Ayuttaya

13 roteiros de viagem pelo Sudeste Asiático comentados pelos leitores

Pesquisa e foto | Mariana Amaral

Roteiros pelo Sudeste Asiático não são fáceis de montar: são viagens longas que envolvem escolhas quase cruéis. Laos ou Mianmar? Camboja com ou sem Phnom Penh? Como encaixar Hoi An? Qual ilha visitar na Tailândia? Nas caixas de comentário do Viaje na Viagem, leitores costumam pedir pitacos sobre seus roteiros, que são então publicados no Perguntódromo, gerando uma nova leva de dicas.

Como essas discussões acontecem em posts diferentes, ou em páginas diferentes da caixa de comentários de um mesmo post, achei melhor reunir todas essas discussões num post só, para que não seja preciso partir do zero de novo a cada roteiro.

5 dicas essenciais

Se você está planejando viajar para o Sudeste Asiático, dê uma olhada com carinho no que já foi discutido nos vários roteiros propostos. A essas alturas, é difícil haver uma dúvida de sintonia fina que já não tenha sido comentada anteriormente.

De quebra, aí vão 5 dicas minhas para montar o seu roteiro pelo Sudeste Asiático:

  • Vá com calma. Nos primeiros dias você vai precisar se recuperar da paulada da diferença de fuso horário. Evite pernoites únicos: se você dispõe de apenas 24 horas para um escala, vai acabar desperdiçando a maior parte do tempo no deslocamento e nos procedimentos de chegada e saída dos hotéis. Divida o número de dias de viagem pelo número de paradas. Se o resultado for inferior a 3, sua viagem está muito corrida.
  • Evite a época das monções. A melhor época para viajar é entre novembro e março. O Sudeste Asiático é uma excelente alternativa de viagem para Natal, Réveillon, janeiro e Carnaval.
  • Viaje leve. Lavar roupa no Sudeste Asiático (e na Índia também) é bico. Qualquer hotelzinho oferecerá um serviço 5 estrelas a preços camaradíssimas. Basta se hospedar duas noites num mesmo lugar para ter toda a sua roupa lavada e passada no capricho.
  • Conheça as rotas aéreas. As duas cias. aéreas que melhor quebram o galho entre os destinos mais procurados são a Bangkok Airways e a Vietnam Airlines. A Bangkok Airways voa entre Bangkok e Siem Reap, Luang Prabang, Yangon, Chiang Mai, Phuket, Krabi, Ko Samui — e agora, desde o final de novembro, também opera duas rotas que vão ajudar muito em alguns roteiros: Yangon-Chiang Mai e Chiang Mai-Phuket. Já a Vietnam Airlines resolve bem as ligações entre Vietnã, Camboja, Laos e Mianmar, com as rotas Hanói-Siem Reap, Hanói-Luang Prabang, Hanói-Yangon, Saigon(Ho Chi Minh)-Siem Reap e Saigon(Ho Chi Minh)-Yangon.
  • Praia é um ótimo desfecho, mas não deve ser o foco principal. Vejo em muitos roteiros uma ênfase exagerada em percorrer o máximo de ilhas e praias na Tailândia. Pessoal: deixa o pula-pula entre ilhas pra Grécia ou pro Caribe. As praias da Tailândia entram nessa viagem como aquele descanso final depois de um périplo exaustivo por alguns dos lugares mais fascinantes do planeta. As praias são lindas, mas culturalmente falando são genéricas. Escolha uma base de praia para ser feliz.

Roteiros até 15 dias

A viagem da Tina

Itinerário: Tailândia (Bangkok, Koh Phi Phi, Bangkok)

Duração: 10 dias.

Veja discussões a partir daqui.

A viagem do Maia

Itinerário: Tailândia (Bangkok, Chiang Mai), Camboja (Siem Reap), Tailândia (Bangkok)

Duração: 15 dias.

Veja discussões a partir daqui.

Roteiros entre 16 e 20 dias

A viagem do Erick

Itinerário: Tailândia (Bangkok, Koh Samui, Ao Nang, Phi Phi Don, Maya Bay, Bangkok)

Duração: 18 dias.

Veja discussões a partir daqui.

A viagem da Georgia

Itinerário: Tailândia (Bangkok), Laos (Luang Prabang), Camboja (Siem Reap), Tailândia (Krabi, Koh Phi Phi, Bangkok)

Duração: 20 dias.

Veja discussões a partir daqui.

A viagem do Philipp

Itinerário: Tailândia (Bangkok, Sukhotai, Chiang Mai, Krabi, Koh Phi Phi), Camboja (Siem Reap)

Duração: 20 dias.

Veja discussões a partir daqui.

Roteiros de 21 a 30 dias

A viagem da Carolina

Itinerário: Tailândia (Bangkok), Camboja (Siem Reap), Tailândia (Bangkok, Koh Phangan, Krabi, Phuket), Malásia (Kuala Lumpur), Cingapura, Emirados Árabes (Abu Dhabi)

Duração: 22 dias.

Veja discussões a partir daqui.

A viagem da Vanessa

Itinerário: Tailândia (Bangkok), Camboja (Siem Reap), Vietnã (Hanói, Baía de Halong), Tailândia (Chiang Mai, Bangkok, Railay Beach, Koh Phi Phi, Koh Samui, Bangkok)

Duração: 23 dias.

Veja discussões a partir daqui.

A viagem da Renata

Itinerário: Cingapura, Tailândia (Koh Phi Phi, Koh Lipe, Bangkok), Camboja (Siem Reap), Hong Kong

Duração: 26 dias.

Veja discussões a partir daqui.

A viagem da Beatriz

Itinerário: Tailândia (Bangkok), Camboja (Siem Reap), Vietnã (Hoi An, Hanói, Halong Bay, Hanói), Laos (Luang Prabang), Tailândia (Bangkok, Krabi, Koh Phi Phi, Bangkok)

Duração: 28 dias.

Veja discussões a partir daqui.

A viagem do Baiano

Itinerário: Hong Kong, Macau, Tailândia (Bangkok), Camboja (Siem Reap, Phnom Penh), Tailândia (Chiang Mai), Mianmar (Yangon), Tailândia (Phuket, Krabi, Koh Phi Phi, Koh Phangan), Malásia (Kuala Lumpur, Melaka), Cingapura

Duração: 30 dias.

Veja discussões a partir daqui.

Roteiros de 31 a 40 dias

A viagem da Tatiana

Itinerário: Tailândia (Bangkok, Chiang Mai, Chiang Rai, Ayutthaya, Sukhothai, Koh Phi Phi), Camboja (Siem Reap, Phnom Penh, Sihanoukville, Koh Rong), Laos (Luang Prabang, Vientiane), Vietnã (Ho Chi Minh, Hoi An, Delta do Mekong, Phu Quoc)

Duração: 31 dias.

Veja discussões a partir daqui.

A viagem da Ilma

Itinerário: Tailândia (Bangkok, Chiang Rai, Chiang Mai), Mianmar (Mandalay, Bagan, Yangon), Tailândia (Phuket, Koh Phi Phi, Railay Beach, Ao Nang, Krabi), Camboja (Siem Reap), Tailândia (Bangkok), Emirados Árabes (Dubai)

Duração: 35 dias.

Veja discussões a partir daqui.

A viagem da Camila

Itinerário: Tailândia (Bangkok, Railay Beach ou Ao Nang, Koh Phi Phi), Camboja (Siem Reap, Phnom Pehn), Vietnã (Ho Chi Minh), Cingapura, Malásia (Kuala Lumpur), Vietnã (Hanói), Tailândia (Chiang Mai), Emirados Árabes (Dubai)

Duração: 40 dias.

Veja discussões a partir daqui.

Leia mais:

Passagens mais baratas para Tailândia no Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Mondial Assistance

Alugue de carro na Tailândia na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões em Tailândia com a Viator

 

136 comentários

Boa noite, estou muito em dúvida de meu roteiro em janeiro de 25 para sudeste asiatico. Terei de 4 a 28 de janeiro viajando, pensei ir para Indonésia (Bali Ubud + Ilhas Gili + Komodo e depois Filipinas (Coron + EL Nido + Cebu), mas estou querendo tirar Cebu e ir rapidinho até Vietnã, acha que devo fazer?

    Olá, Patricia! Infelizmente não temos conteúdo próprio sobre o Sudeste Asiático nem temos como estudar itinerários de leitores. Dê uma olhadinha nos comentários para ver se algum te ajuda. De todo modo, cortar é sempre melhor do que acrescentar. Os deslocamentos e passagens de um país para outro tomam mais tempo e energia do que imaginamos.

Oie! Estou viajando do meio junho até agosto – a pior época em relação ao clima. Alguma dica de roteiro? A Indonésia já está incluso, mas quero conhecer o máximo possivel.

Olá! Bóia, praticamente todos os links levam para o mesmo lugar: A viagem da Georgia e a da Mirela. Estou muito curiosa pra ver das outras pessoas. Especialmente as que combinam Tailândia e Vietnam.

    Olá, Helena! São links para comentários feitos na caixa de comentários desses posts. Uma troca de sistema de publicação fez com que muitos desses links ficassem inválidos. Mas se você se der ao trabalho de vasculhas as várias páginas dos comentários vai encontrar os relatos. Dá mais certo em computador do que em celular, que esconde páginas mais antigas de comentários.

Começando a pensar em uma viagem pelo sudeste asiático… Já fui várias vezes para a Europa sozinha, mas acho que me sentiria melhor tendo um guia, ou um pacote ou uma excursão (essa palavra até me arrepia) em uma viagem pela Ásia… Alguma dica?

    Que interessante seu comentário. Quase não preciso mudar pra chamar de meu. Até o arrepio relacionado a excursão. Adorei o texto deste post.

    Dando uma olhada nos roteiros, já vi que é um pinga, pinga danado. Mas, nos meus planos não estão Dubai, Cingapura ou Hong Kong. Não que isso melhore ou facilite o planejamento. Mas, já é um começo. Você sabe pra onde quer ir?

    Helena, gostaria de ir ao Vietnã, Laos, Camboja e Tailândia. Mas não tenho nada muito definido…

Ola boa noite
A intenção seria conhecer Indonésia, Malásia, Cambodia, Vietnã e Tailândia. Grupo só de meninas, falo pela segurança do lugar e teríamos uns 20 dias pra conhecer tudo. Acha viável?

Olá pessoas!
Vocês acham viável uma viagem de 20 dias para Indonésia e Vietnã?

    Olá, Amanda! Liste os lugares que você deseja visitar. Alocando 3 noites em cada lugar, você garante 2 dias de passeio naquele lugar. O dia de deslocamento é um dia perdido para passeios.

Uma amiga tem 20 dias de férias em fev/24 e combinamos a rota Bangkok (4) – Angkor Wat (2) – Ho Chi Min (4) – Hanoi (4) e Chiang Mai (3). Graças aos comentários aqui, desisti das ilhas para focar na cultura e história, obrigado, Riq. Perguntas: 1. Mirella falou em 5 dias em Angkor. Vi que tem ingressos lá para 3 dias. Há necessidade de tanto tempo? 2. Quero ficar até 2 semanas solo, visitar Laos e fazer um cruzeiro pelo rio Mekong. Qual a melhor opção (companhia, rota, local de partida? 3. Os outros foros têm até 15 anos. Não valia a pena atualizar?

Pessoal, me caso no final de agosto e queria passar a lua de mel no sudeste asiático. É muito arriscado ir pra Tailândia e Malásia em setembro, né? Fiquei pensando se da para arriscar ou se é muita loucura.

obrigada

    Paula, amigos espanhóis foram ao Vietnã em agosto. Quando chovia, era enxurrada.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito