Galinhos

Por que parte do Nordeste deveria adotar o horário de verão o ano inteiro

Antes de dizer por que deveria, já dou o argumento, irrefutável, pelo qual o Nordeste não deveria adotar o horário de verão: porque a maioria dos nordestinos não gosta do horário de verão, e a gente aqui de fora não tem nenhum direito de apitar.

Pronto.

Deixando isso claro e estabelecido, porém, não custa trazer à tona o argumento ~científico~ para que o Nordeste adiantasse os relógios por uma hora, não só agora no verão, como no ano inteiro.

Dá para constatar isso empiricamente. Em regiões próximas ao Equador, o sol nasce às 6 da manhã e se põe às 6 da tarde/noite, com pouca variação durante o ano. Na região costeira entre Sergipe e o Rio Grande do Norte, no entanto, alvorada e poente ocorrem bem mais perto das 5 do que das 6. Em João Pessoa, que é o ponto mais oriental do Brasil, às 6 da manhã o sol já está alto (e a beira-mar já está fechada para o jogging desde as 5, quando sempre há claridade). O Bolero de Ravel começa a tocar na praia do Jacaré, em Cabedelo, anunciando o espetáculo pôr do sol, lá pelas 16h40…

Meridiano 39

A coisa fica fácil de entender quando se observa o mapa dos fusos horários. O Meridiano 39º Oeste, que separa a zona a -2 horas de Greenwich da zona a -3 horas de Greenwich, corta o Brasil na ponta leste do Nordeste. O Rio Grande do Norte, a Paraíba, a Zona da Mata de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, o litoral norte baiano e a cidade de Salvador ficam na banda a leste do meridiano, onde o horário em vigor deveria ser o mesmo de Fernando de Noronha.

(Já o Ceará, o Piauí e o Maranhão estão o oeste do meridiano, e devido à latitude equatorial acabariam tendo que acordar no escuro, se o horário de verão fosse adotado. O horário nesses estados está certo o ano inteiro.)

Meridiano 39 W

Esse outro gráfico (desculpe a ampliação em baixa qualidade) mostra como a linha do fuso horário deixa de seguir o meridiano quando encontra o Brasil, para poder incluir a costa nordestina e unificar seu horário com a maior parte do país.

Ou seja — como filho de sergipano, eu digo: conterrâneo, você tem todo o direito de não querer embarcar no horário de verão. Mas que seria o horário certo pra toda região do litoral leste nordestino de Salvador pra cima, seria…

117 comentários

Estou a falar sobre este assunto à tempos! Sou pernambucano e moro na região metropolitana do Recife. A pouco, questiono sobre o fato do Sol nascer e se pôr tão cedo onde moro, tendo em vista este lugar ser perto a Linha do Equador (o que deixa a duração do dia e da noite quase iguais), e com outras cidades equatoriais, como São Luís e Belém (que têm o horário do nascer e pôr do Sol quase que sincronizados – 06:00/18:00).

Foi aí que percebi que algo estava errado: devido as divisões políticas (sempre há a bendita “política” no meio), cinco capitais nordestinas estariam fora do fuso horário que deveriam adotar (o que é o mesmo que Fernando de Noronha) – Natal, João Pessoa, Recife, Maceió e Aracajú.

O meridiano W 37º30′ (que divide teoricamente os fusos UTC-2 e UTC-3), atravessa o Brasil cortando AO MEIO o estado de Pernambuco, e praticamente TODO o território do RN, PB, AL e SE está A LESTE desse meridiano, o que, logicamente, caracterizaria esse estados como seguidores desse fuso horário.

Por falar nisso, essas 5 cidades são as únicas capitais de estados do país a estarem adotando um fuso horário errado.

E isso se percebe ao nascer e pôr do Sol, por exemplo. Hoje (20/10/2014) o Sol nasceu as 04:54 e o pôr será as 17:13, com o meio-dia solar (período em que o Sol atinge o seu ápice no céu) as 11:03. NÃO SERIA MAIS SENSATO QUE O “MEIO-DIA” (MEIO! DIA!) SOLAR FOSSE AS 12:03? Sim, seria. Com isso, o nascer do Sol seria as 05:54 e o pôr as 18:13.

Onde moro é uma das poucas regiões do planeta a ter o meio dia solar as 11 da manhã e não… ao meio-dia.

¬¬

Portanto, vou fazer até uma matéria (sim, sou meio jornalista XD) sobre isso e defender que esses 5 estados adiantem os seus relógios em 1 hora.

Agora vamos aos comentários dos ignorantes (sem ressentimentos) – só consigo pensar em duas:

– NÃO! Eu acordo cedo, preciso de luminosidade.
R: O Sol nasce na faixa das 6, mas 1 HORA ANTES dele nascer o Sol já começa a clarear (ou seja, as 5 a escuridão do céu já seria trocada pelos primeiros raios de luminosidade). Aqui, isso acontece a partir as 4h (sem necessidade, já que as 4h mais da metade do estado ainda está dormindo).
E com o Sol se pondo as 18h, só iria escurecer mesmo as 19h, tendo assim você uma hora a mais de Sol no final do dia, tendo essa hora a ser utilizada como a prática de atividades físicas, por exemplo, além de uma certa economia de energia, já que seria meio que “um horário de verão permanente (entre aspas porque nosso fuso correto é esse)”.

– NÃO! Minha novela vai começar as 22h!
R: ¬¬ (P$%¨4 que pariu). EM FERNANDO DE NORONHA é assim o ano todo!!! (e no final do ano, quando o Sudeste entra em HV, a novela das 7 começa lá as 21h10, porque Noronha segue a TVG Nordeste, que segue a Rede Fuso, que põe a novela das 7 as 20h10 no Recife (depois do JN)).
E eles tão pouco se f….. pra isso.

E se Pernambuco e vizinhos adiantassem os relógios, a programação da TV aqui não sofreria essas mudanças bruscas, porque estaríamos durante uns 3, 4 meses com o Horário de Brasília (isso se eles ainda insistirem com essa maldita ideia de Horário de Verão, que sonho que um dia irá acabar…)

Saio as 7h pra ir pro colégio e é um calor do cassete.
Saio as 17h do colégio e tá tudo escuro…

OI?

E, tipo, esses 5 estados nordestinos deveriam adiantar os relógios, mas sem exceções. Como dito no blog, apenas uma parte de Pernambuco está nesse horário, mas dividir o estado em 2 fusos iria confundir a cabeça de muita gente.

E o arredondamento de territórios nos fusos sempre é comum da esquerda pra direita (ou seja, tipo Uruguaiana, RS e Santarém, PA, que tecnicamente segue o fuso de Manaus (UTC-4), mas está com o Horário de Brasília (UTC-3)), mas não da esquerda pra direita, principalmente com capitais.

Parabéns pelo post!
Desculpa o texto longo! 🙂
Espero que mais pessoas nos escutem!

QUERO MEU FUSO DE VOLTA!

Estou de acordo, por do sol as 5 da tarde tem mais a ver com o inverno no hemisfério norte que verão no Brasil…
É curioso esse tema de fusos horários. Como a Índia e a Venezuela, que tem fusos quebrados de meia hora. Ou algumas cidades na fronteira, como Arica, no Chile, e Tacna, no Perú. Estão a 50 quilometros de distância e, quando o Chile está com horário de verão, tem duas horas de diferença. A pessoa sai de Arica ao meio dia, demora 50 minutos até Tacna, e chega antes das 11 da manhã…

Só uma pequena correção: ao contrário do que foi dito, Salvador (longitude -38° 30′ 39” ) fica a OESTE do meridiano que marca a diferença de 3 horas em relação a Greenwich, da mesma maneira, todo o litoral norte da Bahia. A longitude de Salvador é quase a mesma de Fortaleza(-38° 32′ 35”).
//7a12.ibge.gov.br/images/7a12/mapas/Brasil/brasil_fusos_horarios.pdf

    Raimundo, então a notícia que você me dá é que Fortaleza também está a leste do meridiano 🙂

    Fernando de Noronha está no meridiano 30º, logo 38º é a leste do 39º.

    Pelo que pesquisei, o meridiano 39º corta Feira de Santana, que está a oeste de Salvador 🙂

    Desculpe, não quero polemizar. Mas o meridiano que marca a separação de -2 para -3 horas é o 37,5 oeste e não o 39. Cada fuso tem a largura de 15 graus (que é percorrido em uma hora). Assim os centros dos fusos são 0, 15, 30, 45… E os limites 7,5; 22,5; 37,5;…

    Ricardo, é isso mesmo a região que deveria ter o mesmo horário que Fernando de Noronha está localizada entre os arredores de Fortaleza e Salvador. Passe uma régua e verá que é isso mesmo. O resto de PE, CE e a maior porção da BA, além do PI e do MA seguem o horário correto (Brasília). Porém, para não dividirem os estados (alguns) em dois fusos e para se submeter ao horário da capital do federal o horário foi atrasado em alguns estados (localidades) no início do século passado, entre 1910 e 1920 houve a mudança. Acho que não compensa para eles adiantar os relógios o ano inteiro pois além de ficarem com dois fusos, significaria um descompasso eterno em relação ao horário de Brasília. Poderiam adotar o horário de verão mas por questões culturais e econômicas não o fazem, alegam que não valeria a pena fazer sua população se acostumar a um novo horário tendo em contrapartida pouca economia de energia. Já que llá na maioria das cidades e capitais (onde se concentram a maior população) o sol se põe entre 17:30 e 18:00 (no inverno) e 18:00 e 18:30 no verão. Daí por que não existe o costume de adiantar os relógios da Bahia para cima, quando isso acontece, acontece mais por questões políticas como ocorreu na BA (em 2011) e no TO (em 2012), no primeiro estado, inclusive, houve uma forte reação popular contra à medida.

    Ana Lúcia Brás – Geógrafa – Rio de Janeiro

    (Carioca e fã do Nordeste)

    E qual o problema, cara professora, da minha cidade está à 1 hora à frente de Brasília?

    O Acre está à 2 horas atrás da capital federal e nem por isso eles se apavoram com isso.

    Sendo você uma professora de geografia, deveria saber que TODO O TERRITÓRIO RUSSO ESTÁ À FRENTE DE Moscou. E nem por isso eles atrasam os relógios para ficarem com o horário da capital.

    E em relação à Pernambuco, creio que o ARREDONDAMENTO do estado para o fuso onde A CAPITAL SE ENCONTRA seria o ideal, e não, estupidamente, dividir um estado em dois fusos horários.

    É burrice o Pará ser dividido em 2. Se Belém, que é a capital, está no fuso UTC -3, TODO o estado deve, por sensatez, adotar o fuso UTC -3.

    Fui totalmente contra a volta do horário nos 13 municípios amazonenses, e não sou de acordo com seu argumento.

    Os fusos foram estabelecidos PARA SEREM CUMPRIDOS. Modificações podem ser feitas, mas para a ESQUERDA (Sol nascendo e se pondo mais tarde), e não para DIREITA (Sol nascendo e se pondo mais cedo – desperdício de luz solar).

    Caro Lucas, ela não é professora, é geógrafa, o que é diferente, em nenhum momento escreveu que era professora. Se você acha que a sua região deve adotar o seu fuso natural, mobilize-se! Divulgue essa ideia, encontre outros simpatizantes, discorra sobre as vantagens da alteração, colha assinaturas e leve o documento ao governo do seu estado. Quem sabe assim algum governante se interessa em fazer um plebiscito (é preciso política nisso sim, andorinha não faz verão sozinha!). Acho difícil a população do seu estado acatar essa proposta, pois eles nem aderem ao horário de verão (que dura no máximo quatro meses, imagina ficar 12 meses sob essa vigência!). É engraçado, você fala no horário das cidades russas não se sujeitarem ao horário de Moscou, e diz que o estado de PE inteiro deveria se sujeitar ao horário da capital. Será que a população lá do Oeste do estado, de cidades como por exemplo: Petrolina, Salgueiro ou Araripina que possuem economia própria e diferente do resto do estado (e que estão todas localizadas no horário correto) iria achar interessante adiantar o relógio em uma hora para seguir a rotina do litoral? O que foi escrito sobre manter dois fusos está corretíssimo! Embora seja um estado pequeno ele possui dois fusos sim. Enfim, se você compra essa ideia mexa-se e vá atrás, não adianta nada ficar discutindo isso só em fóruns de entretenimento.

    Ricardo, preste atenção num mapa de fusos horários, como o worldtimezone por exemplo. A maioria dos países puxa um pouco os fusos horários um pouco para oeste, nunca para leste. Dá uma olhada nos fusos na Europa, todos estão puxados para oeste, na Argentina idem. Como a fronteira do fuso horário passa em cima de Fortaleza e Salvador, CE, RN, PB, PE, AL, Se e BA deveriam adiantar uma hora permanentemente e adotar o fuso de Fernando de Noronha GMT -2. Sou gaúcho e estou morando em Fortaleza e é um horror às 04:30 quando o tempo está bom o céu já estar branco e às 18:00 já ser noite fechada, em Recife é ainda pior, uma meia hora mais cedo. Isso de acordar no escuro, eu acordava no escuro no inverno em POA para ir a escola e clareava no caminho do colégio. Aqui no Ceará é um absurdo, o funcionalismo começa às 07:00, muitas pessoas almoçam antes do meio-dia. Em POA eu começava a trabalhar às 09:00. As regiões sul e sudeste precisam ter hora´rio de verão do equinócio de primavera ao de outono, do último domingo de setembro ao último de março. É um absurdo o desperdício de luz solar no verão no sul.

    Anteriormente, concordaria com você em fazer com que apenas os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe observassem o UTC-2 mas não o Ceará e a Bahia pois, esses estados já estão, em um contexto geográfico, observando o correto fuso horário UTC-3
    O fato de amanhecer mais cedo em Fortaleza do que em Porto Alegre é que, Fortaleza está mais perto da Linha do Equador do que Porto Alegre; o Ceará está a direita do meridiano 45º O, enquanto Porto Alegre está à esquerda do meridiano 45º O, o que faz com que o meio-dia ocorra no Ceará entre às 11h30min e às 12h00min e no Rio Grande do Sul das 12h00min às 12h30min e com isso, fazendo com que o nascer do Sol sempre seja mais cedo em Fortaleza do que em Porto Alegre e conseqüentemente, também, o pôr do Sol.
    Como eu postei em um comentário ao fim da página, o mais correto seria que apenas os cinco estados citados observassem um fuso horário de meia hora equivalente a UTC-02:30 no inverno e a UTC-01:30 no verão, enquanto a observância do UTC-03:00 continuaria no Ceará e na Bahia mais, com a adoção da Hora de Verão em UTC-02:00
    Já no caso do Estado Gaúcho, concordaria que ele observasse o UTC-03:30 no Inverno e o UTC-02:30 no verão porque, Porto Alegre (e Curitiba) enfrentam o oposto do que é enfrentado no Recife, com o nascer e o pôr do Sol acontecendo em horários muito tardios no inverno, sendo ainda mais tardio durante o verão (principalmente no oeste, em Uruguaiana por exemplo, onde as coordenadas geográficas dessa cidade dizem que ela observa o UTC-03:48, quando na verdade observa o UTC-03:00 no Inverno (horário de verão permanente) e o UTC-02:00 no verão (horário de verão duplo: nascer do Sol depois das 7 horas mesmo no verão, o que deveria ser evitado ao máximo).
    Enfim, a observância dos fusos horários no Brasil é tão complexa e errada quando na Europa e na América.

    Raimundo, a linha alaranjada que aparece nesse mapa não é fuso, é apenas pra dizer que a partir daí (litoral de SE, AL, PB, PE, RN) começa-se a adotar o mesmo fuso de BSB (- 3 horas de Greenwich) A linha de fuso é a de trás, linha imaginaria 40 graus (em azul), aí está localizada a área que deveria ser adiantada em 1 hora (o mesmo horário que F. Noronha), ou seja dos arredores de Salvador e Fortaleza para frente. Claro que por conta do fator Leste e Oeste, e também pela proximidade do equador, quem está mais a leste (onde o sol nasce) terá o dia amanhecendo mais cedo e escurecendo mais cedo ainda. Exemplo: No dia mais longo em Recife, que está bem a Leste o sol se porá às 17:47 e começando a escurecer por volta das 18:05. Já em Fortaleza que esta mais para o Oeste neste mesmo dia o sol se porá às 17:56, escurecendo totalmente por volta das 18:20 e em São luís (pouco mais a Oeste), o pôr se dará às 18:17, e começará a escurecer mesmo por volta das 18:35. Já em Salvador que embora esteja praticamente na mesma longitude de Fortaleza, porém é a capital do NE mais ao sul, o sol se porá as 18:08 (no dia mais longo), começando a escurecer pouco antes das 18:30.

    Desculpe, Ana Lúcia, novamente digo que não quero polemizar, mas a linha alaranjada que aparece no mapa ao qual me referi (//7a12.ibge.gov.br/images/7a12/mapas/Brasil/brasil_fusos_horarios.pdf) é sim fuso. Coincide, na sua maior parte, com a longitude 37,5 graus oeste que separa -2 de -3 horas em relação a Greenwich. Desvia-se ao encontrar o território brasileiro entre o norte do Rio Grande do Norte e o sul de Sergipe. A Bahia está toda no fuso -3 horas, sem qualquer desvio.
    Note que, como a Terra gira 360 graus em 24 horas, 15 graus serão percorridos em uma hora e esta será a largura do fuso. O fuso zero vai de 7,5 leste a 7,5 oeste, com zero no centro. Então é só somar 15 graus a cada limite e teremos 7,5 ; 22,5 ;37,5 etc. A linha de 40 graus a qual você se refere é apenas uma latitude cheia – como aparecem várias outras no mapa -, não separando qualquer fuso horário.

    Errata: onde eu escrevi “A linha de 40 graus a qual você se refere é apenas uma LATITUDE cheia”, leia-se LONGITUDE.

    Raimundo, você tem razão! A linha alaranjada é o final do segundo fuso (a partir de Greenwich). Englobando a parte Leste dos estados de SE, AL, PE, PB e RN, talvez chegando a abranger também o iniciozinho do CE (próximo a Aracati), porém não tenho certeza. O mapa embora seja do IBGE dá margem a confusões. Retificando o que escrevi acima: BA, PI e MA estão mesmo no terceiro fuso, o mesmo de BSB, e da maior parte do Brasil. Por estarem no final do segundo fuso devem ter optado por adotar o terceiro, seria impraticável adotar o fuso natural deles, acredito que seja isso.

    Se você for considerar essa hipótese. O aumento para essa área seria de aproximadamente meia hora, o que é impraticável. Ou eles adotariam o fuso das ilhas ou o da maior parte do país, e deve ter sido o que fizeram…

    Olá Ana Lúcia!
    Muito bom debater com uma pessoa gentil e educada como você. Isto é raro na internet, onde a norma é a grosseria. Por muito menos eu teria recebido uma erie de impropérios em outros ambientes.
    O VNV mantém o nível!

    Recife está atrasado em relação à hora do Sol mais ou menos 45 minutos (UTC -2:15). Sendo, portanto, o mais ideal o arredondamento do horário para 60 minutos (UTC -2:00)

    No Outono e na Primavera, quando a duração do dia é de 12 horas, o Sol nasce por volta das 05h15 e se põe as 17h15.

    Com o fuso correto o Sol nasceria as 06h15 e se poria às 18h15.

Isso sem falar de um dos principais motivos e gerador de renda para os estados Nordestinos que é o turismo.

Finalmente encontrei alguém que defende a minha mesma teoria!

Sempre fui implicado com isso. Além de ser verão o ano inteiro no nordeste, ele deveria estar em outro fuso. É tão óbvio!

E se for por gostar ou não, a galera do Sul, Sudeste e Centro-Oeste em sua maioria também não gosta e mesmo assim têm que engolir. 🙂

    Também sou de acordo! Mas, como podemos conscientizar a população??

Riq, não diz isso, por favor! PE adotava o horário de verão, mas há uns bons 10 anos paramos com isso.. Ainda assim, lembro demais da dureza que era acordar com tudo escuro. No mais, a economia de energia é pífia, até porque terminamos por precisar acender as luzes logo cedo 🙂

    Raissa, a minha proposta nunca será posta em prática, não se apoquente. Mas isso de levantar no escuro só acontecia porque os horários aí estão errados. Se o horário do relógio fosse o certo, tudo começaria em horas mais civilizadas — a escola às 8, o comércio às 9…

Ricardo, com o devido respeito. Você usou os argumentos certos — para chegar à conclusão errada! A ponta nordeste — de Sergipe ao Rio Grande do Norte JÁ está uma hora adiantada em relação ao horário “natural”, só para seguir a hora de Brasília. Você se confundiu no meio do caminho. Adotar o horário de verão brasileiro nessa região significa uma defasagem de DUAS horas em relação à hora natural, e o bolero de Ravel começaria a tocar às 15h30 na praia do Jacaré.

    Hihi, é o contrário, Julio 😀

    A costa leste do Nordeste está uma hora ~atrasada~ em relação ao seu horário natural. Por isso o nascer e o pôr do sol são adiantados. Se o sol diz que são 6h (nascer do sol em latitude equatorial) e o seu relógio de pulso diz que são 5h, então o seu relógio está ~atrasado~. Está informando um horário que o sol diz que já passou.

    Adiantando o relógio, atrasam o nascer e o pôr do sol. É o que acontece nas regiões que adotam o horário de verão.

O que eu acho bizarro mesmo é a Argentina adotar o mesmo horário de Brasília (sem horário de verão), embora devesse atrasar os relógios em 1 hora pelo mapa…

    Sim, é mesmo! Em Mendoza, que deveria ser UTC-5, utiliza-se UTC -3. Tipo, nascer do Sol 08:00, por do Sol 20:00. ¬¬

    Mas deixa eles. O negócio é aqui no Nordeste.

    Outro exemplo é a região Oeste do PA, onde está a cidade de Santarem e outros pequenos municípios. Essa região está dentro do fuso UTC -4, mas adota o horário de BSB junto com o resto do estado do PA.

    O que vocês pensam?

O principal problema em adotar o horário de verão é que, como fica claro muito cedo, o expediente de escolas ou construção civil por exemplo começa as 7 da manhã. Lojas abrem as 8. Adiantando o relógio, aumentaria muito o consumo de energia elétrica, já tá todos teríamos que ligar lâmpadas ao acordar enquanto ainda está escuto.

    E adotando o ano inteiro, dificultaria entre outras coisas o operacional de empresas que atuam nacionalmente, como bancos, aqui no NE abririam mais cedo, sem suporte das matrizes e deixaria mais cedo, sem puder da satisfação para alguma operação feita durante o expediente

    Carlos, se adiantássemos os relógios, adiantar-se-iam também todos os outros serviços que utilizassem Brasília como base. Tipo, os bancos: abrem de 10h as 15h atualmente. Com o novo horário, os bancos abririam as 11h e fechariam as 16h. A mesma coisa a TV, por exemplo: O JN começaria aqui as 21h30 e não as 20h30. Ele não iria começar aqui as 20h30 porque em Brasília ainda seria 19h30, entendeu.

    TUDO que usasse Brasília como base seria adiantado em 1 hora, e não só o horário.

    Só as escolas e outras coisas é que continuariam com o horário normal, eu acho. (O que seria uma maravilha, porque sairia do colégio as 17h e ainda estaria claro!).

    Aí é que está, Carlos. Se o horário fosse o certo o ano inteiro (não se preocupe, nunca será), escolas começariam às 8, lojas abririam às 9, como em qualquer lugar do mundo. Tudo só começa tão cedo porque o sol manda.

    Não Ricardo, as escolas começariam às 6 horas do antigo horário(7:00 h de Brasilia), pois adiantaria o relógio, com isso não se perderia tantas horas de sol, pois como está hoje, as pessoas acordam, por exemplo, às 6:30h, mas o sol já raiou às 4:40h. Perde-se cerca de 1:20h de sol matinal. Se adiantasse a hora, o sol se poria mais tarde, com isso, as pessoas teriam mais tempo no final da tarde para ir a parques,caminhar, correr etc.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito