Bogotá: como é se hospedar no Parque de la 93, o bairro da moda 1

Bogotá: como é se hospedar no Parque de la 93, o bairro da moda

Click Clack, Bogotá

Texto e fotos | Sylvia Lemos

A capital da Colômbia é agitada, vibrante  cosmopolita. Com 54 museus, 45 teatros, gastronomia de primeira, centros comerciais para todos os gostos e um povo simpático que recebe os turistas com afeto, Bogotá DC (de Distrito Capital) garante diversão aos turistas.

Uma área hype, delimitada pelas Carreras 11 e 15 entre as Calles 92 e 94 com nome oficial de Chapinero, setor Chicó, e conhecida por todos como Parque de la 93 é uma boa escolha para hospedagem na cidade. É muito freqüentada por turistas e colombianos jovens engravatados, que circulam de dia e a noite entre os muitos bares, cafés e restaurantes e os 10 hotéis no entorno.

Aqui estão unidades de redes como Juan Valdez Café, Crepes & Waffles, Wok, Café Renault, além do ótimo italiano La Fabbrica, do excelente Matiz e dos recomendados Gato Negro, El Sitio, Palmetto e Diner 93. Farmácias, mercados e algumas lojas estão próximas.

A hospedagem é variada com o GHL 93, NH Bogotá 93, Pavillion Royal, Estelar Parque de la 93, Best Western Plus 93 Park , Radisson Royal(um pouco fora do fervo), Avia 93, Luxury Suites 93 e o novíssimo Click Clack Hotel, inaugurado no final de 2013.


San Andrés dicas: praia Spat Bright
Novo e atualizado

Como é se hospedar no Click Clack

Fiquei curiosa com o Click Clack antes mesmo de pensar em ir a Bogotá, através de uma newsleter com imagens que recebi do Behance.net. As minhas impressões durante as duas noites em que estive hospedada, durante a semana, no final de março de 2014 são:

Localização

O prédio chama a atenção pela arquitetura.Para mim parece uma série de containers de vidro embrulhados por uma malha preta rendada. Fica numa rua movimentada (em excesso só nos horários de pico) e a poucos passos da praça do Parque de la 93.

Museo BoteroMuseo BoteroMuseo Botero

Além disso, o local permite fácil acesso tanto para o norte (Usaquén), como para o sul (Candelaria); está a 3 minutos de táxi da Zona Rosa e a 20/30 minutos do novo terminal do Aeroporto Internacional El Dorado.

Gostei do astral da área, caminhei bastante nos arredores, o terreno é plano e confortável para passear com segurança. O policiamento é ostensivo, mas não intimidador, como em toda a área turística da cidade.

Um centro comercial na esquina da Carrera 15 com Calle 93 tem muitas lojas de câmbio e é possível obter tarifas vantajosas pelo dólar/euro. Encontrei ali algumas lojas pagando 20% a mais do que outros locais na cidade para a troca de dólares por pesos colombianos.

Tenha em conta que na grande maioria dos consolidadores (inclusive no Google Maps), a localização do hotel está errada no mapa; digite o endereço : Carrera 11 # 93-77

Recepção

Click ClackClick ClackClick Clack

A área é pequena, tem um balcão, duas poltronas e uma escada que desce ao badalado restaurante 100 Gramos. O acesso aos dois elevadores fica no mesmo nível. O impacto visual é curioso e agradável. O segurança pode levar a bagagem ao apartamento se for solicitado.

Estrutura

Restaurante 100 Gramos100 Gramos100 Gramos

O mote do hotel é proporcionar uma  “fábrica de experiências “ e, para mim foi isso o que ocorreu durante a estadia: surpresas!

O Click Clack é o lugar-da-moda em Bogotá. Os dois restaurantes, um no subsolo (o 100 Gramos) e outro na cobertura (o Apache) estão sempre cheios, têm cardápios curiosos,  preços atraentes, e reúnem jovens entusiasmados para a happy hour e noitadas animadas com DJ no último andar do hotel.

Restaurante ApacheApacheApache

O movimento dos não-hóspedes não atrapalha a segurança dos hóspedes,  pois o acesso aos andares de apartamentos é exclusivo aos que possuem chaves magnéticas.

São 9 andares, 60 apartamentos, 2 restaurantes e um salão festas no subsolo, anexo ao restaurante.

O free wifi funcionou perfeitamente, mas com senhas diferentes para o apartamento e áreas comuns.

Click ClackClick ClackClick Clack

O café da manhã, incluído na diária, surpreendeu. Além de frutas, sucos, pães e frios, ótimos pratos quentes da cozinha colombiana .

Apartamentos

Click ClackClick ClackClick Clack

Gostei da proposta do hotel. Os espaços privados são compactos mas não sufocantes. O iPad disponível em todos os apartamentos para uso durante a estadia é um mimo diferencial.

O clima em Bogotá no verão é ameno, com noites frescas e não senti falta de climatização.

É um hotel jovem para jovens, que introduz um novo conceito, e que mesmo faltando alguns ajustes, é divertido, aconchegante, mistura o antigo ao novo e é cheio de vida.

Reservei com o Booking um apartamento superior com vista para o jardim. Paguei 270 mil pesos colombianos por dia (mais ou menos R$ 310). Havia duas categorias mais em conta, mas escolhi o apartamento com jardim pela ótima relação custo x benefício. Pedi na reserva e no check-in que fosse silencioso, pois resenhas comentavam sobre o barulho das festas diárias no hotel.

O apê, número 208, do lado esquerdo e ao fundo do prédio ,tem 19 m² de chão, e um jardim privado de 11m². A parede externa de vidro desta unidade é revestida por uma renda preta de metal, e a privacidade é garantida por duas cortinas de rolo (screen e blackout).

O box do banheiro é envidraçado para o quarto, com partes adesivadas; o chuveiro é potente e o espaço é agradável para o banho.

Colchão conforáavel, roupas de cama e banho de algodão de boa qualidade. O frigobar (vazio) e o cofre ficam embutidos dentro do armário.

Não diga que eu não avisei

Tenha em conta que:

Não há climatização nos apartamentos (até o dia de hoje todos os consolidadores indicam ar condicionado em todas as unidades; sugeri a remoção deste item do site do hotel).

O barulho da música alta pode interferir no sono, principalmente nos apartamentos localizados a partir do quinto andar.

O hotel e outros canais de venda usam nomes diferentes para os mesmos apartamentos. O menor, de 17m²,  é chamado pelo hotel de XS, pelo Booking de Econômico e pela Expedia de Standard. O apê de 19m² é chamado de S pelo hotel, Superior pelo Booking e Standard pela Expedia. O apê em que eu fiquei, de 19,5m² de área interna e 11m² de jardim, é chamado de M pelo hotel, Deluxe vista jardim pelo Booking e Superior pela Expedia. O de 30m² é L para o hotel, Deluxe King Size para o Booking e Suite Junior para a Expedia. O de 39m² é XL para o hotel, Quádruplo para o Booking e Suite para a Expedia.
L ( 30 m²) = Suite Junior = De luxe king size

Os apês com jardim estão todos no segundo andar e os maiores (com 30 e 39 m²) estão nos andares superiores, muito próximos do alto volume da música na cobertura;

Meninos têm que fazer a barba de lado pois o espelho não fica em frente à pia;

Iniciar o processo para tomar banho é complicadinho pois a porta do box foi montada errada e abre para dentro do banheiro.

Com a ciclovia ao longo da calçada da Carrera 11 (a rua na frente do Click Clack), as magrelas passam voando e a gente que não tem o hábito de ter bicis na calçada pode se machucar.

Vale a pena se hospedar no Click Clack?

Meu veredito final é que o Click Clack é divertido, diferente, moderno. Perfeito para quem curte estar num local movimentado.

É sinônimo da hospedagem trendy/cool. Ao meu ver não é indicado para idosos nem para casais com crianças pequenas, e é perfeito para viajantes-solo e casais jovens e/ou que curtem design e novidades 😀

Se você já esteve hospedado nesta área de Bogotá, conta pra gente!

Leia mais:

25 comentários

Sou obrigado a pagar o IVA fazendo reservas pelo booking ou outra plataforma de reservas?

    Olá, Gilmar! Ao deparar com ofertas com débito imediato, verifique se o imposto está incluído. Normalmente não está. O Ricardo Freire hospedou-se recentemente em 14 hotéis na Colômbia reservando pelo Booking; alguns debitaram adiantado, mas nenhum cobrou o IVA, nem antes da hospedagem nem no check-out.

Muito legal as dicas, tbém nunca fui a Colombia. Meus planos, Bogota, San Andrez e Cartagena. Estou indo com pouca grana, mas pelo visto o ideal e gastar um pouco mais com a hospedagem, pelo menos vcv fica melhor localizado. Obg a todos e bom carnaval

Silvia segui passo a passo suas dicas e o que posso dizer é PERFEITO! Amei o Click Clack Hotel e recomendo demais. Fez toda diferença. Você não esqueceu nenhum detalhe. Hotel top.
Recomendo Bogota.

Pessoal,
Queria avisar que caí em um golpe em Bogotá.
Antes de relatar o que aconteceu, quero dizer que continuo achando Bogotá um lugar bastante seguro e que voltaria à cidade. Aliás, peguei os táxis amarelinhos e não me senti ameaçada.
Estava hospedada no Best Wester do parque de la 93 e fui fazer câmbio em um centro comercial próximo à carrera 15, pouca coisa, só US$ 100 porque queria levar um pouco mais de pesos em Medellin. Decidi ir a pé até o Centro Comercial Andino ( perto de onde fiquei hospedada no fim de semana) só para fazer hora e ter uma ideia da distância(umas 8 quadras). Ao invés de seguir pela carrera 15, decidi ir pela carreira 11, uma via bastante movimentada, mas agradável, com ciclovia e parques. A cerca de 2 quadras do Mall Andino, próximo ao Banco Sudameriis uma senhora de uns 55/60 anos – que se dizia equatoriana- me perguntou se eu sabia onde ficava a agência de viagem “x”, disse que não sabia e continuei andando. Nessa hora, passa um cara de uns 35 anos, com um bom terno, que responde à senhora e nos pede para parar. Quando fiz menção de continuar andando, ele se colocou na minha frente e mostrou uma carteira de policial federal. Pediu que nós fôssemos a um escritório deles na rua transversal e foi meio que nos levando para uma rua transversal à carrera 11. (sim, a essa altura eu já achava que era golpe). Disse que estava com pressa, tinha que pegar um voo. Não estávamos muito longe da via principal, uns 20/30m só. Ele pediu a carteira(!!!) da tal senhora que entregou com tudo. Pediu a minha e dei só a identidade. Nessa hora “o chefe” dele, um sr mais velho, chegou e, logo depois, passou um sujeito na calçada que, vendo a minha cara, falou para eu ficar tranquila que ele conhecia os 2 sujeitos e que eles eram da polícia. Enquanto, esperava o mais novo trazer de volta a carteira da Sra e a minha identidade, fiquei olhando para a rua para ver se via algum policial uniformizado. Nada. Pra disfarçar o meu desconforto, comecei a conversar com a mulher e tive a certeza que de Quito ela não era. O sujeito voltou – a mulher faz questão de me mostrar que toda grana dela está lá -e libera a mulher. Ficamos eu e os dois homens. O mais novo me diz que precisa ver quanto dinheiro tenho. Digo que não ando com muita grana e que podemos ir ao meu hotel pegar algum comprovante de rendimento. Estou com a minha carteira na mão, guardando a identidade, quando ele insiste em ver quanto tempo. Quando disse que me sentiria melhor com um policial uniformizado por perto e faço menção de ir para a carrera 11, o mais velho me dá um safanão, o outro pega a carteira e a grana. Foi tudo muito rápido. Não levaram mais nada, só o equivalente a US$ 150. Fiquei em estado de choque por um tempo, mas depois perguntei nos prédios próximos se não havia câmeras voltadas para o lado onde estava. Não tinha. A caminho do hotel, parei em um posto da alcadia local na carrera 11 e conversei com uns policiais. Eles não se mostraram surpresos e mencionaram que há uma quadrilha atuando na área (pelo menos 4 pessoas, no meu caso) não prestei queixa oficialmente para não correr o risco de perder o voo.
Fica a dica: não há polícia civil na Colômbia. Pode gritar se alguém a paisana te abordar.

    Obrigada, Bóia! O comentário tá cheio de erros de português! Teclado de Ipad, não é o meu forte 🙂

sylvia , me ajuda !

onde e mais perto do fervo e da badalacao ?

o click clack , o sofitel ou o morrison 84 ?

qual a diferenca entre esse bairro e a zona t ? eles sao proximos ? da pra ir a pe ?

qual dos bairros tem mais opcoes de lojas e restaurantes ?
beijos e obrigadissimo

    Cristiano, está tudo bem explicadinho nos
    dois posts . O Morrison está na muvuca, na
    Zona T e ao lado das lojas e restaurantes.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito