Uruguai: as isenções e devoluções de IVA e os descontos para turistas

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Mercado del Puerto

Em restaurantes, pague com cartão de crédito e economize

Desde 2013, o Uruguai tem uma política de incentivo à vinda de turistas pela isenção e devolução de imposto sobre valor agregado, o IVA -- o equivalente uruguaio ao nosso ICMS.

A renovação mais recente estende a validade dos benefícios até 30 de outubro de 2017.

Hotéis: isenção de IVA

As diárias hoteleiras em nome de hóspedes com passaporte ou carteira de identidade estrangeira são emitidas sem IVA. Podem ser pagas por qualquer meio: pesos uruguaios, cartões ou moeda estrangeira (caso o hotel aceite).

Ou seja: o IVA só será cobrado se, no momento de fechar a conta, você não possa provar, com RG ou passaporte e cartão de entrada, que é um turista estrangeiro no Uruguai.

Restaurantes e locadoras: devolução de 18,5% de IVA

Ao alugar um carro sem motorista ou pagar conta de restaurante com cartão de crédito, cartão de débito ou cartão pré-pago internacional, o visitante recebe de volta 18,5% do valor pago, relativo ao IVA (22% menos taxa administrativa).

Ou seja: mesmo com o IOF de 6,38%, vale a pena pagar restaurante com cartão de crédito ou cartão pré-pago, e carro alugado com cartão de crédito (locadoras não costumam aceitar cartão pré-pago, e caso aceitem, será bloqueado um valor maior do que o da conta total, que ficará indisponível para uso).

O desconto vem automaticamente, já detalhado no recibo do cartão, quando você usa um cartão de crédito Visa ou um cartão pré-pago. Quando paga com cartão de crédito MasterCard, o desconto vem na fatura do mês.

Nos restaurantes e locadoras, o desconto NÃO vale para pagamentos em dinheiro

    Todos os dias aparece alguém para perguntar: "E se eu pagar com dinheiro, não tenho direito ao desconto?". Não. Se você pagar com dinheiro, não tem direito ao desconto.

Lojas tax-free: devolução de IVA

Muita calma nessa hora: isso não quer dizer que todas as compras no Uruguai são livres de impostos. Somente as compras feitas em lojas identificadas com o selo Tax-Free proporcionam a devolução -- desde que você saia da loja com o formulário devidamente preenchido e carimbado.

Para conseguir a devolução, chegue com antecedência ao aeroporto (ou ao terminal do Buquebus, se você for à Argentina) e passe no guichê tax-free antes do check-in: o fiscal vai conferir a nota e a mercadoria. (Saindo do Uruguai por terra, passe no posto da fronteira com a mercadoria e a nota.)

Aluguel de temporada: devolução de 10%

Estrangeiros residentes fora do Uruguai que aluguem apartamentos de temporada têm direito a 10% de devolução do valor total do aluguel. A devolução só acontece quando o pagamento é feito por cartão internacional e processado por uma maquininha cadastrada. Como a maioria dos negócios nesse mercado é feita em dinheiro vivo e meio que por baixo do pano, é a medida que traz menos impacto ao visitante.

Leia mais:

134 comentários

Ricardo de Oliveira Silva

Muito boas as dicas, obrigado!

Marcela Ihara
Marcela IharaPermalinkResponder

Oi pessoal, fiquei com dúvida em relação ao hotel. Estou indo para Montevideo, se eu fizer uma reserva aqui no Brasil de hotel em Montevideo por sites de reserva como booking ou hoteis.com o preço mostrado para mim já é sem o IVA? Ou se eu escolher um hotel que eu pago la na hora (que não precise fazer pré pagamento aqui no Brasil) no valor da minha reserva do hotel ainda tenho 18% de desconto?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcela! No Booking é sem IVA. O hotel só cobra se você não puder provar que está há menos de 60 dias no Uruguai.

Isabella
IsabellaPermalinkResponder

Irei a Montevideo dia 02/05. No post há informação de que a lei de devolução do IVA será até dia 21/04. Há alguma novidade sobre a renovação ou extensão desse prazo? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isabella! Todos os anos a gente só descobre se foi estendido no dia em que a validade acaba. Existe a possibilidade do benefício acabar. Saberemos dia 22.

Kerles
KerlesPermalinkResponder

Gobierno extiende hasta el 30 de octubre beneficios impositivos para turistas no residentes: https://www.presidencia.gub.uy/sala-de-medios/audios/audios-breves/astori-beneficios-fiscales-turistas

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigada, Kerles!

Isabella
IsabellaPermalinkResponder

Mto obrigada!

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Olá, Bóia. Gostaria de saber compras em supermercados com o cartão também dão direito à devolução do IVA? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Não tem não. Se tivesse, estaria incluído no texto.

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Olá Bóia. Fiz reserva para um hotel em Punta del Leste através do Hoteis.com, porém o pagamento será feito só no hotel. Nesse caso, tenho direito a restituição do IVA?
Parabens pelo Site, abraco!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! O IVA está incluído no preço do Hoteis.com? No Booking não está. Nos hotéis não há devolução de IVA; há isenção. Nem vem na conta, se você comprovou no check-in ser um estrangeiro não-residente. Seu hotel não deve cobrar.

Hession
HessionPermalinkResponder

Olá, estive no Uruguai no período de 27/04 a 03/05, realizei várias compras com cartão de crédito, recebi o desconto de IVA, conforme os comprovantes que guardei e no entanto a fatura veio com o valor "cheio", ou seja, sem esse desconto. Vocês saberiam dizer por que isso ocorre?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Hession! O desconto é dado apenas em restaurantes, e apenas uma vez. Se você recebeu o desconto na hora (pagando com Visa), não aparecerá na fatura. O desconto que aparece nas faturas é de quem não recebe o desconto na hora (pagando com MasterCard).

Hession
HessionPermalinkResponder

Entendi, mas paguei com MasterCard e o desconto não veio na fatura. Agora estou reclamando com o Itaú... sad

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Hession! Realmente está havendo um problema com clientes MasterCArd. Estamos em contato com a cia.

Leia:

http://www.viajenaviagem.com/2017/05/uruguai-mastercard-problemas-reembolso

Sabrina
SabrinaPermalinkResponder

Irei em agosto/2017 para Montevideo e estamos pensando em alugar um carro, se alugarmos por aqui teremos direito a esse desconto no aluguel do carro? Ou somente se alugarmos lá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sabrina! Alugue por aqui, para conseguir um bom preço para a locação (na hora sempre é mais caro). Mas não escolha nenhum tipo de pré-pagamento. O pagamento precisa ser feito lá no Uruguai para você obter a devolução do IVA.

Mariano
MarianoPermalinkResponder

Cheguei do Uruguai nessa semana e verifiquei no meu extrato do cartão (Mastercard) que os valores pagos em restaurantes e aluguel do carro foram feitos com o valor "cheio" e nem estorno ou devolução foi feita ainda. Vocês sabem como devo proceder?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariano! O estorno vem na fatura fechada, não aparece no extrato parcial.

camila almeida

estou tendo problemas com o mastercard itaucard que não repassou o desconto de iva . atenção. posteriormente comento sobre o que eles me passaram sobre.

Rodrigo Horn
Rodrigo HornPermalinkResponder

É bom ficar atento, pois BB/MasterCard está cobrando o valor cheio da compra. Acabo de receber a fatura.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! Estamos tentando contato com a MasterCard. Já está caracterizado que é um problema geral da bandeira, não dos bancos, e só ocorreu depois da última renovação dos benefícios, em 21 de abril deste ano. Estamos apenas esperando uma resposta para atualizar todo o material. Esperamos que este reembolso venha numa próxima fatura.

camila almeida

o meu itaucard mastercard não aceitou, disse que os restaurantes não passaram o desconto para eles, informei que meus comprovantes estavam a menor e mesmo assim eles não aceitaram. falaram que deveria ter carimbado e preenchido o tax-free. sem isso nada feito. procede? confesso que fiquei perdida, dei um prazo até a próxima fatura para eles resolverem.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Entramos em contato com a MasterCard e o problema é na processadora de pagamentos no Uruguai. Eles disseram que resolverão até a próxima fatura. Os bancos brasileiros não não têm nada a ver com o processo e nem sabem do que se trata.

camila almeida

obrigado pela atenção, sou mais fã ainda. não viajo sem as dicas do bóia.

Diógenes
DiógenesPermalinkResponder

Eu moro na fronteira com o Uruguai e, eventualmente, vô a restaurantes no lado uruguaio. Desde a implantação do IVA, pago a conta com cartão de crédito (Visa) e o desconto é automático.

Lorena Lima
Lorena LimaPermalinkResponder

No tópico restaurantes e locadoras diz q a devolução do IVA vem na fatura do cartão. No tópico tax free diz q a devolução é feita no guichê no aeroporto. N entendi.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lorena! Porque são casos diferentes. Loja tax-free é loja tax-free. Restaurante é restaurante e locadora é locadora smile

José
JoséPermalinkResponder

Olá. No caso de lojas, os comércios participantes terão um adesivo na vitrine indicando. Mas, em casos de restaurantes, cafés e passeios, todos já participam ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José! Passeios não participam. Restaurantes e cafés que aceitem cartão de crédito participam.

camila almeidaor

olá bóia, estou acompanhando o extrato do cartão mastercard e até o momento não sinalizaram os descontos referente a fatura passada, provavelmente vamos mais um mês ter dor de cabeça. minha fatura deve fechar pelo dia 20/06. e até o momento nada de crédito! vou continuando a acompanhar. sabe se alguém já recebeu o reembolso ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Ninguém mencionou reembolso, mas um leitor comentou que os descontos do MasterCard já estão saindo na hora, como no Visa.

camila almeida

mas no meu caso que fui na data da mudança não consegui, mais uma fatura e eles não repassaram. me sobra a opção de processar a mastercard, os atendentes nem sabem o que significa iva. dificil.

Maria da Graça

Oi Boa tarde, estou com uma dúvida, não sei se vc consegue me ajudar. Comprei em uma loja q tinha tax free e no aeroporto do uruguai fiz os procedimentos que pedia em uma máquina com o relatório que me deram na loja. Quando chegou minha fatura do cartão VISA, veio o valor inteiro, sem o desconto. Queria saber se veio errado ou esse desconto entra com algum tempo depois.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria da Graça! O valor cobrado é mesmo integral. O que você vai receber é o reembolso, se não aparecer na próxima, reclame.

Jéssica
JéssicaPermalinkResponder

Olá, ficamos hospedados no Hotel London Palace no Uruguai por 5 dias, no momento do pagamento eles informaram que no caso deste hotel em específico o IVA não se aplica. Pagamos com cartão Mastercard, no comprovante do pagamento conta como zerado o IVA. Não entendi, os hotéis podem optar se aplica o IVA ou não?!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jessica! Não há cobrança de IVA em hotéis para estrangeiros não-residentes. Por isso não há devolução.

Cleber
CleberPermalinkResponder

Boia, bom dia.
Vou para o Uruguai no início de Novembro, quando a isenção já terá terminado. Fiz minha reserva através do site Decolar (opção de pagamento em cartão de crédito para a própria Decolar) e observei que a taxa está sendo cobrada (o que é normal).
Caso a isenção seja novamente prorrogada, sabe se terei direito a reaver esses valores?
Se sim, quem estornará? O hotel, a Decolar ou o cartão de crédito?
Faço essa pergunta porque creio que já deve ter ocorrido nas prorrogações anteriores.
Desde de já agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cleber! Eu tenho fé na prorrogação, mas um estorno me parece improbabilíssimo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar