Prainhas do Pontal do Atalaia

Arraial do Cabo: as praias mais bonitas do Brasil continental

Prainhas do Pontal do Atalaia

Já percorri o litoral inteiro do Brasil diversas vezes. E sempre que volto ao Arraial do Cabo, o deslumbre é o mesmo.

Graças às areias excepcionalmente brancas, ao delicado recorte da costa e — infelizmente — às correntes de água superfria que vêm dar ali, o Arraial do Cabo oferece as águas mais cristalinas do nosso litoral continental. OK, existem muitas outras praias com águas transparentes — sem pensar muito dá para citar Bombinhas, a vizinha Búzios, o Arpoador em seus dias caribenhos, o Porto da Barra em Salvador. Mas o azul-bebê e o verde-água das praias do Arraial do Cabo são tão intensos, que ganham até de piscinas naturais em alto mar (sem precisar pegar barco nem esperar pela maré baixa).

O Arraial do Cabo fica a 38 km de Búzios — ou apenas 13 km de Cabo Frio. É uma cidade de casario baixo e ruas apertadas; só agora começam a aparecer prédios altos na orla da Praia Grande. As pousadas são bastante simples: a maioria funciona em casas adaptadas.

Já na entrada da cidade você vê à sua esquerda a Prainha, uma praia urbana de mar verde-água; é difícil continuar olhando para a estrada. As outras praias urbanas do vilarejo — a Praia Grande, que tem dunas nordestinas com mar azul-clarinho, e a Praia dos Anjos, onde está o porto — seriam as praias mais bonitas de qualquer outro balneário brasileiro. Mas o ouro do Arraial do Cabo está em duas praias semi-selvagens: a Praia do Forno e as Prainhas do Pontal do Atalaia.

Praia do Forno

ATUALIZADO!

Clique para acessar nosso NOVO guia do Arraial do Cabo:

Passagens mais baratas para o Rio de Janeiro no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel em Arraial do Cabo no Booking

Aluguel de carro no Rio de Janeiro na Rentcars em até 10 vezes

Garanta seus passeios em Arraial do Cabo com a Desbravo

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

261 comentários

Não vou a Arraial há uns 20 anos, mas tenho ótimas lembranças da casa da família da minha melhor amiga onde íamos na nossa adolescência. A rua onde fica a Tanto Mar é o nome do avô dela, José de Castro Neto, e ainda que a reforma tenha melhorado a casa 100% acho que é a casa onde hoje é a pousada. A pirambeira até a praia e a que tinha até o centro são inesquecíveis para uma menina de 13 anos que se achava o máximo saindo com o irmão mais velho da amiga e os amigos rs.

Se me lembro bem, a temperatura da água na região de Cabo Frio é baixíssima, não?

Estive em Arraial do Cabo em dezembro/2013 e foi uma decepção! Havia uma tal maré vermelha, que deixa a água turva e tira boa parte do charme do local. Tenho que voltar pra sacudir essa má impressão.

Concordo com o comandante, pra mim Arraial do Cabo tem as praias mais bonitas do Brasil.
Não tem como esquecer desde a 1a vez em que se depara com a praia de areia branquíssima e o azul transparente do mar. Faz bem à alma 🙂

Acho que sou só eu que acho ótima a temperatura da água de Arraial do Cabo. Só senti frio no Chile e em Florianópolis. E não gosto dessa água morna do Caribe e do Nordeste, não refresca, parece piscina infantil.
Mas sem contar Fernando de Noronha, estou totalmente de acordo que a melhor praia do Brasil, junto com Lopes Mendes na Ilha Grande, é a praia da ilha de Cabo Frio. Não tem mar igual a esse no Brasil, parece que os barcos estão flutuando.

Eu também adoro essas praias, mas pena que vou tão pouco a última vez já fazem anos e não tinha essa escadinha sensacional! O problema é realmente a temperatura congelante da água.

Não pode ter mais belas fotos dessas praias do Arraial do Cabo, mas é sempre melhor de viver-las, conhecê-las pessoalmente, que vêr-las em fotos (apesar de eu ter que se contentar com isso). Eu adoraria ir e conhecer essa beleza de praias brasileiras! Certo!!!
Ao longo dos anos, mais e mais eu gosto de praias com a temperatura da água fria. O banho frio é sempre mais estimulante. Você fica novo depois de um banho de água fria (embora eu adore a água quente do Caribe, eh!)

Eu sempre disse isso! Agora, graças ao post de nosso comandante, todos vão acreditar em mim!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito