Mercardos de Natal em Berlim e Viena

Guia de Berlim

Natal à moda germânica: os mercados de Natal de Berlim e Viena

Réveillon não é o forte da Europa. Em compensação, o Natal é um sonho, graças aos mercados que tomam conta de praças (e às vezes, de palácios) com comidinhas, bebidas e oportunidades de compras que compensam a distância de casa nessa época em que a tradição manda estar com a família.

A melhor desculpa para antecipar as férias e passar o Natal fora está nos países de cultura germânica, sobretudo Alemanha e Áustria, que têm mercados de Natal fofíssimos. São os Weihnachtmarkte — mas fique sossegado, não é preciso pronunciar para aproveitar.

mercados de natal em berlim e viena

A única palavra que você precisa aprender é Glühwein (faça biquinho no “u”, diga “glü-váin”), que é o delicioso vinho quente com especiarias indispensável para enfrentar o frio das ruas nesta época.

Acabei de passar por Berlim e Viena a convite das cidades e pude dar um pulinho nos principais mercados de Natal.

Mercardos de Natal em Berlim e Viena

Mercados de Natal em Berlim

Mais de 60 mercadinhos de Natal tomam conta de diversos bairros de Berlim, durante essa época do ano. Apesar de não ser a cidade com os mercados mais tradicionais da Alemanha, as feirinhas proporcionam um gostoso contraponto careta ao hype da cidade. As datas variam de local para local, mas geralmente acontecem entre meados de novembro até as vésperas do Natal, com algumas feiras permanecendo abertas até o comecinho de janeiro.

Gendarmenmarket

Entre a Konzerthaus (Ópera de Berlim) e a Catedral Francesa (metrô U2) acontece um dos mercados de natais mais importantes de Berlim. Diversas tendas são montadas na praça para abrigar vários expositores: de artesanatos e artigos para decoração, passando por produtos regionais até barraquinhas de comidas típicas. Lá também é possível encontrar uma filial da Käthe Wohlfahrt, tradicional loja de artigos natalinos de Rothenburg ob der Tauber

Mercardos de Natal em Berlim e Viena

Esse é o único mercado da cidade que cobra entrada, apenas 1 euro, mas oferece mais tempo para aproveitar, pois fica aberto até 31 de dezembro deste ano.

Mercardos de Natal em Berlim e Viena

Aos acordes de uma simpática banda de papais noéis tocando YMCA com jeitão de música clássica, os corredores ficam mais lotados ao cair do dia. A dica é fazer seu próprio food tour entre uma barraquinha e outra, afinal é uma ótima oportunidade de provar as comidas típicas e os novos sabores dessa época. Vale cada caloria.

Mercardos de Natal em Berlim e Viena
Mercardos de Natal em Berlim e Viena

Rotes Rathaus

Da grande avenida Karl-Liebknecht-Strasse é impossível não enxergar a roda gigante que fica entre o prédio da antiga prefeitura de Berlim e a Torre da TV. Esse é o principal ponto de referência para quem quer visitar o mercado de Natal da Rotes Rathaus (metrô U2 / U8 / U5 Alexanderplatz). Além da pista de patinação no gelo e do carrossel, o mercado traz inúmeras opções de decoração natalina, de presentes e, como não poderia faltar, o tradicional Glühwein – vinho quente com cravo e canela.

Mercardos de Natal em Berlim e Viena
Mercardos de Natal em Berlim e Viena

Opernpalais

Pertinho da feira da Rotes Rathaus e da Alexanderplatz fica o pequeno mercado da Opernpalais. Cercado por prédios históricos, o Nostalgischer Weihnachtsmarkt am Opernpalais é uma boa opção para quem procura por brinquedos infantis e árvores de Natal verdadeiras – será que dá para levar na mala? 😛

Mercardos de Natal em Berlim e Viena
Mercardos de Natal em Berlim e Viena

Outros mercados famosos de Natal em Berlim ficam em pontos estratégicos da cidade como a Potsdamer Platz e a sua área reservada para esportes de inverno (pista artificial de esqui e patinação no gelo), a Alexanderplatz e a charmosa feira do Palácio de Charlottenburg.

Mercados de Natal em Viena

Viena fica ainda mais bela durante as semanas que antecedem o Natal. Mais de vinte diferentes mercados pipocam entre as principais ruas históricas, concertos especiais mudam a programação musical e o aroma dos biscoitos natalinos vienenses tomam os ares das ruas e dos tradicionais cafés.

Mercardos de Natal em Berlim e Viena

Wiener Adventzauber

O mercado “Magia do Advento” – em uma tradução livre – talvez seja o mais famoso mercado de Natal de Viena. Localizado em frente ao belo prédio da prefeitura, ele é formado por mais de 150 simpáticas casinhas de madeira que vendem desde aqueles delicados enfeites de natal até luvas, brinquedos de madeira e – para a nossa alegria – muitas guloseimas típicas desta época do ano

Mercardos de Natal em Berlim e Viena

Para quem viaja com crianças, a experiência pode ser ainda mais especial. Dentro das salas da prefeitura são oferecidos diferentes workshop para os pequenos onde eles podem aprender, de maneira bem divertida, a fazerem seus próprios presentes de natal e biscoitinhos vienenses a base de castanhas e amêndoas. Da casinha dos Correios você também pode enviar seu próprio cartão postal para qualquer lugar do globo.

Mercardos de Natal em Berlim e Viena

A entrada é franca e o mercado fica aberto de 15 de novembro até 24 de dezembro. De 28 de novembro a 21 de dezembro durante todas as sextas, sábados e domingos das 15:30 às 19:00, acontecem concertos especiais de Natal na própria prefeitura, também com entrada gratuita.

Mercardos de Natal em Berlim e Viena

Palácio de Schönbrunn

Considerada uma das atrações mais visitadas de toda a Áustria, o Palácio de Schönbrunn também recebe seu mercado natalino entre os dias 22 de novembro e 26 de dezembro. No centro da grande praça, alguns músicos tocam canções natalinas tentando espantar a sensação gélida que as noites de frio em Viena trazem.

Além do vinho quente e das frutas caramelizadas, uma fusão de Alemanha, Suíça e Áustria se reúne entre uma barraquinha e outra. Por isso, não deixe de provar o spaetzle – um tipo de massa/nhoque de batatas, a batata suíça recheada, a raclette – queijo quente derretido e a Kasekrziner, a típica linguiça de Viena recheada de queijo.

Mercardos de Natal em Berlim e Viena

Christmas Village na Maria-Theresien-Platz

De 19 de Novembro a 26 de Dezembro, entre o Museu de História da Arte e o Museu de História Natural, mais de 70 stands oferecem diversos artesanatos, louças, chocolate e outras ideias de presentes.

Mercardos de Natal em Berlim e Viena
Mercardos de Natal em Berlim e Viena

Winter im Museumsquartier ou Inverno no Quarteirão dos Museus

Entre os pátios dos grandes museus acontece o Winter in the MQ, um misto de balada com mercado de Natal que atrai cada vez mais o público jovem. Lá é possível vai encontrar algumas barraquinhas vendendo peças de cerâmica e vidro, joias e outros artigos de decoração. De 7 de novembro a 23 de dezembro, a feira acontece todos os dias e os DJs que por ali passam prometem aquecer todas as noites com boa música eletrônica.

Mercardos de Natal em Berlim e Viena

Mercado de Natal de Spittelberg

Entre as pequenas e charmosas ruas do sétimo distrito, fica – até o dia 23 de dezembro – o mercado que Natal de Spittelberg, um dos bairros do momento em Viena e novo reduto de bares, restaurantes, galerias de artes e lojas diferentes. Passear pelo bairro, visitar a feira de Natal e terminar a noite em um dos novos restaurantes da região rende um ótimo roteiro em Viena

Mercardos de Natal em Berlim e Viena
Mercardos de Natal em Berlim e Viena

Qual é o seu mercado favorito de Natal em Berlim e Viena? Tem alguma dica especial para aproveitar melhor essa data? Conta pra gente!

Natalie viajou a convite do Turismo de Berlim e de Viena.

Leia mais:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    14 comentários

    O nome correto em alemão é Weihnachtsmarket (singular), ou Weihnachtsmärkte (plural) e prefiro traduzir como Feira de Natal. Na Suíça tb tem em todas as cidades. Em Strasbourg é lindo!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito