Marselha

Nice-Milão desde 15 euros: Sul da França e Itália voltam a ter trem direto

Marselha

Quem avisa é o sempre atento A. L.: a partir 14 de dezembro, vai ser possível viajar de trem entre o Sul da França e a Itália, costeando o Mediterrâneo, sem precisar trocar de trem em Ventimiglia.

A cia. que reativou a rota é da Thello, uma joint-venture entre o conglomerado francês Transdev (que atua também nas áreas de abastecimento de água e processamento de resíduos) e a estatal italiana Trenitalia. A Thello faz concorrência à cia. ferroviária francesa SNCF nas ligações entre França e Itália: desde 2011, opera um trem noturno entre Paris e Veneza (12 horas de viagem, com paradas em Dijon, Milão, Brescia, Verona, Vicenza e Pádua).

A exemplo do itinerário transalpino, a rota costeira da Thello tem apenas um trem por dia em cada sentido. Os trens iniciam a viagem no meio da tarde (15h30 em Marselha, 15h10 em Milão) e chegam ao destino tarde da noite (22h29 em Marselha, 22h50 em Milão).

Na minha opinião, a viagem de 7 horas entre Marselha e Milão não vale a pena (melhor ir de avião).

Entre Nice e Gênova, porém, é perfeita: são 3 horas de viagem, sem troca de trem em Ventimiglia. A saída de Nice é às 18h09, com chegada em Gênova às 21h05. No sentido oposto, a saída de Gênova acontece às 18h56, com chegada em Nice às 19h55.

O percurso entre Nice e Milão, de 4h45, é um pouco longo demais para o meu gosto, mas ainda assim deve oferecer menos perrengue do que o avião (o aeroporto Malpensa, onde chegam os vôos de Nice, fica a 50 minutos de trem do centro da cidade).

Veja todas as paradas da nova linha Thello entre Marselha e Milão: Marseille St.-Charles, Toulon, Les-Arcs, St.Raphaël, Cannes, Antibes, Nice-Ville, Mônaco, Menton, Ventimiglia (parada de 15 minutos), San Remo, Imperia Porto Maurizio, Diano Marina, Alassio, Albenga, Finale Ligure, Savona, Gênova (parada de 15 minutos), Voghera, Pavia e Milano Centrale.

As passagens custam entre 15 e 45 euros no trecho Nice-Milão e 30 a 70 euros na rota completa, Marselha-Milão.

Compre no site da Thello ou então na Trenitalia (selecinando “tutti i treni”).

Obrigadíssimo por mais essa superdica, A. L.!

Leia mais:

24 comentários

Boa tarde Bóia.
No início de setembro vou de Nice para Gênova de carro pela costa e gostaria muito de dicas de que cidades devo passar e/ou parar no caminho. Pretendo ficar uns 3 ou 4 dias nesta região.
Você poderia me ajudar?
Muito obrigado
Tadeu

Eu entrei no site da thello e la eles informam que a linha entre Marseille-Nice-Milan parou de funcionar em 2021. Qual outra alternativa você indicaria para ir de Nice to La Spezia?

    Olá, Ana Julia! Você vai de trem de Nice a Ventimiglia e lá troca para um trem a Gênova. Em Gênova você pega o trem para a cidade lígure que escolher. Se está pensando numa base para as Cinque Terre, para quem vem do norte Rapallo é uma base mais prática do que La Spezia. As condições de hospedagem nas Terre melhoraram desde que fizemos nosso post, você pode considerar também se hospedar diretamente numa das Terre – Monterosso se quiser praia, Manarola se quiser a vila mais charmosa.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito