Vai pra Machu Picchu? Durma em Aguas Calientes! 1

Vai pra Machu Picchu? Durma em Aguas Calientes!

Aguas Calientes

O povoado de Aguas Calientes é a última parada antes de se prosseguir, montanha acima, a Machu Picchu. Lá fica a estação que recebe os trens e os muitos turistas vindos de Poroy, Urubamba e Ollantaytambo. Margeada pelo rio Urubamba e rodeada pelos Andes, Aguas Calientes muitas vezes é dada como sem-gracinha, especialmente por quem já chega de alguns dias de Cusco. Posso discordar?


Machu Picchu
Atualização

Também conhecida por Machu Picchu Pueblo, Aguas Calientes tem sim o seu charme. É uma cidadezinha humilde, com vielas cheias de pequenos restaurantes, lojas, albergues e pousadinhas, onde se vê um vai-e-vem e um entra-e-sai de gente do mundo inteiro.

Aguas Calientes

Aguas Calientes

Oquei, os preços são para turista. Mas relevemos: o lugar é tão remoto que o único acesso para lá é em trilhos, e a cidade se sustenta do turismo, mesmo.

Além do mais, o cenário é lindo, lindo.

Rio Urubambaaguas-calientes-v-1Rio Urubamba

Mas não é pela natureza e nem pelo charme pitoresco do povoado que você deve passar mais tempo em Aguas Calientes. Pernoitar pelo menos um dia por ali é a melhor estratégia para visitar Machu Picchu.

Machu Picchu

Todos os dias, Machu Picchu recebe milhares de visitantes. A maioria deles vai conhecer o parque em esquema de bate-volta, vindo de Cusco e voltando para lá no mesmo dia. Esse é o modo mais barato e mais rápido de ir a Machu Picchu, mas também o menos proveitoso.

Trem na estação de Aguas Calientes

Podendo investir uma graninha a mais, durma em Aguas Calientes. Ficar ali na noite anterior ao passeio significa poder visitar Machu Picchu mais descansado, e ter a chance de chegar ao parque antes da massa de gente que vem de Cusco.

(Para isso, pegue o ônibus que sai do povoado até as 7h30, para poder entrar no parque até as 8h. Quanto mais cedo, melhor – os ônibus começam a circular entre 5h e 5h30.)

Sumaq Machu Picchu Hotel


Viajamos a Machu Picchu a convite do Sumaq Machu Picchu Hotel, um dos mais bacanões da região. Nas avaliações do Booking, o Sumaq está hoje alguns décimos abaixo do Inkaterra Machu Picchu Pueblo, mas outros décimos acima do Belmond Sanctuary Lodge – ou seja, um hotel familiar bastante bem cotado entre os dois maiores hotéis “de grife” dali.

O Sumaq fica na parte mais baixa da Avenida Hermanos Ayar, que bordeja o rio Urubamba.

Rio Urubamba

Quem escolhe ficar nas junior suites ou nas Sumaq suites tem o privilégio da vista e da trilha sonora. Que delícia o som que esse rio faz.

Sumaq, junior suite

O hotel está em remodelação. O lobby já revela o que será o Sumaq em um ano. A decoração, que hoje é rústica e um pouco datada, vai dar lugar a um estilo, digamos, andino-chic:

Hotel SumaqSumaq Hotel

Mesmo agora, é um hotel muito confortável.

O forte do Sumaq está na cozinha. A equipe é toda dos arredores de Machu Picchu, bem como muitos dos ingredientes.

O hotel funciona em regime de meia-pensão, com almoços ou jantares a la carte.

Pachamanca no Hotel Sumaq

Pratos locais como a pachamanca e o ceviche ganham novas versões e são cuidadosamente apresentados.

Batata

À mesa e nas demonstrações de culinária, somos apresentados a ingredientes nativos como as batatas de muitas cores e formatos, os grãos gigantescos de choclo, o frescor do huacatay.

Barman Freddy e um chilcano

Do bar saem sucos coloridíssimos de boas-vindas e, além do pisco sour, os levinhos chilcanos – uma resposta peruana ao mojito.

Sumaq Machu Picchu Hotel

Sumaq Machu Picchu Hotel

Sumaq Machu Picchu Hotel


Nossas refeições ali foram tão boas quanto aquelas que fizemos em Lima e em Cusco.

Aula de cevichePago a la tierraCasamento andino

O hotel celebra outras tradições andinas, além da culinária. Os hóspedes podem fazer aulas do idioma quechua, participar de uma cerimônia de oferenda à Pacha Mama (a Mãe Terra), ou ter um casamento celebrado por um verdadeiro xamã. No spa, são oferecidas massagens com pedras andinas, além de outros tratamentos.

É um hotel de localização extraordinária, integrado à comunidade e com um atendimento muito carinhoso. Não foi difícil se sentir parte dali, também.

Sumaq Machu Picchu Hotel

Mariana viajou a convite da TAM Linhas Aéreas e do Sumaq Machu Picchu Hotel.

Leia mais:

68 comentários

ola, estarei no Peru – Lima e Cusco -de 20 a 28 de junho. Algun brasileiro (a) se hospedando em Casa Andina Private Collection Miraflores e Hotel Costa del Sol Ramada Cusco? Só pra fazer companhia, já paguei tudo.

Depois de Machu Picchu, uma boa opção é ficar uma noite em Ollantaytambo. Lá é a penultima estação antes de Machu Picchu. Ollanta tem ruínas muito interessantes tbm e a cidadezinha é bem gostosa. |de lá saem taxis e vans pra Cusco a toda hora. No caminho os taxis geralmente param em Moray, Salinas e Chinchero, todas no caminho de Cusco.

Eu dormi 2 noites em AC, porque é a melhor opção p chegar cedo em Machu Picchu, mas a cidade é mto feia, os hotéis caros e ruins e o checkout é às 10 da manhã. Não dá nenhuma vontade de ficar, é apenas um lugar p passar, os banhos parecem bem pobrinhos…

Eu to planejando essa viagem e ontem mesmo li num blog a opcao de ir para aguas calientes depois da excursao ao vale sagrado, que termina em ollataytambo. Se recomenda essa opcao? E ficando em aguas calientes da tempo de subir o wayna picchu no horario das 7 da manha??

    Olá, Paula! Sim, você pode comunicar à excursão que vai ficar por Ollantaytambo. De lá, pegue o trem para Aguas Calientes, pernoite e vá para Machu Picchu cedinho pela manhã. Dá para subir Huayna Picchu nesse horário, sim. Os ônibus começam a circular por volta de 5h, 5h30.

Recomendo dormir em AC, principalmente para poder assistir ao sol nascendo em MP – simplesmente mágico!
Posso fazer um acréscimo? O trem não é a única maneira de se chegar à cidade. Também se pode ir caminhando até lá, fazendo trekking, no melhor estilo mochileiro aventureiro!

Boa dica … guardando pra quando o Peru sair do mundo dos sonhos e virar realidade.
bjos

Quando fui em 2012, no meu pacote havia incluído um city tour que nos pegou em Cuzco às 2hs da manhã, nos colocou no trem em Ollantaytambo e de 9 às 12hs tivemos um guia. Estávamos tão cansados que almoçamos e fomos descansar no hotel, já que voltaríamos no dia seguinte, para subir Waynapicchu. Pernoitamos 2 noites em AC e concordo plenamente com você Mariana.

Vale muito a pena, seja para acordar descansado – no dia seguinte tiramos fotos lindas por que nossa subida era só as 10hs mas pegamos o onibus cedo e tiramos fotos incríveis com 20 pessoas no parque – seja para se recuperar da subida a Wayna – na volta ainda encontramos nessa ruazinha uma massagem relaxante que para o nosso corpo balzaquiano quase quarentão a época foi melhor que qualquer banho.

E o banho nas águas quentes? É convidativo? Vale a pena?

    Olá, Melo! É um complexo bem modesto. Não é uma atração imperdível, não. Só se você quiser um passatempo 🙂

    Melo,
    Quando eu fui a Machu Picchu, no fim do dia, depois do passeio fui tomar um banho na tal piscina de águas calientes, e foi sensacional. Deu pra recuperar da quebradeira daquele dia.

    O ruim é que ninguém queria sair da piscina, e o salva vidas começou a escoar a água, e às 10:00 da noite estávamos todos agachados tentando manter o corpo debaixo d’água. Imagine a temperatura do lado de fora.

Chegar cedo lá em cima no parque é a melhor maneira de evitar a Disnaylandia Inca que se forma na entrada.

Caso voltasse para visitar Machu Picchu, pernoitaria em Aguas Calientes devido a dois motivos: ver o nascer do sol desde Machu Pichu e ser um dos primiros a entrar no parque.
Dormimos em Ollantaytambo e às 06h00min pegamos o trem para Machu Pichu. Entre viagem, ônibus, comppra de ingresso, entramos no parque às 09h00min. Já tinha muita gente.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito