"Posso transferir milhas de um programa para outro?" 1

“Posso transferir milhas de um programa para outro?”

Se você tem essa dúvida, saiba que não está sozinho. De cada 10 perguntas que a gente recebe sobre programas de milhagem, umas 7 ou 8 têm a ver com esse assunto. Posso transferir milhas da Gol para a Delta? Agora que a TAM está na aliança oneworld, posso transferir pontos do Fidelidade Multiplus para a American Airlines?

A resposta, infelizmente, é não. Não é possível transferir pontos ou milhas de um programa de milhagem para outro, mesmo que as cias. pertençam à mesma aliança ou tenham acordo de compartilhamento de vôos (code share). Você precisa optar por um programa e juntar milhas ou pontos neste programa até ter milhas ou pontos suficientes para emitir uma passagem-prêmio.

Epa: mas então pra que servem o #?@¢?#! dessas alianças?

Calma, elas funcionam, mas não do jeito que você está pensando.

Depois que você acumula um número razoável de milhas (para passagens internacionais aos Estados Unidos e Europa, pense entre 50.000 e 100.000 pontos/milhas para uma passagem ida e volta), você poderá emitir passagens-prêmio em todas as cias. aéreas da aliança à qual pertence a cia. aérea do seu programa.

Se você tem o Fidelidade Multiplus da TAM, poderá emitir passagem nas cias. aéreas da oneworld (American, British, Iberia, LAN) e nas cias. aéreas fora da aliança que mantiveram acordo com a TAM (Lufthansa, Swiss, Turkish, South African, Singapore). A TAP não tem mais acordo com a TAM.

Se você tem Smiles da Gol, poderá emitir passagem com Delta, Air France, KLM, Qatar e Iberia.

Como emitir passagens aéreas numa cia. aérea parceira do seu programa?

Muita gente entra no site da cia. aérea parceira para tentar emitir uma passagem por lá com o seu programa de milhagem. Tipo: você quer emitir passagem na American com pontos da TAM, então entra no site da American. De novo: não é assim que funciona. Você necessariamente tem que usar os canais oferecidos pelo seu programa de milhagem.

No caso do Fidelidade Multiplus da TAM, para emitir vôos de cias. parceiras que não tenham o code-share TAM você precisa usar o atendimento telefônico ou ir a uma loja da TAM Viagens.

Já quem tem o Smiles da Gol pode emitir diretamente no site do Smiles, selecionando “emissão de bilhete online” no item “Vôos parceiras aéreas” no menu da barra lateral esquerda.

Como acumular pontos/milhas voando em cias. parceiras

Aqui está outro ponto que muita gente não entende. Há quem ache que precise abrir uma conta no programa de milhagem da cia. em que vai voar para poder acumular as milhas. Pelo contrário! Se você abrir uma nova conta, vai ser mais uma conta com poucas milhas que não servirão para nada.

O certo é informar o número do seu programa de milhagem já na compra da passagem (quando houver essa possibilidade) e apresentar o cartão do seu programa de milhagem no check-in. Se você tem Multiplus Fidelidade TAM e vai viajar American, basta apresentar seu cartão no check-in da American para creditar os pontos na sua conta do Fidelidade. A mesma coisa com o Smiles: apresente o cartão ao voar na KLM, e as milhas serão creditadas no Smiles.

Guarde o cartão de embarque para solicitar o crédito das milhas, caso isso não ocorra em até 15 dias. Note, porém, que nem todas as tarifas dão direito a milhas ou pontos, sobretudo quando se usa uma cia. parceira. (Isso é bastante freqüente na TAM.)

Leia mais:

Perguntas de primeira viagem: PASSAGENS AÉREAS

Passagens aéreas internacionais: como evitar o erro mais comum

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    186 comentários

    Ok, não posso transferir pontos para outro pessoa. Minha pergunta é a seguinte. Posso adquirir passagem em nome de outra pessoa? Obrigado e parabéns pelo Blog.

      Olá, Alex! Perfeitamente. Todos os programas permitem isso. Basta ter o número de pontos/milhas suficiente na sua conta.

      Alex,
      É possível transferir pontos para oura pessoa sim! Já recebi email algumas vezes falando sobre isso, tanto do Smiles quanto do AAdvantage

    Gostaria de saber se a TAP participa de algum programa de milhagem! Ou é só o TAP Victoria!
    Att
    Yara

      Olá, Yara! O programa da TAP é o TAP Victoria. A TAP pertence à Star Alliance. Logo, quem tem programa TAP Victoria pode pontuar e emitir passagens em todas as parceiras da aliança (entre elas: Lufthansa, United, Copa, Avianca, Swiss, Turkish, Singapore, US Airways). A mesma coisa vale para os possuidores de programas de milhagem dessas outras companhias: eles podem pontuar e emitir passagens na TAP.

      A partir de 31 de março, quando a TAM sai definitivamente da Star Alliance, a TAP não tem mais nenhuma parceira entre as cias. aéreas brasileiras.

      Olá, desculpe pela pergunta que pode parecer burra mas aqui vai. Se eu voar pela TAP e a Avianca fazendo parte do Star Alliance, posso pontuar as milhas do voo TAP no programa Amigo da Avianca ? Grata!

      Olá, Mara! Você só consegue pontuar no Programa Amigo voando Avianca dentro do Brasil. O seu vôo pela TAP pontuaria no LifeMiles, que é o programa da Avianca internacional.

    Olá, pessoal, será que alguém consegue me ajudar ? Estarei viajando semana que vem pela Alitalia. Não me interessei em me cadastrar no programa de milhagem desta companhia, pois seriam pontos que não serviriam para nada. Na volta consigo creditá-los no TAM Fidelidade ou no SMILES ? Agradeço se souberem a resposta.

      Olá, Marcia! Não consegue não. As cias. que voam desde o Brasil e que mantêm acordos estão todas listadas no post, por favor dê uma olhadinha.

    Eu nunca tive nada a reclamar da Tam até minha última viagem. Não me creditaram pontos da Air China
    (entao eu solicitei no Miles & More da Lufthansa e 2 dias depois os pontos estavam lá)
    Fora que fiz trechos com a lufthansa, que pedi para creditar no Fidelidade e nada. Entao solicitei no Miles & More novamente e deu tudo certo.
    Mas ficar correndo atrás de cartao de embarque, envia email, espera o prazo.. Esse processo todo é que desgasta e faz a gente se perguntar ar vale a pena correr atrás.
    No entanto, com pontos de voos da própria Tam eu nunca tive problemas, sempre deu tudo certo e creditaram tudo certinho.
    O smiles da gol eu nao uso muito, mas nunca me deu problema.
    Um programa que também gosto é o AAAdvantage.

    Abs

    Realmente o acúmulo de milhas Fidelidade com cias parceiras é um parto. Arrumam desculpa pra tudo. Compreendo que nem todos os bilhetes gerem milhas para os programas, mas, vamos lá, custava ter clareza com o consumidor? Acho que devia ser lei, quando você compra um bilhete, pelo preço que for, vir escrito quanto de milhas aquilo vai te gerar. Já paguei caro na Lufthansa e a TAM não me deu nem um copinho de água de milhas, alegando que aquele bilhete era categoria “rubles”. Na hora de passar o cartão de crédito são só sorrisos.

      Livia, na AA é assim. Quando voce seleciona o voo, alem de horarios, aeroporto de conexao, etc, aparece o numero de milhas correspondente ao trecho!

    É bom lembrar, que a única exceção são os programas iberia plus e o executive club da british. Eles possuem uma opção combine my avios, em que você pode passar os pontos de um pra outro sem dificuldades.

    Como criticar é preciso, mas elogiar quando o serviço funciona também é, conto que tive uma experiência positiva com a TAM no cômputo de milhas da South African. Não informei o número no check-in e enviei um e-mail na volta informando apenas os dados da reserva.
    Recebi um e-mail informando que os pontos da ida haviam sido computados, mas não me localizaram no vôo da volta, portanto pediram documento de comprovação do embarque. Mandei fotos dos cartões de embarque e me responderam que não seria suficiente, e teria que pedir uma declaração da South African que tinha estado no vôo. Estava conformada em perder os pontos para não ter o trabalho, mas surpreendentemente recebi outro e-mail pedindo para desconsiderar o anterior, e informando que o cartão de embarque seria suficiente. Poucos dias depois, tinha os pontos computados na Multiplus.

    Acumular e gastar milhas é uma arte!
    Infelizmente mesmo informando o nº de fidelidade no check-in (e estando numa classe tarifária que dê direito), nem sempre as empresas computam.
    E para conseguir depois o cômputo, é um parto! Certa vez fiquei mais de 3 meses na luta com a TAM para que eles finalmente computassem.
    Já a TAP, mesmo voando por parceiras como a AA e Emirates, faz o cômputo praticamente imediato. Excelente.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito