Cancún x Playa del Carmen: a comparação da Bel 1

Cancún x Playa del Carmen: a comparação da Bel

Cancún

De viagem ao Caribe mexicano, onde você escolheria se hospedar: Cancún ou Playa del Carmen? Dividir a estadia meio a meio é 100% viável – e foi o que a Bel fez. A questão é que, mesmo sendo tão próximas, Cancún e Playa têm personalidades bastante diferentes. Corre-se o risco de curtir muito uma metade do roteiro, e a outra metade… é, nem tanto assim.

Uma das duas ganhou o coração da Bel, e no relato a seguir ela conta qual, e por quê. A Bel também aproveita para comparar os parques Xel-Há e Xcaret, e alertar sobre algumas armadilhas dos principais passeios da região.

Diga lá, Bel! Cancún ou Playa?

Texto e fotos | Bel

Sempre pego todas as dicas das minhas viagens aqui, então vim dar uma pequena contribuição para este site fantástico. Fiquei 14 dias entre Cancún, Playa del Carmen e Miami, em julho passado. Minhas impressões:

Playa del Carmen: por que não vale a pena ficar em Cancún

Playa del Carmen

Concluí que não vale mesmo a pena ficar em Cancún. Playa del Carmen é o canal. Perto de todos os passeios, praias, e ainda tem uma noite deliciosa, onde tem tudo: ruas animadas, tipo um “rústico chique“, com lojas de todo tipo: desde grifes até simples souvenires. Ótimos restaurantes, e um clima meio Rua das Pedras, em Búzios…

Ficamos 5 dias no hotel Porto Playa, uma decisão acertadíssima, depois de muita pesquisa. Os hotéis em frente ao mar são muito barulhentos por causa das festas, ou caros demais, e este é apenas a uma quadra do mar.

O Porto Playa é muito confortável. Os quartos são como apartamentos. No meu caso, que fui com 2 filhos, escolhi um quarto com uma sala e duas suítes.

O café da manhã é tomado no quarteirão de baixo, num simpático restaurante com mesinhas na calçada. No hotel eles te dão 2 opções de locais para o café: neste restaurante ou em clube de praia em frente ao mar. Mas a primeira opção é infinitamente melhor, com mais qualidade, e tudo a la carte.

Tulum

Não deixe de ir a Tulum. Praia linda e lindas ruínas à beira-mar. Há muitas opções de praia e a cada dia íamos a uma diferente, mas Tulum foi a mais bonita.


Quinta Avenida, Playa del Carmen
Só curtição

Cancún: os contras… e um pró

Cancún

Resolvemos ficar 3 dias em Cancún, após muita insistência dos meus filhos adolescentes que achavam que Cancún é que era o melhor. Ficamos no resort Grand Park Royal Cancún, que escolhemos com base nas opiniões do Trip Advisor e nas informações daqui do site (onde li que era melhor ficar até no km 11 no máximo, para pegar um mar mais calmo).

Após o segundo dia no hotel, nós todos (inclusive meus filhos) nos arrependemos de ter deixado Playa e ainda pagar muito mais caro por isso. A comida do resort deixa muito a desejar, como na maioria dos all-inclusive. Num calor e sol de rachar, nunca conseguíamos um guarda-sol, nem na praia, nem na piscina, pois o hotel dispunha de pouquíssimas unidades deles, que eram marcadas desde a véspera . A noite foi uma decepção, um engarrafamento até o local das baladas todo dia, e muita bagunça pra entrar. Playa também tem balada, sem filas e engarrafamentos, e num clima mais legal.

O hotel The Royal (atual Hyatt Zilara), ao lado do meu, era bem melhor – e bem mais caro, também.

Pelo que descobri, o Hyatt Zilara, o Live Acqua Cancún e um outro que não me lembro o nome estão no ranking dos melhores, mas nem pude cogitar pois não aceitam menores de 18,e meu filho mais novo tem 16. (O que faz desses hotéis melhores ainda… depois que os filhos crescem, a última coisa que você quer na suas férias é um hotel lotado de crianças!)

Ah, não caiam no conto do hotel que você ganha internet de graça se destinar algumas de suas preciosas horas assistindo a uma apresentação do grupo The Royal. Horas perdidas, e a internet grátis é grátis pra todo mundo no lobby. Não nos deram a internet no quarto, e não quisemos pagar a pequena fortuna que pediram.

Cancún

O melhor de Cancún: é o mar mais bonito que já vimos… com cinquenta tons de azul!


Cancún
Pra ajudar na escolha

Passeios

Xcaret versus Xel-Há

Os passeios Xcaret, Xel-Há e outros similares são parques “fabricados” para americanos. Imaginávamos belezas naturais e nos deparamos com parques estilo Disney, onde tudo é bonito, mas artificial. Filas quilométricas para tudo, para pegar bebida, e até um simples sorvete. O ingresso era caro, mas com a desculpa de ser all-inclusive, a gente achou que valia o preço. Mas a comida é muito ruim e gordurosa. Os restaurantes de fast food então… um horror.

No Xcaret então, que é enorme, há pelo menos uns 7 restaurantes, distantes um do outro, e caímos na besteira de esperar a fome vir para depois escolher onde comer. Resultado: rodamos o parque inteiro (repito: é enorme) debaixo do sol e com fome… e não achamos onde comer, pois tinha filas de espera em todos os restaurantes, e sem previsão de tempo. Depois de esperar bastante, ainda comemos muito mal. Mas tem que conhecer, é bonito e tal, mas vá sem muitas expectativas.

O Xel-Há, na minha opinião, é mais legal, bem menor, mas com a ilusão de ser mais “natural”, a praia artificial é mais bonita, e não enfrentamos filas tão grandes para comer como no Xcaret. Os famosos cenotes são mais ou menos todos parecidos.

Cozumel: vale a pena?

Cozumel

Vale, e muito, o bate-volta a Cozumel. Como eu disse, pra quem está em Playa del Carmen tudo é mais perto. Pega-se o catamarã (muito confortável, com ar-condicionado) ali mesmo no centro de Playa. O mergulho com snorkel é imperdível, mas mais uma vez nos sentimos na tal armadilha de turista. São muitas empresas que oferecem o mesmo passeio e não tem como saber qual é melhor e mais profissional. Eles te vendem 2 horas de mergulho, e nem dão 2 horas inteiras de passeio. Eles te levam em 3 pontos próximos onde tem corais e onde ficam outros tantos barcos fazendo o mesmo serviço, e nos mesmos pontos.

Nosso barco tinha capacidade para 8 pessoas e fomos junto com 4 cariocas divertidíssimos, o que amenizou a nossa chateação. Pois o mar é de uma transparência impressionante, seria delicioso curtir um snorkel ali com calma, vendo aqueles corais belíssimos… e a realidade foi outra: os 2 “marinheiros” do nosso barquinho eram mal humorados e carrancudos, mal descíamos do barco com o snorkel e eles já gritavam com a gente para irmos embora. Não ficamos nem 10 minutos em cada ponto! Nós não gostamos do serviço, e ficamos com a impressão de que caímos mesmo numa roubada. Se tivéssemos conhecimento de como era o passeio, teríamos tentado alugar um barco para ficar mais tempo, mesmo pagando mais.

Alugamos um jipe para dar a volta na ilha antes do mergulho, o que vale muito a pena.

Prepare-se para a volta no final do dia: fila enorme para comprar o ingresso da balsa e quase 2 horas esperando.

relato leitor viaje na viagem
As viagens do leitor

E Isla Mujeres?

Também é passeio para um dia inteiro, e só vá se você tiver dias sobrando. Deixamos para meus filhos fazerem o tal nado com os golfinhos lá, nos indicaram um lugar só pra isso, não me lembro o nome. Eles curtiram, mas parece que não é diferente dos outros lugares de Cancún e Playa. Não era preciso ir até lá. O lugar pra quem espera também não tem guarda-sóis o suficiente, e chega uma hora em que você não agüenta o sol rachando e não acha uma sombrinha sequer. As poucas estão ocupadas! E a comida (também é inclusa no valor do ingresso) é horrível, um buffet pequeno, com pouquíssimas opções.

Seguindo viagem

Aproveitamos a escala em Miami e ficamos por lá 4 dias. Também foi a primeira vez, e lamentamos novamente os 3 dias que gastamos no resort em Cancún. Poderíamos ter ficado mais em Miami. Mas Miami é outro assunto!

Espero ter ajudado!

Obrigado, Bel!

Leia mais:


Playacar Palace, em Cancún

51 comentários

Estou indo para Cancun, Playa del Carmen, Tulum, Cozumel and Isla mujeres em Junho com Minhas filhas de 23 e 24 anos. Ja li aqui que Pays del Carmen e fascinante. Estou buscando por lugares com praias mais bonitas e calmas e hoteis boms. Nao estamos dando importancia para vida noturna , paraues etc Quero saber de hotel com praias Linda em Cancun. Onde ficar em Playa del Carmen. E Tulum vale a pena? Entao, que lugares ficar? O passeio a Cozumel e Isla mujeres como melhor fazer?
Muito obrigada 🤗

    Olá, Claudia! Para Isla Mujeres você sai de Cancún. Para Cozumel, de Playa del Carmen. Tulum está bastante na moda, virou um lugar de agito.

Fui a Cancun em janeiro deste ano (2023), e amei! Apesar dos preços salgados, é tudo em dólar,
valeu a pena. Escolhi ficar num resort all inclusive menos badalado, o Sandos. Atendimento nota 10! Os restaurantes excelentes, piscinas de borda infinita, quarto enorme e vista daquele mar azul-turquesa. Tudo o que eu queria para uma viagem solo! Amei Isla Mujeres, parece mais uma piscina, só que o passeio incluía o tal lugar dos golfinhos. Esse, sim, uma roubada e perda de tempo. Melhor ir direto para as praias do norte e passar o dia lá. Contratei os passeios com Cancuners, que são brasileiros e te dão um ótimo suporte. Agora programando a ida para Playa del Carmen.

PARTE 2 ….Estando em Cozumel , o passeio de barco em mar aberto é a coisa mais linda…levei meu snork ,o que todos deveriam fazer,pq todo mundo usa o mesmo e aquilo passa de boca em boca….o ar é azul transparente nem precisa de snork se for ver mesmo.em Cancum, enceramos nossa viagem na COCO BONGO ,boate famosa de CANCUM…sem comentarios,é maravilhoso ,caro ,pagamos 550 reais o convite pra entrar mais ficamos no camarote do lado do palco…..PERFEITO….Era um sonho meu portanto valeu cada centavo deixado lá…..ah tem tbem o passeio no mercado de Cancum,onde vende todos os tipos de tequilas que voce nem imagina que exista…não deixem de provar a tequila de manga,é “dO outro mundo”….AMEI…..E UM DOS PASSEIOS,FOMOS NOI MERCADO DA PRATA….gente cada anellllll……MARAVILHOSO….SE PUDEREM VÃO A CANCUM….É MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOO BOM ESSES PASSEIO

Fui pra Cancum em novembro /21.Ficamos mais ou menos 10 dias com ida e volta…como a Bel disse ,Cancum deixa a desejar um pouco….qdo conheci Cozumel e playa Del Carmen ,aí piorou….aconselho a ficarem na playa Del Carmen porque é mais perto para todos os passeios e a noite é muito mais animado para todas as idades…posso dizer que é o PARAÍSO NA TERRA….O passeio para nadar com os golfinhos , é outra roubada;~são muito bonitinhos mais o valor pago para tirar foto digital com eles ,é absurdo para pouco….eu fiz o passeio mais não paguei as fotos. Nas ruínas ,foi interresante,mais não tem onde beber água,conforme voce vai adentrando

Fui pra Cancun em Dezembro de 2018 e amamos … Ficamos no Beach Palace, próximo ao Royal e sem duvidas , muito melhor …. Comida maravilhosa , com 4 restaurantes, incline um Oriental (Eapetacular )… Com animações nas piscinas e shows à noite, quartos enormes com hidromassagem e passeios gratuitos ao GrandMoon e MoonPalace que são da mesma rede (5 estrelas ) e ficam em Riviera Maya , com direito a usufruir de todas as atividades e restaurantes…. E as praias de Cancun, com certeza são as mais lindas …. Não fui em nenhum parque pq tinha voltado de Orlando , mas o nado com o Gofinho em Isla Mujeres foi decepcionante… Exploram turistas , exploram os animais …. Não voltaria novamente…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito