Prainhas do Pontal do Atalaia

Arraial do Cabo: as praias mais bonitas do Brasil continental

Prainhas do Pontal do Atalaia

Já percorri o litoral inteiro do Brasil diversas vezes. E sempre que volto ao Arraial do Cabo, o deslumbre é o mesmo.

Graças às areias excepcionalmente brancas, ao delicado recorte da costa e — infelizmente — às correntes de água superfria que vêm dar ali, o Arraial do Cabo oferece as águas mais cristalinas do nosso litoral continental. OK, existem muitas outras praias com águas transparentes — sem pensar muito dá para citar Bombinhas, a vizinha Búzios, o Arpoador em seus dias caribenhos, o Porto da Barra em Salvador. Mas o azul-bebê e o verde-água das praias do Arraial do Cabo são tão intensos, que ganham até de piscinas naturais em alto mar (sem precisar pegar barco nem esperar pela maré baixa).

O Arraial do Cabo fica a 38 km de Búzios — ou apenas 13 km de Cabo Frio. É uma cidade de casario baixo e ruas apertadas; só agora começam a aparecer prédios altos na orla da Praia Grande. As pousadas são bastante simples: a maioria funciona em casas adaptadas.

Já na entrada da cidade você vê à sua esquerda a Prainha, uma praia urbana de mar verde-água; é difícil continuar olhando para a estrada. As outras praias urbanas do vilarejo — a Praia Grande, que tem dunas nordestinas com mar azul-clarinho, e a Praia dos Anjos, onde está o porto — seriam as praias mais bonitas de qualquer outro balneário brasileiro. Mas o ouro do Arraial do Cabo está em duas praias semi-selvagens: a Praia do Forno e as Prainhas do Pontal do Atalaia.

Praia do Forno

ATUALIZADO!

Clique para acessar nosso NOVO guia do Arraial do Cabo:

Passagens mais baratas para o Rio de Janeiro no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel em Arraial do Cabo no Booking

Aluguel de carro no Rio de Janeiro na Rentcars em até 10 vezes

Garanta seus passeios em Arraial do Cabo com a Desbravo

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

261 comentários

Olá!
Se está vindo do Rio de ônibus, com intenção de conhecer Arraial do Cabo, minha dica é que fique em Arraial mesmo! Existem​ boas opções de pousadas em Arraial capaz de atender!
Cabo frio é mais bem estruturada, porém tudo um pouco mais distante, já em Arraial tudo é mais próximo! As praias são quase coladas umas aos outras! Se tiver que ficar saindo de cabo frio para Arraial será cansativo e perderam tempo, uma vez que Cabo frio é engarrafamento para todos os lados! Sem falar do custo de ficar se movimentando de uma cidade para outra.
Espero ter ajudado.
#ficaadica😉

Olá Marcelo!
Ainda que no inverno dificilmente se pega muitos dias consecutivos de tempo fechado.
Particularmente se venta muitooo na região dos Lagos! Sendo assim a chuva se espalha, é normal amanhecer um dia nublado e depois de algumas surgir um dia ensolarado! De qualquer forma arraial e lindo em qualquer época do ano!
#ficaadica😉

Olá Jaqueline,
Vi sua pergunta, dá uma pesquisada em passagens para o aeroporto de Cabo frio!
Do Rio para a Região dos Lagos são em média 198 km! É chão pacas! Kkk talvez o custo benefício seja melhor indo diretamente para lá ao invés de primeiro ir ao Rio!
#ficaadica😉

Olá!
Sou do RS e gostaríamos de conhecer Arraial do Cabo no mês de julho. Mas estamos preocupado com o clima, gostamos de praia e temos receio de pegar dias frios onde não seja possível aproveitar o mar. Alguém teria alguma informação do clima nesse período?
Obrigado!!!

    Olá, Marcelo! O inverno tem tempo predominantemente seco no Rio e na Região dos Lagos, com dias quentes e noites frescas, e bem menos gente na praia do que no verão. Mas podem ocorrer frentes frias ocasionais que estraguem o passeio. Nesse caso, mude-se para o Rio, onde há o que o fazer com qualquer tempo.

Olá! Estou indo de Curitiba para Arraial em setembro e gostaria de saber qual o melhor aeroporto do Rio de Janeiro para desembarque e também como faço para chegar deste aeroporto até Arraial. Obrigada desde já 🙂

    Olá, Jaqueline! Você vai precisar pegar o ônibus na Rodoviária Novo Rio. Fica a meia hora de frescão do Galeão e meia hora de VLT do Santos Dumont. De táxi, o Santos Dumont é mais perto.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito