Cartão recusado pela SNCF? A Rita descobriu como reverter 1

Cartão recusado pela SNCF? A Rita descobriu como reverter

Gare St.-Lazare

A Rita enfrentou uma situação relatada por muitos leitores: não teve sua compra aprovada pelo site Voyages-SNCF.com, das ferrovias francesas. No caso dela — e na maioria dos que têm suas compras recusadas neste e em outros sites de cias. ferroviárias — o problema estava no fato do seu cartão não fazer parte do sistema Verified by Visa (o MasterCard também tem um sistema assim, o SecureCode).

Só que a Rita não se conformou com esse desfecho. Animada com o relato da Dri Castro, que conseguiu desbloquear o cartão por email (leia aqui), a Rita trocou tuítes com a arroba da SNCF, @Clt_VoyagesSncf, e foi descobrindo os macetes. Depois de conseguir concluir a compra, teve a megagentileza de postar suas dicas na caixa de comentários. Obrigadíssimo, Rita!

–> A odisséia

Resolvi fazer este relato porque levei 5 dias para conseguir descobrir os macetes do site da SNCF e comprar meus bilhetes Paris-Mont St Michel!!! E olha que não sou tão inexperiente em internet ou viagens…

Bem, primeiro eu escolhi, é claro, os bilhetes mais baratos. E aí, quando fui tentar pagar, o site recusou o pagamento nos meus dois cartões. Nem me lembro como descobri que precisava do Verified by Visa ou MasterCard SecureCode para fazer a compra. Fui pesquisar na internet para saber do que se tratava e, após ligar para o meu banco, descobri que ele não trabalha com esses sistemas.

Entre sugestões de usar cartões de amigos ou ir a uma agência de viagens, tentei agências, que não me responderam até hoje. E lá se foi mais um dia. Depois, enviei twitter para a SNCF e descobri que se eu marcasse para retirar os bilhetes numa estação da França, poderia usar um cartão que não fosse Verified by Visa ou MasterCard SecureCode.

Só que… só me aparecia a opção de receber pelo correio. Testando tudo o que podia no site, descobri que era porque o bilhete era um IDTGV, o trem low-cost da SNCF. Aí, troquei para um outro, um pouco mais caro, marquei para retirar lá e tentei novamente. Cartão recusado. Tentei o outro cartão. Nada.

Lembrei que tinha que liberar novamente o cartão no banco, para compras internacionais, pois havia sido liberado só por 24 horas. Depois fiz todo o procedimento de novo. Nada. Mais troca de twitters e e-mail e aí descobri que, quando vc tenta uma compra por mais de duas vezes, o site do SNCF bloqueia o seu cartão a partir da última vez por 24 horas!!!

Então, liguei prá lá, mas não falo francês e a opção que me passaram para falar em inglês estava errada! Só então me lembrei que nas últimas vezes eu tinha usado um cartão e me restava o outro. Liguei para o banco, liberei o outro cartão e FINALMENTE comprei minhas passagens!!! Entre isso tudo, comecei a ‘compra’ na quinta e só concluí hoje, terça!

–> As dicas da Rita para  comprar na Voyages-SNCF sem Verified by Visa ou MasterCard SecureCode

– Antes de tudo, ligue para o seu banco e libere o cartão para compras na França.

– Se, ao concluir o processo de compra, o site pedir o Verified by Visa ou MasterCard SecureCode e você não tiver, opte por retirar o bilhete numa estação da França.

– Se não aparecer essa opção, mude para outro bilhete, provavelmente um pouco mais caro.

– Se você já fez duas tentativas de compra, aguarde 24 horas. Se tentar de novo antes desse prazo, o bloqueio vai se prorrogando por 24 horas a cada nova tentativa.

Enfim, é isso. Boa sorte e boas viagens a todos!!!

Leia também:

Trem na Europa: uma comparação de preços entre Raileurope e cias. nacionais

Trem na Europa: qual é o limite de bagagem?

“Tenho 5 minutos para baldeação. Vai dar tempo?”

Vai por mim: trem na Europa

Roteiro de viagem: a importância da decupagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


100 comentários

Eu consegui comprar diversos trechos agora em Fevereiro, mas sempre entrando no https://en.voyages-sncf.com/en/ e selecionando o meu país como sendo a França. Ah, e somente na opção retirada do bilhete na máquina. Mais um detalhe: depois da compra de 4 trechos, tive que esperar 24 horas pra conseguir comprar os outros 2… não sei se tem um limite diário de compra por cartão/cadastro.

    Em 2011, eu não tive problema na compra das passagens com cartão no site da SNCF. O cartão passou normalmente (optei pela retirada dos tickets nas máquinas em alguma estação na França).

    O problema que tive foi justamente esse outro: Não pude comprar mais de DOIS trechos por dia. Na verdade, na época, eu só pude comprar o 3º e o 4º trecho depois de 7 dias. Antes disso, a compra era bloqueada não pelo cartão, mas sim por já ter esgotado o limite de trechos no período de 07 dias …

    É provável que tenham diminuído esses limites, então!

Tenho uma dica da Lina do Conexão Paris… não mude a versão do site… deixe na versão francesa mesmo. Eu não tive problemas…

Sobre compra de bilhetes de trem na Europa, gostaria também de ajudar: seguindo a orientação da Bóia, me cadastrei no Trenitalia mas ao concluir a compra, aparecia um erro, já no site do banco de meu cartão. Depois de várias tentativas, ligando para a MasterCard foi sugerido que eu trocasse de Navegador, para o Crome ou o Explore sem complementos. Consegui! Fica a dica.

Já tive problema para comprar passagens de trem e tb para comprar passagens de avião no site da Croatian Airlines. Tentei desbloquear cartões, nada dava certo. A diferença em 2 passagens de Zagreb para Split era de mais de 800 reais, então usei o cartão VTM. Como é cartão de débito não tem nenhum problema para ser aceito.

Eu fiz uma compra ontem no site da sncf ontem mesmo e não foi pedido o secure code da MC e a solicitação foi finalizada com sucesso. Acho que tive sorte então.

Inclusive, em uma outra compra em site europeu, apareceu um pop-up para cadastrar gratuitamente no secure code. Eu declinei e a compra foi feita do mesmo jeito.

A única coisa que realmente tive que prestar atenção é a liberação do cartão para compras no exterior.

Eu tive esse problema comprando na Air France. Não consegui resolver. Tive que pedir a uma amiga europeia para comprar com cartão de crédito da EU.

Também passei por esse perrengue na compra de passagens tanto no site da SNCF como no IDTGV. Agora em março/14. Tentei com três cartões distintos (BB, Itaú e Citi) e todos iam até a tela do Verify by Visa. Entrava com a senha do cartão, tudo certinho e depois que a Visa processava eu era direcionado de volta para a página do IDTGV. Lá aparecia a minha passagem, o meu localizador só que nos detalhes do pagamento indicava cartão de crédito recusado. Tinha uma linha para cada tentativa e todas recusadas.
Mandei e-mail para a IDTGV relatando o caso, informando o localizador e pedindo o desbloqueio do meu cartão final X (um dos que eu tinha tentado). Em menos de 24 horas (mandei num sábado de noite e domingo meio-dia já tinha resposta) recebi um email dizendo que o meu cartão X (brasileiro) estava excepcionalmente debloqueado. Isso porque eles só aceitavam cartões Visa e Master da União Européia e EUA!!!
Bom, tentei novamente e BINGO! Aceito até sem passar pelo Verify by Visa. Na hora recebi o email de confirmação e os eticket.
Pelo jeito já é uma coisa bem comum esses pedidos de desbloqueios. Fico imaginando que não são só os brasileiro. Quantos chineses, coreanos e japoneses não devem passar pelo mesmo martírio.
Ou eles liberam pro resto do mundo, ou continuarão recebendo emails. Sorte que são muito rápidos e ágeis nas respostas.

Ah, lembro que no site da SNCF nem ia pra tela do VbV, já dava erro na hora do pagamento. No site da IDTGV passava pelo VbV, mas era recusado como eu comentei. Talvez porque eu quisesse comprar uma passagem IDTGV…

Também consegui comprar minhas passagens após entrar em contato com eles, por email. Liberaram o sistema para aceitar especificamente aquele número de cartão de crédito usado anteriormente.

Em 2010 tive a mesma dificuldade mas não mudei a minha opção de compra. Insisti e consegui comprar dois bilhetes iDTGV com a ajuda da assistente virtual da SNCF. Eles foram rápidos nas respostas aos meus e-mails.

    consegui comprar dois bilhetes pela SNCB mas a prtir do terceiro bloqueou. vou aguardar 24h.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito