San Pancho

Riviera Nayarit, México | Escolha a sua: hippie ou chic

Sayulita

Depois de Acapulco, Cancún e Los Cabos, o balneário que o México quer colocar no mapa dos adoradores do sol é a Riviera Nayarit. Saudado pelo guia Frommer’s como a “nova sensação” do país e amparado pela inauguração recente de grandes empreendimentos hoteleiros – e também pela visita de celebridades como Lady Gaga :mrgreen: –, este pedaço da costa oeste do México tem despertado a curiosidade de muita gente.

Riviera Nayarit é o nome fantasia dado para os 300 quilômetros de litoral do estado de Nayarit. A porção mais desenvolvida turisticamente fica ao sul, pertinho de Puerto Vallarta. E é ali, em Puerto Vallarta, que pousam os vôos que ligam a Cidade do México às praias da Riviera Nayarit, em apenas 90 minutos.

Islas Marietas

As maiores atrações locais são as baleias jubarte, os vilarejos de Sayulita e San Pancho e o passeio às Ilhas Marietas. Para curtir tudo isso, marque no calendário: a época certa de visitar a Riviera Nayarit é no inverno do hemisfério norte.

Onde ficar

São duas as abordagens mais interessantes à Riviera Nayarit: ou se hospedar em grande estilo em Nuevo Vallarta e Punta Mita, ou abraçar o lado mais roots da região e ficar nos vilarejos à beira-mar.

PUNTA MITA

Punta Mita

Dentre essas opções, a que entrega a melhor experiência de praia é Punta Mita. Apesar das pedrinhas na beira da água, o mar de Punta Mita é menos agitado, tem uma cor mais bonita, e dali ainda se pode contemplar as Ilhas Marietas. Não à toa, é onde ficam os hotéis mais bacanões – o St. Regis Punta Mita e o Four Seasons Resort Punta Mita. Podendo cacifar, eu não pensaria duas vezes em me hospedar ali.

St. Regis Punta Mita

St. Regis Punta Mita

O St. Regis Punta Mita foi concebido para ser um encontro da Provence com o México. A elegância já conhecida da marca ganha um pouco mais de tempero com ceviches e tacos servidos à beira da praia ou das piscinas, preparados com os pescados do dia.

St. Regis Punta Mita

Os quartos são espaçosos e confortáveis. Os maiores luxos ficam por conta da ducha ao ar livre em todas as unidades, e pelo serviço de mordomo para todos os hóspedes.

St. Regis Punta Mita

St. Regis Punta Mita

O St. Regis conta ainda com um ponto de embarque exclusivo para as Ilhas Marietas em lanchas privativas, em parceria com a Punta Mita Expeditions.

Four Seasons Resort Punta Mita

Four Seasons Resort Punta Mita

O Four Seasons Resort Punta Mita é um gigante em uma localização privilegiadíssima, debruçado sobre o mar em um terreno de mais de 160 hectares. A arquitetura é bem mexicana, e os detalhes de decoração também.

Four Seasons Resort Punta Mita

O resort tem uma programação cultural intensa, com palestras e degustação de tequila e chocolate, observação de estrelas, visita a áreas de desova de tartarugas e caminhadas por trilhas da região.

Four Seasons Resort Punta Mita

O café da manhã também tem sabor local, com tamales, chilaquiles, frijoles refritos e outros pratos típicos.

NUEVO VALLARTA

Nuevo Vallarta

Em Nuevo Vallarta, é recomendável compensar a praia menos charmosa investindo em um hotel bacana – e com boas piscinas. O Grand Velas Riviera Nayarit é um all-inclusive de primeira, com excelentes serviços.

Grand Velas Riviera Nayarit

Grand Velas Riviera Nayarit

As piscinas são uma beleza, com bar molhado e garçons atentos e corteses. As bebidas são de grandes marcas.

Grand Velas Riviera Nayarit

Os restaurantes a la carte têm pratos acima da média funcionam sob reserva, mas sem limitações. Dá para brincar de “jantar fora” numa boa.

Grand Velas Riviera Nayarit

Grand Velas Riviera Nayarit

Os apartamentos, desde o standard, são muito espaçosos. Boa parte tem vista das piscinas e do mar. O serviço de quarto também está incluso, bem como o consumo de frigobar.

SAN PANCHO E SAYULITA

Sayulita

San Pancho


Sayulita e San Pancho (ou San Francisco) são os vilarejos de praia mais pitorescos da região. Por lá, no lugar de grandes hotéis, você encontra pequenas pousadas e albergues.

Petit Hotel Hafa

Sayulita é ponto de encontro de surfistas e é super jovem. San Pancho me pareceu um povoado ainda mais autêntico, e tem ares mais sossegados.

Hotel Cielo Rojo

O Petit Hotel Hafa, em Sayulita, e o Hotel Cielo Rojo, em San Pancho, são duas opções de hospedagem que combinam muito com o astral dos vilarejos.

Atrações e passeios

Observação de baleias. É preciso programar a viagem para o período entre meados de dezembro ao final de março para poder ser testemunha do maior espetáculo da região: quando baleias de várias espécies, especialmente as baleias jubarte, aparecem por este canto do Pacífico para procriar. Empresas como a Punta Mita Expeditions e a Vallarta Adventures oferecem tours de observação.

Passeio às Ilhas Marietas. Em alguma compilação sobre as praias mais fantástica do mundo você já deve ter visto uma foto da Playa Escondida – uma praia efetivamente escondida em alto mar, dentro de uma ilhota de origem vulcânica.

Playa Escondida. Foto: Punta Mita Expeditions

Pois esta praia fica em Riviera Nayarit, e pode ser visitada em um passeio de lancha ou catamarã às Ilhas Marietas. É preciso ajustar as expectativas, contudo: este é mais um passeio de aventura do que uma viagem a uma ilha deserta.

Entrada para a Playa Escondida

Passeio às Ilhas Marietas

Vale evitar dias de mar agitado e horários de maré alta, quando pode ser perigoso atravessar a caverna a nado. Para completar o passeio, tempo livre para snorkel, stand-up paddle ou caiaque. A Punta Mita Expeditions e a Vallarta Adventures também levam às Ilhas Marietas.
Nado com golfinhos. O Dolphin Adventure é um centro de treinamento de golfinhos em Nuevo Vallarta.

Dolphin Adventure

Dolphin Adventure

Há programas de todo tipo, incluindo atividades especiais para crianças. Os instrutores são atenciosos e o local é bem mantido. Reserve pelo site.

Footing em Sayulita e San Pancho. Sayulita e San Pancho são daqueles lugares gostosos de passear sem pressa, com a câmera na mão, admirando o casario colorido e acompanhando o vaivém das pessoas.

Sayulita

San Pancho


Aproveite os bares pé-na-areia, as lojinhas descoladas e as paletas mexicanas. Os vilarejos são próximos e podem ser visitados em um mesmo dia por quem estiver hospedado em Punta Mita ou Nuevo Vallarta. Se este for o seu caso, alugue um carro para o passeio.

Compras em Bucerías, relax em La Cruz de Huanacaxtle. O vilarejo de Bucerías não tem o hype de Sayulita nem a beleza de San Pancho, mas tem algo que amamos: compras! Logo ao lado da praça principal, um mercado popular tem dezenas de vendedores oferecendo caveiras em cerâmica, máscaras de lucha libre e todo tipo de lembrancinha que se possa levar do México.

Bucerías

Os preços são para gringo, mas às vezes dá para negociar.

Artesanato huichol

Junto ao coreto, artesãos de origem indígena vendem o colorido artesanato huichol, feito com miçangas. Há quadros, vasos, caixinhas, esculturas de puma e de outros animais. Um trabalho impressionante, que é a cara de Nayarit.

(Compras “sérias” devem ser feitas na Cidade do México.)

Eva Mandarina

Eva Mandarina

Em seguida, a melhor idéia é rumar para o Eva Mandarina, em La Cruz de Huanacaxtle – um beach club cheio de bossa, onde você vai gostar de provar os tacos de camarão e o levíssimo drink de chia com abacaxi.

Este passeio funciona melhor se feito de carro, também.

Como chegar

A maneira mais prática de chegar a Puerto Vallarta saindo do Brasil é voando Aeroméxico, com conexão na Cidade do México. Aproveite e inclua no seu roteiro 4 ou 5 dias na vibrante capital do país.

Quantos dias ficar

Para fazer os principais passeios, conhecer os vilarejos e curtir o seu hotel, dedique 4 dias inteiros à Riviera Nayarit, sem contar o dia da chegada.

Mariana viajou a convite do Riviera Nayarit CVB.

Leia mais:

8 comentários

Olá Boia!
Estarei voltando de Puerto vallarta com conexão na Cidade do México.
Estou com dúvidas quanto ao teste covid 19, é possível fazê-lo somente na Cidade do México (fazendo antígeno)?
Ou preciso sair de puerto vallarta com um teste em mãos (no caso pcr em razão da duração do voo)?

    Olá, Ludmila! O seu teste de antígeno deve ter sido colhido no máximo 24 horas antes do embarque na Cidade do México.

Ola! Gostaria de saber se o mar em Punta Mita tem uma temperatura boa pra banho em janeiro ou é gelado?
Obrigada!!

    Olá, Luciana! Essa região fica bastante ao norte, nesta época não vai ser morna não.

Olá! Vou passar 12 dias no México e gostaria de passar uns 4 deles na Riviera Nayarit. Como poderia r de Cancun pra lá (gastando o mínimo possível)? Obrigada!!!

    Olá, Vanessa! Ficam longe pra chuchu: 2.500 km, mais ou menos como de Curitiba a Salvador. Só de avião mesmo, a Puerto Vallarta, com conexão na Cidade do México.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito