Galinhos

Por que parte do Nordeste deveria adotar o horário de verão o ano inteiro

Antes de dizer por que deveria, já dou o argumento, irrefutável, pelo qual o Nordeste não deveria adotar o horário de verão: porque a maioria dos nordestinos não gosta do horário de verão, e a gente aqui de fora não tem nenhum direito de apitar.

Pronto.

Deixando isso claro e estabelecido, porém, não custa trazer à tona o argumento ~científico~ para que o Nordeste adiantasse os relógios por uma hora, não só agora no verão, como no ano inteiro.

Dá para constatar isso empiricamente. Em regiões próximas ao Equador, o sol nasce às 6 da manhã e se põe às 6 da tarde/noite, com pouca variação durante o ano. Na região costeira entre Sergipe e o Rio Grande do Norte, no entanto, alvorada e poente ocorrem bem mais perto das 5 do que das 6. Em João Pessoa, que é o ponto mais oriental do Brasil, às 6 da manhã o sol já está alto (e a beira-mar já está fechada para o jogging desde as 5, quando sempre há claridade). O Bolero de Ravel começa a tocar na praia do Jacaré, em Cabedelo, anunciando o espetáculo pôr do sol, lá pelas 16h40…

Meridiano 39

A coisa fica fácil de entender quando se observa o mapa dos fusos horários. O Meridiano 39º Oeste, que separa a zona a -2 horas de Greenwich da zona a -3 horas de Greenwich, corta o Brasil na ponta leste do Nordeste. O Rio Grande do Norte, a Paraíba, a Zona da Mata de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, o litoral norte baiano e a cidade de Salvador ficam na banda a leste do meridiano, onde o horário em vigor deveria ser o mesmo de Fernando de Noronha.

(Já o Ceará, o Piauí e o Maranhão estão o oeste do meridiano, e devido à latitude equatorial acabariam tendo que acordar no escuro, se o horário de verão fosse adotado. O horário nesses estados está certo o ano inteiro.)

Meridiano 39 W

Esse outro gráfico (desculpe a ampliação em baixa qualidade) mostra como a linha do fuso horário deixa de seguir o meridiano quando encontra o Brasil, para poder incluir a costa nordestina e unificar seu horário com a maior parte do país.

Ou seja — como filho de sergipano, eu digo: conterrâneo, você tem todo o direito de não querer embarcar no horário de verão. Mas que seria o horário certo pra toda região do litoral leste nordestino de Salvador pra cima, seria…

117 comentários

Ainda de que qualquer forma o Ceará ficaria fora dessa medida. Não conheço um cearense que quer que haja horário de verão no estado.

Deixei meu comentário aqui em 2015, e que bom que ainda está rendendo novos comentários agora no final de 2022! O horário de verão foi extinto, mas agora que virá um novo governo, pode ser que voltem a adotar o horário de verão! Caso isso venha a acontecer mesmo, e caso o Nordeste não seja incluído, vamos ver uma maneira de pedir aos nossos governantes, ou fazer campanha nas redes sociais, para que pelo menos os Estados que estão na área do fuso UTC-2, no caso o leste do Nordeste (BA, SE, AL, PE, PB e RN) sejam incluídos nos horário de verão, pois é um crime o Sol nas capitais do leste do Nordeste se por no verão antes das 18h… em canto nenhum do mundo o Sol se põe antes das 18h no verão!

Sem falar que aqui no RN as lojas fecham às 17h, hora que já escurece. Se o por do sol fosse às 18h poderia-se aumentar em 1h o funcionamento das lojas e incrementando o comércio. Também as praias teriam seu movimento estendido e ajudando também o turismo. Simples assim.

Concordo plenamente com a proposta de adequação de estados do Nordeste para o UTC -2 (Horário de Fernando de Noronha). Penso que a proposta de abranger os estados de RN, PB, AL, SE e metade de PE (Zona da Mata e Agreste) nesse fuso horário já existente seria muito bom para corrigir historicamente uma distorção, pois localmente aqui na Paraíba é bastante estranho ver o sol nascer perto das 5h e se pôr por volta das 17h15. Acredito que seria interessante fazer um abaixo-assinado na plataforma Change e submetê-la aos representantes no Congresso, a fim de haver plebiscito e a possível mudança.

    Boa noite, eu penso exatamente como você, Cleber. Se o horário de verão voltar, deveriam incluir os estados RN, PB, PE, AL e SE devido seu fuso horario que deveria estar em -2 GMT. Vamos nos reunir e pedir aos nossos governantes.

    Boa tarde, estive pesquisando sobre isso já tem uns dois anos. Daí, me deparei com essa página.
    Existe alguma petição, página que possa acompanhar? Quero me ater a este movimento. Sou natural de Aracaju e acho bem insalubre ter que acordar com o sol na cara às 5:30 da manhã em pleno inverno. As pessoas precisam estar dormindo.

Muito empiricismo, to vendo. Mas o ponto principal não foi abordado, que é o motivo do horário de verão. Não é pra aproveitar melhor o dia ou qualquer coisa parecida, mas pra diminuir o consumo de energia nos horários de pico, que seria das 19h às 32h, se não me engano. Quando todo chegam em casa do trabalho e passam a utilizar sua energia. O principal motivo do nordeste não ter horário de verão é simplesmente porque o consumo de energia no horário de pico não influencia tanto quanto o consumo no sudeste e demais regiões, exceto pelo norte.
Sem falar que uma região que consome mais energia indo dormir mais cedo da um boost a mais para as que não tem energia, logo, toda essa teorização é inútil.

    Detesto horário de verão. Dormia mais tarde e acordava mais cedo e quando acostumava, já voltava horário velho. Gostei mesmo de saber que filho de sergipano, como sergipana q sou e adoro esse site.

Este link (https://photos.app.goo.gl/J5XpX9d6w65V95bu6) e este link (https://photos.app.goo.gl/TzLqosHBAsFcytMp6) dão acesso aos mapas da Região Norte e da Região Nordeste com novas fronteiras de fusos horários, demarcadas não mais com limites Estaduais mas sim Municipais, conforme a localização geográfica de cada Municipio Nortista e Nordestino.
Nestes, é visto que, dos 16 Estados Nortistas e Nordestinos, 10 Estados observariam mais de um fuso horário, sendo os mais notáveis os Estados Nortistas do Pará e do Amazonas, além do Estado Nordestino do Pernambuco. Dois Estados – o Nortista Amapá e o Nordestino Ceará – teriam apenas um Município que observaria outro fuso horário que não das suas respectivas Capitais Estaduais, devido a longitude. Até o Nortista Estado do Acre também teria dois, sendo o outro observado apenas em dois Municípios próximos à fronteira com o Estado Nortista do Rondônia.
Ressalto que é apenas um mapa teórico, hipotético. Modificações inevitavelmente (ou não) seriam feitas.

Criei um mapa, acessado ao copiar e colar este link (https://photos.app.goo.gl/qhvsNUqtJwbQVurUA) no navegador de internet, que exibe qual parte do Nordeste observaria o horário de Fernando de Noronha usando as fronteiras dos Municípios como fronteiras entre os horários de Fernando de Noronha e de Brasília.
Pensei em incluir todos os Estados do RN, da PB, do PE, das AL e do SE no horário de Fernando de Noronha, mas mudei de ideia e defendo a observância de mais de um fuso horário nestes Estados, tanto por longitude, quanto por latitude e integração urbana entre os Municípios, que venham a ser separados em dois fusos horários.
Exemplificando a situação Petrolina-Juazeiro: Petrolina é um município Pernambucano e em caso do uso das fronteiras Estaduais como limites entre um e outro fuso horário, este município estaría à frente em uma hora face ao município baiano de Juazeiro. Além disso, ambos os Municípios estão a oeste do meridiano 37º30’O (que demarca a fronteira entre o horário de Fernando de Noronha e o de Brasília) e em caso de mudança da hora, tal Município Pernambucano passaria a observar o efeito de Horário de Verão permanente, ao ter seus relógios adiantados em relação à hora solar, onde a cerca de 1 da tarde no relógio, ainda seriam cerca de meio-dia no Sol. Portanto, pela extensão longitudinal Pernambucana (Estado “comprido” de leste a oeste), cabe sim a observância de dois fusos horários: o leste observaria o horário de Fernando de Noronha, o oeste observaria o horário de Brasília. Os outros quatro Estados também poderiam observar dois fusos horários, por menores que sejam, haja vista que os Municípios interioranos coloridos em verde claro (como na imagem) também estão a oeste do referido meridiano delimitador dos fusos horários, não cabendo qualquer alteração horária nestes, ao contrário dos que estão a leste, que, coloridos em verde escuro e próximos ao litoral, já estão sobre as delimitações do horário de Fernando de Noronha e por isto, deveriam observar uma hora à frente face aos Municípios do interior.
Além dos cinco Estados supracitados, o Ceará também teria dois fusos horários, mas o horário de Fernando de Noronha seria aplicado apenas no Município Cearense de Icapuí, na fronteira com o Rio Grande do Norte, haja vista que tal Município está a leste do meridiano 37º30’O e portanto já apto à observância do horário de Fernando de Noronha, e não o de Brasília.
Ao contrário do que possam falar, não há problemas em um Estado ter dois fusos horários. Vários Estados Americanos têm dois fusos horários os cortando ao meio, e, dada a automação dos relógios digitais a mudarem as horas quando atravessarem essa fronteira entre um e outro fuso horário, não há maiores problemas além do ajuste manual de relógios de pulso (onde se pode usar dois ou um com dois fusos). Além disso, há placas de tránsito que podem ajudar o motorista a dirigir para o interior a informar que o mesmo deve atrasar seus relógios em uma hora, ou adiantar em uma hora caso a viagem seja do interior ao litoral. Placas Americanas como “Leave Mountain Time, Entering Central Time; advance clocks 1 hour” são comuns e em nada ou pouco atrapalham quem trafega entre duas cidades com dois fusos horários. Fora isto, o limite teórico dos fusos horários, ao menos em Pernambuco, passa por um interior vazio, podendo sim ser usado como fronteira prática à definição dos fusos horários Pernambucanos. Os outros Estados, confesso, não sei. Não sou de lá, mas quis aplicar o padrão Pernambucano aos outros cinco. Talvez um arredondamento para um único fuso em Alagoas fosse o ideal, ou talvez mesmo seja melhor deixar os oito Municípios Alagoanos que estão fora dos limites teóricos do horário de Fernando de Noronha no atual horário de Brasília, mudando as horas dos outros.
Em breve, farei dos outros Estados do País. O Rio Grande do Sul também deveria ser partido em dois fusos, assim como o Goiás e o Pará.

Sempre pensei nisso. Moro em João Pessoa e acabamos sem aproveitar a energia do sol como poderíamos aproveitar. Sinceramente, não vejo um motivo para não termos um fuso diferenciado, principalmente em termos de economia.
A luminosidade do sol traz consigo energia para o dia, e ele nasce aqui enquanto a imensa maioria ainda está dormindo (4:45). Acredito que a maioria das pessoas daqui aprovariam.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito