a maior atração da basílica é o Crucifixo de São Damião, que teria falado (o crucifixo, não São Damião) com Francisco, precipitando sua conversão.

Assis: pit stop entre Roma e Florença

Outra estação do roteiro franciscano é a Igreja Nova (Chiesa Nuova), construída sobre a casa da família de Francisco. Ali está conservado o cubículo onde Francisco foi preso pelo pai para que desistisse se tornar um missionário.

Na parte mais alta da cidade, já perto da Piazza Matteotti, está a Catedral de São Rufino. Se você viu ‘Irmão Sol, Irmã Lua’, de Franco Zeffirelli, pode reimaginar a cena mais marcante do filme, em que o jovem Francisco se despe e entrega as roupas para o pai. Zeffirelli não filmou em Assis, mas a cena teria acontecido no pátio em frente à igreja.

Pausa para almoço

Assis: pit stop entre Roma e Florença

Estava muito quente no dia em que visitei, então procurei um restaurante à sombra de uma das muitas vielas de Assis. Pegamos levinho — uma salada Caesar que veio com molho demais, e uma salada caprese acompanhada por um pão fresquinho e crocante. Não é um lugar que eu desrecomendaria, mas também não é o caso de recomendar… Passeie pela cidade (incluindo a praça central) de olho nos cardápios (que sempre estão expostos) e você vai achar algum lugar com que simpatize.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Mais Assis

    A visita a Assis tem dois complementos nos arredores.

    Um deles é a Basílica de Santa Maria dos Anjos (Santa Maria degli Angeli), construída sobre a igrejinha da Porciúncula, que São Francisco restaurou com as próprias mãos. Foi ali que ele fundou a ordem dos capuchinhos, em 1209 e, sete anos depois, teria recebido o Perdão de Assis durante uma aparição de Jesus Cristo e da Virgem Maria. A basílica fica a 600 metros da estação de Assis. Você pode descer do ônibus ali e depois seguir a pé.

    O outro complemento é o Castelo de Rocca Maggiore, na parte altíssima da cidade — 600 metros ladeira acima da Piazza Matteotti. A maior atração do castelo é a vista de Assis e do entorno da Úmbria. Mas só vai dar tempo se você vier de carro e puder ficar mais que as 5 horas de quem está de trem.

    Assis: pit-stop entre Roma e Florença
    São Francisco: Basílica superior

    Leia mais:

    115 comentários

    vou dormir uma noite em Assis de 31/05 para 01/06 , gostaria de saber se você me indica um guia local para me buscar na estação de trem , fazer o city tour e me deixar no hotel ?

      Olá, Mariana! Infelizmente não temos como prover esse tipo de serviço.

    Olá! Vou a Assis em 11/05/24 e pretendo dormir uma noite. Será que consigo chegar de trem, visitar a Basílica de São Francisco e ainda fazer um bate-volta a Cascia? Para a parte de turismo religioso? Fiquei sabendo que o tour nas igrejas não pode ser feito aos domingos, então teria de fazer a visitação religiosa somente no dia 11. Dá tempo?

      Olá, Aise! Não temos conteúdo sobre Cascia. Você já viu como se vai de Assis a Cascia? Aparentemente é preciso ir de trem a Spoleto, então pegar um ônibus a Cascia. Isso leva no total umas duas horas e há poucos horários, é preciso sair de manhã cedo.

    Boa tarde. Pretendemos dormir 02 noites em Assis em Julho/2024. Teria algum hotel ou hospedagem para recomendar?

      Fiquei no Hotel Pax, na cidade medieval. Na época conversei bastante com o dono, um senhor italiano muito simpático, que falava português fluente. Reservei pelo Booking.

    Olá.farei a viagem a Itália com parada em Veneza, minha amiga espera lá de carro para levar-me a Este. Como temos onde dormir ali, ficaremos e faremos cidades próximas, bate e volta. Queremos conhecer Roma, Florença e cidades próximas, e Assis é uma delas.ficaremos de 15 a 20 dias na Itália e se puder ajudar a montar um roteiro, agradeço. Adorei esse último roteiro q vc montou nesse post

    Bóia, será que a tabacaria que serve de guarda malas na estação de Assis funciona aos domingos? Farei esse roteiro, mas em um domingo.

      Olá, Ariane! Até hoje não tivemos relatos de problemas no domingo.

    Irei de Florença a Roma, fazendo parada em Assis. Saberia dizer se é certo que ainda existe esse porta bagagem na estação de Assis?

      Olá, Fernanda! Até hoje só apareceram relatos de que continua funcionando.

      Oi Fernanda, fiz esse roteiro agora dia 24/04/2023 saindo de Roma para Florença, EXATAMENTE como dito no post, deu super certo, o Sr. das Bagagens foi super atencioso, cobrou 5,00 por mala e mais as passagens de trem de ida e volta. Esse passeio vale muito a pena, me surpreendeu, Assis é linda e muita coisa pra fazer, vale até dormir uma noite por lá para aproveitar mais. O que tenho a acrescentar para o post original é que ao lado do tumulo de São Francisco, que fica no sub-solo, fica um padre para benzer seus objetos, como estava completando 20 anos de casados, falei para ele, pegou nossas alianças, fez uma oração e nos benzeu, foi muito legal, o lugar é magico. Na saída no andar de cima tem uma loja muito boa de souvenir, a dica fica para comprar terços que tem um pouco da terra da tumba de São Francisco e são perfumados, depois você entra na igreja de volta na parte de cima mesmo e tem outro padre esperando para benzer, pega todos os seus pertences e as compras e ele benze tudo. Essa dicas quem me deu foi uma freira que foi ao meu lado na viagem de trem. Desci na parada de baixo e fui subindo, é bem tranquilo e mais bonito como Ricardo falou, lá tem muitos restaurantes legais durante o percurso, almocei no ultimo no final do percurso, comida muito boa e tem mesas do lado de fora com vista para Assis, chama LA TAVERNA DEL NORCITO. Atenção para o ônibus na volta, ele só passa de meia em meia, bom deixar uma folga pra não correr risco de perder. Outra dica importante para quem vai sair de Roma, na estação Termini, cheguei cedo e tomei café lá, fiquei esperando no monitor o binário onde sairia o trem, eles só atualizam 10 minutos antes, o binário para Assisi era muito afastado, era o 3º trem na sequencia, quando estava chegando próximo vi um povo correndo na frente, ai que percebi que era meu trem, saí correndo puxando as malas com minha esposa uns 50m e só deu tempo entrarmos e fechou a porta. Outra coisa, comprei passagem de trem na 1º classe, como é trem regional, não tinha, todos os vagões eram 2º classe, paguei valor dobrado sem necessidade. Ficando atendo para esses detalhes da super certo, só tenho agradecer ao Ricardo Freire por mais esse roteiro, há muitos anos sigo suas dicas, sempre boas e precisas. Caso queira mais alguma informação, posso passar whatsap. Abç

    Olá, irei com minha esposa para Itália em maio/23. Iremos passar em Assis de carro para conhecer, mas não dormiremos lá. Qual sua sugestão de melhor lugar para parar o carro? E isso alteraria a ordem dia visitação dos lugares que vocês sugeriram?

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito