Por que até o Equador consegue e o Brasil, não? 1

Por que até o Equador consegue e o Brasil, não?

Turismo do Equador

Esta semana o turismo do Equador lançou no Brasil um site em português e a versão brasileira do seu comercial “All you need is Ecuador”.

Nem o site nem a campanha são do outro mundo. Mas são tão conseqüentes e redondos que mais uma vez me fazem sentir vergonha do fiasco que é a comunicação do turismo brasileiro.

O Equador é um pequeno país que pouca gente saberia apontar no mapa. É possível que a maioria das pessoas não saiba nem mesmo que as Ilhas Galápagos, tão citadas em programas de ciências, fiquem no Equador. Além de lembrar que tem as Galápagos, o Equador ainda precisa informar ao mundo que tem Amazônia, Andes, praias e herança colonial espanhola. E resolveu a equação de uma maneira objetiva. Não é nenhum “Sin ingredientes artificiales” da Costa Rica, mas é muitíssimo mais eficiente do que o nosso “Sensacional”.

.

O comercial está bem resolvido: tem imagens lindas e que duram o tempo suficiente para alguém que não esteja familiarizado com o país entender algo do contexto. O uso de uma música conhecida internacionalmente — All you need is love, dos Beatles — é gol. Só a narração em off é que é antiquada e meio constrangedora. (A versão reduzida do comercial, que vi na TV a cabo, é muito melhor do que a versão extensa, só porque não dá tempo para a locução.)

Mas a grande lição aos órgãos de turismo do Brasil é o site, cuja versão em português acaba de ser lançada: TurismoEquador.com.br. O site é escrito em português fluente (no lugar do inglês macarrônico dos sites brasileiros) e tem o que nenhum dos 7 (sete!) sites oficiais brasileiros atualmente no ar têm: navegação fácil. Você consegue achar o seu destino por no mapa, por região ou por tipo.

Turismo do Equador

Por exemplo: você seleciona Amazônia…

Turismo do Equador

… aparecem os destinos no mapa do Equador…

Mapa da Amazônia equatoriana

… você clica num deles…

Turismo do Equador

.. e carrega a página do destino.

Turismo do Equador

Não é BÁSICO?

(Está longe de ser perfeito — falta uma informação crucial, a de como chegar. Mas é pelo menos organizado.)

Não tente fazer isso em nenhum dos nossos 7 (sete!) sites.

Brasil

Os sites oficiais do turismo brasileiros são joguinhos malfeitos, idéias que só funiconam em Powerpoint de sala de reunião. Um ou outro até poderiam fazer algum sentido, se a gente tivesse pelo menos um site basiquinho bem feito. Não temos. Os dois sites principais (sim, temos dois principais entre os sete) são mashups confusos de informações do TripAdvisor (com doses de Instagram e YouTube). Praticamente todas as informações vêm do TripAdvisor — onde estão muito melhor organizadas…

(A propósito: o site do Equador também leva ao TripAdvisor para a sintonia fina da viagem — mas só depois de explicar o Equador ao leitor.)

O nosso Visit Brasil é uma loteria: oferece um destino aleatório na primeira página… Porto Seguro, por exemplo. Daí se você clica em “search by date”, o site pergunta: não está interessado em Porto Seguro? Então veja se se interessa por Corumbá ou Caruaru:

Visit Brasil

(Sim, é maluco desse jeito.)

Quando você tenta procurar por destino, eis o que o site oferece:

menu-brasil

Os verbetes não tem padrão nem ordem. Ponha-se no lugar de um gringo que esteja procurando alguma informação específica. A home do Hidden Pousadas Brazil, da minha amiga Alison, é mais organizada do que os 7 (sete!) sites brasileiros juntos.

Um mapa, quem sabe? Não. Muito óbvio. Não existem mapas nos sites oficiais do turismo do Brasil. Mapa pra quê? Marketing pra quê? Boa propaganda pra quê?

Leia mais:

Quando o Brasil vai ser um Bric do turismo?

Comerciais da Copa: patrocinadores fazem melhor do que a Embratur

5 idéias para receber melhor os estrangeiros

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


27 comentários

O portal VisitBrasil nasceu da necessidade de oferecer aos turistas estrangeiros um portal de experiências, e não somente um guia de destinos. Por meio de fotos e conteúdo atualizado, o turista pode antever suas experiências no Brasil e se sentir mais motivado a viver momentos únicos durante sua estada.

O Visit Brasil apresenta, ainda, uma grande inovação: não existe uma página fixa, como nos portais tradicionais. O conteúdo oferecido ao usuário vai variar de acordo com sua localização e com a época do ano.

Pelas dimensões do território brasileiro e o desconhecimento do turista estrangeiro, as experiências serão agrupadas em destinos. Assim, conseguimos otimizar o tempo que o turista passa no país, evitando grandes deslocamentos.

O site oferece, também, conteúdo dos próprios turistas, através de ferramentas conhecidas pelos usuários da internet. Por meio dessas plataformas, apresentamos de forma organizada informações expressas pelos próprios internautas quando da interação com o equipamento turístico expondo suas experiências sobre os destinos em plataformas sociais reconhecidas no mercado.

Para o trade turístico e para a imprensa, tanto nacionais como estrangeiros, o portal também é uma importante ferramenta. Conteúdos de divulgação do Brasil estarão disponíveis para download, além das últimas notícias e artigos divulgados pela Embratur.

Agradecemos por contribuir e acompanhar as iniciativas de promoção turística do Brasil no mercado internacional.

Atenciosamente,

Assessoria de Imprensa
Embratur

Riq,
Acabei de voltar do equador, e fiquei absolutamente encantada.
Quito é linda, fizemos o passeio do cotopaxi com bike incrivel.
Fizemos galapagos a bordo do excelente cruzeiro eclipse, da ocean adventures. Nao tenho palavras. Apenas 40 passageiros, barco estavel, cabine otima, excelentes refeiçoes e definitivamente o MELHOR roteiro de galapagos, como confirmamos depois. Claro que não é barato (longe disso), mas nao tem preço ver as tartarugas gigantes, nadar com mais de cem tartarugas marinhas, iguanas passaros etc. Os guias sao otimos.
O pessoal do barco disse que nunca houve brasileiros a bordo antes de nós!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito