12 praias em Curaçao (públicas, pagas e de hotéis)

Kenepa Grandi, Curaçao

Curaçao não é um destino convencional de praia. Sua costa é basicamente rochosa — e se não fosse a mão do homem, construindo um recifezinho aqui, outro acolá, e moldando enseadas com areia trazida do fundo do mar, a ilha seria apenas um paraíso para mergulho, como a vizinha Bonaire.

Mas o trabalho foi bem feito. As praias de Curaçao podem ser poucas, diminutas e espaçadas entre si, mas têm águas calmas e cristalinas. As melhores mantêm um aspecto selvagem (mesmo tendo sido ‘melhoradas’ pela engenharia), porque estão em áreas não-urbanizadas, sem a ocupação imobiliária de outros pontos do Caribe. Algumas dessas praias têm acesso pago — algo entre 3 e 5 dólares por pessoa.

Uns poucos hotéis têm prainhas próprias, que normalmente não são páreo para as melhoers praias sem-hotel, mas quebram o galho no dia em que der preguiça de pegar o carro. Mesmo que o seu hotel tenha praia, contudo, recomendo fortemente que você alugue um carro durante toda a sua temporada em Curaçao. Se você estiver no Centro vai querer ir às praias, se estiver fora da cidade vai querer dar uma passadinha no Centro. Nenhum hotel é completamente auto-suficiente a ponto de você não querer sair.

Aí vão todas as praias que visitei (e usei) em três viagens a Curaçao. Estou incluindo também as dos hotéis, para ajudar você a montar a sua estratégia. Começando da ponta noroeste:

PLAYA KALKI [acesso livre]

Playa Kalki, Curaçao

Fica na ponta noroeste da ilha, ao lado de Westpunt, um vilarejo de pescadores, e próxima a um parque nacional. O mergulho de snorkel é elogiadíssimo (há um centro de mergulho na praia). Como praia, é bem marromenos; é estreitinha e sua superfície não é de areia, mas de pedrinhas e seixos. Mas em compensação oferece o bar (aberto ao público) do ótimo hotel Kurá Hulanda Beach Lodge. Está a 45 km (50 minutos de carro) da capital Willemstad.

KENEPA GRANDI (Grote Knip) [acesso livre]

Kenepa Grandi, Curaçao
Kenepa Grandi, Curaçao

Não dá para reclamar pelo fato de muitas praias de Curaçao terem acesso pago — porque a mais bonita de todas, Kenepa Grandi, é totalmente pública. Ao rés do chão ela já é linda, delimitada por pedras enormes nas duas extremidades. Mas para não deixar nenhuma dúvida, Kenepa Grandi ainda oferece um mirante no caminho do estacionamento para a praia — dá vontade de se atirar lá de cima. Um bar bem básico vende água, bebidas e sandubas. Dá também para alugar espreguiçadeira. Fica a 40 km (45 min.) de Willemstad.

CAS ABAO (Cas Abou) [acesso pago]

Cas Abao, Curaçao
Cas Abao, Curaçao
Cas Abao, Curaçao

Cas Abao é a mais bonita das praias particulares, pelo formato das pedras que demarcam a enseada. Tem também sombra de árvores — para quem chega mais cedo, claro. Bar e restaurante são simpáticos, estilo família. Tem chuveiro por ficha (incluída no aluguel da espreguiçadeira). Carros com até 4 passageiros pagam 10 florins (6 dólares) para entrar durante a semana; 12,50 florins (7 dólares) no fim de semana. A espreguiçadeira custa 5 florins (3 dólares). Fica a 35 km (40 min.) de Willemstad.

PORTOMARI (Port-Marie) [acesso pago]

Portomari, Curaçao
Portomari, Curaçao
Portomari, Curaçao

No quesito beleza natural, perde para Cas Abou por não ter uma topografia tão exuberante. No entanto, Portomari é a praia privada preferida dos mergulhadores, devido ao seu recife duplo, que cria mais ambientes para fazer snorkel ou mergulhar de cilindro. Tem bar/restaurante, dive shop e vestiários com chuveiro. O deck flutuante é disputadíssimo. A entrada custa 4 florins (2,50 dólares). A espreguiçadeira sai 5 florins (3 dólares). Fica a 30 km (35 min.) de Willemstad.

BLUE BAY [acesso pago][grátis para hóspedes]

Blue Bay, Curaçao

É a praia particular de um condomínio residencial (que também tem um hotel/time sharing). Comparada a Cas Abao e Portomari, não vale a viagem e o ingresso — mas quebra bem o galho de quem está hospedado no Blue Bay Resort. Hóspedes do Kurá Hulanda do centro também têm passe livre, bastando mostrar o cartão de hospedagem. Para os passantes, o ingresso sai 8 dólares (já incluído o estacionamento). Tem bar, restaurante e estrutura de apoio para mergulho. Fica a 15 km (20 min.) de Willemstad.

PRAIA DO HILTON [exclusiva para hóspedes]

Hilton, Curaçao
Hilton, Curaçao

A prainha do Hilton se resume a uma lingüeta de mar entre as pedras — mas é bem bonitinha, com água cristalina. E gostosinha, também — isto é, caso você não se importe com o chão de pedrinhas… A área das espreguiçadeiras, porém, está sobre areia de verdade. E quem se adiantar pode conseguir sombra natural de árvores. O hotel está a menos de 5 km (10 min.) do centro de Willemstad.

PRAIA DO MARRIOTT [exclusiva para hóspedes]

Marriott, Curaçao
Marriott, Curaçao

É a mais extensa das praias de hotel da ilha — e a que tem mais pinta de ser natural. A larga frente de praia é bem aproveitada, com um restaurante do lado esquerdo e um bar no canto direito. Por causa de sua praia, o Marriott o hotel mais indicado para quem quer rodar o mínimo durante a estada em Curaçao. Fica a menos de 5 km (10 min.) de Willemstad.

PRAIA DO RENAISSANCE [exclusiva para hóspedes]

Renaissance, Curaçao
Renaissance, Curaçao
Renaissance, Curaçao
Renaissance, Curaçao

Provavelmente em outro lugar eu escreveria “praia” assim, entre aspas. Mas levando em consideração o fato de que toda praia em Curaçao tem mãozinha de engenheiro, por que desconsiderar uma que foi inteiramente construída pelo homem? Sobretudo porque a praia do Renaissance Curaçao, como cenário, é perfeita — se você se distrair um pouquinho, vai esquecer que está numa grande piscina de água salgada com fundo de areia. Capriche no enquadramento, e seus amigos não vão acreditar que a praia é artificial. Fica em Otrobanda, no centrinho de Willemstad. (Leia uma resenha do hotel aqui.)

PRAIA DO AVILA HOTEL [exclusiva para hóspedes]

Avila, Curaçao

O Avila é outro hotel que quebra o galho nos dias em que você não quer ir para longe. Tem duas prainhas de aspecto natural, separadas por uma nesga de areia onde foi construído um píer com bar/restaurante (aberto ao público, e concorridíssimo no happy hour de quinta-feira, quando há uma banda ao vivo). Fica a 2 km do centrinho de Willemstad.

SEAQUARIUM BEACH [acesso pago]

Seaquarium Beach, Curaçao
Seaquarium Beach, Curaçao

É a praia da muvuca e da azaração. Durante o dia você paga 5 florins (3 dólares) para entrar, e então escolhe entre as várias estruturas — as mais bacanas são da Mambo Beach e da Cabana. Você pode jogar sua toalha na areia (a praia é 100% artificial, então a areia é ótima…) ou alugar espreguiçadeira. O Seaquarium, o aquário da ilha (meio pobrezinho, mas com show e interação com golfinhos) fica na extremidade esquerda da praia. Há muitos hotéis por ali, como o Lion’s Dive, o Kontiki e o único all-inclusive da ilha, o Sunscape Curaçao (antigo Breezes). À noite a praia também é animada, com os clubes se revezando nas festas de quinta a domingo. (À noite a entrada é grátis, paga-se apenas a consumação). O estacionamento é enorme. Fica a 6 km (10 min.) do centrinho de Willemstad.

JAN THIEL [acesso pago]

Jan Thiel, Curaçao
Jan Thiel, Curaçao

Fora do eixo mais turístico de Curaçao, a praia de Jan Thiel é freqüentada por habituês ou hóspedes dos hotéis da região, como o Papagayo Beach & Design. A praia é boa para mergulho, mas o destaque fica para a estrutura de comes & bebes os bares/restuarantes Zanzibar e Zest (abertos o dia inteiro) e Tinto (aberto para jantar). A entrada custa 5 florins (3 dólares). Fica a 15 km (25 min.) de Willemstad.

PRAIA DO SANTA BARBARA RESORT [exclusiva para hóspedes]

Hyatt, Curaçao

O mais novo e mais luxuoso dos hotéis de Curaçao fica bastante fora de mão para ir a outras praias (a mais próxima é Jan Thiel). O Santa Barbara Beach & Golf Resort (antigo Hyatt) é para quem quer descansar, jogar golfe e sair apenas eventualmente. Sua prainha, cavada de um braço de mar, é acanhada. (Mas a piscina é linda…) Fica a 25 km (40 min.) de Willemstad.

Transcrito manualmente de um post publicado em maio de 2013. Pedimos desculpas pelos comentários que não puderam ser transferidos

Leia também:

Aruba: as praias

Caribe: 10 praias nota 10

 

21 comentários

As dicas aqui postadas são perfeitas! Acabamos de voltar de uma viagem maravilhosa de Curaçao. Ainda estou impactada com os 5 dias que passamos na ilha e encantada com a cor da água do mar, a temperatura da água, o clima delicioso (em torno de 24-27 graus), a tranquilidade das praias, o centrinho com suas fachadas coloridas, que enfeitam Willemstad, a capital colonial que tem um povo feliz, simpático e educado. Amamos!

Olá!
Gostaria de saber qual ou quais as melhores praias para prática de Snorkel (sem cilindro) em Curaçao.
Também gostaria de dica para hotel com praia particular, onde possa desfrutar de um Day Use, e se compensa, já que ficarei em um hotel sem praia e só com café da manhã.
Marcia Andréa

    Olá, Marcia! Portomari e Cas Abao são muito frequentadas para fazer snorkel e têm toda estrutura, é como se fosse um day-use. Não sabemos atualmente quais são os hotéis que aceitam day-use, mas localmente você descobrirá.

Olá estou indo a Curaçao em maio pela segunda vez para faer um urso de mergulho com uma empresa batbara a Gobydivers q tem sede no Marriot . Vou alugar carro como fiz da prineira vez mas em duvida onde se hospedar porque fiquei no Scuba Lodge so estpu achando caro desta vez . Vou sozinha e nao curto muita muvuca gosto de praia e sossego . Ah outra coisa como esta a situacao de Covid la ….. exigindo teste e uso de mascaras ?

Estou indo agora no carnaval com meu marido e vi em alguns blogues a dica de tomar muito cuidado com furtos, inclusive evitando mergulhar ao mesmo tempo. É assim mesmo?

    Olá, Izabella! Talvez nas praias públicas. Nas praias pagas o Ricardo Freire não viu problemas — e estava sozinho. Mas você pode alugar um locker, para ficar mais tranqüila.

Olás. Adoro os comentários e dicas do site. Estou precisando de uma sugestão, por favor: minha filha está trabalhando em Bogotá e iremos para lá no Natal, então pensamos em aproveitar a aproximidade local e passarmos a virada do ano em Aruba ou Curacao. O que sugerem? Mto obrigada e grande abraço!

Oi! Vou ficar no Santa Barbara Beach que você diz que fica 25km de Willemstad. Então, para eu ir conhecer as praias Kenepa Grandi ou Portomari que ficam sucessivamente 45km e 35km . Seriam entao 70km para Kenepa Grandi e 60km para Portomari… Seria isso?

    Olá, Lucilaide! Do Santa Barbara são 40 km a Portomari e 55 km de Kenepa Grandi.

Oi Boia, eu de novo. Será o carro realmente necessário, se sua intenção for apenas ir e voltar às praias distantes, já que taxis tem preços tabelados? É mais preguiça/medo de dirigir em outro país que pão durice rs

Pra ir ao centro meu hotel oferece shuttle.

    Olá, Rachel! Não sei se você entendeu direito a diferença de Curaçao. Para curtir a ilha do jeito que recomendamos, o carro é fundamental. Mas se você quer ficar na praia artificial do Seaquarium durante toda a sua estada, não precisa. Está relativamente perto do centro.

Acabei se voltar de Curacao, fiquei 4 dias e achei pouco para conhecer calmamente todas as praias. Fomos a klein Curacao pela mermaid e amamos o passeio e a infra estrutura que eles oferecem. Super recomendo.
A praias que mais gostamos foram lagun e kenepa chiki, ambas públicas.
Ficamos hospedados no klooster, um antigo mosteiro. O único ponto positivo foi a localização. 10 minutos da ponte móvel, do centrinho.
Não recomendamos pela limpeza e atendimento. Tudo muito frio. E a diferença de valor para hoteis de rede é pequena. Decepção total.

Meio decepcionado. Praias linda exclusivas para hospedes. Queria ficar em pelo menos 3 dessas. Será que o único jeito é se hospedar um dia em cada? rsrs

    Olá, Renato! Você pode visitar as praias de acesso pago ou livre. Todas as praias tem a água transparente e sem ondas. Não precisa ficar uma noite em cada hotel. 😉

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito