Uruguai: as isenções e devoluções de IVA e os descontos para turistas

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Mercado del Puerto

Em restaurantes, pague com cartão de crédito e economize

Desde 2013, o Uruguai tem uma política de incentivo à vinda de turistas pela isenção e devolução de imposto sobre valor agregado, o IVA -- o equivalente uruguaio ao nosso ICMS.

A renovação mais recente estende a validade dos benefícios até 30 de outubro de 2017.

Hotéis: isenção de IVA

As diárias hoteleiras em nome de hóspedes com passaporte ou carteira de identidade estrangeira são emitidas sem IVA. Podem ser pagas por qualquer meio: pesos uruguaios, cartões ou moeda estrangeira (caso o hotel aceite).

Ou seja: o IVA só será cobrado se, no momento de fechar a conta, você não possa provar, com RG ou passaporte e cartão de entrada, que é um turista estrangeiro no Uruguai.

Restaurantes e locadoras: devolução de 18,5% de IVA

Ao alugar um carro sem motorista ou pagar conta de restaurante com cartão de crédito, cartão de débito ou cartão pré-pago internacional, o visitante recebe de volta 18,5% do valor pago, relativo ao IVA (22% menos taxa administrativa).

Ou seja: mesmo com o IOF de 6,38%, vale a pena pagar restaurante com cartão de crédito ou cartão pré-pago, e carro alugado com cartão de crédito (locadoras não costumam aceitar cartão pré-pago, e caso aceitem, será bloqueado um valor maior do que o da conta total, que ficará indisponível para uso).

O desconto vem automaticamente, já detalhado no recibo do cartão, quando você usa um cartão de crédito Visa ou um cartão pré-pago. Quando paga com cartão de crédito MasterCard, o desconto vem na fatura do mês.

Nos restaurantes e locadoras, o desconto NÃO vale para pagamentos em dinheiro

    Todos os dias aparece alguém para perguntar: "E se eu pagar com dinheiro, não tenho direito ao desconto?". Não. Se você pagar com dinheiro, não tem direito ao desconto.

Lojas tax-free: devolução de IVA

Muita calma nessa hora: isso não quer dizer que todas as compras no Uruguai são livres de impostos. Somente as compras feitas em lojas identificadas com o selo Tax-Free proporcionam a devolução -- desde que você saia da loja com o formulário devidamente preenchido e carimbado.

Para conseguir a devolução, chegue com antecedência ao aeroporto (ou ao terminal do Buquebus, se você for à Argentina) e passe no guichê tax-free antes do check-in: o fiscal vai conferir a nota e a mercadoria. (Saindo do Uruguai por terra, passe no posto da fronteira com a mercadoria e a nota.)

Aluguel de temporada: devolução de 10%

Estrangeiros residentes fora do Uruguai que aluguem apartamentos de temporada têm direito a 10% de devolução do valor total do aluguel. A devolução só acontece quando o pagamento é feito por cartão internacional e processado por uma maquininha cadastrada. Como a maioria dos negócios nesse mercado é feita em dinheiro vivo e meio que por baixo do pano, é a medida que traz menos impacto ao visitante.

Leia mais:

104 comentários

Ricardo de Oliveira Silva

Muito boas as dicas, obrigado!

Marcela Ihara
Marcela IharaPermalinkResponder

Oi pessoal, fiquei com dúvida em relação ao hotel. Estou indo para Montevideo, se eu fizer uma reserva aqui no Brasil de hotel em Montevideo por sites de reserva como booking ou hoteis.com o preço mostrado para mim já é sem o IVA? Ou se eu escolher um hotel que eu pago la na hora (que não precise fazer pré pagamento aqui no Brasil) no valor da minha reserva do hotel ainda tenho 18% de desconto?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcela! No Booking é sem IVA. O hotel só cobra se você não puder provar que está há menos de 60 dias no Uruguai.

Isabella
IsabellaPermalinkResponder

Irei a Montevideo dia 02/05. No post há informação de que a lei de devolução do IVA será até dia 21/04. Há alguma novidade sobre a renovação ou extensão desse prazo? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isabella! Todos os anos a gente só descobre se foi estendido no dia em que a validade acaba. Existe a possibilidade do benefício acabar. Saberemos dia 22.

Kerles
KerlesPermalinkResponder

Gobierno extiende hasta el 30 de octubre beneficios impositivos para turistas no residentes: https://www.presidencia.gub.uy/sala-de-medios/audios/audios-breves/astori-beneficios-fiscales-turistas

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigada, Kerles!

Isabella
IsabellaPermalinkResponder

Mto obrigada!

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Olá, Bóia. Gostaria de saber compras em supermercados com o cartão também dão direito à devolução do IVA? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Não tem não. Se tivesse, estaria incluído no texto.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar