Como é Villa GRU, a sala supervip de Cumbica (por Bruno Vilaça) 1

Como é Villa GRU, a sala supervip de Cumbica (por Bruno Vilaça)

Villa GRU

TEXTO | BRUNO VILAÇA, da Superviagem

Fotos | Bruno Vilaça & Divulgação

O Aeroporto de Guarulhos é daqueles lugares que amamos odiar. Ponto de partida de nossas aventuras e elo de ligação com o imaginário perfeito das nossas viagens, ele é a nossa conexão com o mundo lá fora. E claro, sempre mexe com nossos sentimentos (ou seria com os nossos ~nervos?). A gente que está sempre por ali sofre, sofre muito! Atire o primeiro passaporte quem nunca se irritou no meio do caos instalado.

Cumbica está longe (bem longe) de ser o aeroporto ideal, fruto da herança maldita (ops!) dos anos de descaso com a infra-estrutura brasileira. Mas não é que tô começando a ver simpatia nesse lugar? Algumas melhorias são nítidas após a privatização: novas boas opções de alimentação, estacionamento ampliado, free-shop remodelado, filas mais organizadas, visual mais cuidado, banheiros mais limpos, funcionários mais gentis. A mudança de gestão fez bem a GRU, é fato. E creio que só a partir da semana que vem, com o começo da operação do novo (e belo!) Terminal 3, o upgrade será realmente visível. Dá pra perceber que eu sou otimista e prefiro ver o copo meio cheio, né?

Semana passada fiz uma conexão em Guarulhos e fui convidado a conhecer a nova Villa GRU, a sala VIP que a concessionária GRU Airport inaugurou recentemente com grande alarde (e polêmica) na imprensa. Li algumas reportagens e não conseguia entender o porquê do serviço custar R$800 por pessoa (ou R$ 1.200 para duas pessoas viajando no mesmo voo). O valor beira o surreal quando se compara com outros lounges que vemos mundo afora. Bem, barato definitivamente não é, mas o erro está aí, eu não havia entendido o que era a tal Villa GRU! Classificada e divulgada equivocadamente como uma mera sala VIP, o conceito é bem maior que isso… Trata-se de um serviço de cerimonial completo! Quem vê de fora não imagina o que há de serviço agregado. Vem comigo.

Pra começar que, diferentemente de qualquer outro lounge, você não pode utilizar o serviço como passante. Ela também não está atrelada ao embarque em primeira classe/executiva ou a cartões de crédito/milhagem premium de nenhuma companhia. E é preciso agendar o serviço com antecedência (11/2445-4808 ou [email protected]).

Recepção ao pé do vôoVilla GRU: a IlhaVilla GRU: a Ilha

[Recepção na pista e a primeira escala: a Ilha GRU]

No meu caso, o atendimento começou logo no desembarque em Guarulhos (eu estava em conexão doméstica –> internacional, vindo de Vitória e indo para Santiago). No próprio avião fizeram uma chamada pelo alto-falante para que eu me identificasse ao funcionário da GRU Airport que me aguardava no fim da escada. Sim, o avião estacionou naquelas malditas posições remotas, que te obrigam a pegar aquele busão chacoalhante. Mas não, não era o meu caso: um carro pra chamar de meu esperava para me levar sozinho até o terminal, na frente dos demais passageiros. Junto com ele estavam dois simpáticos funcionários que não desgrudaram de mim um momento sequer nas horas seguintes. Atenciosíssimos e preocupados com tudo o que eu poderia vir a precisar (ou nem sabia que precisava).

De lá fui encaminhado até a tal Ilha GRU, uma sala de passagem que fica bem na entrada do Terminal 2, e ainda não é a famosa Villa — é só um aperitivio, digamos. Para quem parte de São Paulo é aqui que começa o serviço. No meu caso vim pra cá para aguardar o check-in da Sky Airline abrir, já que minha conexão era bem longa.

Villa GRU: a IlhaVilla GRU: a Ilha

[Antes do check-in: Ilha GRU]

Tcharam! As portas se abriram e eu parecia estar num lugar completamente diferente, que não Guarulhos. Esse pré-paraíso tem 110 m² e decoração de extremo bom gosto, misturando itens de artesanato com peças de design assinado, como cadeiras Sérgio Rodrigues e móveis Saarinen. Me esparramei no sofá e logo me foi oferecido um café expresso, bebidas e canapés bem bacaninhas pela equipe do Cerimonial.

O wi-fi é exclusivo e ainda há uma sala de reuniões equipada, guarda-volumes e banheiros espaçosos.

Assim que o balcão da companhia abriu, o check-in foi rapidamente providenciado, malas redespachadas e estava pronto para os procedimentos de embarque. Nesse momento você volta um pouquinho para a realidade, já que não há qualquer prioridade nos raios-X e na inspeção de passaporte, apesar do funcionário do cerimonial te acompanhar em todos os trâmites (já falei que eles são ótimos?). Me contaram que a famigerada burocracia brasileira não permite atendimento privilegiado nessas situações, o que seria absolutamente normal no mundo todo, vide o Fast Track/Global Entry nos EUA, por exemplo.

Agora sim, depois da peleja das filas burocráticas você está liberado para chegar na verdadeira Villa GRU, que fica logo acima do free-shop de embarque do Terminal 1, ao lado das salas VIP da TAM e Mastercard Black. Para quem tem vôo partindo do Terminal 2 há um conector interno ligando os dois terminais.

Villa GRU

Seguindo a mesma linha intimista da Ilha, a Villa GRU tem 600 m² e acomoda no máximo 20 pessoas, ou seja, inacreditáveis 30 m² por pessoa. Muita, muita exclusividade! Ao contrário de quase todas as demais salas VIP do aeroporto, que além de antigas e datadas, estão cada dia mais lotadas.

Villa GRU

Tudo é requintado, calmo e silencioso. O espaço tem vista ampla para a movimentação dos aviões no pátio, spa com massagista e manicure, banheiro com chuveiro, área de trabalho com computadores, bufê com bebidas premium, comidinhas frias e quentes e um bistrô com opções à la carte. Tudo incluído no preço, inclusive os mimos. Se está viajando com crianças há ainda um kids club.

Villa GRU

Nesse momento o seu concierge já terá se preocupado em perguntar se você prefere ser o primeiro ou o último a embarcar no avião, assim como se ainda pretende fazer alguma comprinha no free-shop. No horário combinado ele vai te chamar e acompanhar até a porta do avião. Sempre cheios de sorrisos, uns queridos. Como podem ver, o serviço é indicado para embarque/conexão em vôos internacionais, mas também pode ser usado para desembarque e voos domésticos.

É claro que foco é no público de alto poder aquisitivo, convidados, autoridades e celebridades (ainda tô decidindo onde me encaixo 😛 ). Pode não ser pro meu bico, mas é sim um baita diferencial que a GRU Airport está oferecendo. Que seja esse um bom sinal e que bons serviços sejam oferecidos a todos os usuários em breve. Amém!

Leia mais:

33 comentários

Gostaria de uma ajuda. Meu voo sai de CWB para GRU, chegando as 8h30. Meu próximo voo é internacional, para LIsboa, as 16h20.
Minha dúvida é: a partir de que horas posso ter acesso a área de embarque internacional e, consequentemente, as salas vips?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito